Motorola a energia solar

nunyx

Digital Member
Apesar de não ser uma ideia recente, a Motorola está a desenvolver uma tecnologia que permite fazer uso da luz solar para carregar os telemóveis, tendo feito um acordo em relação à patente deste conceito.

Resolvido o aparente problema de não se conseguir luz suficiente para carregar a bateria, a captação será feita através de um ecrã LCD com diversos tipos de cristais líquidos.

Isto poderia resolver os problemas de autonomias fracas e de ter que se evitar o uso excessivo das aplicações do telemóvel sob pena de se ficar sem autonomia para as chamadas e mensagens.

Apesar de se estar a ponderar deixar de usar os carregadores convencionais, não me parece boa ideia que esses sejam totalmente substituídos. Existem "dias cinzentos", e depender totalmente dessa tecnologia pode ser algo arriscado para quem necessita de um telemóvel sempre operacional.

Apesar de tudo, considero isto como um avanço útil no uso dos telemóveis, e caso vá para a frente com um preço apelativo, pode voltar muitas cabeças na direcção da Motorola. Aguardemos no entanto mais pormenores e mais avanços no desenvolvimento desta ideia. :)

files.jpg


Fonte
 
Na minha experiência pessoal, o meu telemovel passa 45% do tempo no meu bolso, 5 % a mandar mensagens e a fazer chamadas, e 50% em casa sem grande exposição solar...

Ou a bateria recarregava depressa, e tinha uma autonomia de pelo menos um dia, ou para mim simplesmente não dava...
 
Mas seria bem mais prático pôr o telemóvel a apanhar um pouco de sol em vez de andar com um carregador atrás. :D Não só se poderia carregar em qualquer lado (desde que houvesse sol), como se poderia interromper o "carregamento" a qualquer altura. :D
 
eu acho que a ideia é mesmo carregar so em casos que se necessita e k a bateria pifou, porque suponho k o telemovel venha com um carregador normal..

cUMPS
 
Como disse no primeiro post, está-se a ponderar substituir os carregadores por esta tecnologia. Mas só se poderá ter uma melhor perspectiva disso quando a tecnologia fôr aperfeiçoada e ver quais os seus limites.

Mas claro que me parece melhor que não se deixe os carregadores para trás, pela razão que já dei. :)
 
Para min seria a grande revolução dos telemóveis, desde que surgiram, mas que a introdução de 3G, cameras e ecran a cores.

Isso aliado a uma grande eficiênca na carga, não só elemina o "mono" do carregador, poupando uns trocos de energia (e o ambiente agradece :D), como se pode reduzir o tamanho da bateria.

E para ser eficiente, também convinha ser capaz de "carregar" mesmo em dias nublados ou com luz artifical, como muitas calculadoras solares.
 
Back
Topo