Browser Mozilla Firefox

Esses testes dizem-me pouco.
Pela minha experiencia o Chrome é mais rápido em sites com muito javascript e ajax tipo os webmails. De resto o firefox é mais rápido em quase tudo.

Teste prático rápido: abrir o site do Record com o Firefox e com o Chrome e ver na prática qual é o mais rápido. Nos meus 3 pcs o Firefox ganha com uma larga vantagem.
 
Por acaso, experimentei agora o site do Record e realmente o tempo até o site estar completamente carregado no Firefox 12.0a2 vs Chrome 17 Beta é para aí metade do tempo. Mas no geral, qualquer browser recente tem performance mais que suficiente para quase qualquer situação.

Apesar de tudo, e depois ter largado o Firefox pelo Chrome (que usava desde a versão 0.9 de meados de 2004) durante 1 ano, há uns meses voltei para o Firefox. As razões são simples:
- Mais controlo, sim o Firefox é o browser que dá mais controlo sobre o comportamento do browser. Não gostas de algo? Provavelmente podes mudar com uma variável no about:config. E tens muitas mais opções do que no Chrome (talvez só o Opera tenha tantas ou mais opções). O Chrome, por exemplo, nem dá para mudar o tamanho da cache (sem ser por command line switches).
- Addons mais ricos. O Chrome tem muitos addons bons e o Opera também já tem addons há coisa de 1 ano, mas o Firefox permite addons que realmente (se forem bem feitos) integram-se TOTALMENTE no browser, nem se repara que não é "nativo". Não que use muitos addons, mas permite afinar pormenores do browser.
- Personalização da estética. Sem ser o Opera, é o browser com temas mais completos. Praticamente não uso temas mas também permite alterar o userChrome.css para modificar a skin default a meu gosto.
- Gestão de memória. Desde a versão 7.0 que é o browser com a melhor gestão de memória.
- Rápido q.b.. Não tanto como o Chrome e possivelmente o Opera mas é mais do que suficiente. A nível de hardware acceleration é também superior à concorrência. O único tão bom nesse aspecto é o IE9.
- Por último... é o mais open de todos. O IE é closed-source, o Safari só o engine (WebKit é open), Opera é closed-source e Chrome é maioritariamente open (mas tem componentes closed-source, que não existem no Chromium). Além disso a Mozilla não tem ligação a nenhuma grande empresa. É um desenvolvimento aberto para a web. Se não sou fanático dos sistemas operativos open source, por um lado, por outro a web sim... deve ser tanto quanto possível open e desprovida de interesses específicos desta ou daquela empresa. Porque a web é a plataforma global que liga todos os dispositivos, corram estes qualquer que seja o sistema operativo ou browser.

Peço desculpa se foi um pouco off-topic. Mas para mim é importante referir o que AINDA faz do Firefox uma óptima (para alguns a melhor) escolha.
 
Esses testes dizem-me pouco.
Pela minha experiencia o Chrome é mais rápido em sites com muito javascript e ajax tipo os webmails. De resto o firefox é mais rápido em quase tudo.

Teste prático rápido: abrir o site do Record com o Firefox e com o Chrome e ver na prática qual é o mais rápido. Nos meus 3 pcs o Firefox ganha com uma larga vantagem.


Foi só mesmo para mostrar, instalei o chrome para ver as diferenças com o firefox e decidi postal aqui.
Sinceramente? Não gosto do chrome, já utilizo o firefox desde 2006.

Ainda tenho instalado e uma coisa que notei de diferença, foi ao iniciar os dois programas, o chrome é rapidíssimo o firefox demora mais um bocado.


És de Coimbra, vivo perto :D
 
(...) uma coisa que notei de diferença, foi ao iniciar os dois programas, o chrome é rapidíssimo o firefox demora mais um bocado.
Sim, nesse aspecto o Chrome é bastante mais rápido. A velocidade de que eu falava era a de abrir páginas. O Chrome é mais rápido a abrir sites que contenham muito javascript e ajax como os serviços do google e a maioria dos webmails actualmente, mas a abrir outro tipo de sites (dei o exemplo do record por ser um dos que se nota mais) o Firefox ganha quase sempre e nalguns com uma grande vantagem.
Quanto ao IE9 fiquei bastante surpreendido pela positiva com a rapidez e fluidez e é de longe melhor que as versões anteriores. Peca pela falta de personalização.
O opera é realmente muito rápido mas alguns sites não funcionam bem. Até pode não ser culpa do opera mas os outros browsers abrem bem.

Eu não sou mesmo de Coimbra, mas vivo relativamente perto e estudo na UC.
 
Hum interessante ver a adobe a continuar a melhorar o flash, há uns anos atrás se mo dissessem não acreditaria :P
Trata-se uma boa evolução a nível segurança, esperemos que se apliquem também nas melhorias técnicas solucionando os crashes e freezes que muitos utilizadores continuam a reportar.
 
Já agora, para quem ainda não conhece a Mozilla preparou uma versão ESR (Extended Support Release) do Firefox. A ideia é substituir a versão 3.6 que está quase em EOL (End of Life) nas organizações que não querem seguir os lançamentos rápidos que o novo ciclo de desenvolvimento impõe. Como tal, uma vez por ano uma versão do Firefox será lançada como ESR e terá fixes de segurança e outros problemas durante 1 ano, até à próxima ESR. A versão 10 recentemente lançada é a primeira ESR e a próxima será a 17 (aproximadamente daqui a um ano).

Quem não gostar deste novo ciclo de releases rápido e preferir ter uma versão estável e com suporte durante 1 ano pode usar a versão ESR. Basta para tal fazer download aqui:
http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/all.html

Não é que aconselhe a ficarem "parados" no tempo 1 ano mas para quem lhe faz comichão este ritmo de lançamentos é capaz de ser uma boa opção (apesar do público alvo serem universidades, escolas, organizações governamentais, empresas, etc.,...).

Mais informação aqui:
http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/
[URL="http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/faq/"]http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/faq/
[/URL]
 
Back
Topo