Mouse em cima das palavras

MasterMonster

Power Member
Estou a utilizar a Front page para fazer o meu site e gostaria de saber como posso fazer para que quando eu ponha o mause em cima das palavras elas mudem de cor e ao mesmo tempo seja um hiperlink....

Desde ja agradeço a ajuda...
 
Boas,
o que queres fazer, se bem percebi é mudar as cores dos links que existem por defeito, certo?
Pois bem isto consegue-se através de CSS (Cascade Style Sheets), onde defines estilos a cada elemento da tua página. Exemplo:
inseres entre as tags <Head> e </Head> o seguinte código:
<STYLE TYPE="text/css">
A {color:Green}
A:hover {color:Blue}
</STYLE>

Assim todos os links da tua página terão a cor Green até que se passe com o rato por cima.

Idealmente deve utilizar-se sempre as cores nos seus valores hexadecimais (Branco = FFFFFF). Qualquer dúvida W3schools
<STYLE TYPE="text/css">
A {color:#00FF00}
A:hover {color: #0000FF}
</STYLE>

Fica bem.
 
Tudo bem pessoal....


O meu objectivo nao era bem que todos os links da minha pagina mudasem de cor eu vou me fazer explicar melhor....

por exemplo na pagina inicial tinha um conjunto de opçoes como por exemplo Forum; Imgens; ect... e quando eu ponha em cima dessas opçoes elas mudavam de cor e se carrega-se nela mudaria para por exeplo para o forum...

Nao sei se me fiz entender mas se nao agradecia que me dissesem que eu tento novamente explicar-me...

Desde ja agradeço a ajuda...
 
Foi-te explicado pelo Aparicio e apesar de tudo, também pelo Cheviabi. Isso faz-se através do CSS.
O Frontpage tem uma opção para isso, mas já não me lembro onde se mexe (parei de o usar há anos). De qualquer maneira a única coisa que o FP vai fazer é mexer no CSS. Se o fizeres tu, melhor.
 
O meu objectivo nao era bem que todos os links da minha pagina mudasem de cor eu vou me fazer explicar melhor....

É tal e qual como te explicaram. Mas em vez de definires para o elemento A que significa todos os links, defines para uma class tipo .linkcomhovercolor. Depois na página tens de ter <a class="linkcomhovercolor"...></a> para cada link que queiras que tenha esse comportamento.

E sinceramente, larga o FP. Como editor de texto é mau, como editor de páginas é pior. Um dia mais tarde, para te divertires, pegas numa page antiga e reescreves á patex. Só ai percebes quão mau aquilo é...
 
Boas

eu não sei se o MasterMonster conseguiu o que que queria mas eu achei facil... o que queria fazer era o mesmo tipo de coisa, rato por cima, mas que mudasse a cor de fundo de uma celula de tabela. se alguem souber isso "de cabeça" diga, mas talvez consiga dar com isso nos tutorials se é q isto de pode fazer.

Cumps
 
ya, foi o q pus. isto é muito simples, ultil e ultra basico (pelo menos estas coisa de cores e tamanhos). mete um <...> e muda logo para o que a gente quer :D LOL

PS: reparem na minha ignorancia no assunto

edit: uma cena. se eu quiser meter mais que um "efeito" numa so.. (nao conheço os termos tecnicos) linha? do genero:
qqcoisa:... {efeito1: ...} {efeito2: ...} ?
 
Última edição:
Tudo bem pessoal....


O meu objectivo nao era bem que todos os links da minha pagina mudasem de cor eu vou me fazer explicar melhor....

por exemplo na pagina inicial tinha um conjunto de opçoes como por exemplo Forum; Imgens; ect... e quando eu ponha em cima dessas opçoes elas mudavam de cor e se carrega-se nela mudaria para por exeplo para o forum...

Nao sei se me fiz entender mas se nao agradecia que me dissesem que eu tento novamente explicar-me...

Desde ja agradeço a ajuda...

No frontpage vais a Ver > Barras de ferramentas > Efeitos DHTML

mas agora que sei (lol) aconselho-te a fazer por css:
num editor de texto metes-lhe isto:
<style type="text/css">
nome:hover {color:#123456}
</style>
e depois vais ao encontro, ainda em modo texto, dos links que queres que mudem a cor.
e, por exemplo para Imagens deves ter qq coisa assim:
<a href="paginadeimagens.htm>Imagens</a>
e nesta coisa tu metes isto:
<a href="paginadeimagens.htm><nome>Imagens</nome></a>
e fica feito.

foi isto que apredi hoje e consegui fazer. aqui tens tudo na pratica. tenta perceber mais sobre o assunto, se quiseres, nos links que ja te deram por aqui.

Boas páginas ;)
 
ya, foi o q pus. isto é muito simples, ultil e ultra basico (pelo menos estas coisa de cores e tamanhos). mete um <...> e muda logo para o que a gente quer :D LOL

PS: reparem na minha ignorancia no assunto

edit: uma cena. se eu quiser meter mais que um "efeito" numa so.. (nao conheço os termos tecnicos) linha? do genero:
qqcoisa:... {efeito1: ...} {efeito2: ...} ?
fazes em CSS

Código:
td.[I]class[/I]:hover{...}

e depois no html

Código:
 <td class="[I]class[/I]">...</td>
 
qual é o melhor programa que recomendam para a edição de páginas web?

eu uso o frontpage e não tenho grande razão de queixa...

...também só o uso para "brincar" um bocadinho :-D
 
Para "Brincar" e para desenrascar, Dreamweaver em WYSIWYG.
Se queres qualquer coisa mais a sério, perga em código HTML e coda no Dreamweaver, se quiseres. Eu prefiro, como já disse, pegar no Notepad+ e nas referencias do w3schools.

Cumps
 
qual é o melhor programa que recomendam para a edição de páginas web?

eu uso o frontpage e não tenho grande razão de queixa...

...também só o uso para "brincar" um bocadinho :-D
Dreamweaver se queres ter o resultado final à frente dos olhos. Se puderes e quiseres mexer com código (o que recomendo altamente), qualquer outro que dê para editar texto serve.
 
Boas

tenho isto para qd passar com o rato por cima o fundo da celula mandar de cor e o texto tb:
a:hover {color: 000000}
td:hover {background-color: #c0c0c0}
acontece que no firefox nao ha qq tipo de problema, ele faz o efeito que se quer, no IE (7) só muda a cor do texto... :S nunca consigo ter este efeito para os dois browsers
 
Boas

tenho isto para qd passar com o rato por cima o fundo da celula mandar de cor e o texto tb:
a:hover {color: 000000}
td:hover {background-color: #c0c0c0}
acontece que no firefox nao ha qq tipo de problema, ele faz o efeito que se quer, no IE (7) só muda a cor do texto... :S nunca consigo ter este efeito para os dois browsers

tens que por assim

Código:
td a:hover
{
      background-color: #c0c0c0;
}


Já agora o IE é autentica diarreia informatica neste aspecto. Parece um puto mimado que tens que lhe dar tudo se nao faz birra.

EDIT: Tenta por o background-color só no a:hover também deve dar tb.
 
Última edição:
assim nao faz exactamente o q o firefox faz. assim so mete a cor atrás da palavra com link. eu queria q ele mete na celula toda... :S

edit: simples. meto isso e o outro. digo que está optimizado para firefox. quem nao gosta paciencia
 
Última edição:
lol tem calma td se arranja. Já podias ter dito que queres a celula td. pensava que era só o link.
Não te sei dizer isso de cor só experimentando. Nem sabia que dava para mudar a cor de fundo em celulas qd fizeste o hover. mas já que é assim tenta fazer o tr:hover e tambem o td:hover depois tb há o tt mas n sei o que faz. dá um salto ao w3c
 
Back
Topo