motor trifásico

manam2

Membro
Alguém q pesque do assunto: há possibilidade de ligar um motor trifásico a corrente monofásica? Agradeço a dica abraço Manam2
 
Alguém que perceba do assunto:

Tenho um motor de rega trifásico da marca efacec modelo P50-27 (3 cavalos) e tenho uma instalação electrifica (trifásico) apenas para alimentar este motor. Qual a potência contratada, ideal para este motor, visto ter 10.45kw e pensar que é muito, porque é só para o motor.
Obrigado
 
3 cavalos sai mais ou menos 2,2 kW portanto provavelmente até com 3,45 kW te safas (5A por fase)
O problema será talvez os picos do arranque. Sabes as correntes de arranque disso? Tens algum soft starter ou VEV ou algo disso?
 
Com um variador de frequência sim, é possível ligar um motor trifásico a uma instalação monofásica.

E sim, para motor 2.2KW, uma instalação trifásica de 15A (3.45KVA) chega (quase à queima).
 
Não sei se reparaste mas são duas questões totalmente diferentes.

É possível ligar até sem o variador (o problema é o arranque, pode-se usar um condensador ou algumas das técnicas de arranque dos motores monofásicos) mas a potência não será igual a um motor monofásico comparável porque os enrolamentos ligados não são os mesmos (num motor destes provavelmente não será trivial mexer nos enrolamentos).
 
Sim, reparei. Em ambas resolves com o variador.

Essas tecnicas de ligar motores trifásicos a monofásico só com componentes passivos nunca me convenceram. O variador pode ser custoso, mas resolve uma carrada de problemas (arranque, consumos, etc).
 
Última edição:
Também acho que o variador é uma excelente opção, além disso em inúmeras aplicações paga-se a ele próprio muito rapidamente graças às reduções de consumo.
 
Back
Topo