1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

motor trifásico

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por manam2, 9 de Julho de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 934)

1. Alguém q pesque do assunto: há possibilidade de ligar um motor trifásico a corrente monofásica? Agradeço a dica abraço Manam2

2. timber

timber Zwame Advisor

3. Alguém que perceba do assunto:

Tenho um motor de rega trifásico da marca efacec modelo P50-27 (3 cavalos) e tenho uma instalação electrifica (trifásico) apenas para alimentar este motor. Qual a potência contratada, ideal para este motor, visto ter 10.45kw e pensar que é muito, porque é só para o motor.
    Obrigado

4. timber

timber Zwame Advisor

3 cavalos sai mais ou menos 2,2 kW portanto provavelmente até com 3,45 kW te safas (5A por fase)
    O problema será talvez os picos do arranque. Sabes as correntes de arranque disso? Tens algum soft starter ou VEV ou algo disso?

5. CrOhN

CrOhN Power Member

Com um variador de frequência sim, é possível ligar um motor trifásico a uma instalação monofásica.

E sim, para motor 2.2KW, uma instalação trifásica de 15A (3.45KVA) chega (quase à queima).

6. timber

timber Zwame Advisor

Não sei se reparaste mas são duas questões totalmente diferentes.

É possível ligar até sem o variador (o problema é o arranque, pode-se usar um condensador ou algumas das técnicas de arranque dos motores monofásicos) mas a potência não será igual a um motor monofásico comparável porque os enrolamentos ligados não são os mesmos (num motor destes provavelmente não será trivial mexer nos enrolamentos).

7. CrOhN

CrOhN Power Member

Sim, reparei. Em ambas resolves com o variador.

Essas tecnicas de ligar motores trifásicos a monofásico só com componentes passivos nunca me convenceram. O variador pode ser custoso, mas resolve uma carrada de problemas (arranque, consumos, etc).

Última edição: 29 de Dezembro de 2017
  8. timber

timber Zwame Advisor

Também acho que o variador é uma excelente opção, além disso em inúmeras aplicações paga-se a ele próprio muito rapidamente graças às reduções de consumo.

Partilhar esta Página