MS-DOS no Win Vista

Wilsu

Power Member
Ora bem, não percebo muito disto mas penso que desde o Windows XP que não há mais "acesso" ao MS-DOS. Apenas à linha de comandos (que creio n seja a mesma coisa). Como tenho um programa q corre em DOS (no velhinho Win98 :D) queria saber se com o Windows Vista tenho algum problema em corre-lo e se sim, como posso contorná-lo?

Muchas Gracias!!!
 
Pesquisa no google "modo de compatibilidade". podes mudar o atalho de um executável qq para correr em modo de compatibilidade com outro SO (desde que seja microsoft).
 
A compatibilidade do Windows Vista "baixa" até ao Windows 95, não até MS-DOS.

Não tendo total certeza do que digo, do que me lembro:

Em 32-bit poderás ter sorte, pois consegues correr na command line, devido ao NT Virtual DOS Machine.

Em 64-bit o suporte a 16-bit foi completamente abolido por isso não deverás conseguir.
 
Ora bem, não percebo muito disto mas penso que desde o Windows XP que não há mais "acesso" ao MS-DOS. Apenas à linha de comandos (que creio n seja a mesma coisa). Como tenho um programa q corre em DOS (no velhinho Win98 :D) queria saber se com o Windows Vista tenho algum problema em corre-lo e se sim, como posso contorná-lo?

Muchas Gracias!!!

boas, sistemas MSDOS , no windows XP , com modo de compatibilidade ainda se consegue correr alguns programas, desde que não recorram a certas funcionalidades que o msdos tinha, mas mesmo assim já é muito dificil correr pequenos programas de msdos, no windows xp, provavelmente no vista, mesmo em modo de compatibilidade, só mesmo com sorte funcionarão...

nos dias de hoje, alguem que queira, recorrer a programas antigos com base msdos nas maquinas recentes atraves dos ultimos SO's, só atraves de algum emulador, ou maquina virtual para tal...

eu por acaso, ainda uso programas para programação de equipamentos, de ultima geração, e são baseados em msdos,e funcionam pela porta com, por sorte o sistema xp consigo que funcionem em modo de compatibilidade, mas tenho outros, que tenho de ter win98 para que funcionem, portanto a minha solução foi fazer uma maquina virtual para me ir safando, só mesmo para usar quando preciso...

existe muita coisa ainda hoje em comunicações a funcionar com softwares na plataforma msdos, e o ppl que tem, esses softwares tem maquinas mais antigas só para o efeito...

parecendo que não nos dias de hoje com tanta evolução, ainda há muita coisa que para ser programada, tem os seus programas , com base em msdos...

portanto se é programas que necessitas, a tua solução passa, por fazer uma pequena maquina virtual só para esses softwares...
 
O grande problema do ms-dos do Windows Vista é não permitir full screen, e isso faz com que certas aplicações (principalmente jogos) simplesmente não corram, daí que o melhor seja arranjares um emulador como o DosBox tal como foi referido pelo oscarolim, ou então correndo o FreeDos que pode ser obtido em http://www.freedos.org/ (ou o ms-dos se o tiveres) numa Virtual Machine como a Virtual Box que é freeware.
 
(...)

portanto se é programas que necessitas, a tua solução passa, por fazer uma pequena maquina virtual só para esses softwares...

Já me tinha ocorrido fazer isso mas depois lembrei-me: eu não tenho o executável desse software que quero correr mas é possivel que se fizer um copy/paste dos folders certos ele continue a funcionar. Caso contrário, ao criar a máquina virtual vou precisar de uma "nova" licença Win98 ou então tenho de criar uma imagem do disco tal como ele está agora!

Podes usar o dosbox, que emula o dos 6.22. Funciona bastante bem.

Já tinha ouvido falar nesse DOSbox para linux. Também pode ser uma boa alternativa.

Obrigado pelas ajudas pessoal!
 
Back
Topo