1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Mover o Boot.ini

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por m4ndr4ke, 6 de Agosto de 2007. (Respostas: 0; Visualizações: 929)

1. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Boas. é assim:

Eu tenho 2 discos rígidos no meu PC. Só tenho um SO instalado, mas está no 2º rígido (que é o grande). Esse rígido está cheio (tem uns 7GB livres) não tenho como salvar os dados de lá.

Acontece que é XP (MCE 2005) e, consequentemente, o boot.ini (e os seus familiares) estão localizados no 1º disco. Eu preciso de formatar esse disco. Neste momento só o tenho no pc precisamente por causa do arranque do SO.

Precisava de saber se é possível alterar o directório onde o windows procura pelos ficheiros boot.ini, ntldr, ntdetect.com (esses essenciais ao arranque do sistema), para colocá-los no 2º disco e fazer com que o windows arrancasse a partir de lá, sem necessitar do 1º disco no pc, como actualmente.

Já experimentei criar um boot.ini e colocar os outros ficheiros lá (quando comecei com isto), já fui à consola de recuperação e utilizei os comandos bootmgr /rebuild, /add mas nenhum dos dois funcionou - dá erro ao fazer a scan, bem como fixboot - esse não fez nada (ou melhor, fez o trabalho dele, mas de nada adiantou).
    Não fix o fixmbr porque não sei se corro ou não o risco de perder o acesso à partição (é só uma, no 2º disco)
    Tirando o 1º disco e indo à consola de recuperação (tendo o 2º disco os ficheiros lá colocados manualmente), consegui definir aquele SO como /default (a consola detectou o boot.ini que eu criei) mas isso não fez nada.

Há alguma forma de fazer o que pretendo sem ter que reparar o windows e depois re-instalar o software todo?

A única coisa que preciso é "mover" aquilo para o outro disco. Fazer com que o windows os leia no 2º disco.

Cumprimentos

Última edição: 6 de Agosto de 2007

Partilhar esta Página