1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Movimento Não Quero Imposto MS

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por APLinhares, 8 de Março de 2009. (Respostas: 550; Visualizações: 27748)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Encontrei um blog engraçado.
    Representa o Movimento Não Quero Imposto Microsoft.

Passo a citar
    Já sei que vem gente do contra, e que os valores não sei de onde são retiradas, mas a iniciativa é louvável e promovem as empresas que vendem computadores sem sistema operativo MS.
    Mais isto acho bem

2. icebrain

icebrain Power Member

Quanto eu comprei o meu PC na ***** há quatro anos ele vinha com o Windows, mas eles tiraram-no a nosso pedido e fizeram o devido desconto. Pior é nos portáteis, que são montados por empresas estrangeiras em vez de serem montados pelas lojas, o que torna mais difícil de combater a taxa Microsoft :|

3. Underground909

Underground909 Power Member

Essa de visitar a Autoridade da Concorrência... daí não podem esperar nada.

Tinham mais sorte se conseguissem o envolvimento a sério da DECO.

Em França tem havido alguns casos de sucesso com a participação de associações de defesa do consumidor.

4. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Concordo que se possa escolher o SO e software que se queira ao comprar um computador, só duvido é que o valor do software chegue aos 300€ como é referido. Os fabricantes têm acordos ao abrigo dos quais as licenças ficam muito mais baratas.

Além da MS, e como é referido no blog temos também a Apple, mas não deixa de ser um problema complicado, e se eu decidir por ex. que quero um Nokia sem o symbian?

5. freakdahouse

freakdahouse Power Member

A apple nem devia ser chamada ao barulho, afinal tanto o hardware e software são vendidos pela propria apple.

6. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Ora, a Apple e os telemóveis são casos diferentes.

Um computador da Apple já vem com o OSX. Se não viesse, era o mesmo que eu poder comprar um Nokia sem Symbian. Quem compra um Apple, geralmente é pelo OSX, mas caso pretenda outros Sistemas Operativos na máquina está perfeitamente livre de o fazer. Agora nos telemóveis, eu tenho um Nokia com Symbian, mas além de não o poder comprar sem esse S.O. também duvido muito que lhe possa meter o S40.

Assim sendo, penso que este tema seja discutível apenas em PC.

7. abc

abc [email protected] Member

No caso dos fabricantes como a Apple em que o software e hardware é vendido por eles, eles podem sempre dizer que o preço do computador é x e que o OS X é gratuito com a compra do computador. Seja verdade ou não, não dá para negar isto.

8. Abd67

Abd67 [email protected] Member

Sinceramente acho que essas duas entidades para assuntos deste calibre não têm mãozinhas. Se para coisas não tão importantes as empresas visadas pela autoridade da concorência e pela deco não ligam, quanto mais para este assunto.

9. Mitch

Mitch Banido

a mesma coisa se pode dizer num portátil com windows :rolleyes:

não querem windows? comprem barebones ou portáteis de marcas que ofereçam outras opções.
    é que eu também gostava de comprar um portátil novo e não pagar o windows, as memórias, o disco duro, os acessórios, etc etc. mas há uma solução para isso. compro um portátil montado à medida. façam o mesmo em vez de se queixarem de algo ridículo... quando compram um pacote, compram tudo o que vem lá dentro. se não querem alguma coisa que vem na caixa, não comprem a caixa.

10. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Desculpa mas eu não acho que seja diferente, eu posso gostar do design do Apple e querer que ele venha com o Windows e não querer pagar o custo do OSX.
    Os fabricantes de portáteis PC também podem alegar que o Windows é oferecido porque o sistema foi montado e desenhado a pensar em Windows e tal como no Apple, como tu dizes, quem quiser depois outro sistema é livre de o fazer.
    De qualquer das formas o mercado é livre e há muita escolha, se um fabricante não oferece o produto que querem simplesmente não comprem, o mercado acabará por se auto regular e se realmente houver procura os fabricantes criarão a oferta.

11. spastikman

spastikman Banido

Se até a Microsoft levou cartão vermelho por mandar o windows cá para fora com o IE E WMP integrados porque é que a apple há-de ser especial ?

Se os computadores da apple permitem correr outro sistema operativo então deviam ser alvos do mesmo protesto. Para isso não permitiam a instalação do windows sequer, mas isso já se sabe que não dava jeito para vendas. Mas claro, a MS é que é EVIL.

12. freakdahouse

freakdahouse Power Member

Não mistures alhos com bugalhos, qual é a logica da apple levar por tabela neste assunto? Quando compras um PC na apple tás a comprar um PC manufacturado pela apple com SO manufacturado pela apple e um SO que nem sabes quanto custa porque nem sequer há á venda. Agora se eu vou comprar um Vaio, tou a comprar algo manufacturado pela Sony e com um SO da microsoft.

Aqui o Evil não é a MS, é quem mete os SO's da MS na conta do portatil.

Última edição: 9 de Março de 2009
  13. Armadillo

Armadillo Folding Member

OSX à venda - 129.00$US: http://store.apple.com/us/product/MC094Z/A?mco=MzE2OTkyOQ

Outros SO funcionam em hardware Apple.

Mais vale mudarem o nome do movimento para "Movimento Não quero imposto OEM", assim abrangem todos os fabricantes de SO.
    Fazia mais sentido os PCs completos poderem ser vendidos sem SO, do que um movimento explicitamente contra um unico fabricante de Sist. Operativos :rolleyes:

14. OubeLa

OubeLa Power Member

Discordo. Eu posso comprar um PC HP com Windows Vista porque posso gostar do Vista e posso gostar do software da HP. Não percebo qual é a diferença. As marcas adoptam uma hipotese que é o Windows, quem quer compra, quem não quer não compra. Fácil.

http://store.apple.com/pt/product/MC094PO/A?mco=MzE3MDE0Mw

____

Eu também gostava de comprar um portátil sem memórias ou sem alguma coisa para aproveitar o material que tenho em casa, mas não posso. Existem opções em que não é preciso pagar o imposto, logo quem não quer pagar tem sempre opção.

15. bmpv666

bmpv666 Power Member

então e se eu não gostar do vista (que de facto não gosto)? não tenho hipótese, pq se tentar outra marca qq que seja, levo na mesma com o Vista...

até posso não gostar de gráficas ATI e preferir NVidia ou Intel...posso preferir wireless G a N, não ter Bluetooh a ter, etc..entre as marcas e as ofertas dentro de cada uma, há-de haver resposta a nível de HW para as minhas preferências. mas curiosamente, a nível de SW levas sempre o mesmo, não tens escolha. é esse o problema!

16. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Já há marcas que dão escolha, tem o Insys com Linux por ex.

Penso que se tirassem os Windows incluídos nos PCs quem quisesse Windows acabaria por pagar mais pois o sistema isolado sairia mais caro.

17. Underground909

Underground909 Power Member

Os fabricantes de portáteis PC não podem alegar que o Windows é oferecido, então se o próprio software diz que se recusarmos a licença de utilizador final podemos pedir o reembolso ao fornecedor? Fica um bocado difícil negar.

Para além do mais toda a gente sabe e ninguém nega que a Microsoft vende licenças OEM aos fabricantes, cujo custo naturalmente se reflecte no preço final. Só não sabemos é o valor negociado para o fabricante em questão.

18. John Silva

John Silva Power Member

Há aqui muita gente que não está a ver o verdadeiro problema pois confundem opiniões pessoais com o que deveria ser correcto.
    Em primeiro lugar coloquem a seguinte hipótese, aliás, algo que aconteceu comigo.
    - Tenho uma licença do Win XP, o meu computador foi roubado e tal acto foi comunicado à polícia.
    - Devido à urgência de ter que passar guias de transporte, facturas e etc.. fui obrigado a comprar um computador o mais rapidamente possível mas desta vez um portátil para garantir que não me arrombavam o escritório e ficasse sem o computador novamente....
    Queria um sem SO - responderam-me "Impossível" ( tenho provas disso por mail )
    Queria o Windows XP - responderam-me "Impossível, já não se vende !" Tive que comprar com Vista.
    - Factos -
    - Fiquei sem o computador porque me roubaram.
    - Não posso usar a licença do outro porque não tenho o selo já que o outro estava colado na caixa do computador roubado...
    - Não pude comprar o XP e tive que adquirir o Vista que me deu problemas de duas formas, lentidão do computador e o pior de tudo, o programa de facturação dava erros a torto e a direito por não ser compatível...
    - Pedí um downgrade do XP para o Vista e a MS queria-me levar 65€.
    Resumindo: Fui roubado duas vezes !

Se acham isso justo, esperem até vos acontecer o mesmo !

Para os meninos que acham que "quem quiser que não compre", faz-me lembrar aquela do "come e cala-te" ! Acham justo ? Pois bem, eu acho que temos que lutar pelos nossos direitos.

Barebones não são solução nos portáteis. Quem acha que sim, nunca se deu ao trabalho de comparar preços e qualidade. Eu já e por incrível que pareça, mesmo pagando "imposto" fica mais barato.

Não sejam tão terra-a-terra e não misturem alhos com bugalhos ! Em relação à Apple, estamos a falar de um computador construido por eles e com o software deles, a MS não tem computadores.... era o mesmo que pedir à MS para colocar a XBox 360 sem SO ou com Linux como opção ! Ridículo !
    Poderemos acusar a Apple de muita coisa, mas neste caso, não tem ponta por onde se pegue.
    Se a MS quer cobrar "imposto", que faça a sua linha de computadores e os venda...

Há muitas "vacas sagradas" no mundo do software o que me desagrada profundamente.

19. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Eu sei que o pessoal ama muito o Windows mas não podem obrigar os outros a gostar! Uma coisa é a Apple vender Pc´s Mac com sofware Mac e outra é terem 80 ou 90% dos outros pc´s com windows! Se a microsoft tivesse pc´s Microsoft com sofware microsoft ninguem implicava com ela! Um dia destes somos obrigados a comprar os pc´s em portugal com windows, MS office, nero, Norton antivirus, o jogo fifa e mais qualquer coisa e este pessoal fica satisfeito! Entregar o nosso dinheiro à microsoft sem opção de escolha não é bom para os portugueses nem para portugal!

20. oscarolim

oscarolim Power Member

Se foste roubado, a culpa nao foi da microsoft, nem da apple, nem da sony, nem da acer, mas de quem montou a seguranca do escritorio (ou falta dela).

As empresas sao livres de venderem os portateis como querem. So falta agora quererem um telefone, mas em vez de windows mobile vir com o Android, ou um gps que em vez de vir com o windows mobile venha com o ubuntu gps edition la instalado. Existem ja varios portateis que sao vendidos sem sistema operativo. Comprem esses. Nao e por falta de escolha. Mas claro, o ideal era que fosse tudo de borla. Montem entao a vossa empresa de portateis e vendam-os sem so, ja que para voces e tudo simples :)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página