Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Com a falta de tempo, se eu me focasse em achievments e platinas não jogava outra coisa. Proezas etc tento fazer naturalmente durante o jogo, agora andar a repetir n vezes de propósito é uma oportunidade perdida para jogar outros jogos. Só quem tem muito tempo livre é que se pode dar a esse luxo ou tortura dependendo da perspectiva.
 
EU comprei uma ps4, está agora a fazer um ano, foi pouco depois do Natal.
Aquilo que noto é que não tem um grande catálogo, e isso tem-me tirado alguma motivação para jogar, a par da falta de tempo.
Não é que seja esquisito nos meus gostos de jogos, gosto jogar um pouco de tudo, mas vejo muitos remakes de jogos ps3 e pouca coisa que seja realmente pioneiro, a não ser gráficos melhores.
Não estou a arrenpendido de a ter comprado, bem pelo contrário, já joguei os Ac's Unity, Origins e Uncharted 4 e são verdeiras obras de arte, mas não sei falta ali alguma coisa que a Ps3 teve por exemplo. Talvez o facto de ainda ser uma consola "recente" possa explicar esta situação.
 
@Rubenzito

Não tem grande catálogo?

God of War, Horizon Zero Dawn, Until Dawn, Marvel Spider Man, The Witcher 3, Bloodborne, Red Dead Redemption 2, etc... Tens vários jogos de Yakuza, Resident Evil, Assassin's Creed ou Tomb Raider. Há tantos e bons jogos que é quase um disparate o que estás a dizer. Ok, podes não ter a motivação ideal, mas na PS3 também tinhas edições melhoradas em HD. Verdade que exageraram na PS4, sobretudo nos remasters mas mesmo em jogos de raiz a PS4 não fica nada a dever ao que saiu na PS3. Tens muitos e bons títulos, até pareço um fanboy ao estar a dizer-te isto mas é a verdade. O que eu acho é que já te estás a aborrecer, tens de ser mais paciente.
 
Não é de ser fanboy, tudo depende dos gostos mas concordo com o Jac a ps4 e quem agarrou neste momento tem um excelente catalogo diversificado e estando a falar de exclusivos. Obviamente se for multis qualquer consola dá. Temos a Switch que neste momento tem um catálogo de ouro também!
 
Eu por norma passo 1 ou 2 jogos de história por ano e tem que ser um jogo TOP ou que eu conheça, já não tenho abertura para coisas novas nem tempo, prefiro ver uma serie antes de ir dormir. Gasto 2 horas do meu dia na ps4 em treinos competitivos no mesmo jogo, é uma opção.

Ultimos que passei por ordem de ultimo para o mais antigo: Infamous Second Son, Spider-Man, Uncharted 4 quando saiu e foi isso, de resto foi online Bf4 e bf5 (saltei o bf1 não gostei do jogo), comprei a ps4 no day one, comprei a ps pro na semana one lol

Joguei o Dragon ball Xenoverse e Xenover2 no PC, era fan de Assassin Creed, mas desde que mataram o Desmond, perdi a vontade de jogar, eu gosto de jogar pela história e acho que agora já estão a engonhar... Ultimos que passei foi o Black Flag e o Freedom Cry. Já testei começar a passar o Rogue e o Unity, mas não me dá o mesmo empenho que antes e acabo por parar passado 1 ou 2 dias.

Próximo jogo que devo jogar se tiver tempo será o jogo do Star Wars offline que vai sair.
 
Era aqui queria chegar, talvez tenha exagerado na parte de não ter grande catálogo :p.
Os remasters no início eram grande parte do catálogo, agora são uma parte pequena do mesmo.
Os remasters no início apareceram por ser economicamente apetecível e por rapidamente acrescentar catálogo, agora começam a aparecer porque as próximas consolas serão retro compatíveis. Nas próximas gerações automaticamente se terá disponível, por exemplo, toda a saga Yakuza, Kingdom Heart, Uncharted, Residem Evil, grande parte da Assassins Creed, Dark Souls (Demon Souls infelizmente ainda falta) ,entre outras.
Mas esquecendo os Remasters o catálogo é excelente. Exclusivos como God of War, spider man, Horizon, uncharted 4 e Lost Legacy, multies como o The Witcher 3, Nier Automata, os habituais Fifa, Cods. Indies como nunca houve. Jogos Free to Play como os Battle Royal (Fortnite, Apex Legends), Loot Shotters como Destiny 2 e Warframe, ARPGs como o Path of Exile.
Depois ainda tem os renascimento/Remasters de jogos que a mim me dizem muito, Xcom é Baldur's Gate.
Catalogo com variedade não é problema da PS4 ou as outra consola actual.
No meu caso o tempo é que me limita, podia ter o triplo do tempo e ainda teria muitos jogos que quereria jogar.
 
E aproxima-se mais um período onde o tempo que dispenso em videojogos cai drasticamente. Janeiro, Fevereiro e Março, são os meses que passo menos horas a jogar. E geralmente, essa vontade começa logo a cair após o Natal.

Para além de serem meses onde as gripes começam a surgir com maior frequência, e de achar que os primeiros três meses do ano são altamente deprimentes, é-me altamente complicado de prestar atenção a jogos com história ou de alto teor de concentração. Se não forem jogos de pegar e jogar, há uma grande probabilidade de ligar a consola e desliga-la passados 10 ou 20 minutos.
 
Eu jogo em consolas pela facilidade que é chegar a casa e sentar-me no sofá sem me preocupar com mais nada. Tenho já aquele grupo de amigos da PSN com quem jogo há uma década sem problema algum.

Estou dias sem colocar os pés na consola como tenho dias que passo horas seguidas a fio a jogar. Simplesmente é de vontade e do jogo em questão.

Uncharteds, God of War, Horizon, Dark Souls, Bloodborne, NiOh, Sekiro foram jogos que me colaram alguns dias seguidos até acabar e o resto é CODs e afins.
 
E aproxima-se mais um período onde o tempo que dispenso em videojogos cai drasticamente. Janeiro, Fevereiro e Março, são os meses que passo menos horas a jogar. E geralmente, essa vontade começa logo a cair após o Natal.

Para além de serem meses onde as gripes começam a surgir com maior frequência, e de achar que os primeiros três meses do ano são altamente deprimentes, é-me altamente complicado de prestar atenção a jogos com história ou de alto teor de concentração. Se não forem jogos de pegar e jogar, há uma grande probabilidade de ligar a consola e desliga-la passados 10 ou 20 minutos.

Já comigo é o inverso, o periodo pré, durante e pós-Natal é onde mais vontade tenho de jogar. Deve ser porque nesta altura costumo tirar férias :D.
 
Eu cá não abdico de jogar. É o meu hobby preferido. Tal como ver uma série ou ler um livro.

Infelizmente já não tenho tempo para fazer as maratonas que fazia e se jogar 1h a 2h por dia já é um grande dia mas todas as semanas tenho de perder um tempinho neste mundo, nem que seja no telemóvel ou na Switch.

O que noto é que o meu hábito de jogar mudou radicalmente. Antes era frenético, só queria as coisas rápidamente e consumia jogos a uma velocidade estúpida.

Agora só consigo me focar em apenas 1 jogo de cada vez (por plataforma) e sou muito mais calmo a jogar levando meses a acabar ou largar um jogo.
 
Nos fins de semana ainda costumo fazer umas 3/4 horitas ou mais. Conforme a vontade e o tempo ( tanto em termos de disponibilidade como em termos climatéricos :D)
Nunca fui de terminar jogos à pressa, e com os jogos de agora ainda mais dificil se torna, as histórias, as side-quests, etc.
 
Depois de ter jogado um bom número de jogos do catálogo ps4 (entre 200 a 300) durante 5 anos, vendi-a e estive cerca de 1 ano e 6 meses de "sabática" xD não joguei nadinha e honestamente senti-me bem assim.

Não tinha vontade nenhuma de jogar.

Mas neste natal recebi da Maria uma xbox one all digital e aproveitei para subscrever 2 anos e tal do game pass ultimate por um valor muito baixo.

Desta forma fiquei com um leque enorme de jogos, que grande parte nunca tinha jogado por serem exclusivos Microsoft e voltei a ter aquela pica de experimentar e jogar!

Assim, e se a subscrição mantiver um bom nível, nem vou comprar as next gen no seu primeiro ano. E quando entrar na next gen já tudo estará mais baratinho.
 
Eu há coisa de uns 2 anos e tal para cá comecei a jogar muitos jogos online e fui deixando para trás muitos jogos single player. Mesmo assim ainda fui jogando um por entre outro de séries que gostava mesmo. Mas, prai no último ano já quase nada me puxava para jogar campanhas.

Antes de isto acontece o último jogo que acabei foi o Red Dead Redemption 2 no seu lançamento, em Outubro de 2018. Depois disso só acabei a campanha do Modern Warfare quando deram no Plus em Março de 2019. Ou seja, estive mais de 4 meses sem jogar um único jogo com história, e eu sempre fui uma pessoa que jogava muitos jogos com história. Nos últimos meses comecei a tentar forçar jogar algo com história, e comecei a lembrar-me dos tempos de PS1 e PS2 onde joguei grandes jogos. Entretanto parece que a vontade de voltar a campanhas voltou e tenho terminado alguns jogos com história e tenho novamente vontade de jogar jogos assim.
 
Nunca deixarei de jogar campanhas. No dia em que isso acontecer prefiro deixar os videojogos. Jogos com história sempre em 1o, só depois vem o multijogador.
 
Depois de ter jogado um bom número de jogos do catálogo ps4 (entre 200 a 300) durante 5 anos, vendi-a e estive cerca de 1 ano e 6 meses de "sabática" xD não joguei nadinha e honestamente senti-me bem assim.

Não tinha vontade nenhuma de jogar.

Mas neste natal recebi da Maria uma xbox one all digital e aproveitei para subscrever 2 anos e tal do game pass ultimate por um valor muito baixo.

Desta forma fiquei com um leque enorme de jogos, que grande parte nunca tinha jogado por serem exclusivos Microsoft e voltei a ter aquela pica de experimentar e jogar!

Assim, e se a subscrição mantiver um bom nível, nem vou comprar as next gen no seu primeiro ano. E quando entrar na next gen já tudo estará mais baratinho.
Isso dá 1 jogo por semana durante 5 anos seguidos... Dass...
 
Nunca deixarei de jogar campanhas. No dia em que isso acontecer prefiro deixar os videojogos. Jogos com história sempre em 1o, só depois vem o multijogador.
Verdade como adoro ver filmes/series também adoro um bom jogo que tenha uma boa historia. Aliás o que me motiva e a fazer a progressão num jogo é a história!
 
A minha experiência é que durante a minha juventude tinha muito tempo para jogar. Sempre fui uma pessoa que joga qualquer tipo de jogo seja corridas, plataformas, aventura, ação, estratégia etc...

Na juventude jogava de tudo e mais alguma coisa, acabava os jogos com rapidez devido ao tempo que tinha, fazia trofeus logo repetia o mesmo jogo 2 ou até 3 vezes dependendo dos trofeus, perdia muito tempo na caça aos trofeus a encontrar papeis, baus etc...

Atualmente não tenho tanto tempo e sinceramente já não tenho pachorra. Gosto tanto de jogos single-player como jogos multiplayer e atualmente jogo dos dois mas o que difere é que agora já seleciono melhor os jogos que jogo e não jogo, se antes pegava em qualquer um jogava, acabava, fazia a minha análise ao jogo, platinava etc... agora vejo se vou gostar, jogo na dificuldade mais fácil pois não tenho paciencia nem tempo para estar "preso" no mesmo sítio. Exploro à minha velocidade sem olhar a trofeus. Após completar a estória completo o que falta de side-quests ou coletáveis mas se ficar sem paciencia dou o jogo por arrumado.
 
O meu estilo de jogo também é um bocado assim.

Só jogo campanhas single player, só jogo uma vez e não quero coisas muito difíceis (geralmente opto pelo médio) porque não tenho tempo para estar sempre a repetir o mesmo.
 
Eu com o meus quase 36 jogo todos os dias um pouco depois do jantar, pois so chego a casa do trabalho as 20h. Infelizmente o tempo ja nao abunda como quando era mais novo, mas arranja-se sempre um tempinho para espairecer. Antigamente jogava muito jogos Single player, mas sempre tive aquele cheirinho pela competitividade do online e é coisa que nunca terminou. Hoje dou mais prioridade a esses jogos do que jogos SP. Tenho jogado muito Apex Legends, Jogo Fifa FUT as vezes, ou jogos tipo Dayz/Scum, Tarkov, etc. Tudo o que seja shooter online entao nao se fala. Mas la esta, não posso entregar muitas horas aos jogos pois a vida muda muito, e agora nasceu a minha pequena ainda menos tempo tenho. Mas já nao me chateio tanto como antigamente. Rages praticamente zero. Jogo mais na descontra (para ganhar claro) mas mais numa de espairecer depois de um dia longo de trabalho. E sinceramente nao sei se alguma vez este vicio dos jogos me irá passar.
So quando tiver artrites nos dedos ou la o crl ehehehe.
 
Back
Topo