Browser Mozilla Firefox

Pois... agora que o FTP já está actualizado já faz mais sentido. Ontem tinha o mozilla-aurora com a 5.0a2 e o mozilla-central com 4.2a1pre. Agora já está certo com 5.0a2 e 6.0a1.

No endereço habitual das nightly builds do minefield ainda só há versão 6 para linux:
http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-trunk/

Não estou a ver como é que eu acedo às builds aurora sem ser com o link que o bolota deixou.

No minefield é fácil. Motor de busca: "minefield" e acesso à página do projecto. Mas deve ser uma questão de tempo até que aconteça o mesmo com o aurora.
 
Sim. Mas ao indicar que já há para Linux é uma questão de horas até sair a para Windows, e a numeração começa a fazer sentido.

Isto agora é:
Nightly (fica no mozilla-central, mas o latest-trunk também lá vai dar, neste momento está na 6.0 Alpha 1): http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central/
Aurora (fica no mozilla-aurora, e neste momento está na 5.0 Alpha 2): http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-aurora/
Beta (fica no mozilla-beta, e neste momento está no 4.2 Alpha 1 Pre, mas deve ficar como 5.0 Beta 1 daqui a um tempo visto que a 4.2 nunca vai sair e é apenas uma place holder): http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-beta/
Release (deve ficar na pasta de releases e neste momento está na 4.0): http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/latest/
 
bom apos uma leitura neste thread fiquei algo confuso , entao eles estao a fazer varios firefox ao mesmo tempo? em vez de tentarem melhorar algo que ja esta a ficar muito bom (firefox 4) começam a criar ainda mais problemas?
 
bom apos uma leitura neste thread fiquei algo confuso , entao eles estao a fazer varios firefox ao mesmo tempo? em vez de tentarem melhorar algo que ja esta a ficar muito bom (firefox 4) começam a criar ainda mais problemas?

Problemas? Nada disso, a Mozilla simplesmente está já a pensar nas próximas releases de modo a obter produtos ainda melhores.
 
problemas foi uma maneira de dizer...

mas é claro que quantos mais productos mais bugs mais correcçoes mais trabalho e mais dores de cabeça... deviam-se dedicar a uma coisa só e torna-la perfeita e depois ir avançando para novas etapas

eles ficaram parados no tempo enquanto os outros browsers evoluiam quase mensalmente e agora de repente querem conquistar este mundo e o outro de um dia para o outro?
 
Última edição:
O problema de se focarem apenas numa nova versão de cada vez foi o que causou o atraso. A metodologia da Mozilla, até agora, era pensar num bolo e ir fazendo as várias fatias e apenas se lançava quando tudo estivesse pronto. Assim claro... mesmo que das fatias todas algumas já estivessem prontas há meses apenas iriam chegar aos utilizadores passado muito tempo.

Agora trabalha-se de uma forma diferente. Vão-se fazendo novas funcionalidades e conforme vão passando a "triagem" de qualidade ao longo de vários canais de lançamento acabam por chegar à versão final. Isto é o que já faz o Chrome quase desde o início, a Opera também agora foca-se em fazer umas poucas alterações e lançar logo uma versão com elas. Até a MS acabou de lançar o IE9 e agora já apareceu a primeira Platform Preview do IE10.
 
acho que o xpertvision não percebeu bem o que se vai passar, não são varios "produtos", é o mesmo "produto" mas em várias fases diferentes de "produção", por assim dizer. começa na nightly e há medida que as varias features vão estando acabadas vão passado para os outros para refinar e eliminar bugs até chegar a release final.
Antes acontecia isto, mas só estava acessivel aos devs, agora fica acessivel a toda a comunidade, é mais ou menos isto.
 
Ui, essa vai já para os meus favoritos :P

Pelo que estou a ver, se mantiverem o ritmo de desenvolvimento que pretendem, vão lançar uma nova versão estável a cada 5 semanas
Isso é ainda mais rápido que o chrome :|
 
Ainda sobre as diferenças entre Nightly, Aurora, Beta e Final.
Vejo que a Mozzila agora anda a dar forte. Até estou curioso para ver as novidades e em que medida vai melhorar o browser num futuro próximo. Para já ainda não me convenceram a deixar o Chrome.

Edit: Comparação dos ciclos entre o Firefox e o Chrome.

Most Google Chrome power users run the beta or dev channels of the Chrome browser because it offers access to new features sooner, and Google generally does a good job of keeping this "unstable" channel relatively stable. Hopefully Aurora provides Firefox users with an in-road to do the same thing. Mozilla explains their thinking on the Mozilla Blog, or in more detail at the Mozilla Developer Center. You can download your channel of choice at the link below.
 
Última edição:
O ícone que o bolota meteu no post inicial da thread acabou por não ser o final. Decidiram não por a raposa porque é o Aurora ainda é algo "instável" para levar a raposa, que o faria parecer algo mais oficial. Eu tenho pena pois aquele ícone com a raposa e o globo com menos luz é brutal.
 
Finalmente as coisas começam a tornar-se mais claras. Já experiementei as builds 6.xxx e 5.xxx e não notei qualquer diferença entre elas, para além dos ícones. Mas certamente deve haver diferenças, eu é que não tenho conhecimentos do que está "under the hood".
 
Neste momento as diferenças são poucas entre o 5.0 e 6.0. O 6.0a1 só foi criado há para ai 3 dias no mozilla-central e o 5.0a2 foi "branched" do mozilla-central para o mozilla-aurora na mesma altura. Daqui a umas semanitas já se deve começar a notar mais diferença entre o 5.0 e 6.0. E eventualmente o 5.0 vai passar para o mozilla-beta, o 6.0 para o mozilla-aurora e o 7.0 vai ser começado a ser trabalhado no mozilla-central.
 
No 1º post coloquei as features que a Mozilla estaria a delinear, mas referentes ao futuro do Firefox no seu geral, e não à versão 5 em concreto. Pois então aqui fica as features da Mozilla para o Firefox 5, ou seja a curto prazo.

Firefox Features


EDIT:

Na Nightly acrescentaram animações ao movimento dos separadores, muito semelhante com as animações do Chrome.
Podem constatar neste video: Firefox New Tab Behavior Features (In Nightlies and TryServers)
 
Última edição:
Na de dia 17 de Abril ainda não tenho isso. A de 18 talvez, tenho que esperar que saia a versão para Windows. Mas de qualquer das formas é uma das coisas que eu prefiro no Chrome, por isso é bom ver no Firefox. Eu queria era que o Beta Channel abrisse depressa... não gosto de usar browsers sem branding oficial :P
 
Mas isso basicamente vai ser a integração do Mozilla F1 no Firefox: http://f1.mozillamessaging.com/ E além disso já não vai a tempo do Firefox 5.0. O 5.0 está feature complete... se estiverem a usar o Aurora Channel já sabem o que vai ter o 5.0, já não entra mais nada salvo alguma excepção.

No 6.0 é que o F1 vai ser integrado no Firefox, mas neste momento nas Nightlies ainda não foi. Se por acaso não entrar a tempo da 6.0 vai na 7.0.
 
Back
Topo