1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

motor de busca

Discussão em 'Web Development' iniciada por pedroffsilva106, 30 de Julho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 653)

1. Boas,
    Tou a fazer um motor de busca mas deparei.me com uma grande duvida, o conteudo do site sao cebolas e batatas p.ex....no motor de busca só o consigo por a pesquisar na tabela de cebolas e não consigo q ele pesquise em todas as tabelas q estão ligadas á base de dados...isto em dreamweaver claro...help me plz! :(

cumps.

2. Armadillo

Armadillo Folding Member

entao deixa cá ver... só consegues pesquisar por batatas ou cebolas? e as batatas e cebolas nao deviam estar na mesma tabela?

3. fil79

fil79 Power Member

a tua dúvida é muito confusa...para fazeres uma coisa dessas vais prcisar de uma linguagem server(php, asp,jsp etc)

4. imagina um site de automoveis...usados, semi-novos e novos....a pesquisa vai para apenas 1 destes items e eu quero q ele procure nas 3 tabelas pelo campo marca.

5. Armadillo

Armadillo Folding Member

errado, tens a analise mal feita. nesse caso a tua tabela seria a seguinte:

Tabela "AutoPVenda"
    *IDAuto
    IDCat
    ...

Tabela "CatAutos"
    *IDCat
    Cat

Assim, so tens que procurar numa tabela.
    Revê a tua BD

6. ja tenho 3 tabelas...e em cada uma dessas tabelas tenho um campo q se chama marca..é isso q eu quero filtrar.

7. Armadillo

Armadillo Folding Member

ao menos percebes que essa BD nao está bem construida?

8. não está mt bem nao...mas é a primeira bd q faço e n está mal :) n há forma de dar volta á pesquisa entao?

9. Armadillo

Armadillo Folding Member

há, mas com uma estrutura manhosa podes ter problemas para outras questoes...
    tens a certeza que nao queres mudar a tua estrutura de dados? (se disseres que "nao, nao quero" eu nao insisto mais ;))

10. qué que isso poderá provocar?? é q n tenho mt tempo pa acabar isto..devia tar pronto ontem :(

11. Armadillo

Armadillo Folding Member

nao testei, por isso nao sei se está a funcionar
    Código:
    SELECT Campos
    FROM TABELA1
    JOIN TABELA2 on TABELA1.MARCA = TABELA2.MARCA
    WHERE «a tua clausula»

12. e que tipo de problemas poderão surgir???

13. Armadillo

Armadillo Folding Member

nao sei... depende do que fores a fazer com a tua BD. Uma má analise resulta sempre em doi-doi para os neurónios.

14. naoliveira

naoliveira Power Member

• Mal tentaste fazer a 1ª pesquisa apenas num campo e deu-te logo problemas (se fizeres como o Armadillo te disse, este problema fica resolvido).
    • imagina quando quando quiseres uma procura assim: "carros a gasolina, ano 2005, tipo desportivo"
    • se daqui a uns meses for preciso criar outra categoria, p.ex., carros clássicos, tens de criar uma nova tabela e modificar as tuas procuras todas para incluir esta nova tabela (se fizeres como o Armadillo te disse, apenas tens de criar uma nova categoria na tabela respectiva).

Isto é uma pequena amostra do que te pode complicar o teres a base de dados mal estruturada, aconselho-te a leres uns manuais sobre base de dados.

15. pois...eu a tabela com uma categoria sei fazer...mas com 3 categorias nao :(

16. Armadillo

Armadillo Folding Member

então, basta adicionares os registos. Essa tabela vai albergar todas as categorias que quiseres.
    Repara, na tabela "categorias" vais ter os registos "Novo", "semi-novo" e "usado" (e suas chaves primarias).

Se quiseres posteriormente adicionar uma outra categoria (por exemplo, "clássico"), basta adicionares esse registo à tabela "categorias" (e o seu respectivo campo chave)

17. tipo

id_destakes
    id_usados
    id_seminovos

marca_usados
    marca_seminovos
    marca_destakes

e isso ???

18. Armadillo

Armadillo Folding Member

nao.
    A tua BD deve ser do genero:

Tabela Marcas
    *IDMarca
    Marca

--

Tabela Categorias
    *ID_Cat
    Categoria

--

Tabela Veiculos
    *ID_Veiculo
    ID_Marca
    ID_Categoria

--
    campos com * indicam que são chaves primarias

Depois, basta inserires os registos "Novo", "seminovo", "usado" e seus IDs na tabela Categorias.

Partilhar esta Página