1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Browser Mozilla Firefox (3.6)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por petersaints, 26 de Novembro de 2007. (Respostas: 1912; Visualizações: 163955)

1. petersaints

petersaints Power Member

ESTE TÓPICO SERVE APENAS PARA DISCUSSÃO DO BROWSER E DAS SUAS FUNCIONALIDADES, BEM COMO POSSIVEIS UPDATES!
    Quais quer dúvidas e suporte técnico sobre o firefox é neste tópico.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Mozilla Firefox 3.5.4 (27 de Outubro de 2009)

Resumindo:
    Esta versão introduz principalmente melhoramentos no rendering engine (o Gecko) com suporte a mais funcionalidade CSS e a algumas funcionalidades do HTML5 bem como um novo motor JavaScript muitíssimo mais rápido (o TraceMonkey) de forma a concorrer directamente com o Google Chrome e o Safari 4 em termos de suporte a standards e velocidade de renderização.

Incluí também algumas modificações a nível da interface com o utilizador mas nada de muito significativo, contando apenas com pequenas modificações em certas funcionalidades.

Download [Versão PT-PT]

[​IMG] --> Download
    [​IMG] --> Download
    [​IMG] --> Download

Outras Línguas
    Notas de Lançamento

De notar que a release 3.1 do Firefox foi renomeada 3.5. Esta é a última pre-release com o número 3.1. A Beta 4 e seguintes, incluindo eventualmente a versão final serão 3.5.
    --------------------------------------------------------------------------------------

ESTE TÓPICO SERVE APENAS PARA DISCUSSÃO DO BROWSER E DAS SUAS FUNCIONALIDADES, BEM COMO POSSIVEIS UPDATES!
    Quais quer dúvidas e suporte técnico sobre o firefox é neste tópico.

Última edição: 27 de Outubro de 2009
  2. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Já agora, acabou de sair mesmo á bocado a versão 2.0.0.10 do Firefox. :)

Cumps :kfold:

3. timber

timber Zwame Advisor

Tenho estado a usar o Firefox 3 b1 como o meu browser principal (e praticamente único)

Em termos de estabilidade está óptimo. Melhor que o FF 2 b1 no tempo dele e quem dera a muitos programas ter esta estabilidade.

Tem algumas melhorias muito práticas como o sistema de bookmarks e o download manager (evito usar programas extra e com este do FF 3 acho que o manager que tinha vai à viola). Só sinto falta do dicionário em Pt que ainda não está disponível (e não tenho pachorra para o martelar à mão caso chegue alterar as versões reconhecidas)

4. petersaints

petersaints Power Member

Por acaso falando do sistema de bookmarks ainda não percibe a diferença daquilo... É que os bookmarks parecem iguais só que agora há uma secção (os Places) em que podemos meter bookmarks com tags mas os bookmarks ditos normais continuam na mesma... Não percebo muito aquilo. Além disso o único bug gritante que encontrei foi carregar com a tecla direita numa tag (tal como se faz num favorito qualquer) aquilo dá um erro qualquer :P Não é grave porque não crasha nada.

5. skorzen

skorzen Power Member

Ainda não experimentei mas espero que esta versão seja bem menos pesada que as anteriores, que "comem" RAM que é uma coisa doida.

PS - Porque é que o tópico está na secção do Windows?

6. petersaints

petersaints Power Member

Há alguma secção de software em geral??

7. skorzen

skorzen Power Member

É uma falha do fórum com a qual a equipa e os utilizadores do mesmo têm que lidar. No entanto, acho "injusto"... mas é compreensível.

8. petersaints

petersaints Power Member

Também acho injusto... pois também aprecio Linux... Mas visto que o grosso dos utilizadores usa Windows decidi por na secção Windows. Pois não há nenhuma secção Software. Ou mesmo Software - Windows, Software - GNU/Linux, Software - Multiplataforma (no caso da Apple até têm secção de Sofwater).

Já agora quanto há memória... parece que a Beta 1 gasta mais memória por exemplo com 1 tab aberta mas com muitas a memória cresce muito mas mesmo muito mais devagar.

9. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Estou agora mesmo a usar a versão 3 e não parece má de todo.

As tabs têm uma animação mais "smooth" quando são alternadas e o gestor de downloads teve algumas melhorias.

Do lado esquerdo encontra-se uma pasta chamada "Places" que guarda as últimas páginas visitadas, as mais visitadas, etc.

Com "imensas" tabs abertas consome na minha máquina perto de 85Mb de memória.

:)

10. redowk

redowk Power Member

epá e RAM como ficamos

é comilão ou nem por isso

11. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

"The results from one of the tests is quite interesting, after loading 12 pages and waiting 5 minutes, 2 used 103,180KB and 3 used 62,312KB. IE used 89,756KB." fonte

12. petersaints

petersaints Power Member

O Chris Pirillo é o mair cromo que eu já vi... basta ver este video dele

http://www.youtube.com/watch?v=oKVEl2Wyvmc

Por mais que eu não deteste (porque não gosto) do Maxthon... aquilo não é um browser. É uma GUI diferente para o IE (actualmente para o IE7).

13. Lucien

Lucien What is folding?

Exactamente. O Maxthon é baseado no IE, e já sabemos que tudo o que baseado no IE literalmente nao vale nada.

Esquema simples:

Firefox 3 > Netscape 9 > Firefox 2 > Opera > Safari > Maxthon > IE.

E mai nada.

14. jmoportugal

jmoportugal Power Member

Ele nesse video diz que é baseado no IE mas mesmo assim prefere-o ao Firefox.

Eu prefiro o Firefox mas não é por isso que lhe chamo cromo.

Cada um usa o que quer.

15. petersaints

petersaints Power Member

Não é só por isso. É maneira como ele fala de tudo. Tem bué da mania que sabe de tudo e que a opinião dele é lei. Quando não passa de uma simples opinião. Além de que o Maxthon quando o já experimentei dá tanto problemas que é caso para dizer meu rico IE7.

Mas vamos lá deixar-nos de Flames só falei de não gramar o Chris Pirillo porque também não gostei muito do que ele disse no Firefox 3. Que só falou das cenas muito superficiais. Mas adiante...

Para mim o ranking é:

Firefox 3 (possivelmente) < Firefox 2 <= Opera 9 < Internet Explorer 7 < Internet Explorer 6 < Maxthon 1 < Maxthon 2 < Safari fo Windows...

Pelo meio também há um browser que gosto bastante por usar o engine da Mozilla (o Gecko) chamado K-Meleon:
    http://www.google.com/url?sa=t&ct=r...u3lNvJCSY3K7EoRWg&sig2=vAnvQu98Ihr5ukz3vfSpkg

A vantagem é que em vez de usar o XUL multiplataforma usa uma interface nativa do Windows. Gasta por isso menos recursos e é mais rápido. Pena ser tão feio e não se poder fazer muito quanto isso, e os add-ons para Firefox são na sua grande maioria incompatíveis.

E já que estou numa de apresentar browsers temos também o SeaMonkey que é o "substituo" da antiga Mozilla Suite, desenvolvido por uma comunidade de voluntários, e integra Web Browser, cliente de e-mail, IRC, editor de HTML, etc. num só... Mais uma vez usa o Gecko para renderizar as páginas e é em regra geral compatível com a grande maioria dos add-ons para Firefox.

http://www.seamonkey-project.org/

Por fim digo que o Firefox 3.0 Beta 2 está para breve... Supostamente o Trunk (linha de desenvolvimento das novas versões do Firefox, neste caso a 3.0) fecha hoje para ser só correcção de bugs durante uns dias. Depois devem aparecer umas release candidate das betas e passados mais uns dias a versão "final" da Beta 2. Por isso deve chegar pelo Natal como prendinha. Se for como de costume a Beta 2 já será bastante estável e praticamente 100% usável no dia a dia. Se for como foi no 2.0 deve depois sair a Beta 3 ainda logo seguida de RC1 e de uma RC2 e depois a Final. Eu aponto lá meados de Fevereiro ou princípios de Março para o lançamento da versão Final.

16. timber

timber Zwame Advisor

Para o meu uso o FF3b1 só precisa dum bocado de ajuda da malta dos plug-ins para actualizar para esta versão.

De resto está praticamente pronto a consumir.

17. Romani48

Romani48 Power Member

ora nem mais..

quanto ao maxthon ser baseado no IE... se este é um programa que mostra as paginas usando um loader do IE.. ou seja acaba por nem se poder chamar um browser.. porque se o fosse julgo que não poderia ser chamado de opensource.. nem freeware quanto mais..

Última edição: 5 de Dezembro de 2007
  18. petersaints

petersaints Power Member

Sim está usável :P mas falta qualquer coisa... possivelmente os add-ons. Pelo menos os mais básicos :P Mas também comparando o FF3b1 e o FF2 despidos de add-ons o FF3b1 ainda tem umas pancas valentes aqui e ali. Nomeadamente no sistema dos Places que ainda não está 100% acabado. Só da Beta 2 para a frente é que vai ser feature complete a 100%. Digamos que a Beta 1 foi uma Alpha 9 abençoada :P

19. petersaints

petersaints Power Member

Yah o Maxthon é uma shell para o Internet Explorer, não passa disso. Aproveita-se do sucesso Internet Explorer para usar o Trident (o Engine de renderização do Internet Explorer) que funciona com 99.999(9)% dos sites.

E o Maxthon é Freeware... Tem uma EULA proprietária ;)

Mas bem estamos a ficar Offtopic LoL

Partilhar esta Página