Avaria MSI GTX 980 ti 6GB será que tem salvação?

Rodolfo Pereira

1st Folding then Sex
Ora bem a minha MSI GTX 980 ti 6b decidiu deixar de funcionar, fazendo com que o computador não consiga arrancar normalmente com a mesma devidamente ligada. As ventoinhas nem iniciam a rotação.

Fiz o despiste com a ajuda de um amigo mais entendido na matéria e chegou-se à conclusão que é a gráfica que tem alguma anomalia (condensador, curto circuito ou algo do genero).

Neste momento tenho uma GTX 970 da Gigabyte ligada e a funcionar normalmente.

A minha pergunta é:

Existe alguma coisa que possa fazer (sendo que os meus conhecimentos de electrónica são limitados ) para ver se esta gpu tem salvação?

Será que compensa o esforço/ possível gasto de dinheiro numa reparação numa loja?

Obrigado.
 
Depende do que seja, começa por desmontar e faz uma inspecção visual.
É fácil verificar se existe algum condensador inchado, a verter ou mesmo rebentado. Podes também verificar, até um certo ponto, a olho se alguma resistência está queimada, soldas escurecidas normalmente são sinal de pico de tensão que tenha ocorrido e possivelmente danificado algum componente ao longo da dita pista etc... Se tiveres um multímetro e um pouco de paciência podes também medir as resistências e testar componentes para verificar se estão em curto.
 
Boas,

Tens de remover o cooler e ver o que queimou, nessas qdo queima é num VRM ou na ligação PCIEX naquela ponta mais pequena, pois é aqui q a motherboard alimenta uma parte da gráfica .... mas o primeiro passo é abrir a “coitada”....

Boa sorte.
 
Rodolfo Pereira

Nos dias que correm é difícil encontrar quem perca tempo com isso, alem do mais tens de ver que mão de obra e diagnostico é onde vai sair caro a brincadeira e não no componentes, mais vale pensares em encostar isso e pensar em investir numa placa mais atual que essa.
 
Rodolfo Pereira

Nos dias que correm é difícil encontrar quem perca tempo com isso, alem do mais tens de ver que mão de obra e diagnostico é onde vai sair caro a brincadeira e não no componentes, mais vale pensares em encostar isso e pensar em investir numa placa mais atual que essa.

Eu até estava a pensar fazer upgrade ao desktop completo incluindo uma gráfica nova mas infelizmente adiei essa ideia devido ao estado do mercado atualmente em que está tudo acima do preço que deveria de estar em circunstancias normais.

Depois vai-se pesquisar o mercado de usados e é outra "loucura" para não lhe chamar outra coisa..

Dito isto, mesmo se gastasse à volta 50/60 € e a gráfica ficasse boa, por agora aguentava-me com ela até as coisas normalizarem.
 
Eu até estava a pensar fazer upgrade ao desktop completo incluindo uma gráfica nova mas infelizmente adiei essa ideia devido ao estado do mercado atualmente em que está tudo acima do preço que deveria de estar em circunstancias normais.

Depois vai-se pesquisar o mercado de usados e é outra "loucura" para não lhe chamar outra coisa..

Dito isto, mesmo se gastasse à volta 50/60 € e a gráfica ficasse boa, por agora aguentava-me com ela até as coisas normalizarem.

compreendo, realmente neste momento o mercado está péssimo, os usados se já era mau neste momento é a malta a aproveitar-se da situação ainda mais, quanto a valores de reparação era bom que fosse por essa ordem valores, é bem mais, um bom técnico de eletrónica leva bem mais à hora, no final do trabalho quase dá para comprares outra placa usada igual, dai eu ter dito que pouca gente se dedica a perder tempo com isso.
 
Back
Topo