1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MSI GE72VR 6RF Apache Pro

Discussão em 'Reviews a Produtos da MSI' iniciada por SamuP, 14 de Março de 2017. (Respostas: 8; Visualizações: 399)

1. SamuP

SamuP Power Member

Ora bem, aqui vai uma opinião minha acerca deste portátil
    Tenho-o à cerca de 1 semana e meia, tenho andado a explorá-lo e a tentar descobrir tudo o que a máquina consegue fazer..

Especificações:

• Processador: Skylake Intel® Core™ i7-6700HQ Quad-Core 2.6 GHz com Turbo até 3.5 GHz 6 MB Cache
    • Sistema Operativo: Windows 10 Home 64 Bits
    • Chipset: Intel® HM170
    • Memória RAM:
      • 16GB (2x8GB) DDR4-2133 MHz
      • 2 x Slots SO-DIMM (2 x ocupados) p/ expansibilidade total até 32GB
    • Ecrã: 17.3" Full HD Anti-Glare (1920 x 1080) eDP Vivid Color 94%, 120Hz
    • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 530 (integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1060 6GB GDDR5
    • Armazenamento: SSD 256 GB (M.2 SATA) + HDD 1TB (7200 RPM)
    • Drive Óptica: DVD Super Multi
    • Webcam: Tipo HD ([email protected])
    • Leitor de Cartões: SD (XC/HC)
    • Comunicações: Wireless 802.11 ac + Bluetooth v4.0
    • Interface:
      • 1 x HDMI (4K @ 30Hz)
      • 1 x Mini-DisplayPort (v1.2)
      • 1 x Type-C USB3.1 Gen2
      • 2 x Type-A USB3.0
      • 1 x Type-A USB2.0
      • 1 x RJ45
      • 1 x Mic-in
      • 1 x Headphone-out (SPDIF)
    • Teclado: Teclado Retroiluminado by SteelSeries
    • Bateria: 6-Cell
    • Dimensões: 419.9 x 287.8 x 29.8~32 mm
    • Peso: Apróx. 2.7Kg

Quando o recebi, vinha bem embalado, com as duas caixas conforme demonstra os inúmeros unboxing que estão na net..

Fotos:

(Tampa superior)

(Aberto)

(Parte de baixo)

(Traseira)

(Lado direito)

(Lado esquerdo)

(Comparação de tamanho entre 15.6" e 17.3")
    OBS: nem considero assim tanta diferença, mas na prática dá bastante jeito o ecrã maior.

Design:

Chassi em folha de alumínio, com as bordas interiores do ecrã em plástico. Boa qualidade de construção e muito apelativo. Se não activarmos a iluminação do teclado às cores é um portátil que pode passar despercebido do design gaming.

Bastante mais volumoso que o antigo 15.6", mas depois de 1 semana em uso acho bastante benéfico o tamanho. Quando vou a um portátil de 15.6" agora parecem-me miniaturas :P

Estava à espera que fosse mais grosso, nem o acho muito grosso.

O único contra são as dedadas, deixa bastantes (podem ver nas imagens em cima)

Ecrã:

Ecrã de muito boa qualidade, não é IPS mas tem bons ângulos de visualização. Muito boa cobertura de cores. Para mim, peca pelo facto de ter pouca luminosidade.

É de 120Hz, 5ms e por enquanto não tem G-sync

Quando o recebi vinha ligeiramente descolada a borda do ecrã inferior junto das letras MSI, mas bastou um toque e voltou a colar. Em tela totalmente preta notasse luz branca vindo da borda inferior, tentei tirar foto mas acho que não se nota bem:

O ecrã está todo preto, não parece mas está x) na parte inferior (zona da barra de tarefas) é que fica mais claro.. Não sei se é normal ou não, mas fica a ideia...
    Com o brilho mais baixo:

Teclado:

Gosto bastante da personalização das cores e da atribuição de atalhos. É bastante suave ao toque.
    Habituei-me facilmente ao layout. No entanto acho mais prático ter o volume e luminosidade nos botões F's, sem ser preciso clicar em Fn... É uma opção que se usa bastante e assim evitava-se estar a usar as duas mãos sempre que se queira aumentar e diminuir.

Stress Test:

Realizado com base por baixo, mas estava desligada!

1ºs 15min com cooler boost ligado

15min-30min com perfil automático

30-45min com cooler boost

Muito bom ter a oportunidade de personalização da velocidade das ventoinhas, bastante acessível com o dragon center! Com cooler boost ligado é bastante audível o som das ventoinhas, mas para mim não é nada especial, pois o meu antigo HP era pior :P Em iddle não se ouvem as ventoinhas, à noite a ver séries online só consigo mesmo ouvir o disco a funcionar.

Em jogos o teclado em redor da tecla espaço fica ligeiramente quente, mas não fica torradeira. Notasse a diferença, mas não é nada de outro mundo.

Bateria:

Do que necessitei dela durou cerca de 2h com web-browsing e brilho no meio

Som:

Notasse bastante o bass e tem boa personalização. Som bastante claro. Esperava um som um bocado mais alto, mas obviamente não se pode pedir uma aparelhagem dentro do PC.

Jogos:

Battelfield 4, tudo no ultra a cerca de 80-100fps...
    Temperaturas com meia hora de jogo

Perfil automático
    77CPU 71GPU

Cooler boost
    71CPU 65GPU

CS GO tudo no máximo consegui 160fps mais ou menos. 3h seguidas a jogar, temperaturas de CPU e GPU entre 55/75 com o perfil automático de ventoinhas que não ultrapassaram as 4500rpm (max 6000).. Não achei necessário ativar cooler boost neste caso.

Battelfield 1 e GTA V
    Tudo em Ultra têm cerca de 50-60fps

- Temperaturas sempre a rondar o mesmo, não vi temperaturas em jogo superiores a 80 de CPU em jogo e 67 de GPU

Se alguém quiser saber em pormenor alguns fps e temperaturas não hesitem em perguntar!

EDIT:
    Já testei fazer maratonas de jogos e os resultados são surpreendentes! 3h de jogo com misto entre Battelfield 1 e GTA V, sem quebras de fps, jogos no máximo, bastante fluido.
    Temperaturas? Muito boas mesmo! Estava a jogar numa mesa com braseira, sem base refrigeradora, ou seja, o tampo da mesa estava ligeiramente mais quente por causa da braseira e as temperaturas não passaram os 74º CPU e 67º GPU com cooler boost ligado. As teclas em redor da letra F ficam ligeiramente mais quentes, é perceptível, mas não é nada incomodativo.

Review em inglês:

http://www.notebookcheck.net/MSI-GE72VR-6RF-Apache-Pro-Notebook-Review.189916.0.html

Três perguntas à @MSI Expert :

Tendo o ecrã CMN1747, de 120Hz irei poder suportar G-sync? Irá haver alguma actualização? O @brruno conseguiu ativar no GT72VR dele e tem o mesmo ecrã, há alguma maneira de ativar no meu?

Têm algum conhecimento acerca de incompatibilidade do programa GeForce Experience? Sempre que o instalo fico com video stuttering, seja na net ou mesmo em vídeos do PC.
    O mesmo reportado aqui:
    https://forums.geforce.com/default/topic/997614/geforce-experience-3-4-0-70-cause-video-stuttering-/

A única solução que arranjei foi desinstalar o GeForce Experience.

Aquele ligeira luz branca ao fundo do ecrã é normal aparecer? É do brilho ou algo do género?

Obrigado, entretanto vou vendo se acho necessário ir acrescentando mais algumas coisinhas

Cumprimentos

Última edição: 2 de Abril de 2017
  2. MSI Expert

Patrocinador

Boa tarde @SamuP ,

Antes de mais muito obrigado pela preferência e à excelente review ;)

Em resposta às tuas perguntas:

1. G-Sync apenas nos modelos GT, o teu infelizmente não é compatível;
    2. Não temos nenhum report de incompatibilidade mas vou verificar com os meus colegas, a última versão do Geforce Experience foi lançada à pouco tempo, poderá ser disso;
    3. Sim é normal, trata-se do brilho e do bezel que deve estar muito apertado, podes tentar aliviar o bezel ou se preferires envia-se o portátil para o nosso reparador e dão uma vista de olhos.

Qualquer dúvida ou questão que tenhas sobre a "besta" é só perguntares, espero que tenhas ficado mesmo satisfeito.

Cumprimentos,
    MSI

3. SamuP

SamuP Power Member

Nem nunca será possível uma futura actualização da bios para detetar g-sync?

Eu pensei que fosse da nova drive gráfica que saiu dia 9 deste mês, mas não. É mesmo o programa da GeForce Experience 4.0.70

Sem problemas. Por enquanto não se nota quase nada, não é caso para me preocupar..

Obrigado!

4. MSI Expert

Patrocinador

@SamuP ,

Para o G-Sync funcionar não basta apenas uma atualização de BIOS, tem mesmo que haver hardware G-Sync, os GT's saíram com a placa de G-Sync e foi apenas uma questão de software para ser detetata, no teu caso não.

Cumprimentos,
    MSI

5. SamuP

SamuP Power Member

Ah ok obrigado na mesma seria espetacular, mas não deixa de ser um ecrã excelente.. Já estava a contar não ter G-sync, seria um acréscimo se houvesse.. Obrigado!
    Cumprimentos

6. SPRAX

SPRAX Power Member

Boas, podes colocar fotos do PC fechado e aberto? De frente, de trás e de perfil

7. SamuP

SamuP Power Member

Boas, já editei a review e inseri as fotos :P Assim a informação fica toda unida..

Obrigado!

8. MSI Expert

Patrocinador

@SamuP ,

Por favor entra em contato connosco no tópico "Contacte a MSI".
    Queremos oferecer-te um brinde por teres feito a review.

Cumprimentos,
    MSI

9. SamuP

SamuP Power Member

Obrigado! Já entrei em contacto.. Obrigado!

Partilhar esta Página