1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Entre as 13:00 e 15:00 (12:00 e 14:00 nos Açores) deste Sábado, 24 de Fevereiro, poderão haver períodos de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

MSI GT72VR 7RE Dominator Pro [bd prochot throttling / g-sync pisca]

Discussão em 'Reviews a Produtos da MSI' iniciada por StreeTunder, 8 de Abril de 2017. (Respostas: 252; Visualizações: 7208)

1. horus19

horus19 Power Member

Depois de mais uns testes, cheguei a estes resultados....neste print não tem qualquer limite de tensão, foi mesmo para obter o máximo core/memory clock em conjunto.

Mas pensando bem, ter uma aumento de fps em 5-10 % e passar a ter o GPU a 80ºC não compensa penso eu, devo voltar ao limite de 0.860V???? Consigo um core/memory clock máximos de 1900/1900Mhz com uma temperatura maxima de 72 ºC

Última edição: 9 de Dezembro de 2017
  2. horus19

horus19 Power Member

Mais uma curiosidade, com o dragon center também tem a opção de fazer overclock à gráfica...

A única falta é limitar o VDDC mas para quem quer fazer oc no GPU basta ir ao "otimizador do sistema" depois no "Shift Mode" escolher a opção "Turbo" e colocar o oc no core/memory clock offset. Não precisam do Msi Afterburner para tal efeito...

3. horus19

horus19 Power Member

MSI GT72VR Disassembly

4. Boa tarde donos do MSI GT72VR 7RE, sou mais um com um portátil destes, estou muito contente com a aquisição, tenho falado com o caro @StreeTunder no Whatsapp, no qual me aconselhou a compra desta bruta máquina :wah:

Amigos, @horus19 @Suicide-Squad @AsKoViAk @senze, o @StreeTunder, tem andado muito ocupado e sem tempo para vir ao fórum, a gente tem discutido sobre a BIOS nova que saiu no dia 24 de Janeiro para vários modelos de portátil da MSI, para corrigir o problema da INTEL (Spectre/Meltdown), então o que se passa é o seguinte, a tal BIOS de 24 de Janeiro, foi eliminada do site oficial da MSI sem aviso ou razão aparente, mas pelo que pequisamos, a pedido da INTEL, a BIOS foi retirada porque provoca reinicios (BSOD) nos portáteis.

Estranhamente, a MSI eliminou essa nova BIOS e meteu uma BIOS com data de Novembro 2017, já sairam umas 4 BIOS depois desta, ou seja mesmo que a gente quisesse voltar á anterior, não dá, pois não não se encontra disponivel no site para download, pelo que falei com ele, já não é a primeira, nem segunda vez, que a MSI retira BIOS do site sem aviso ou razão, deixando os clientes na duvida, acho que não é assim que deve ser fazer as coisas.

Até agora, ele e eu, zero problemas com esta nova BIOS, voces chegaram a instalar? se sim, qual é o vosso feedback?

Resposta sem nexo, dada ao @StreeTunder, através do email oficial MSI sobre o caso :facepalm:

@MSI Expert, se puder entrar em contacto com a marca para saber mais detalhes, se é seguro ter a bios de 24 de Janeiro instalada, e se possivel, uma previsão de data para uma BIOS 100% funcional, a gente agradecia, muito obrigado.

O @StreeTunder, disse-me que ia trocar o GT72VR por um portátil MSI com o CPU de 6 cores novo e a 2070 GTX, em inicio de 2019, realmente parece que vai ser um salto bem grande em termos de performance, ele manda cumprimentos para ti @Miguel_Pereira, bom fim de semana e um bom Carnaval para todos :beerchug:

5. horus19

horus19 Power Member

@manuosorio

BIOS Version: E1785IMS.30F
    BIOS Release Date: 2017/12/27
    EC Version: 1785EMS1.1070228201709:44:12

Até agora não vi nenhum bsod...eu precisava de falar com o @StreeTunder...consegues lhe dizer que deixei mensagem no forum da msi?

Última edição: 12 de Fevereiro de 2018
  6. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Eu não actualizei para a BIOS que saiu em janeiro intencionalmente. Isto porque a visita ao site da msi coincidiu com os problemas pós correção das falhas dos processadores, e como tal, optei por não actualizar. Seja como for, a msi precisava de mostrar maior abertura e transparência com os seus clientes, especialmente para quem paga 2000€ ou mais por estes portáteis. Não é mal nenhum assumir que houve um problema, e retirou se a BIOS. Para mim há um problema quando se tenta tapar o sol com a peneira. Parece me ser o caso aqui. Em momento algum um site em manutenção disponibiliza BIOS espontaneamente, não vos parece?
    Não há manutenção nenhuma, nem lapso algum. Há bios provavelmente com problemas e que, na minha humilde opinião, a msi teria muito mais a ganhar se dissesse que as retirou por problemas de instabilidade.
    "Mas isso sou eu com o meu mau feitio a falar com os nervos" :D

Vou dar mais tempo ao tempo.
    Abraço a todos

7. StreeTunder

StreeTunder Power Member

Boas,

De facto, não tenho tido tempo para vir aqui á Zwame.

Essa bios não é a de 24 de Janeiro, a de 24 Janeiro não sei a terminação, mas tem data de 11 de Janeiro.

Esta é a bios, tem de ter data de 11 de Janeiro 2018:

Era ai que queria chegar caro @Suicide-Squad, precisamente, faz sentido remover as coisas sem explicar e depois metem uma bios antiga?

Já sairam umas 3 ou 4 bios depois da que está lá neste momento.

E depois ainda recebo aquela resposta do suporte, a dizer que não se passa nada com a bios e que o site está em manutenção.

Obrigado pelo feedback.

--------------------------------------------
    --------------------------------------------

(print tirado pelo user @horus19)

Agora vamos ao que é importante,

O caro @horus19, detectou uma anomalia no GT72VR 7RE, anomalia essa que confirmo no meu portátil também.

O portátil tem quedas na velocidade do CPU para 2.7ghz a jogar:facepalm:, a jogar jogos PESADOS para o CPU.

Isto provoca pausas de 1s a jogar constantes.

Agora voces dizem, e só notaste agora?

Pois, eu pensava que seria dos jogos o problema, nunca do PC, e só acontece em jogos que stressam muito o CPU.

Houve um rapaz que partilhou o problema no AC Origins, e eu somei 1 + 1 e fui testar a ver se era de facto o mesmo problema.

Fiz uma sessão de 15 minutos, porque basta estar a jogar para ter essas pausas, e vi logo as quedas para 2.7ghz.

Não estou com overclock, nem undervolt, nem nada, tudo default, TUDO.

Está tudo actualizado, bios, drivers, windows, etc

-------------------------------------------------------------------------

O que é eu ia pedir á malta @Suicide-Squad, @AsKoViAk, @senze :

Quando forem jogar, deixem abertos o INTEL XTU e Throttlestop (clicar em "limit reasons"), quando a sessão de gaming terminar, ide ver os gráficos e avisos.

Se conseguirem ter acesso a jogos que puxem pelo CPU era o ideal, por exemplo, o Hunt Showdown ou AC Origins, mas o jogo que se nota mesmo muito é no Hunt Showdown.

Caso notem pausas/stuttering, tem estas 2 opções á escolha, caso queiram testar por voces mesmos para ver se elimina o problema:

- Ir ao ThrottleStop, desligar a opção BD Prochot e fazer save

- Ir ao MSI Afterburner e bloquear a voltagem em 0.8750V e fazer save

Estejam atentos aos vossos jogos habituais, aos FPS durante o jogo, a ver se notam quedas repentinas!

---------------------------------------------------------------------------

P.S

Porque que não partilhaste o teu problema aqui @horus19 ?! :boredo:

Deste pouca exposição ao teu problema, se tivesses falado aqui eu já tinha vindo cá ver a situação e possivelmente outros users também.

Eu só via era testes teus dos overclocks e afins, havias era de ter testado o portátil primeiro acima de tudo e depois partias para essas coisas.

Deixaste passar os 30 dias depois da compra.

P.S 2

O meu portatil foi 2 vezes para a MSI por causa da gráfica o ano passado, e lá os tecnicos com os testes que fizeram não repararam nisto?! :facepalm:

P.S 3

@MSI Expert, aguardo feedback teu.

P.S 4

Que achas disto @Miguel_Pereira ?!

Saca o AC Origins e testa aqueles 2 benchmarks no teu portátil se puderes.

Gostava de saber se afecta só estes modelos da MSI.

Cumprimentos

Última edição: 20 de Fevereiro de 2018 às 01:54
  8. horus19

horus19 Power Member

Eu gosto de incendiar quando tenho a certeza do que falo xD O problema foi reportado recentemente aqui e no suporte da msi...como deves imaginar, eu fui dos poucos que reparou nisto até porque o @MSI Expert disse que eu fui o unico caso que reportou isto e este tipo de coisas leva tempo a perceber. Vamos aguardar uma resposta do @MSI Expert .

9. StreeTunder

StreeTunder Power Member

Incendiar? ninguém se deve sentir acanhado por falar de problemas / defeitos de um produto.

Também quando descobri que o portátil tinha aquele problema na gráfica, era o unico aqui da Zwame com este modelo e na net quase ninguém tocava nesse assunto.

Hoje o meu topico dos reboots da 1070 tem 35 paginas no forum Notebookreview e os meus topicos no forum da MSI também tem muita gente a falar desse problema.

O forum serve para isso mesmo, discutir as coisas boas, que de facto este portátil tem muita coisa boa, mas também deve-se discutir as coisas menos boas.

Vamos aguardar por feedback, neste momento somos dois cá com este problema mas pode haver mais gente e visto que tens um portátil de Abril de 2017, os outros também não estão livres de ter.

Resta saber é se a malta com este modelo vai responder ao meu pedido....

Cumps

10. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Eu percebo o StreeTunder. Não há mal em expor um hipotético problema desde que a marca seja capaz de explicar por A+B que não é um problema geral ou que é apenas de um portátil especificamente.

Já tive situações a jogar em que realmente tive pausas de 1 segundo ou mais. Mas honestamente não me preocupei em explorar isso, mas agora vou ter de perceber isso melhor e explorar a fundo.
    Se assim for, encontrou-se um padrão e a MSI terá de analizar, especialmente porque é possível replicar na generalidade dos portáteis.

Mal me seja possível, dou feedback.

11. Miguel_Pereira

Miguel_Pereira Power Member

Não tenho o AC origins. Mas irei ter. Quando tiver digo se o meu tem esses sintomas.

12. horus19

horus19 Power Member

Bem, no que eu percebi o bi-directional prochot está relacionado com a temperatura e o que faz é baixar a velocidade do processador sempre que é detetado algum tipo de calor excessivo noutro componente...ou seja, não é o cpu que está com altas temperaturas mas sim um outro na motherboard que por exemplo pode ser o gpu. Assim o bd-prochot envia um sinal ao cpu que algo está fora dos limites o que leva a baixar os clocks.

Isto não só acontece nos portáteis MSI, foram reportados vários problemas similares em motherboards de desktop MSI bem como em vários portáteis Asus ROG, um deles o G51, mas há muito outros.

Também este sintoma pode ser causado por um sensor defeituoso na motherboard....

Como te expliquei @StreeTunder, este tipo de coisas leva tempo a perceber e quando não tens muita informação ainda mais tempo leva.

Como explicas-te e bem, no meu caso pode ser resolvido em duas situações:

1-Desactivar o Bd-prochot no ThrottleStop ou na Bios, para fazer na Bios, tem de se desbloquear os menus...ou seja a Bios tem de ser desbloqueada mas tal processo invalida a garantia.

2-Com o MSI Afterburner, basta carregar em Ctr+F para abrir o gráfico dos clocks/voltagem e fazer uma pequena alteração de maneira a que a voltagem do gpu não passe os 0.8750V.... de referir que fazer este procedimento em nada afeta os clocks, mesmo fazendo o lock da voltagem, o GPU Boost 3.0 continua a funcionar na perfeição.

Podem estar a pensar, como descobri isto, foi sorte, eu geralmente controlo sempre os clocks e temperaturas com os stats do MSI AfterBurner e quando jogava Mafia 3 notava que algo não estava certo porque de vez em quando tinha breaks e não é normal os clocks baixar quando se esta a jogar com temperaturas aceitáveis.

Na imagem do XTU que o @StreeTunder postou nota-se claramente o sintoma e do lado esquerdo estão os valores no preciso momento em que activou o Bd-Prochot, valores perfeitamente normais....aliás o XTU até reporta como thermal throttling....

Última edição: 13 de Fevereiro de 2018
  13. MSI Expert

Patrocinador

Para informar que ainda não tenho mais novidades sobre este caso.

O portátil do @horus19 já foi dado como exemplo mas sem terem a unidade presente para puderem testar é difícil receber algum tipo de feedback, como foi dito já existem mais reports do mesmo problema mas nada foi analisado, na fábrica não têm qualquer registo desta falha nestes equipamentos.

É uma questão de aguardar ou se alguém puder enviar o equipamento como "cobaia" que avise :wink:

Cumprimentos,
    MSI

14. horus19

horus19 Power Member

Mais algumas imagens,

15. StreeTunder

StreeTunder Power Member

Boas,

Finalmente arranjei um tempo para tirar isto a limpo,

Retiro o que disse sobre os benchs do Unigine Valley e Unigine Heaven,

Corri-os várias vezes, sem conseguir reproduzir o problema, portanto não recomendo como maneiras de detectar o problema. (vou editar os posts anteriores)

Apenas 1 vez consegui reproduzir o problema no Unigine Heaven, para ai na décima tentativa, depois corri mais vezes e não consegui reproduzir mais.

O benchmark do AC Origins, corri várias vezes e niclas, não consegui reproduzir o problema.

Portanto, quero desculpar-me sobre o que disse previamente sobre a assistencia, de facto não se consegue detectar o problema com benchmarks, apenas jogando.

Ora aqui vamos por partes,

- Há jogos que dá as pausas de vez enquando - AC Origins

- Há jogos que é impossivel de jogar praticamente, com pausas constantes - Hunt Showdown

- Há jogos que dá uma pausa ou duas num espaço de uma hora, ou seja é raro acontecer - Kingdome Come Deliverance

São estes 3 jogos que tenho neste momento instalados, portanto não posso falar de outros.

Portanto, os melhores jogos para testar o problema (pelo menos os que descobri por agora):

1 = Hunt Showdown (tiro e queda, este é praticamente impossivel de jogar mesmo, é pausas consecutivas)

2 = AC Origins

Portanto o que se sucede,

Se por acaso jogarem apenas jogos que sejam leves para o CPU, chapeu, nunca vão saber se tem isto ou não.

Deve haver mais jogos que se nota isto, sem margens para duvidas, mas apenas estes são os que descobri por agora.

Infelizmente, o Hunt Showdown é um jogo em beta fechada, mas daqui a uns meses vai esta em early acess e free to play e qualquer um vai poder jogar.

Quanto ao AC Origins, se puderem arranjar maneira de testar o jogo... façam-no.

Quanto as pausas,

Apenas dá-me pausas para 2.7ghz, não 800mhz como por exemplo a rapariga do forum msi.

A melhor coisinha para testarem o vosso portátil, é deixar abertos os programas INTEL XTU e TrottleStop (abrir janela "limit reasons") e ir jogar descansados.
    No final da sessão de gaming, ide ver os gráficos e se apareceu algum aviso.

Custa alguma coisa fazerem isso e darem depois feedback? Não, nadinha, zero.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outro assunto, que andava para falar,

Voces tem algum flickering, "piscar", nos vossos ecrãs do lado direito, mais propriamente em cima? (canto superior direito)

Reparei que isto acontece com o G-Sync ligado em fullscreen, em quase todos os jogos.

A unica maneira de contornar, é jogando em borderless ou desligando o G-Sync, nenhuma opção é uma boa solução...

Pelo pesquisei, é um problema que acontece em portáteis, monitores, de várias marcas com G-Sync.

Basta pesquisar no google
    , aparece bastante info.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

@Miguel_Pereira, @AsKoViAk, @Suicide-Squad, quando puderem dar feedback, agradeço!

@horus19, mandei-te email há pouco, depois diz que achas do meu post de hoje.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

@MSI Expert,

Vou enviar o portátil esta semana já, mas primeiro quero saber umas coisas:

1) Havia possibilidade de me cederem um portátil com specs iguais, enquanto este fica retido na assistencia? (isto era excelente, vai-me fazer muita falta por motivos de trabalho e claro também lazer)

2) O portátil tem mesmo de ir para a Polónia?

3) Se acontecer alguma coisa durante o transporte / assistencia, voces responsabilizam-se?

4) Quanto tempo +/- irei ficar sem o portátil?

É que senão, vou enviar para assistencia o portátil, através da loja onde comprei, mas penso que posso tratar tudo diretamente com voces, certo?

Aguardo resposta, para tratar de tudo rapidamente, que é para resolver isto rápido.

P.S

Sobre aquilo do "piscar" com G-Sync, poderia contactar a fabrica a ver o que dizem?

Cumprimentos

Última edição: 20 de Fevereiro de 2018 às 04:51
  16. horus19

horus19 Power Member

Penso que o problema com o BD-Prochot poderá vir da temperatura dos VRMs, principalmente do chip GPU.

17. StreeTunder

StreeTunder Power Member

O PC está fresco, isto ativou 1 vez com o bench do Uni Heaven, e ai tenho temps de 60 graus no CPU e GPU.

Placa mae e discos na casa dos 20 graus. Não é as temps.

A rapariga diz que deu a volta a isto baixando a voltagem e tu também, isto é a demasiada voltagem que causa o bd prochot, e não temperaturas.

As temperaturas estão excelentes.

Board e discos não passam dos 30 graus a jogar intensivamente...

18. horus19

horus19 Power Member

Mas o BD-Prochot acho que só está relacionado com temperaturas e não voltagens.

19. StreeTunder

StreeTunder Power Member

Então porque resolve o problema, baixando as voltagens?

20. horus19

horus19 Power Member

Menos voltagem, menos calor....como o undervolt. Eu sei que ambos os chips, gpu e cpu estão frescos e quando o sintoma aparece anda nos valores de 70ºC em ambos.

Eu voltei a activar o BD-Prochot e vou usar o Msi Afterburner por agora.

Partilhar esta Página