motoserra ao ligar

Também já me aconteceu partir uma das "pás" do cooler do cpu e causava um barulho enorme, embora este não tivesse fim! :D

Cooler novo deve resolver.
 
já pensaste que pode ser uma peça da torre que tá mal encaixada

O meu às vezes também faz barulho, mas dou-lhe uma pancadinha e para logo
 
Enquanto a "motoserra" trabalhar.... menos mal.
No dia em que ligarem o computador e ela não der sinal é que se devem preocupar. :D

Agora a sério, tratem disso, não deixem o computador pifar por meia dúzia de tostões.
 
Enquanto a "motoserra" trabalhar.... menos mal.
No dia em que ligarem o computador e ela não der sinal é que se devem preocupar. :D

Agora a sério, tratem disso, não deixem o computador pifar por meia dúzia de tostões.

A solução ja tem data marcada: terça-feira. Isto porque tenho testes até lá, todos os dias.
Se entretando deixar de ouvir a ventoinha, a funcionar normalmente (após a sessão de porrada:p) deixo de utilizar o computador.
 
Ontem mudei o cooler, mas não resultou. O barulho ficou na mesma e em vez do bip normal quando se liga o computador, ouvi algo do género: biiiiiiiiiiiiii ... e não parava. Desligei o computador e voltei a colocar o cooler antigo.
Ventoinhas no computador só tenho a do cooler, a da gráfica e a da fonte.
Alguém tem uma solução?
 
Bom isto é muito fácil de resolver e como disse o 'colega' NPedro nada que óleo não resolva.. mas se não sabem ou não conseguem o melhor é levar a quem saiba para não estragar! Especialmente se forem fontes de aliementação e se tiverem na garantia (pois ao abrir perde logo a garantia)

Abrir a caixa com o PC desligado (e "frio")

Ligar o PC para descobrir de onde vem o barulho, pode ser do cooler da Gráfica, Processador, Coolers de discos se tiverem, fonte, coolers da caixa, etc... se tiverem dúvida podem ir parando cooler a cooler com os dedos de forma a que não se magoem e assim confirmam de onde vem o ruído!

Depois de identificado o cooler ou ou os coolers (o melhor é limpar todos mesmo uma vez que estão com a mão na massa:007:) é só tirar o bixo (se for da gráfica, fonte, processador têm k desligar o PC :-D)

Podem limpar as "pás" do cooler com um guardanapo e álcool por exemplo para tirar o pó/sujidade, depois se repararem os coolers têm um papel/autocolante com o nome do fabricante e voltagem.. se levantarem esse papel c/ a ponta de uma faca vão aceder ao Veio do cooler (Atenção: algumas coolers têm uma borracha ainda a proteger..é só tirá-la)

Após descoberto o 'veio' do motor do cooler é só meter um pouco de óleo, da cozinha não mas podem meter por exemplo aquele óleo que a vossa mãe/avó metia nas máquinas antigas de costura :) funciona! é só encher o buraco onde está o veio e pronto, tentar não sujar para fora senão o autocolante depois deixa de colar!

Depois de lubrificado, colocar a tal borracha se for o caso, tapar com o autocolante e voilá, ligar outra vez tudo como estava!

Atenção que por vezes o veio nem sempre está por baixo do autocolante que se vê, pode estar do outro lado do cooler.. é uma questão de "apalparem" :)


Este ruído acontece como já referiram devido á fricção e desgaste do cooler.. com o tempo vai secando a lubrificação que trouxe do fabricante.. é normal acontecer! Depois qdo está frio faz sempre barulho e por vezes parecem um tractor :) Quando aquecem depois deixam de fazer.

Espero ter ajudado.
 
Última edição:
Tive a verificar tudo, outra vez. Como o pc já passou da garantia há muito, abri também fonte e limpei tudo. o barulho não passou é certo, mas descobri que a fonte tem quatro condesadores com uma pasta braco-acastanhada em cima e há mias um com pequenos vestigios.
 
Tive a verificar tudo, outra vez. Como o pc já passou da garantia há muito, abri também fonte e limpei tudo. o barulho não passou é certo, mas descobri que a fonte tem quatro condesadores com uma pasta braco-acastanhada em cima e há mias um com pequenos vestigios.

Mas o barulho vem de onde? ainda não percebi!
 
Eu não sei donde é que vem o barulho, mas no entanto considerem estes factos.
1. O meu PC tem 3 ventoinhas: fonte, cooler do cpu e cooler da gráfica
2. Mudei o cooler do cpu e o barulho mantém-se (agora está o cooler antigo, pelas razões explicadas em cima)
3. A gráfica é recente, comprei-a em Agosto 2007
4. Abi a fonte e verifiquei que 5 condesadores da fonte estavam com uma pasta branco-acastanhada em cima.
 
Se fosse a ti experimentava outra fonte...

Se dizem que o problema é só qd ligam o PC têm bom remédio, não o desliguem... Acho que não me lembro da ultima vez que desliguei o meu PC (tanto que ainda nem massa térmica decente tem) desde que o montei...
 
Eu não sei donde é que vem o barulho, mas no entanto considerem estes factos.
1. O meu PC tem 3 ventoinhas: fonte, cooler do cpu e cooler da gráfica
2. Mudei o cooler do cpu e o barulho mantém-se (agora está o cooler antigo, pelas razões explicadas em cima)
3. A gráfica é recente, comprei-a em Agosto 2007
4. Abi a fonte e verifiquei que 5 condesadores da fonte estavam com uma pasta branco-acastanhada em cima.



desculpa la mas acho estranho não saberes de onde vem o som.. não éa ssim tao complicado ligar o pc e estar cm atenção.. estás a começar do fim para o início.. 1º trocas os coolers e só depois vês de onde é o barulho?!

se vier da fonte e se viste que tem condensadores babados.. troca-a.. mas.. convem teres a certeza
 
desculpa la mas acho estranho não saberes de onde vem o som.. não éa ssim tao complicado ligar o pc e estar cm atenção.. estás a começar do fim para o início.. 1º trocas os coolers e só depois vês de onde é o barulho?!
Eu vi primeiro de onde vinha o barulho, na altura pareciam-me vir do cooler do cpu, porque a fonte é próxima do cooler do cpu (<1 cm)
se vier da fonte e se viste que tem condensadores babados.. troca-a.. mas.. convem teres a certeza
ter a certeza que eles estão babados? Para mim aquela pasta branco-acastanhada é uma boa indicadora, visto que não saiu quando eu andei a limpar a fonte.
 
Eu vi primeiro de onde vinha o barulho, na altura pareciam-me vir do cooler do cpu, porque a fonte é próxima do cooler do cpu (<1 cm)

ter a certeza que eles estão babados? Para mim aquela pasta branco-acastanhada é uma boa indicadora, visto que não saiu quando eu andei a limpar a fonte.

se puderes tirar uma foto decente disso mete aqui... pode ser uma pasta normal como pode ser anormal.. mas tar assim a dizer coisas ao calhas nao convem
 
Então onde é que está a capacidade de desenrasque??
Se for mesmo muito complicado descobrir de onde vem o barulho, sempre podes tentar improvisar um estetoscópio. Com um tubo qualquer (mangueira, palhinha de sumo, esferográfica,...) aproximas do ouvido e das várias coolers, vais ver se não dás logo com o gato! :paranoid:
 
Então onde é que está a capacidade de desenrasque??
Se for mesmo muito complicado descobrir de onde vem o barulho, sempre podes tentar improvisar um estetoscópio. Com um tubo qualquer (mangueira, palhinha de sumo, esferográfica,...) aproximas do ouvido e das várias coolers, vais ver se não dás logo com o gato! :paranoid:

lol possa isso é à CSI
 
Back
Topo