Browser Mozilla Firefox

Versão 90.0 disponível pelos canais habituais.

Version 90.0, first offered to Release channel users on July 13, 2021

We'd like to extend a special thank you to all of the new Mozillians who contributed to this release of Firefox!

New​


Fixed​


Changed​

  • The "Open Image in New Tab" context menu item now opens images and media in a background tab by default. Learn more
  • Most users without hardware accelerated WebRender will now be using software WebRender.
  • Improved software WebRender performance
  • FTP support has been removed

Enterprise​



Fonte:
https://www.mozilla.org/en-US/firefox/90.0/releasenotes/
 
Versão 90.0.1 resolve alguns bugs.

Version 90.0.1, first offered to Release channel users on July 19, 2021

Fixed​

  • Fixed a crash when using some accessibility clients on Windows (bug 1720696)
  • Fixed busy looping processing some HTTP3 responses (bug 1720079)
  • Fixed transient errors authenticating with some smart cards (bug 1715325)
  • Fixed a rare crash on shutdown (bug 1707057)
  • Fixed a race on startup that caused about:support to end up empty after upgrade (bug 1717894)

Edit 22/07/2021:

E mais uma correção de bugs na versão 90.0.2:

Version 90.0.2, first offered to Release channel users on July 22, 2021

Fixed​

Changed​

  • Updates to support DoH Canada rollout
 
Última edição:
Boa tarde
Eu já não usava o Firefox à que tempos, anos, estava a usar o Waterfox mas esse browser tem piorado cada vez mais em vez de melhorar. Decidi experimentar o Microsoft Edge mas após algum tempo de uso, pouco tempo, não gostei do browser em si e da forma como ele funcionava. Até que optei por dar uma vista de olhos no Firefox que instalei ontem.

Fiquei admirado com aquilo que vi nesse browser: funcionalidades, opções e forma como ele faz a gestão das palavras-chave de login a sites, etc....

Eu uso o Alto contraste no Windows 10 e cores escolhidas no sistema em tudo.

Fiquei muito admirado como o Firefox agora trabalha muito bem em alto contraste havia sites como do jornal desportivo A Bola em que não mostrava antes as imagens da página inicial do site, nem o WaterFox as mostra na última versão, o Edge mostra isso tudo e este novo Firefox também mostra tudo como deve ser em todos os sites!

muito bom mesmo....
Tenho uma questão: Se eu tiver duas contas diferentes no mesmo Email o Firefox memoriza os login às duas contas e apresenta a opção de escolher qual delas quero usar?

Tenho a opção de preencher automaticamente os login a sites presumo que ao escolher a opção do menú de contexto que se abre com o botão direito do rato em cima do campo de entrada do email na primeira opção o Firefox apresenta as duas contas de email, se for o mesmo email usado claro, é isso que ele faz?

Ainda não testei fazendo login na segunda conta de email, o mesmo email, para ver se ele guarda tanto esse como o outro email tal e qual como um password manager faz.

Eu limpo os campos do histórico nas opções para não ficar os Login a sites guardados no pc por isso tenho a opção de preencher automaticamente o login desativada porque com duas contas no mesmo email o firefox ia sempre usar a primeira conta, ou a outra em que estivesse a usar antes, assim possoo optar por uma das duas contas certo?

E mais uma questão: Não existe forma de apagar as partes do histórico que eu quiser de forma automática? Pelo que vi parece não haver essa opção.
 
@SuperLuis

Se te referes a várias contas registadas no mesmo acesso/site com diferentes nomes de utilizador, sim o Firefox guarda todas as opções.
Fazendo logoff do site, ao reentrares para login são apresentados os diversos utilizadores registados/gravados pelo Firefox.

Para limpar o histórico automaticamente vais a Ferramentas > Definições > Privacidade e Segurança > Cookies e dados de sites e selecionas a opção "Eliminar cookies e os dados de sites quando o Firefox é fechado".

Tens aqui nesta secção algumas opções de configuração.
 
@SuperLuis

Se te referes a várias contas registadas no mesmo acesso/site com diferentes nomes de utilizador, sim o Firefox guarda todas as opções.
Fazendo logoff do site, ao reentrares para login são apresentados os diversos utilizadores registados/gravados pelo Firefox.

Para limpar o histórico automaticamente vais a Ferramentas > Definições > Privacidade e Segurança > Cookies e dados de sites e selecionas a opção "Eliminar cookies e os dados de sites quando o Firefox é fechado".

Tens aqui nesta secção algumas opções de configuração.

Presumo que mesmo com a opção de Login automática ativada o Firefox apresenta a lista dos utilizadores quando deteta o mesmo email usado certo? só tenho dois utilizadores registados no mesmo email dai que perguntei isso sobre a forma como o Firefox lida com esse assunto.

Eu já tinha essa tal opção de limpar os cookies e dados ativada quando saia do Firefox mas isso não estava a funcionar, não limpava os logins mesmo com a opção de entrar automaticamente numa conta desativada.

Não sei os motivos mas curiosamente eu carreguei na caixa que diz "Limpar histórico" e apareceu a lista das opções todas de limpeza que eu podia ativar ou desativar e a partir dai sempre que fecho o firefox os login a sites são todos limpos lol!

Dai que fiquei baralhado sem perceber.... É que de principio eu até tentei desativar o histórico escolhendo para o Firefox não guardar o histórico mas isso fez com que eu perde-se todas as ttabs abertas, separadores, ficando com uma página em branco de cada vez que entrava no Firefox dai que meti novamente na opção por defeito.

O Firefox está um excelente browser, de longe dos melhores após ter testado os outros e não ter gostado da forma como as coisas funcionam nos outros browser.
 
Também estou a usar o Firefox em todos os meus dispositivos e acho o melhor navegador de todos... mas curiosamente até foi ultrapassado pelo Edge e está muito longe do Chrome. Sinceramente não percebo... ou se calhar percebo :facepalm:
 
Só esta cena do multi container é um espetáculo para separar contas de trabalho e isolar depois os de shopping por exemplo. Adoro este browser.
 
Também estou a usar o Firefox em todos os meus dispositivos e acho o melhor navegador de todos... mas curiosamente até foi ultrapassado pelo Edge e está muito longe do Chrome. Sinceramente não percebo... ou se calhar percebo :facepalm:
O Edge vai á frente pq vem instalado de raiz com o Windows, e sim, se não bate o Chrome anda la taco a taco, ja q basicamente aquilo deriva da mesma fonte q o Chrome. Actualmente o Edge é o meu browser secundario.
 
O edge bate tanto chrome como firefox no geral.

https://www.anandtech.com/show/16078/the-2020-browser-battle-surfing-with-speed/2

Firefox atualmente tem performance abismal em video e jogos tipo aqueles de IO, em velocidade de browsing também está muito atrás. Tambem há sites que nao se comportam bem com gecko.

Esta bench já é de 2020 mas ha benchs independentes deste ano que confirmam o mesmo. Firefox está a ficar para trás, acho que os tempos de gloria já passaram.
 
O edge bate tanto chrome como firefox no geral.

https://www.anandtech.com/show/16078/the-2020-browser-battle-surfing-with-speed/2

Firefox atualmente tem performance abismal em video e jogos tipo aqueles de IO, em velocidade de browsing também está muito atrás. Tambem há sites que nao se comportam bem com gecko.

Esta bench já é de 2020 mas ha benchs independentes deste ano que confirmam o mesmo. Firefox está a ficar para trás, acho que os tempos de gloria já passaram.

Estás a exagerar, mas podes usar o que preferes, tal como nós. 😉
Firefox does very well though, only a couple of points behind.
 
Isso já me parece simpatia da anantech.
Kraken é o melhor benchmark e e um teste da mozilla.
Sunspider tambem teve bom resultado mas é um teste antigo, não relevante de todo para os dias de hoje.
Com sentimentos á parte, firefox não tem performance competitiva hoje em dia e isso é aparente ao usar outros browser.
E eu tenho o firefox instalado e uso-o, a minha conclusão não é só de benchmarks.
Digo-te mais, testa tu pessoalmente em sites de benchmarks e testa por ti firefox e edge, o fato é que o firefox não é competitivo em performance nos dias de hoje.

Se por alguma razao há pessoal que sente necessidade de usar o firefox muito bem, mas não vamos fingir que a performance dele é competitivo com chromium.


E aqui tens uma de 2021:

https://linuxreviews.org/Web_Browser_Performance_Round-Up_April_2021
There is one particular area where it really does matter which web browser you use: graphics-heavy applications. If you play WebGL games in your browser, or use applications relying on WebGL, then you should avoid Firefox (and SeaMonkey) like it's the plague. It isn't very hard to verify that the benchmark numbers here do reflect reality. cryptowat.ch is a website where you can look at charts of all the major digital currencies and see if you should waste electricity and CPU cycles mining a digital currency like Monero (XMR) with XMRig. The difference is immediately noticable if you opening two windows with Firefox and Chromium side-by-side and open cryptowat.ch XMR/USDT chart in both. Just moving the pointer around in the Firefox window feels sluggish; that's just not the case in Chromium-based web browsers.

What web browser you should use comes down to what interface and feature-set you prefer, and you should choose according to those criteria since performance is basically equal in everything not graphics-intensive. You can always keep a Chromium-based browser around just for those sites if you really like Mozilla Firefox for some reason.

Em conclusão, para quem usar browser intensamente, usar firefox parece-me um tiro no pé.
 
Mas eu uso firefox como te respondi.

So estou a dar os fatos que existem melhores alternativas para quem procura melhor performance, nada disso tem haver com preferencias.
 
eu tb uso o FF, n é pela performance, se fosse por isso ja tinha ido de vela, mas sim pelas ferramentas q estao disponiveis aqui e nos outros não as há
 
eu tb uso o FF, n é pela performance, se fosse por isso ja tinha ido de vela, mas sim pelas ferramentas q estao disponiveis aqui e nos outros não as há
(fiz quote para n haver confusao :007:)

E nada de errado nisso, totalmente compreensível. Eu pessoalmente tambem uso firefox para algumas coisas porque bem configurado realmente dá mais privacidade e é mais personalizável.
Percebam, eu só estou a dizer que em performance fica aquém das alternativas, nada mais, nada menos.

Agora tambem vos digo, se pensam que firefox é magicamente muito mais privado que chromium... Tenho uma ponte para vos vender.
O ponto forte de suportar firefox é suportar gecko para não haver monopólio de chromium, não é a "privacidade" nem as ferramentas.
 
Também estou a usar o Firefox em todos os meus dispositivos e acho o melhor navegador de todos... mas curiosamente até foi ultrapassado pelo Edge e está muito longe do Chrome. Sinceramente não percebo... ou se calhar percebo :facepalm:
Mas vocês tem um problema em ser ultrapassado? O que importa não é estar a funcionar e continuar a ser bom? Óbvio...

Ligam mais a isso que não sei o quê, para a Mozilla é importante e é normal que o Edge passe a frente é o navegador default do Windows. Isto para não falar da força e teimosia que a Microsoft faz para que usem.

Google Chrome teve um enorme Boost devido a ser da Google e por aí fora.

E o que é o Firefox comparado a Microsoft e a Google? Que métodos pode usar para dar um Boost? Pouco ou nenhum..
 
O firefox tornou se o que é hoje porque houve uma altura em que realmente era o rei em tudo, a IE também era parte do windows e nessa era eles tinham 30% de market share.
Hoje em dia esse market share é 3.29%, tem que se começar a perguntar a razão disto sem andar no jogo das culpas.
A conversa que é bom o suficiente e essa mentalidade de que a mozilla não consegue "combater" os grandes é um copt out e nada mais.
Eu gostava de puder usar firefox como browser principal mas já sei que ultimamente vai acabar por ser um exercício em frustacao, eles estão a tentar ser o chrome (novo ui, tiraram opções) e parece que cada vez mais se esquecem do que realmente distinguia firefox das alternativas.
Tudo que vejo hoje em dia ao entrar do firefox uma versão do chrome (o UI é basicamente igual) que tem lema da privacidade mas que tem performance pior em virtualmente todas as tarefas. E hoje em dia há mais browsers com o lema de privacidade como brave e vivaldi, ou seja, firefox também tem concorrência dos pequenos, não é só dos grandes, até diria que para quem abandona firefox, alternativas como brave sejam mais apetecíveis que chrome ou edge.
E privacidade ≠ seguranca, mas isso já é outro tópico.
 
Back
Topo