~Motivo pela não publicação da duração de vida da bateria do macbook?

JPCarvalhinho

Power Member
Tudo parece bem na terra da informatica... A Intel lançou finalmente o seu processador duplo core de baixo consumo rapidamente adoptado pela Apple a par do seu chipset de base, o 945... mas...

E se depois de muitos testes se viesse a saber que (oficialmente aceite pela INTEL)...

Ligando um dispositivo USB2 encurta-se o tempo de bateria em quase 80 minutos!!!

Este erro detectado pelos muchachos da Tomshardware, e rapidamente comunicado à INTEL tem merecido um silêncio estranho por parte do resto das publicações... É que parece que a maiora delas realizou testes com os computadores out of the box, nunca tendo detectado nada de estranho... apenas os testes exaustivos da toms é que apanharam este "gato com o rabo de fora".

E agora... de quem é a culpa? A Intel diz que é da Microsoft, que o windows tem um erro no registo que despoleta a situação, por outro lado, qualquer pessoa esperta sabe que nestes casos, e sabendo-se do erro e de um erro tão espectacular, a MS é rápida a inlcuir numa das suas actualizações automáticas a correcção esperada (ja que está claramente "identificada" segundo a malta da INTEL como um simples problema de registo)... só que ainda não o fez... porquê?

O pior de tudo é que o não publicar das reais capacidades da plataforma Macbook Pro em termos de tempo de vida da bateria está a assustar muita gente... pois depois de amanha é Fevereiro e a máquina a qualquer momento pode iniciar a sua venda... e se no imac core duo este problema não se sentirá já que é para estar ligado à corrente... num Macbook...

Assim relevam-se dois problemas:
1- o problema de hardware em si (e afecta macs?)
2- E a imprensa "especializada" nada notou?!?!
 
[PT]latrine disse:
Assim relevam-se dois problemas:
1- o problema de hardware em si (e afecta macs?)
2- E a imprensa "especializada" nada notou?!?!

Isso que dizes é grave, porque já vi marcas a anunciar tempos de bateria de 5 e 6 horas com gráficas intel, e 3 a 4 horas com ATI ou nVidea.

1- Se o prob for do windows em principio não deve afectar macs.

2- Pois, fala-se, sabes como é fala-se, que nem todas as publicações de imprensa "especializada" são muito sérias, é conforme as prendas que recebem, se o portátil ficar na publicação eles dizem bem e tentam não falar mal do bicho mesmo que seja a maior porcaria, se for so a titulo de emprestimo ai meus amigos, fala-se do bom e do mau do bicho doa a quem doer, mas como disse fala-se, e nem todas são iguais ainda existe gente séria, e depois temos as publicações que fazem copy paste de outras publicações, ou seja se uma tiver "erro" a outra tb vai ter. O melhor feedback é sempre o dos utilizadores do dia-a-dia.
 
txi ca grande fod**!! se eu estivesse a pensar em comprar um macbook pro nao comprava até isto estar esclarecido :S
 
Não li o artigo.
Mas se o problema é do Windows pq raio a apple não avançou com o tempo da bateria:)
Eles não usam windows:D

Vi no site da ***** um Sony com dual core e gostei do que vi. Andam por ai portateis ao mesmo preço. Está realmente engraçado.
 
metro: muito porreiro o *****, só é pena a bateria durar 3:40, aqui está um portátil capaz de me fazer mudar de ideias em não comprar um Mac, este ou uns Acer que vi nos catalogos, só que estes sony estão lindo, tem um ecrã fantástico, e são extra finos.

Já agora alguém sabe o que é o turbocache na nvidea?
 
Desde o inicio que sempre houve preocupações com a bateria.
Desde a apple não disponibilizar nenhuma informação sobre a mesma até darem dicas para prolongar a sua vida. Não me espantava nada que realmente haja problemas.
 
Tuaregue disse:
Já agora alguém sabe o que é o turbocache na nvidea?

Uma cena muito EVIL !!! Básicamente é uma placa onboard... Não é onboard literalmente (a placa existe mesmo) mas apenas trás 16/32Mb de ram propria e suga o resto ao sistema... A ATI tem um sistema equivalente que se chama HyperMemory, básicamente é uma placa de memória partilhada, e a performance é bastante fraca...

Quanto ao tempo de bateria... Bastava testarem o mesmo laptop com Linux com o mesmo device USB2.0 a ver se acontecia o mesmo... Se assim fosse é problema de hardware e n de software ;)
 
tnks god_lx, já tinha a percepção k seria algo do género, entao é uma bosta para jogos, mas como jogo pouco, ate uma intel chegava.
 
Não estou a ver a Apple a fazer esse tipo de m**da... era mesmo muito, muito mau... de certeza que testaram isso exaustivamente... :P (I hope)

De qualquer modo, aguardo pelo MacBook... e vamos a ver... muitos bits vão rolar até Abril :lol:
 
Tuaregue disse:
metro: muito porreiro o *****, só é pena a bateria durar 3:40, aqui está um portátil capaz de me fazer mudar de ideias em não comprar um Mac, este ou uns Acer que vi nos catalogos, só que estes sony estão lindo, tem um ecrã fantástico, e são extra finos.

Já agora alguém sabe o que é o turbocache na nvidea?

O TC é a mariquice de usar a memoria do sistema qd precisa, ou seja é de evitar.
Eu fiquei impressionado com o preço visto ainda hoje ter passado na Vobis (Coimbra terá a maior ***** do País, dizem... já em Abril:D) e ter lá portateis a custar o mesmo e bem inferiores ao Sony.

Vamos ver o que acontece. Eu em portáteis quero ver o que vai aparecer de 12'' A comprar penso que seria sempre um de 12''. Em casa estaria sempre ligado a um monitor a sério.

Para andar de um lado para o outro queria uma coisa mesmo pequena.
 
Metro disse:
Eu em portáteis quero ver o que vai aparecer de 12'' A comprar penso que seria sempre um de 12''. Em casa estaria sempre ligado a um monitor a sério.

Para andar de um lado para o outro queria uma coisa mesmo pequena.

Neste momento nao m posso dar a esse luxo, é que o portátil é o computador de trabalho, e os Ide's e afins ocupam bastante espaço para monitores de 12'', é que em casa ainda posso ligar-lo a um monitor, mas no local de trabalho, não.
 
SIm mas o mistério adensa-se... É que segundo a malta da Intel o erro é do registro do windows e bastava acrescentar lá uma keyzita que corrigia, no entanto este tipo de correcções são aqueles que a MS faz de um dia para o outro com o update... e ainda não o fez, nem aceitou o problema...

Segundo porque é que isto exigiu uma assinatura de um NDA por parte de todos os envolvidos?

Terceiro, se é do Sistema operativo porque é que os AMD não têm este problema assim como os outros INtels de plataformas anteriores?

e finalmente porque é que não se sabe a verdadeira autonomia do Macbook quando o produto pode ser lançado fisicamente a partir de amanhã (Fevereiro)?

Quanto a mim a malta da maça tropeçou neste problema e aguarda por algum esclarecimento... é que isto pode estar ligado aos 34 erros que já foram descobertos...no core duo... e exigir a suspensão da sua utilização em portáteis... estamos a falar de 80 minutos... numa duração estimada de 180 (3 horas +-)

Entretanto Core Duos nas mãos de clientes já existem (Imac é core duo exactamente igual ao do macbook pro mas com arrumação diferente) mas este é para estar sempre ligado à corrente logo tal problema não se notaria... no entanto... se fisicamente todo o hardware do macbook é identico ao de um imac G5 (muda a velocidade do processador e mais alguns pormenores) o que é que está a dificultar a publicação dos tempos de duração da bateria? em princípio estes testes até se fariam ligando fontes de alimentação/baterias a imacs alterados...

Something smells rotten!

(já agora acho que os 12'' morreram e serão substituídos pelos 13 panorâmicos... pelo menos no ibook, mas partilho da tua opinião... a comprar portátil é pela sua portabilidade... e como tal, quanto mais pequeno melhor!)
 
[N] disse:
txi ca grande fod**!! se eu estivesse a pensar em comprar um macbook pro nao comprava até isto estar esclarecido :S

Pois é ... a velha questão.. Eu pessoalmente deixo passar pelo menos 6 meses após o produto sair ao mercado para comprar.. Assim não se apanham surpresas, que a meu ver não é da responsabilidade dos meios de informação...

Vou ouvindo as queixas e logo quando o preço baixar, decido se compro ou não, já sabendo em que me vou meter... Mesmo assim pelo que já vi nas novas "bombas" da Apple, isso não seria para mim motivo de não compra...


:D o resto supera esse pequeno detalhe. :o
 
Espera lá...mas tando os Macbook Pro equipados com uma plataforma identica (igual, não é?) a tantos outros portateis que por ai andam, será que não se pode pegar num "qualquer" portatil, com Intel core duo e 945 e fazer o teste do USB2?
Aliás, fazer o teste do "USB2" e outros tantos...acho que pode dar mais ou menos uma noção dos tempos de bateria...
 
Não directamente simplesmente porque há elementos do Sistema operativo que estão interligados com a gestão de hardware, logo basta um deles ser diferente (e.g.. o controlador do brilho do monitor ou retroiluminação do teclado) e terás os valores todos adulterados...

O que eu acho que se podia fazer era montar um IMAC Cduo numa UPS e fazer o teste com e sem um disco USB2 (ligado noutra tomada, claro) e ver quanto tempo a UPS aguenta...
 
As trocas + basicas OS/hardware ocorrem a nivel da BIOS, nao é? Ou é so para o startup? Perdoem-me a noobice :)

É que se ha aquela diferença EFI/BIOS isso pode influenciar... nao sei, eu ja estou a sair da minha area de conhecimentos... :P

O teste da UPS parece-me bastante realizável... nao sei pq é que ninguém se lembrou disso antes! Ha é o problema do HD que é de 7200 RPM e consome mais... mas de resto os componentes sao quase iguais..
 
Back
Topo