Análise MS Windows Vista B1 "hands on" review

blastarr

Power Member
Primeiro as specs gerais do sistema usado:

-Athlon64 3200+ "Winchester" s939, speed @ default (2Ghz)
-1GB Patriot XBLK 2-2-2-5 1T dual channel
-Asus A8N-SLI Deluxe
-XFX Geforce 6800GT PCI-Express, speed @ default (350mhz/1000mhz; core/mem)
-2 discos Sata NCQ Seagate, 120GB cada, divididos em várias partições (uma delas com o XP SP2, dual boot -Atenção que só faz dual boot com windows 2000 SP4 ou superior, nada de experiências com win95/98/me/NT4...-), ligados ao controlador Nvidia.
-drive dvd/disquetes/blah, blah/etc IDE's
-Versão x86, 32bit, build 5112 Beta 1 do Windows Vista, codename "Longhorn"

Pronto, passemos à acção:

Instalação-
Não poderia ser mais simples. Não suporta upgrade via XP, o que é normal nesta fase, por isso teve de ser à moda antiga, boot pelo cd/dvd.
Embora não possua a "feature" de instalação rápida da versão 4074, continua a ser mto simples instalar o SO, basta dar a key, escolher a partição (tudo em ambiente gráfico) e that's it.

Na primeira vez que cheguei ao desktop, estranhei o facto de não haver sinal das transparências nas bordas das janelas, mas depois de algum "digging" na net, compreendi que os drivers Nvidia que o SO nos recomenda instalar suportam só algumas features do Aero (botões min/max/fechar, barras de progresso, etc). Suspeito que isto se deveu a problemas de velocidade em certo hardware, com os drivers iniciais (75.03), pelo que decidiram optar por enviar à MS os drivers 77.52, mais rápidos e estáveis, mas sem algum "eye candy" (de notar que mesmo sem "eye-candy", continua a ser o Aero, não fica no modo Classic nem no modo Luna do XP).

Tb é de notar que o eye candy, pelo menos nas placas Nvidia, só é suportado pelas gamas GeforceFX, 6 e 7 (mesmo a FX5200 dá conta do recado), mas qlqr coisa mais antiga (i.e., sem suporte ao DirectX 9) fica imediatamente num dos modos inferiores.

Assim, tb não foi surpresa constatar que a minha Audigy 2ZS não é detectada, tal como a rede onboard (felizmente tinha o codec ALC850 a funcionar com uns drivers beta do servidor FTP da Nvidia, bem como uma placa de rede genérica Realtek fast ethernet 8190x, os quais ficaram correctamente instalados e detectados pelo windows)

A placa de tv hauppauge com chip BT878 foi detectada, mas tive de fornecer os drivers WDM 3.46 para ficar a funcionar (já não é nada mau ;))

Aqui podem ver o novo Internet Explorer 7 beta (tb existe uma versão preview para winXP)


Reparem na detecção automática de feeds RSS, na janela do meio, bastou clickar no ícone à esquerda do ícone print - sempre que detecta uma feed, fica laranja- e pronto.

Tb podem ver a nova configuração das toolbars e o quadrado cinzento que abre novas tabs (tb funciona o click no botão do meio como no Firefox).

Este é o novo aspecto do Control Panel (a versão clássica aínda está disponível)
Em minha opinião, está muito mais fácil navegar, pois o método é o mesmo do novo Windows Explorer, o caminho para o ficheiro está compartimentalizado com drop-downs, assim pode-se ir directamente a um ficheiro, a uma partição, uma pasta, um link, etc, sem ter de navegar pelo meio.



Se repararam bem, notaram a cor da toolbar superior.
Pois é, a transparência diminui conforme o tamanho da janela, mas se estiver maximizada, fica com um aspecto semelhante à barra de tarefas no fundo do desktop, diminuindo a confusão que muitos esperavam, por haver muitas janelas transparentes e/ou com o conteúdo "embaciado" pela janela em foco.

Aqui podem ver um código de cores engraçado das pastas virtuais que o windows permite criar, o control panel é azul ultramarino, as imagens e vídeos laranja queimado, as músicas vermelho-vivo e os ficheiros em geral verde-esmeralda, isto através de todas as partições.
Aínda não domino bem o assunto da "pane" central e virtual folders, mas tem um potencial enorme ;). As possibilidades de costumização do aspecto geral e da tab de preview, através do pequeno botão drop-down por baixo da lupa, são enormes.



Aqui podem ver o seach do windows em acção, é de facto instantâneo (goodbye search dos windows anteriores, nunca mais voltes), basta teclar as primeiras letras e ele vai filtrando -coloquei 3 janelas para ajudar a perceber como funciona-



Aqui um ecrã com a preview, cujos campos podem ser editados (excepto se o ficheiro estiver protegido).
Curioso é o facto de fazer preview ao conteúdo de ficheiros que não consegue abrir, se se fizer duplo click sem ter a aplicação instalada, como por exemplo os ficheiros de word/powerpoint/excel/ficheiros RAW, etc.
O Adobe Reader 7.0 instala-se normalmente e passa a fazer preview ao conteúdo de PDF's, excelente.
Tb faz preview de ficheiros de vídeo, embora nem todos os formatos sejam aínda suportados, como é natural.



Notem o pormenor de manter o preview mesmo na caixa de diálogo para apagar ficheiros, mto útil.

Aqui podem ver o preview de um vídeo (talvez alguém o reconheça...;))
Novamente, os campos de metadata do preview são altamente costumizáveis, até é possível adicionar um rating de interesse, keywords, projecto, etc.



Aqui temos uma colecção de fotos, tiradas por "moi même" no GP da Boavista, há dias.



Reparem nos pormenores técnicos que consegue expor (vai ser possível adicionar mais info, pois o WinVista suportará plug-ins dos fabricantes de máquinas digitais, além de outros tipos de ficheiros)

Aqui outra curiosidade. Sempre que se navega para uma pasta que tenha ficheiros de imagem reconhecíveis, o windows coloca alguns deles dentro de uma pasta, para ajudar a identificar o conteúdo mais rápidamente.



Pronto, para já é só isto. Aínda agora comecei, tenho de investigar mais.
O que dá logo a sensação é que, apesar da "densidade" da informação ter aumentado bastante no interface, as possibilidades de organização, navegação e costumização, bem como a produtividade geral do trabalho é superior a tudo o que tenho visto noutros SO's.
Também os efeitos especiais são mto catitas, embora não sejam mto importantes para mim nesta altura. Nota-se que o Windows evoluíu bastante por baixo do capot, na produtividade, na segurança, etc. Não é apenas uma nova skin, como mtos diziam, nada mais falso.
Agora é tb a placa gráfica que renderiza o interface, com pixel shaders a tratar de tudo. O potencial de off-loading do trabalho que a CPU fazia até aqui é entusiasmante.
Impressiona pela velocidade e estabilidade (nem nas betas do XP, codename Whistler, eu via isto), qd aínda temos um interface por acabar (há código e aplicações do XP que vão ser profundamente remodeladas, ícones, etc)
Aínda não existe o WGF 2.0/DirectX10, nem o Monad que eu saiba, embora o WinFX, Indigo e o Avalon/WPF existam em versões "runtime" para developers (não é para isso que saíu mesmo esta Beta 1 ?), tal como os dev-kits respectivos (estes em separado, mas já disponíveis na MSDN).
Estas prometem alterar a maneira como se fazem aplicações para windows profundamente, só comparáveis ao aparecimento da api win32 há cerca de 15 anos, o WinFX é radicalmente diferente, para melhor. O melhor de tudo é que a retrocompatibilidade com aplicações win32 está assegurada desde já.

Vou continuar a fazer updates ao post, quem quiser adicionar alguma coisa, estejam à vontade, por pm ou outra forma, que eu coloco as vossas experiências, era importante partilhar problemas de hardware, instalação, aplicações, impressões de navegação no interface, etc.
 
Última edição pelo moderador:
Sou o único a quem me parece que o Windows está cada vez mais KDE look-alike? O que é estúpido pois assim pode ser que as pessoas se desabituem e que mudem para o sistema operativo dos homens :002:
 
Experimentaste o Windows Vista ou o Mac OS X Tiger? Pela descrição dá a impressão que é o OS X Tiger.

Ah... ví agora as imagens. É o XP transparente 2006 Aka Windows TC (Tiger clone).
 
Última edição:
Nota-se uma evolução tremenda em relação ao XP...:)

blastarr disse:
as possibilidades de organização, navegação e costumização, bem como a produtividade geral do trabalho é superior a tudo o que tenho visto noutros SO's.


Tens usado OsX? Não há uma única feature que tenhas referido que não exista já no Tiger...
A maioria delas até já existiam em versões anteriores ao Tiger...
E aparentemente o OsX continua a ser mais polido, e mais bem organizado que esse Windows (tudo bem que ainda é beta, e está sujeito a melhoras).
Mas é claro que embora seja quase copy/paste do OsX, ninguém pode negar à Microsoft a utilização de boas ideias... Mesmo que não tenham sido os primeiros a tê-las...

Edit: Já agora, qual a tua opinião em relação ao desempenho? Estás a achar o Vista mais rápido ou mais lento que o Xp?
 
Última edição:
Temos que admitir que a M$ é sempre a atrasada... nota-se isso nas tabs do ainda beta IE7 :P mas realmente quando tive la no Vista pareceu-me muito linux styla :P o que foi bom :P mas mesmo assim acho que vai ser um grande sistema operativo mesmo que copie ideias de tudo quanto é lado :P pessoalmente vou continuar a usar o melhor dos dois mundos :D
 
Já falavas de novidades.. estar a falar de um SO que retirou 70% das features de um SO da rivalidade (Mac OS X). Já não há sentido de inovação.
 
Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
O Tiger é como o SO de um PDA, muito bonitinho, mas só tem de suportar uma arquitectura fechada, não suporta 95% dos computadores e configurações de hardware no mundo e em cada release não perde retrocompatibilidade com os SO's e sistemas anteriores (emulação não conta).
O Jobs está frustrado, pois caso tivesse aceite a oferta da IBM nos anos 80, era agora ele o novo Bill Gates, mas na altura só a MS teve a coragem de licenciar o SO a third-parties, mais ng abdicava de licenças para sistemas fechados. O resto é história.
Não façam da thread um veículo de descarga das vossas frustações, mac users, isto é só para quem usa windows. Quem não está bem e não quer ser construtivo, que se arrume.

Ah, e quem fala do KDE editaquilo é um port que evoluíu do interface do win95.
além de que eu sempre preferi o GNOME em Linux :)
 
Última edição pelo moderador:
blastarr disse:
Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
O Tiger é como o SO de um PDA, muito bonitinho, mas só tem de suportar uma arquitectura fechada, não suporta 95% dos computadores e configurações de hardware no mundo e em cada release não perde retrocompatibilidade com os SO's e sistemas anteriores (emulação não conta).
O Jobs está frustrado, pois caso tivesse aceite a oferta da IBM nos anos 80, era agora ele o novo Bill Gates, mas na altura só a MS teve a coragem de licenciar o SO a third-parties, mais ng abdicava de licenças para sistemas fechados. O resto é história.
Não façam da thread um veículo de descarga das vossas frustações, mac users, isto é só para quem usa windows. Quem não está bem e não quer ser construtivo, que se arrume.

Ah, e quem fala do KDE edit aquilo é um port que evoluíu do interface do win95.
além de que eu sempre preferi o GNOME em Linux :)
Eu falei no aspecto e se achas que aquilo não está parecido com o KDE então não deves ter mesmo olhos na cara. Eu tou me bem a lixar se o KDE evoluiu do Win95 ou do Windows 3.11 ou do DOS, eu apenas disse que era parecido e já agora o facto de evoluir do Win95 não quer dizer nada, o que estava mau no Windows 95 era o core e não o ambiente gráfico (ok .. se calhar também um bocadinho :p ) e quando falas de KDE falas de kernel linux e comparar linux com Win95 ... bem .. edit

Em tempos falou-se que o Vista (formerly Longhorn) ia trazer um novo filesystem mas pelos vistos continuamos no "velhinho" NTFS, sinceramente vou pensar duas vezes antes de mudar, eu quero o meu SO para trabalhar não é para andar com ***** de organização ou de lindeza já para não falar que numa primeira fase deve ser do género:
"A aplicação que está a correr pode não funcionar correctamente, deseja continuar? A Microsoft não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer da execução da mesma." tal como acontecia com os jogos quando saiu o Windows XP. Isto é mau mas se acontecer acaba por ser bom sinal, é sinal que houve grandes mudanças e não apenas um enlevezar de um sistema anteriormente existente como aconteceu do XP para o 2003.

Eu por cá continuo com o meuu Windows XP Media Center Edition e enquanto não se queixar assim continuarei, claro que como isso só sai a versão final daqui a um ano possivelmente na altura já devo estar farto disto :P
 
Última edição pelo moderador:
Vê-se mesmo que não pescas nada de unix/linux...
Desde quando é que o KDE é parte do kernel linux ? Aliás, o KDE existe para vários Unix's, como o FreeBSD, etc. Corre sobre o Xwindows, desenvolvido para Unix, tal como o GNOME.

Preferes a "sobriedade" da desorganização às "*****" da organização, isto demonstra que só deves usar o SO para pouco mais do que jogar, trabalhar é só para os outros, não é ? :rolleyes:

O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade. O problema tem sido que as instalações de windows correram até aqui em modo de power-user, com a irresponsabilidade das pessoas é que vem o malware.

O simples facto de ser necessário usar de contas de administrador e passwords para instalar um simples programa, envolveu rescrever grande parte do kernel do windows.
 
Última edição:
__freelancer__ disse:
e quando falas de KDE falas de kernel linux e comparar linux com Win95 ... bem .. edit
:eek: :eek: 8o 8o


blastarr disse:
O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade.
Aí já não concordo. ext3 ao poder ;)
 
Última edição pelo moderador:
blastarr disse:
Vê-se mesmo que não pescas nada de unix/linux...
Desde quando é que o KDE é parte do kernel linux ? Aliás, o KDE existe para vários Unix's, como o FreeBSD, etc. Corre sobre o Xwindows, desenvolvido para Unix, tal como o GNOME.

Preferes a "sobriedade" da desorganização às "*****" da organização, isto demonstra que só deves usar o SO para pouco mais do que jogar, trabalhar é só para os outros, não é ? :rolleyes:
É dramático eu ter que me citar a mim mesmo mas cá vai...
_freelancer_ disse:
...e quando falas de KDE falas de kernel linux...
Consegues por KDE a correr em Windows? É como teres Windows Media Player em Linux ... não faz muito sentido pois não? Mas se calhar emulado até corria...

Se eu tivesse dito "quando falas de linux falas de KDE" aí sim tinhas por onde pegar ... como eu disse é apenas uma questão de semântica onde gostaste de implicar :)

Claro ... eu jogo no mínimo 25 horas por dia ... às vezes faço também uma de noite sabes como é ... o vício é tramado. Se calhar não uso é o PC como a maioria das pessoas usa para ter as fotozinhas todas organizadinhas por categoria, tonalidade de fundo, tamanho ou para ter as músicas todas certinhas com a tag ID3 separadas por tipo de música, por banda, album ou o diabo a sete. Vêm pra cá agora com corezinhas por tipo de pasta ... qualquer dia até apita consoante o tipo de ficheiro para os cegos se orientarem melhor...

Acho que a MS está a apostar para o lado errado e vai perder bastante com o que está a fazer, os sistemas baseados em Linux são cada vez mais usados em ambientes de trabalho, desenvolvimento de software e tudo o resto e a MS está a apostar no ramo caseiro, no sistema cada vez mais user friendly, tão user friendly que quem quer realmente trabalhar acaba por se perder e de queimar a cabeça por querer fazer as coisas como elas devem ser feitas e não como o SO quer. User friendly sim, ***** a mais não... Dentro de alguns anos a MS vai aos poucos perder território em tudo o que seja máquinas de produção (acabei de ver isto na bola de cristal :p )
 
Não leves a mal... Mas com a descrição que fazes no primeiro post da cada uma das novas funções do Vista (que até parece que a Microsoft reinventou a roda em cada uma delas), juntamente com o este quote:

blastarr disse:
Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
O Tiger é como o SO de um PDA, muito bonitinho, mas só tem de suportar uma arquitectura fechada, não suporta 95% dos computadores e configurações de hardware no mundo e em cada release não perde retrocompatibilidade com os SO's e sistemas anteriores (emulação não conta).
O Jobs está frustrado, pois caso tivesse aceite a oferta da IBM nos anos 80, era agora ele o novo Bill Gates, mas na altura só a MS teve a coragem de licenciar o SO a third-parties, mais ng abdicava de licenças para sistemas fechados. O resto é história.
Não façam da thread um veículo de descarga das vossas frustações, mac users, isto é só para quem usa windows. Quem não está bem e não quer ser construtivo, que se arrume.

Fazem-me quase ter a sensação que és um funcionário da Microsoft, que nunca viu nenhum SO na vida que não fosse Windows, e que tem que o defender contra tudo e contra todos...
Pelos posts que fazes noutras tópicos, pareces um indíviduo com conhecimentos acima da média... Podias demontrá-lo e fazer uma avaliação do Vista um bocadinho menos biased...
Já agora, pergunto de novo: Qual a tua opinião em relação ao desempenho? Estás a achar o Vista mais rápido ou mais lento que o Xp?
 
Última edição pelo moderador:
blastarr disse:
O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade. O problema tem sido que as instalações de windows correram até aqui em modo de power-user, com a irresponsabilidade das pessoas é que vem o malware.

O novo tipo de ficheiros vai-se chamar WinFS, baseado no actual NTFS
 
SwimmerBoy disse:
O novo tipo de ficheiros vai-se chamar WinFS, baseado no actual NTFS
Cuidado que ainda te dizem:
"Novo tipo de ficheiros? Vê-se mesmo que não percebes nada de computadores, o tipo de ficheiro é a extensão do mesmo e o WinFS é o sistema de ficheiros... Podes ter o mesmo tipo de ficheiro em sistemas de ficheiros diferentes..."

Isto neste fórum nunca se sabe :002: :002:

*Slap mode on* :007:
 
Desde já, bom post.

Clarificando umas coisas. O WinFS e o MSH não vêm com o Longhorn.
Se bem me lembro o WinFS será disponibilizado depois como add-on.

Em relação à beta 1, parece-me muito cedo para dizer qualquer coisa. Há muita coisa ainda não implementada. O proprio Aero, o Metro, etc etc.
Espero pela primeira release candidate.
 
blastarr disse:
Preferes a "sobriedade" da desorganização às "*****" da organização, isto demonstra que só deves usar o SO para pouco mais do que jogar, trabalhar é só para os outros, não é ? :rolleyes:

Nao era para mim, mas aproveito :)

Se axas que o OS X é só uma skin e yada yada yada, vens até aqui a casa, e durante 1 hora usas o Vista (podes usar o XP se axares que é melhor), e durante 1 hora o OS X...e depois dizes-me qual é o mais produtivo. Pode ser ?
 
O WinFS era suposto ter sido introduzido neste novo OS, mas a Microsoft desistiu da ideia(pelo menos para já).
Tal como já foi referido ainda é cedo para fazer grandes comentários, ainda estamos na Beta1 e muita coisa será adicionada\removida até ao Vista chegar a RTM.
 
Back
Topo