Dúvida Msi B450 Gaming plus max e lanes PCIe

konexion

Power Member
Boas,

Tenho a mobo indicada, com um ryzen 3600x e a nível de dispositivos ligados via padrão do PCIe tenho:
- 1 nvme no slot da motherboard (M2_1)
- 1 gpu no primeiro pci-ex 16x (PCI_E1)
- 1 placa de som no pci 1x (PCI_E5)

Aqui têm o layout da mobo, para ajudar.
PhpxrKX

https://ibb.co/PhpxrKX

Eu queria adicionar um segundo nvme, mas sendo que não tenho mais slots M2 na mobo, a solução passa por usar um adaptador. Pode ser x1 para aplicar no slot PCI_E6 disponível ou x4, x8 ou x16 no PCI_E4. A primeira solução não queria usar, do que li os adaptadores x1 perdem muita velocidade e grande parte do impacto de um nvme perde-se.

A minha dúvida é se a segunda solução, de aplicar esse nvme com adaptador no segundo slot da gráfica, se irá roubar largura de banda à minha gráfica? No meio disto tudo, era o que não queria, de todo, que acontecesse.

Do que já li num outro fórum, a minha Msi B450 Gaming plus max, equipada com o chipset AMD B450 tem 24 lanes (16 para a GPU, 4 para m.2 NVMe e 4 para o chipset) e se calhar estou com elas todas ocupadas.

Há algum user que esteja bem informado sobre este tópico?
Obrigado
 
Última edição:
Não, não deverá tirar largura de banda à gráfica, como podes ver no manual. Além disso, de acordo com a coluna mais à direita, se colocares a placa de som no PCI_E6, podes ter até 2.0 x4 no PCI_E4.
 
Obrigado pela resposta.
Enquanto andei a investigar mais sobre o tema, acabei por entender que o que desejava acaba por não fazer grande sentido, visto que não vou tirar grande proveito.
O atual nvme que uso realmente tiro partido pois é para pesados projetos de som e imagem.
O segundo que desejava era para ser o main do SO e não iria ver grandes - para não dizer nenhumas - melhorias. Nesse não tenciono movimentar grandes ficheiros. Para jogos, mesmo no loading não existem grandes aumentos de performance, e em alguns jogos, não existem de todo.
Preciso só de mais espaço, por isso a troca vai ser SSD antigo fora, SSD novo para dentro.

Obrigado pelo esclarecimento!
 
Back
Topo