Mozilla Ubiquity

Abd67

Portugal@Home Member
A internet está a voltar a mudar. Engana-se quem pensa que chegámos ao fim da história na navegação na www. A Mozilla Foundation está a trabalhar já nos dias que aí vêm e que, ao que parece, não estão assim tão distantes quanto isso. A promessa é de revolução completa na forma como hoje usamos a ferramenta que temos no ambiente de trabalho, ao alcance do rato. A primeira grande mudança já está a acontecer. A empresa já disponibilizou aos utilizadores a versão alfa de uma funcionalidade para o browser Firefox. Chama-se Ubiquity, o que em português se traduz por ubiquidade, a capacidade de estar ao mesmo tempo em toda a parte. O nome é de coisa a sério e o que já se pode ver deixa grandes expectativas no ar.
Quem usa o Firefox só precisa de instalar o novo componente. E depois é só começar a usar. Mas, afinal, o que é isso de Ubiquity? Simples, é um comando de teclado que funciona ao pressionar ao mesmo tempo as teclas Ctrl e barra de espaços. Abre-se então uma janela a negro no canto superior esquerdo do browser.
O que se segue é a interacção por intermédio de palavras. Ao escrevermos um simples comando como twit podemos enviar o comentário a seguir para o twitter, ao estarmos a meio de um e-mail podemos acrescentar um mapa de onde estamos (por exemplo: map Queluz), depois de seleccionarmos um pouco de texto podemos traduzi-lo de imediato com translate this to. Tudo muito rápido, muito eficiente.
O Ubiquity é o ponto de partida para uma outra revolução também prometida pela Mozilla. Aurora é o novo do sucessor do Firefox e será, segundo os seus inventores, um navegador omnipresente, juntando páginas, Internet messengers, interfaces fullscreen 3D, uma nuvem de aplicativos, e que poderá ser transportado para todo o lado através de uma espécie de iPhone, inspirado precisamente no telemóvel da Apple. Prepare-se. A internet não vai voltar a ser a mesma.


Fonte: IOL Portugal Diário
 
Back
Topo