motoserra ao ligar

diutsu

Portugal@Home Member
quando ligo o pc, por vezes, normalmente a primeira vez que o ligo em cada dia, ele começa a fazer um barrulho parecido a uma motosserra, tirando o barulho ele liga-se normalmente (as far as I checked). O barulho passa após eu ter desligado a energia da fonte e voltado a ligar, umas duas ou tres vezes.

Eu sei que esta info é insuficiente, mas não sei como descobrir quall a origem do barulho, por isso se alguém souber como a descobrir, e depois a resolver eu agradecia.
 
Ventoinhas ou cooler's. Agora o pc pode ter vários. Se for na fonte tens de a abrir, aproveitas e limpas o pó e ajustas a ventoinha. Se for noutro siteo é só ajustar.
 
eu tenho o msm problema no meu portatil... a primeira vez k o ligo cada dia faz esse barulho estranho e qs decerteza é a ventoinha.... ta na hora de o levar á garantia...
 
Também me acontece isso com a minha fonte (ao fim de algum tempo (1 minuto) isso passa), mas se isso te irritar mesmo faz como eu: manda.lhe uma chapada bem forte e a ventoinha da fonte cala-se. É remédio santo.
Cumpz
 
Aproveito o tópico também para me "queixar".

Tenho uma Nox Urano de 600w há uma semanita. Ela tem ao lado da ventoinha, na parte de trás, uma espécie de bloco amarelado e branco que faz um barulho muito irritante tipo curto-circuito.

Isto nem sempre aconteceu e só acontece algum tempo depois de ligar o PC.

O que posso fazer a isto? :wow:
 
A mim acontece me exactamente a mesma coisa! Passo me.

Todos os dias de manha, a primeira vez k ligo o pc é uma barulheira, passados uns minutos fica OK
 
Já vi maquinas assim. Normalmente chaços velhos com a fonte meia lixada e coolers de cpu e grafica (quando existe) a pifar.

é limpar tudo, visto que o pó é tramado e no caso das fontes prefiro logo trocar, a maioria são oem que não valem um chavo. Fonte ou é boa, ou é boa, não há ca margem para porcaria.
 
Já vi maquinas assim. Normalmente chaços velhos com a fonte meia lixada e coolers de cpu e grafica (quando existe) a pifar.

é limpar tudo, visto que o pó é tramado e no caso das fontes prefiro logo trocar, a maioria são oem que não valem um chavo. Fonte ou é boa, ou é boa, não há ca margem para porcaria.

E o que podes dizer do meu caso? Não me parece que a fonte seja má. Não é velha, todo o pc é novo. Foi montado a semana passada.

Se eu fizer força no bloco amarelado da fonte, ela deixe de fazer barulho. :S
 
Tive a ver agora as coisas, o barulho era do cooler do cpu, limpei a ventoinha e o dissipador, por baixo, mas o barulho ainda se mantém. Alias de há uns dias para cá é só à chapada, que passa o barulho. Há solução?

Se for preciso comprar um novo cooler, qual aconselham? O meu orçamento é baixo!

PS: Tive a ver e acho que a ventoinha é de 65mm, ou coisa do género, isto medido à mão, que ela não tem nenhuma indicação (é a de origem)
 
Última edição:
ARCTIC COOLING SUPERSILENT 4 ULTRA TC 13,10 €
levantas as patilhas em cima do cooler, depois desencaixas as laterais com a ajuda duma chave fendas em o cooler e as ditas.

cumpz.
 
pessoal... isso acontece quando há fricção entre os himans e a ventoinha (e o funcionamento dentro da ventoinha!)
por isso e k faz akele barulho erritante!

isso com um pouco de oleo fica novo ;)
mas cuidado, n é oleo de cozinha nem oleo do motor do carro! a curto prazo era ventoinha po lixo!

mais logo faço um post a explicar-vos tudinho como deve ser ;)
pode ser?!

um abraço!
 
WD40, repara tudo

É verdade, WD40 com a palheta de envio de liquido pode resolver o problema, devido à acomulação de particulas de pó ( electricidade estática ) podem por vezes acontecer o problema aqui descrito e ainda WD40 faz com que os contactos da ventoinha sejam por uns tempos anti pó, espero que tenha ajudado...

Cumpr.
Nikkopolis

ps. para manter a ventoinha estável e de boa saude não fazam a rodar mais que o que está estabelecido nas rpm da ventoinha.
 
Back
Topo