Movimento Não Quero Imposto MS

Status
Fechado a novas mensagens.
O problema é que portáteis sem Windows iam custar o mesmo pois o Windows saí muito barato aos fabricantes... eles ao darem os 100€ de OEM de reembolso estão a perder dinheiro. Uma licença para eles deve ser nem 20€... talvez 10€!
 
Porquê? Porque tu queres? Já me impõe a motherboard, a gráfica, a drive de DVD, mas vou implicar com o SO que até é a parte que posso desinstalar?
E essa de dizeres que o Mitch não acrescenta nada de construtivo à questão, eu pergunto, o que é que tu acrescentaste?
Pensa assim, para tu teres o teu direito, os 95% que querem Windows iam pagar bem mais por ele. Não queiras trazer para a mesa o suposto beneficio para os consumidores, porque a esmagadora maioria ficaria a perder com o fim dos SO pre-instalados.
Estás a brincar, não estás ? Que raio de exemplo é esse ?
Porquê pagar mais ?? Deixava de haver pré -instalações ? Deixava a MS de comercializar OEM ? Que eu saiba uma coisa não implica outra.
E que raio de justiça é essa? Eu tenho uma licença legal de um SO e tenho de pagar outra licença que não preciso ?
Com o aumento da concorrência achas que a MS iria inflaccionar os preços correndo o risco de perder ainda mais percentagem do seu share ?

Algumas pessoas devem viver num mundo à parte, só pode!


Petersaints, acredita que custa bem mais do que isso !
 
Última edição:
Estás a brincar, não estás ? Que raio de exemplo é esse ?
Porquê pagar mais ?? Deixava de haver pré -instalações ? Deixava a MS de comercializar OEM ? Que eu saiba uma coisa não implica outra.

Quando quiseres pagar de brincar às crianças que não percebem nada do mundo de negócios talvez possamos continuar a discussão.

Se não és capaz de admitir que existe uma coisa chamada "Contratos", que condicionam as "Condições Comerciais", e que a exclusividade => melhores "Condições Comerciais", fica para aí a falar....

Pensei que tinhas 10 anos em IT como já disseste várias vezes. Deves andar a trabalhar numa cave.

FACTOS INEGÁVEIS:

1 - Exclusividade => Melhores condições para obtenção de licenças OEM.
2 - Qual a percentagem que quer de facto um OS diferente? Minima
3 - Tendo em conta 1 e 2, qual é a decisão correcta em termos de gestão para a Sony, HP, Toshiba? Pre-instalar Windows.

Isto é o mundo dos negócios. Querem brincar às bonecas? Então não venham para aqui discutir com histórias da carochinha porque tanta inocência já começa a fartar.
 
Última edição:
Porquê? Porque tu queres? Já me impõe a motherboard, a gráfica, a drive de DVD, mas vou implicar com o SO que até é a parte que posso desinstalar?

Hardware não é o meu forte, mas pelo que sei tu podes construir uma máquina de raiz com os componentes que tu escolhes! Onde é que está escrito que és obrigado a usar a placa gráfica X ou a motherboard Y? Só compra pcs já montados quem quiser. Já pcs com Windows instalado não é bem assim...

Pensa assim, para tu teres o teu direito, os 95% que querem Windows iam pagar bem mais por ele. Não queiras trazer para a mesa o suposto beneficio para os consumidores, porque a esmagadora maioria ficaria a perder com o fim dos SO pre-instalados.
Mas eu não defendo que queira Windows pague mais, simplesmente quem não quer, não paga e pronto. Esta medida ia fazer abrir os olhos de muita gente iam perceber que o mundo não é só Microsoft e Windows, e achas que a Microsoft não sabe?

Obviamente que ficam a ganhar. É tão obvio que até doi, e não sei como é que consegues afirmar o contrário. O SO fica mais barato, e já vem instalado.

Quando digo que utilizadores Microsoft também podem ficar a perder, é porque muitos deles já possuem licenças ou podem obter gratuitamente de forma legal, como eu, muita gente e até tu, quem sabe? E achas que nestes casos também devemos pagar mais 100/200/300 € por algo que já temos? Eu não.

És contra a qualquer um de nós ter o poder de decidir se quer ou não o SO instalado? Os tempos de ditadura já lá vão meu caro.
 
Hardware não é o meu forte, mas pelo que sei tu podes construir uma máquina de raiz com os componentes que tu escolhes!
Se constróis de raiz também escolhes o SO.....

Mas eu não defendo que queira Windows pague mais, simplesmente quem não quer, não paga e pronto. Esta medida ia fazer abrir os olhos de muita gente iam perceber que o mundo não é só Microsoft e Windows, e achas que a Microsoft não sabe?
Quer queiras quer não, fim de exclusividade implica que quem quer de facto o Windows vai pagar mais. Não é uma questão de quereres ou não, é o mundo dos negócios. E essa de abrir os olhos é uma piada, se o portatil viesse vazio mais depressa piratiavam o Windows que instalavam Linux...

Quando digo que utilizadores Microsoft também podem ficar a perder, é porque muitos deles já possuem licenças ou podem obter gratuitamente de forma legal, como eu, muita gente e até tu, quem sabe?
Licenças OEM não se podem transferir entre PCs e o número de pessoas com licenças retail (e não instaladas) deve ser tão ridiculamente baixo que o teu exemplo é tudo menos significativo.

És contra a qualquer um de nós ter o poder de decidir se quer ou não o SO instalado? Os tempos de ditadura já lá vão meu caro.
Desculpa, mas vives na ilusão que tens escolhas em tudo na vida? Se eu quiser um Sony com a gráfica de uma marca obscura que ninguém conhece (mas óptima, mesmo brutal) posso tê-lo? A resposta é NÃO! Se eu quiser um Iphone na TMN posso tê-lo legalmente? Não (ou pelo menos até há uns tempos não podia). A vida é lixada não é?

E espero que isso se aceder ao Windows gratuitamente não seja o MSDN-AA.

The tools and technologies provided through the MSDN® Academic Alliance (MSDNAA) program may be used for instruction and non-commercial research only. Please refer to the definitions of instructional and research use that follow.

Sacares o Windows e usares no teu PC de casa para uso não académico é contra a licença.
 
Última edição:
Que bela discussão vai aqui!
Fazem aqui comparações com outros produtos que pouco se assemelham aos portateis com windows oem. Num automovel que eu vá comprar a carroceria e o motor tem a mesma marca, a assistencia é dada pela marca logo sou obrigado a comprar o produto todo e a escolher de entre as ofertas dessa marca. É que se comprar um automovel opel com motor isuzo o motor não tem escrito usuzo mas sim opel e se tiver problemas não é a isuzo que resolve mas sim a opel. Nesta situação o consumidor não tem que exigir nada pois é um só produto e um só nome a dar apoio ao consumidor.

No caso dos telemoveis é semelhante aos automoveis, produto e suporte tudo na mesma marca.

Se comprar um portatil de uma determinada marca com windows oem, temos um produto com duas ou mais marcas e se tiver um problema com o software e se recorrer á marca do portatil, esta não dá suporte ao software e despacha o consumidor para o produtor do software, logo a meu ver portatil e software oem são produtos separados numa embalagem unica e neste caso o consumidor tem direito a exigir o portatil sem software e ser devolvido o valor deste. Se disserem que o fabricante do portatil colocou o software mais usado por motivos de ser mais celere a entrega ao consumidor, por aí tudo bem mas não pode negar um pedido do cliente.
 
Que bela discussão vai aqui!
Fazem aqui comparações com outros produtos que pouco se assemelham aos portateis com windows oem. Num automovel que eu vá comprar a carroceria e o motor tem a mesma marca

Não necessariamente....Next....

Se comprar um portatil de uma determinada marca com windows oem, temos um produto com duas ou mais marcas e se tiver um problema com o software e se recorrer á marca do portatil, esta não dá suporte ao software e despacha o consumidor para o produtor do software
Era preciso que eles adivinhassem que o problema era do software e não do hardware. Como eles ainda não têm dedo que adivinha....

Se disserem que o fabricante do portatil colocou o software mais usado por motivos de ser mais celere a entrega ao consumidor, por aí tudo bem mas não pode negar um pedido do cliente.
E se o consumidor pedisse uma gráfica de uma marca obscura? Já se podia negar?
 
Última edição:
Eu sei porque muita gente fala assim! Se não fosse a pirataria depressa mudavam de opinião! Quando vos falarem em monopólio na gasolina, no preço do pão, no spread no crédito a habitação, também vão dizer....azar...não andes de carro....não comas pão....compra casa a pronto! É tudo muito simples da boca para fora!
 
Eu sei porque muita gente fala assim! Se não fosse a pirataria depressa mudavam de opinião! Quando vos falarem em monopólio na gasolina, no preço do pão, no spread no crédito a habitação, também vão dizer....azar...não andes de carro....não comas pão....compra casa a pronto! É tudo muito simples da boca para fora!

1 - Tenho o Vista Retail
2 - Os teus exemplos não fazem sentido. De que forma são comparáveis ao Windows OEM obrigatório?

Se calhar por isso é que os Eee com Windows e Linux custam o mesmo...
E isso prova exactamente o quê?....Tentaste ser inteligente, mas espalhaste-te ao comprido. Se pedires com jeitinho explico-te porquê....
 
Depois de tanta barbaridade dita sobre os preços dos OEM, estava aqui a pensar... ora 300€.. e existem netbooks a menos de 300€.. logo amanhã de manhã, vamos todos exigir que nos paguem para levar os netbooks das lojas :D

Para alguns users:

- Licença Oem é intrasmissivel.
- Quase todos os Fabricantes de PC's que vêm com Vista, dão opção de downgrade para XP gratuita.
- Mesmo trabalhando numa empresa "pequeninita" comprei os ultimos XP's Oem a 70 Euros.. e só vendo 5% de linhas brancas sem OS... agora, por exemplo, a quanto uma HP comprará?

Alias, ficará mais "barato" ao fabricante implementar uma solução MS ou Linux ? Em Linux faz-se uma instalação unattend com facilidade, com drivers e outros softwares ?

Dado que o suporte Oem é dado pelo fabricante do hardware... os custos desse apoio técnico serão mais baratos se recorrem ao Linux? Qual é a percentagem de utilização de Linux nos Desktops Empresariais e Domésticos?

Isso dos movimentos é muito lindo....

Cumps
 
Com essas declarações só demonstras que estás completamente a "leste" neste assunto. Sou profissional IT à mais de 10 anos e falo com algum conhecimento de causa apesar de não me considerar nenhum "mestre supremo".

Na minha experiência pessoal dou-te mais uns exemplos:
- Uma cliente minha perdeu os documentos do programa de facturação onde estava lá a chave para a instalação. Bastou-me fazer um telefonema para empresa que dava suporte e fornecer os dados da minha cliente. Bastou isso para receber tudo o que precisava para fazer a reinstalação.
Estamos a falar de um programa que custa cerca de 400€....
- Um cliente meu perdeu as disquetes de instalação do software de uma máquina de impressão digital e o hardlock do software estava danificado.... a empresa que na altura trabalhava e que era representante desse equipamento, forneceu-lhe as disquetes e um novo hardlock, o programa "só" custava 300 contos....

Em relação aos drivers em Linux, vais ás páginas do fabricante do equipamento e fazes download ( tal como no Windows ) ou melhor ainda, fazes a instalação atraves dos repositórios. Não estou a ver qual o teu problema em relação a este pormenor pois já sai fora do tema...

Infelizmente, nem todas as empresas fazem isso, e por usar contos, presumo que ja fui ha alguns longos anos. Hoje em dia se calhar a realidade e diferente. A adobe por exemplo cobra para te enviar os cds de novo. E falamos de software de milhares de euros, dependendo da versao.

E sim, eu adoraria ir ao site do fabricante buscar os drivers. Obrigado pelo obvio. So ha o pequeno problema, so dao suporte ao xp / vista 32bits. E agora? A culpa deve ser da microsoft nao?

Ja dizeram aqui varias vezes, existem portateis sem SO / com so alternativo ao windows. Porque nao os compram? Birras nao ficam bem a ninguem. Basta ir a uma amazon ver a quantidade de portateis que ja ha com linux. Existem os excelentes barebones da Compal, que quem os tem indica a qualidade dos mesmos, e o relativo baixo preco, que podem vir sem SO.

Para mim tanto me faz, pessoalmente e-me indiferente se o pc / portatil vem com ou sem so. Mas acho patético as coisas que inventam para ir contra a microsoft. Pa, eu ate prefiro a Apple, mas nao exageremos. Irrita-me mais a lixeira de software que acompanha os pcs do que o sistema operativo que vem com os mesmos.
 
Pessoal, a Microsoft não vai à falência se as leis forem alteradas! Isto é para para o nosso bem, para termos opção de escolha! Temos de pensar na maior parte da população nem sabe o que é um forum ou comprar algo pela Internet! Quando eu digo a muitas pessoas que um computador pode funcionar sem windows, começam a rir! E muitas delas são enfermeiros, professores, etc. É tudo tão controlado pela Microsoft que é muito dificil estas mesmas pessoas terem acesso a alternativas!

Paz na terra com windows, linux e osx!
 
Vou comprar um pacote de bolycaos
Não gosto das prendas

Não compro nada

Sinceramente, foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando li este topico
 
Quando eu digo a muitas pessoas que um computador pode funcionar sem windows, começam a rir!

Pode ser difícil de compreender, mas a esmagadora maioria das pessoas tem mais com que se preocupar do que com o SO que têm no PC. Não sabem, e não querem saber.

Pensas que és um paladino que os vai iluminar? Pensa outra vez, cada um tem os seus interesses, e perder tempo a descobrir as maravinhas do Linux, quando já conhecem o Windows não faz qualquer sentido.

Além disso estamos aqui a discutir por uma coisa que deve custar uns 30 euros à HP....Se considerarmos que em caso de escolha, a loja tinha de instalar o software e ia cobrar mão de obra, para o Zé o OEM está pago...
 
Pode ser difícil de compreender, mas a esmagadora maioria das pessoas tem mais com que se preocupar do que com o SO que têm no PC. Não sabem, e não querem saber.

Pensas que és um paladino que os vai iluminar? Pensa outra vez, cada um tem os seus interesses, e perder tempo a descobrir as maravinhas do Linux, quando já conhecem o Windows não faz qualquer sentido.

Além disso estamos aqui a discutir por uma coisa que deve custar uns 30 euros à HP....Se considerarmos que em caso de escolha, a loja tinha de instalar o software e ia cobrar mão de obra, para o Zé o OEM está pago...

Eu estava a comentar na boa mas parece que não vale a pena continuar! Fica bem!
 
Eu estava a comentar na boa mas parece que não vale a pena continuar!

Porquê? Porque não me vais converter assim como não te vou converter a ti? E eu também estava a "comentar na boa", não sei porque estás tão sensibilizado.

Acho giro quando as pessoas se acham donas da verdade e levam a mal que outros discordem.
 
Porquê? Porque não me vais converter assim como não te vou converter a ti? E eu também estava a "comentar na boa", não sei porque estás tão sensibilizado.

Acho giro quando as pessoas se acham donas da verdade e levam a mal que outros discordem.

Eu não levei a mal só acho é que esta conversa não vai a lado nenhum!

Não tem nada a ver com o assunto mas estou a escrever num PC apenas com linux, e sou sócio de uma pequena empresa onde os PC's são todos windows! Eu não quero que o Windows acabe! Eu sou apenas contra monopólios!
 
Tem o mesmo preco? De certeza? 100% com as mesmas caracteristicas? Vai la ver as specs novamente e depois volta ca.
Tá bem, fica lá com a bicicleta dos 8 Gb a mais (estou a falar dos 901).
Por isso é que toda a gente que conheço compra o que vem com Linux e lhe espeta a seguir com XP!
Não sou contra nenhum SO, mas esta perseguição à M$ irrita-me um bocado...
Mas pronto, cada um escolhe o que prefere.
Fiquem bem que isto já chateia.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo