Movimento Não Quero Imposto MS

Status
Fechado a novas mensagens.
Há aqui muita gente que não está a ver o verdadeiro problema pois confundem opiniões pessoais com o que deveria ser correcto.
Em primeiro lugar coloquem a seguinte hipótese, aliás, algo que aconteceu comigo.
- Tenho uma licença do Win XP, o meu computador foi roubado e tal acto foi comunicado à polícia.
- Devido à urgência de ter que passar guias de transporte, facturas e etc.. fui obrigado a comprar um computador o mais rapidamente possível mas desta vez um portátil para garantir que não me arrombavam o escritório e ficasse sem o computador novamente....
Queria um sem SO - responderam-me "Impossível" ( tenho provas disso por mail )
Queria o Windows XP - responderam-me "Impossível, já não se vende !" Tive que comprar com Vista.
- Factos -
- Fiquei sem o computador porque me roubaram.
- Não posso usar a licença do outro porque não tenho o selo já que o outro estava colado na caixa do computador roubado...
- Não pude comprar o XP e tive que adquirir o Vista que me deu problemas de duas formas, lentidão do computador e o pior de tudo, o programa de facturação dava erros a torto e a direito por não ser compatível...
- Pedí um downgrade do XP para o Vista e a MS queria-me levar 65€.
Resumindo: Fui roubado duas vezes !

Se acham isso justo, esperem até vos acontecer o mesmo !

Para os meninos que acham que "quem quiser que não compre", faz-me lembrar aquela do "come e cala-te" ! Acham justo ? Pois bem, eu acho que temos que lutar pelos nossos direitos.

Barebones não são solução nos portáteis. Quem acha que sim, nunca se deu ao trabalho de comparar preços e qualidade. Eu já e por incrível que pareça, mesmo pagando "imposto" fica mais barato.

Não sejam tão terra-a-terra e não misturem alhos com bugalhos ! Em relação à Apple, estamos a falar de um computador construido por eles e com o software deles, a MS não tem computadores.... era o mesmo que pedir à MS para colocar a XBox 360 sem SO ou com Linux como opção ! Ridículo !
Poderemos acusar a Apple de muita coisa, mas neste caso, não tem ponta por onde se pegue.
Se a MS quer cobrar "imposto", que faça a sua linha de computadores e os venda...

Há muitas "vacas sagradas" no mundo do software o que me desagrada profundamente.

Podes comprar o Mac OS X Tiger? Não. Não te vi a mandar vir com isso. Não faz sentido comprar uma coisa que já passou, já era. As marcas não são obrigadas a manter um software desactualizado. Elas fazem a opção delas. Eu também podia ter agora um flash e ir ao stand da BMW e dizer quero um BMW 320d com motor de 163cv novo. Achas que o meu pedido vai ser satisfeito? claro que não. Tenho de comprar o que existe no mercado, se uma marca não vende computadores com windows xp é porque foi uma opção delas, como tal ou se compra, ou não se compra. É a mesma coisa em carros, telemóveis, televisões, etc, as empresas fabricam, fazem opções quanto a SO's e hardware, nós só podemos comprar o que as empresas oferecem.

Eu compreendo o que querem dizer, só não compreendo o porquê destes movimentos anti-microsoft.

Eu sei que o pessoal ama muito o Windows mas não podem obrigar os outros a gostar! Uma coisa é a Apple vender Pc´s Mac com sofware Mac e outra é terem 80 ou 90% dos outros pc´s com windows! Se a microsoft tivesse pc´s Microsoft com sofware microsoft ninguem implicava com ela! Um dia destes somos obrigados a comprar os pc´s em portugal com windows, MS office, nero, Norton antivirus, o jogo fifa e mais qualquer coisa e este pessoal fica satisfeito! Entregar o nosso dinheiro à microsoft sem opção de escolha não é bom para os portugueses nem para portugal!


Não compreendo essa ideia, sinceramente. A Apple é uma empresa, vende computadores com o seu próprio SO. A Asus, HP, Sony, etc, são outras empresas, vendem computadores com um SO de outra marca. Fizeram uma escolha. A Apple também poderia ter feito a escolha de os seus computadores terem Linux ou Windows, mas não fez essa escolha. O problema está no facto de o SO não ser da mesma marca? Assim seja, Sony, Asus, LG, etc têm SO seu integrado no Windows. Não há qualquer diferença entre a Apple e os outros, as empresas fizeram uma escolha, independetemente de ser um SO próprio ou não.

PS: culpam tanto a Microsoft. Porque não culparem mais as empresas porque não oferecem outras opções? A Microsoft não obriga nenhuma marca a escolher o Windows como SO.
 
Se foste roubado, a culpa nao foi da microsoft, nem da apple, nem da sony, nem da acer, mas de quem montou a seguranca do escritorio (ou falta dela).

As empresas sao livres de venderem os portateis como querem. So falta agora quererem um telefone, mas em vez de windows mobile vir com o Android, ou um gps que em vez de vir com o windows mobile venha com o ubuntu gps edition la instalado. Existem ja varios portateis que sao vendidos sem sistema operativo. Comprem esses. Nao e por falta de escolha. Mas claro, o ideal era que fosse tudo de borla. Montem entao a vossa empresa de portateis e vendam-os sem so, ja que para voces e tudo simples :)
Deves viver num planeta diferente do meu ! Em primeiro lugar, se os bancos são assaltados, se as galerias de arte famosas com alta segurança são assaltadas, o que dizer de um simples escritório ? Se um carro de dezenas de milhares de euros é assaltado em poucos segundos mesmo com as portas fechadas e alarme ligado, será culpa do proprietário do automóvel ? Não vás por aí ....

Em relação à explicação que deste em relação aos portáteis só demonstra que não estás a par do que se comercializa por aí. Nos telemóveis, o exemplo que deste, tens uma oferta imensa e para todos os gostos, em relação aos portáteis tb tens uma oferta muito variada..... com o Windows ! Sem o Windows como já referí, fica 99% das vezes bem mais caro se compararmos com um equivalente de marca mesmo com o "imposto".
 
Podes comprar o Mac OS X Tiger? Não. Não te vi a mandar vir com isso. Não faz sentido comprar uma coisa que já passou, já era. As marcas não são obrigadas a manter um software desactualizado. Elas fazem a opção delas. Eu também podia ter agora um flash e ir ao stand da BMW e dizer quero um BMW 320d com motor de 163cv novo. Achas que o meu pedido vai ser satisfeito? claro que não. Tenho de comprar o que existe no mercado, se uma marca não vende computadores com windows xp é porque foi uma opção delas, como tal ou se compra, ou não se compra. É a mesma coisa em carros, telemóveis, televisões, etc, as empresas fabricam, fazem opções quanto a SO's e hardware, nós só podemos comprar o que as empresas oferecem.

Eu compreendo o que querem dizer, só não compreendo o porquê destes movimentos anti-microsoft.
Deves estar completamente desactualizado !!!!!!!!!!!
Uma multinacional para o qual eu trabalho está a fazer agora um upgrade para o .... XP ! Dizes então que é um SO desactualizado ??? É melhor informares-te...
O que se passa é que a MS está a tentar à força que a transferência do XP para a m###a do Vista o mais rapidamente possível para "cantarem" vitória e dizer que foi um sucesso. Quem se lixa é o consumidor final que não tem programas a funcionar a 100% como foi o meu caso. Achas justo ? Não se trata de anti-MS, trata-se de ser bem servido e não fui ! Nem sequer pedi o Linux, só pedi o XP pois estava a adivinhar problemas que se vieram a confirmar.
Além disso, se o XP é desactualizado, como justificas que se vende nos netbooks e para empresas ?? Pois....

Quanto aos carros, informa-te melhor ! Podes pedir outro motor, outra cor etc... etc..., tens é que esperar por ele. Poderia-te dar exemplos de grandes marcas em relação a personalização como normalmente se diz, pedidos custom. Podes procurar exemplos de guitarras, pianos, baterias, e até aviões ... e falo em grandes marcas e não "barebones"(tuning)....
Felizmente, já existe alguma abertura de algumas marcas nomeadamente a Dell e a HP, mas no nosso país ainda é muito limitado...
O que não podes é pedir um mini com um motor de um F1, mas o que se pede em relação a um portátil não é nada de extravagante e nem é isso que se pede... só não se quer é nada lá instalado!
 
a mesma coisa se pode dizer num portátil com windows :rolleyes:

não querem windows? comprem barebones ou portáteis de marcas que ofereçam outras opções.
é que eu também gostava de comprar um portátil novo e não pagar o windows, as memórias, o disco duro, os acessórios, etc etc. mas há uma solução para isso. compro um portátil montado à medida. façam o mesmo em vez de se queixarem de algo ridículo... quando compram um pacote, compram tudo o que vem lá dentro. se não querem alguma coisa que vem na caixa, não comprem a caixa.
Pois podem, mas menos eficazmente porque há um custo obrigatoriamente suportado pelo fabricante na aquisição do Windows para a máquina em causa e que normalmente é inteiramente suportado pelo consumidor final.

Mas sim, a marca pode sempre afirmar que suporta esse custo independentemente do OS que vem na máquina. Dependendo aliás da natureza do negócio com a Microsoft, o número de máquinas pode ser referido em ordem de grandeza e se assim for, esse custo é fixo para a empresa e como tal não há justificação para pedido de abatimento do preço.
 
Queria um sem SO - responderam-me "Impossível" ( tenho provas disso por mail )
Queria o Windows XP - responderam-me "Impossível, já não se vende !" Tive que comprar com Vista.
É só escolheres o modelo com XP Pro...

http://pt.computers.toshiba-europe.com/innovation/family/tecra/2328

HP 550

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/sm/WF06a/321957-321957-64295-89315-89315-3764998.html

desde € 369 sem IVA :002:

Sistema operativo instalado - Windows Vista / FreeDOS / Red Flag Linux

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/sm/WF04a/321957-321957-64295-89315-89315.html

Tens aqui muita escolha com Vista, XP e Linux.

Pra próxima fica mais barato contactar com empresas verdadeiramente profissionais do que com sapateiros que querem impingir o stock :lol:
 
Deves estar completamente desactualizado !!!!!!!!!!!
Uma multinacional para o qual eu trabalho está a fazer agora um upgrade para o .... XP ! Dizes então que é um SO desactualizado ??? É melhor informares-te...
O que se passa é que a MS está a tentar à força que a transferência do XP para a m###a do Vista o mais rapidamente possível para "cantarem" vitória e dizer que foi um sucesso. Quem se lixa é o consumidor final que não tem programas a funcionar a 100% como foi o meu caso. Achas justo ? Não se trata de anti-MS, trata-se de ser bem servido e não fui ! Nem sequer pedi o Linux, só pedi o XP pois estava a adivinhar problemas que se vieram a confirmar.
Além disso, se o XP é desactualizado, como justificas que se vende nos netbooks e para empresas ?? Pois....

Quanto aos carros, informa-te melhor ! Podes pedir outro motor, outra cor etc... etc..., tens é que esperar por ele. Poderia-te dar exemplos de grandes marcas em relação a personalização como normalmente se diz, pedidos custom. Podes procurar exemplos de guitarras, pianos, baterias, e até aviões ... e falo em grandes marcas e não "barebones"(tuning)....
Felizmente, já existe alguma abertura de algumas marcas nomeadamente a Dell e a HP, mas no nosso país ainda é muito limitado...
O que não podes é pedir um mini com um motor de um F1, mas o que se pede em relação a um portátil não é nada de extravagante e nem é isso que se pede... só não se quer é nada lá instalado!

Sim, é desactualizado. Tal como o Tiger é desactualizado, ou o Ubuntu 6.10 está desactualizado. Uma coisa é o mercado doméstico e outra é o mercado empresarial, eu sei que é bem diferente. Mas julgo que aqui ninguém referiu o mercado empresarial.

O que eu acho estranho é só se falar da Microsoft. Não falam da Apple que não vende mais o Tiger, não falam das marcas de telemóveis que não vendem telemóveis com software que não seja o mais recente, não falam de LCD's que são vendidos com firmware's mais actuais. É só a Microsoft que impinge o seu novo (já está quase a sair o sucessor) sistema operativo.

Em relação a carros, podes comprar com outro motor desde que a marca o disponibilize. Se não o disponibilizar chapeu. Nem todas as marcas fazem carros custom assim sem mais nem menos, e muitas vezes quando o fazem pagas mais. E aqui também podes comprar o XP à parte e pagar mais. O que não podes fazer é quer comprar um Porsche e meter-lhe um motor de um Fiat, que até ficaria mais barato e tal. Há outras opções, tal como aqui.

O problema é ser a Microsoft, é essa a conclusão que eu chego.

PS: eu entendo-vos, as marcas (Apple incluída!) deveriam dar mais escolha aos utilizadores. Nós deveriamos escolher este ou aquele componente, e não é só nos SO's. Também há quem possa querer outro chipset num portátil. Infelizmente muitas vezes não nos dão hipotese de escolha, mas temos de compreender que as marcas apostam no que elas acham que lhes dá mais lucro. É uma opção delas. Acho muito bem que se proteste, mas também ao menos saibam ser coerentes e protestem contra tudo, não só contra a Microsoft.
 
Deves estar completamente desactualizado !!!!!!!!!!!
Uma multinacional para o qual eu trabalho está a fazer agora um upgrade para o .... XP ! Dizes então que é um SO desactualizado ??? É melhor informares-te...
O que se passa é que a MS está a tentar à força que a transferência do XP para a m###a do Vista o mais rapidamente possível para "cantarem" vitória e dizer que foi um sucesso. Quem se lixa é o consumidor final que não tem programas a funcionar a 100% como foi o meu caso. Achas justo ? Não se trata de anti-MS, trata-se de ser bem servido e não fui ! Nem sequer pedi o Linux, só pedi o XP pois estava a adivinhar problemas que se vieram a confirmar.
Além disso, se o XP é desactualizado, como justificas que se vende nos netbooks e para empresas ?? Pois....
Um bocado revoltado não?

Lá atrás disseste que era impossível ter um portátil com XP, mas isso claramente não é verdade. Apeteceu-te comprar a marca X e essa só vendia com Vista. Azar né? Se quisesses um Mac com Windows XP também não havia....

E não me venham com a história que a licença OEM custa o mesmo que a retail. Se cada portatil viesse com um custo de 300 euros de licença OS, os fabricantes passavam a mandar Linux com uma velocidade tão grande que até doia. Acreditar que um PC de 1200 euros tem um OS de 300 euros é ridiculo.
 
Um bocado revoltado não?

Lá atrás disseste que era impossível ter um portátil com XP, mas isso claramente não é verdade. Apeteceu-te comprar a marca X e essa só vendia com Vista. Azar né? Se quisesses um Mac com Windows XP também não havia....

E não me venham com a história que a licença OEM custa o mesmo que a retail. Se cada portatil viesse com um custo de 300 euros de licença OS, os fabricantes passavam a mandar Linux com uma velocidade tão grande que até doia. Acreditar que um PC de 1200 euros tem um OS de 300 euros é ridiculo.

:x2::x2::x2:

Têm que meter na cabeça que a maioria dos que compram PC querem o Windows e não querem (e não sabem) instalar nada, por isso um PC pronto a funcionar com o SO familiar é o que os clientes querem.

O PC vir com um SO é um valor acrescentado que não pesa no preço do produto, ou acrescentando ao que o AwakE disse, acham que um portátil de 499€ passaria a custar 199€???
 
:x2::x2::x2:

Têm que meter na cabeça que a maioria dos que compram PC querem o Windows e não querem (e não sabem) instalar nada, por isso um PC pronto a funcionar com o SO familiar é o que os clientes querem.

O PC vir com um SO é um valor acrescentado que não pesa no preço do produto, ou acrescentando ao que o AwakE disse, acham que um portátil de 499€ passaria a custar 199€???

Ira, ninguém está a dizer para não vir o Windows, apenas se pede para dar a hipótese de escolha (também não acredito nos 300€, mas, seja o que for...), nem se está a pedir que venha de origem com o Linux, FreeBSD, MacOs ou o raio que o parta.

Mais logo só falta dizer que devia de ser obrigatório virem todos com windows (uniformizar logo tudo para dar menos trabalho e não se aprender mais nada), sim porque já falta pouco, algumas marcas retiram a garantia quando este é retirado.

Quando ao argumento da Apple acho que nem vale a pena comentar...
 
Têm que meter na cabeça que a maioria dos que compram PC querem o Windows e não querem (e não sabem) instalar nada, por isso um PC pronto a funcionar com o SO familiar é o que os clientes querem.

O PC vir com um SO é um valor acrescentado que não pesa no preço do produto, ou acrescentando ao que o AwakE disse, acham que um portátil de 499€ passaria a custar 199€???

A maioria dos que compra um PC para jogar, quer o Windows, mas quem compre para trabalho, poderia comprar com outro SO se tivesse opção de escolha. Deveria ser dada a hipótese ao cliente de dizer se quer o SO proposto pelo fabricante ou não e poder ser reembolsado pela diferença, nem que fossem só 5 EUR! Isto sim, seria valor acrescentado. Quanto à diferença, é certo que não seria de 200 EUR mas acredito que pudesse andar perto dos 30 ou 40 EUR nas grandes marcas e nos pequenos rondaria os 90 ou 100 EUR.

Talvez com esta liberdade de escolha, os gráficos apresentados sobre o domínio Windows em relação ao Linux e Mac fossem bem diferentes. Acredito que os valores para os gráficos são obtidos tendo em conta as licenças que a MS vende, mas no meu caso, apesar de ter a licença do Vista e o "tóclante" colado nas traseiras do portátil, o vista foi apagado do disco, logo é uma licença que entra nos números da MS mas na realidade esta licença não deveria lá estar pois não estou a utilizar o SO.

Miguel
 
A maioria dos que compra um PC para jogar, quer o Windows, mas quem compre para trabalho, poderia comprar com outro SO se tivesse opção de escolha.

Então não tens opção de escolha? Quem compra Apple tem Mac OSX. Quem compra Sony tem Vista. Quem quer sem SO, compra uma marca que o permita. Não estou a ver o problema.

A Sony, como empresa, viu que 95% dos utilizadores quer Windows (alguém questiona estes números?). Tinham duas hipoteses:

1 - Davam hipotese ao utilizador de escolha para agradar aos 5% (e provavelmente 4% iam piratear o Windows de qualquer forma);
2 - Fazem um acordo com a Microsoft de exclusividade, arranjam as licenças mais baratas, e cagam para o 1%.

Se fossem presidentes de uma empresa, acham mesmo que iam escolher a primeira opção? Não faz sentido. Quem não quer pagar o SO não compra Sony ou Mac, compra outra marca qualquer que dá a opção nem que seja Tsunami, ou uma marca obscura.
 
A maioria dos que compra um PC para jogar, quer o Windows, mas quem compre para trabalho, poderia comprar com outro SO se tivesse opção de escolha. Deveria ser dada a hipótese ao cliente de dizer se quer o SO proposto pelo fabricante ou não e poder ser reembolsado pela diferença, nem que fossem só 5 EUR! Isto sim, seria valor acrescentado. Quanto à diferença, é certo que não seria de 200 EUR mas acredito que pudesse andar perto dos 30 ou 40 EUR nas grandes marcas e nos pequenos rondaria os 90 ou 100 EUR.

Talvez com esta liberdade de escolha, os gráficos apresentados sobre o domínio Windows em relação ao Linux e Mac fossem bem diferentes. Acredito que os valores para os gráficos são obtidos tendo em conta as licenças que a MS vende, mas no meu caso, apesar de ter a licença do Vista e o "tóclante" colado nas traseiras do portátil, o vista foi apagado do disco, logo é uma licença que entra nos números da MS mas na realidade esta licença não deveria lá estar pois não estou a utilizar o SO.

Miguel

Não discordo disso, o problema é que instalar o PC tem custos e quando o cliente pedisse o SO que queria quem lho instalava?
 
A Apple fabrica computadores? Não sabia que os Core 2 eram feitos por eles, as memórias, os discos, as motherboards da Foxconn, os chipsets da Intel, o Wifi da Atheros, os ecrans Toshiba, ...
Estranho...
 
Isto é provavelmente o movimento mais absurdo que eu já vi na vida, não se aproveita nada...
Agora a Inforlândia merece uma distinção por vender os portáteis sem Sistema Operativo? Porque não fizeram o mesmo à *****? à Tsunami? A qualquer loja e fabricante que compre barebones e os venda como eles vêem, SEM Sistema Operativo! Isto é real, os pcs saiem da fabrica sem Sistema Operativo, as marcas colocam devido às preferências do público e não porque são obrigadas a tal, porque a maioria quer com SO Windows.
São obrigados a comprar assim? NÃO, existe modelos que não são assim, falando nos portáteis onde reside mais o problema, eu não queria comprar com sistema operativo, comprei um Compal à 5 anos atrás, não paguei sistema operativo, comprei o ano passado um Clevo e também não paguei o sistema operativo, há muita gente que não compra o Clevo porque lhe fica mais baratos outros portáteis já com o Windows do que comprar o Clevo e instalar o Windows!
Do site deles disse:
Não se deixe enganar pela «recomendação» do Windows Vista na secção do sistema operativo. Na realidade não é uma «recomendação», trata-se de publicidade paga pela Microsoft.
Não se deixem enganar por estes movimentos, a recomendação é quase sempre devido aos drivers lançados pela marca para esse sistema operativo e não uma publicidade paga pela Microsoft.

Sobre os macs é um caso especial em que o SO só funciona bem nos pcs deles, pelo que faz sentido vir já com esse SO, de qualquer forma, são opções da marca.
 
Parece que cada um puxa para o lado " sistema operativo que usa" como se fosse um clube e não vale a pena andar com mais argumentos! Continuem a comprar os vossos portáteis com windows que a microsoft agradece e eles sabem que também não temos muito por onde escolher! Parece que ainda não entendem que esta discussão não tem nada a ver com este ou aquele sistema ser melhor ou pior ou mais bonito ou mais feio, mas sim de uma empresa vender um sistema operativo para quase todos os pc's do mundo! Meia duzia de pessoas decide como será o próximo sistema que todos vamos usar seja ele bom ou mal! Esta empresa e seus senhores é que decidem o sistema dos pc's das escolas, Bolsas de Valores, tribunais, exercitos, pequenas e grandes empresas das nossas casas....enfim de todo o lado e nós continuamos a aceitar! Continuem assim, que eu não!
 
Só há uma coisa que eu não percebo no meio desta thread toda: o que é que a luta de quem quer comprar um portátil sem SO interessa a quem comprou um portátil com SO e está satisfeito com a opção?
Pelo que se lê aqui, o facto de eu querer ter a possibilidade de chegar a uma qualquer loja de informática e comprar o computador que quero sem vir com um componente desnecessário e de fácil remoção ofende extremamente aqueles que chegam à mesma loja e compram o mesmo computador com o tal componente. Go figure.
 
Só há uma coisa que eu não percebo no meio desta thread toda: o que é que a luta de quem quer comprar um portátil sem SO interessa a quem comprou um portátil com SO e está satisfeito com a opção?
Pelo que se lê aqui, o facto de eu querer ter a possibilidade de chegar a uma qualquer loja de informática e comprar o computador que quero sem vir com um componente desnecessário e de fácil remoção ofende extremamente aqueles que chegam à mesma loja e compram o mesmo computador com o tal componente. Go figure.

Nem sequer uso Windows, uso Mac OS X. Depois, é preciso não estar satisfeito para discutir um assunto?

Eu concordo que exista liberdade de escolha, não concordo é com os movimentos anti-tudo-o-que-é-microsoft
 
Claro, porque querer poder chegar à ***** ou à Vobis e comprar o computador que quero sem vir incluído um SO que não vou utilizar é claramente ser anti-Microsoft. E, ao contrário do que acontece com a maioria dos componentes físicos, a remoção deste componente não implica modificações estruturais e facilita até o processo de produção, pelo que não vejo onde é que esta minha pretensão possa ser tão irrazoável.
 
A Apple fabrica computadores? Não sabia que os Core 2 eram feitos por eles, as memórias, os discos, as motherboards da Foxconn, os chipsets da Intel, o Wifi da Atheros, os ecrans Toshiba, ...
Estranho...

Fiquei agora a saber que não existem fabricantes de computadores no mundo! Nem de computadores nem de carros, nem tv's, etc.

Obrigado
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo