Browser Mozilla Firefox

Um video para refletir principalmente nos 5 minutos finais do vídeo


A Mozilla, não pode desaparecer. Embora esteja a perder terreno! Nao ha mais nenhum browser que seja competidor como o Firefox (nao o Edge nao é competição é baseado no Chrome, Vivaldi e Ópera também) tal como ele disse no video e bem. O Firefox é o único concorrente. O Safari esta anos atrasado.

Infelizmente é muito difícil da Mozilla ganhar terreno porquê.

Edge é uma potência, pertence a Microsoft e a mesma consegue incluir no seu sistema operativo por definição (default) logo é um boost enorme mesmo que não usem, só por ai ja ganham um bom terreno.

Chrome - É preciso falar? Ganham muito através da sua promoção antigamente pelo motor de pesquisa e pelo Android.

Nao há maneira de o Firefox sair daqui, mesmo ate vir a ser um bom browser com boas features. Não tem o mesmo boost que os outros dois conseguem ter. É esta causa e como resolver? Nem eu sei.

Cumps
 
Comecei a utilizar o Firefox ainda antes da versão 1.0 e é o que utilizo no iOS.
Concordo com o que foi dito: não pode desaparecer, será péssimo.
 
Ainda há poucos dias estava a ler que muitos users estavam a vir do Chrome para o Firefox por causa do novo Manifest V3 que ao ser implementando iria acabar com muitos addons, incluindo o Ublock Origin. Mas pelos vistos o Firefox vai ter o mesmo mal.
 
Ainda há poucos dias estava a ler que muitos users estavam a vir do Chrome para o Firefox por causa do novo Manifest V3 que ao ser implementando iria acabar com muitos addons, incluindo o Ublock Origin. Mas pelos vistos o Firefox vai ter o mesmo mal.
O problema é que se o Chrome inventar coisas novas, a Mozilla tambem tem de ir. Não pode parar. Porque se parar perde para a concorrência na inovação, melhorias etc.
Ficar obsoleto não é opção, eu entendo o que queres dizer.

Mas a Mozilla tem grandes obstáculos que dificilmente consegue dar a volta (no video que mencionei ele deu umas ideias, mas ninguem garante que funcione esse é o problema e o risco..)

As ameaças do Firefox
  • Concorrência com amplitude para ganhar terreno devido a Sistemas Operativos (Windows, Android)
  • Motores de busca de ambos os lados Google e Microsoft promovem os seus próprios navegadores
  • Android vem com Google Chrome instalado por default (sei, sei que pode haver ROMs, mas isso é uma minoria)
  • Microsoft promove o seu próprio browser de forma default no Windows e "tenta" forçar o seu uso, é um boost gigantesco
  • Gmail, Youtube tudo a base e publicidade explicita para o Google isto é na mente das pessoas é o Google Chrome que funciona (Teoria da conspiração, a maioria dos sites da google desaceleram para outros navegadores, possibilidando o ganho de terreno, uma mera opinião)
  • Monopolio em todos os sectores
  • Financeiramente muito mais fortes e conseguem ter um maior investimento
  • [.......] a lista continua.

Agora a pergunta é onde é que a Mozilla consegue e como contra atacar? Não consegue. Com features (funcionalidades)? Ok, pode até trazer alguns, mas continuará bem longe.

Unica solução seria um escandalo em todo o mundo chegando a todos sobre o Chrome ou Edge ai talvez existisse um aumento significativo.
Até lá duvido, Mozilla no minimo pode chegar ao pódio 3 e mesmo assim é dificil la ficar.

Eu admito, uso o Firefox em todos os PCs, mas no Mobile é Google Chrome não porque gosto, mas acho a interface do Mozilla estranha no Android. Eu sei eu sei, é hábito dai é o que disse é mais uma ameaça para a lista a cima.

Cumps
 
Ainda há poucos dias estava a ler que muitos users estavam a vir do Chrome para o Firefox por causa do novo Manifest V3 que ao ser implementando iria acabar com muitos addons, incluindo o Ublock Origin. Mas pelos vistos o Firefox vai ter o mesmo mal.
For compatibility reasons, Mozilla will still use most of the Manifest V3 spec in Firefox so that extensions can be ported over from Chrome with minimal changes. But, crucially, Firefox will continue to support blocking through Web Request after Google phases it out, enabling the most sophisticated anti-tracking ad blockers to function as normal.


In justifying that decision, Mozilla has been clear in recognizing that privacy is a core value for people who use its products, as chief security officer Marshall Erwin told The Verge.

https://www.theverge.com/2022/6/10/...google-chrome-privacy-manifest-v3-web-request
 
De qualquer das maneiras não me estou a ver usar um browser, seja ele qual for, que não dê para usar um ad-blocker. Ainda por cima nestes tempos com publicidade cada vez mais intrusiva e perigosa, ficava difícil navegar como deve ser.
 
De qualquer das maneiras não me estou a ver usar um browser, seja ele qual for, que não dê para usar um ad-blocker. Ainda por cima nestes tempos com publicidade cada vez mais intrusiva e perigosa, ficava difícil navegar como deve ser.
Solução seria algo instalavel como o AdGuard ou..
https://adguard.com/pt_pt/welcome.html
https://www.abelhadigital.com/hostsman/
https://github.com/AdguardTeam/AdGuardHome

Vê mais aqui:
https://github.com/anudeepND/blacklist
 
O Adguard sempre me pareceu bem mais fraco que um ublock bem configurado e com os filtros certos. Aliás, tentei-o usar no telemóvel por exemplo em vez do blokada e nem 3 dias o tive porque não conseguia filtrar grande coisa.
 
uso adguard no telemóvel mas é o dns deles, até funciona bem nas aplicações e sites (tenho usado só Firefox focus que também já faz alguma limpeza).
 
Boas venho apresentar uma alternativa baseada em Firefox.

O LibreFox é um fork do Firefox. E esta sempre a ser atualizado podem ver o Changelog AQUI para os mais curiosos, o projeto é open-source e esta tudo descrito no próprio website do LibreFox, se alguém quiser contribuir.

Alguém ja experimentou? Se sim ou não, Depois deixe o seu feedback tendo em conta que é baseado no Firefox.

Alem de ser open-source podem auditar (se assim o pretenderem), recebeu atualização bem recentemente e o projeto tem andado bem. Isto poderá ser uma boa alternativa para quem quiser contribuir e continuar a usar Firefox mas baseado em outra alternativa e mantendo a mesma "Engine" @PanterA e outros talvez isto seja uma boa alternativa, não sei.

Edit: Sim é possível ter Sync... Aconselho a todos os interessados a lerem a FAQs, está la quase tudo a explicar.
 
Última edição:
Boas venho apresentar uma alternativa baseada em Firefox.

O LibreFox é um fork do Firefox. E esta sempre a ser atualizado podem ver o Changelog AQUI para os mais curiosos, o projeto é open-source e esta tudo descrito no próprio website do LibreFox, se alguém quiser contribuir.

Alguém ja experimentou? Se sim ou não, Depois deixe o seu feedback tendo em conta que é baseado no Firefox.

Alem de ser open-source podem auditar (se assim o pretenderem), recebeu atualização bem recentemente e o projeto tem andado bem. Isto poderá ser uma boa alternativa para quem quiser contribuir e continuar a usar Firefox mas baseado em outra alternativa e mantendo a mesma "Engine" @PanterA e outros talvez isto seja uma boa alternativa, não sei.

Edit: Sim é possível ter Sync... Aconselho a todos os interessados a lerem a FAQs, está la quase tudo a explicar.

Já utilizo há mais de 8 meses, e até agora 5 *.

Na minha opinião, é um Firefox melhorado a nível de privacidade e "peso" no sistema.
 
Aqui à dias eu encontrei outro browser baseado no firefox que é o Basilisk.

Alguém já experimentou usar o basilisk? Com ele podem usar os addons que já não dá no firefox. Estive quase tentado em experimentar este browser mas não cheguei a usar.
 
Back
Topo