MSI K8N NEO config. SATA (penso que tinha as disquetes erradas... e agora?)

Andre1979

Power Member
é preciso configurar os junpers do disco sata, como nos IDE?
MOBO-> MSI K8N NEO (Nforce3)

.. tou com um problema que me ultrapassa.. sigo os passos todos para instalar disco SATA mas obtenho sempre o mesmo erro .. devo ter a BIOS com algum conflito ou então algum problema desconhecido.
então é assim...
- na bios tenho tudo o que é referente a disco SATA -> ENABLE
- tenho o disco SATA configurado como MASTER BOOT,
- depois ponho o cd do windows e quando começa a correr o cd carrego no F6 e carrego os drivers que tenho na disquete (apesar do windows dizer que tem drivers mais recentes).
- depois aparece o disco e crio uma partição de 15GB (para o windows, disco de 160GB), escolho quick format - NTFS, por fim o windows começa a passar os ficheiros para o disco...
- no final deste processo o pc reinicia e quando vai para fazer loading do windows para instalar/configurar aparece o seguinte erro "error loading operating system"...

agora não sei como fazer... (em ultimo caso vou com o pc a uma loja... mas quando levo o pc a uma loja não sei como é mas tenho sempre um componente avariado, apesar de funcionar antre de lá entrar... lol..)

NOTAS: já usei os driver da disquetee os drivers que vem com o windows. O disco esta a funcionar (pelo menos já o utilizei como storage)

QUESTÃO: se usar o disco (SATA) para instalar jogos depois ter o windows num disco ide vou obter um rendimento superior nos jogos? ou o windows tem que estar tb num disco SATA.?
 
Última edição:
O que eu acho que se passa é que não tens o boot sequence como deve ser... tipo abios procura na floppy, depois no CD, e depois no disco, só que o disco onde a bios procura o MBR não deve ser o sata

Tens de dizer à bios que queres usar esse disco como disco de boot


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
O que eu acho que se passa é que não tens o boot sequence como deve ser... tipo abios procura na floppy, depois no CD, e depois no disco, só que o disco onde a bios procura o MBR não deve ser o sata

Tens de dizer à bios que queres usar esse disco como disco de boot


Cumprimentos
.. realmente podia ser isso.. mas é assim na boot sequence tenho 1º -> cd-usb, 2º -> disco
e não tenho cá disquetes nem mais nenhum outro tipo de boot drive.
nabios existe uma opção de escolher qual o disco que deve ser posto como boot disc nessa altura escolho o sata... mesmo assim não consigo... vou ligar o pc e vou ver mais uma vez... (normalmente quando as coisas não funcionam experimento passado uma semana de reflexão... pode ser que já funcione... e claro acender uma velinha)
 
boas

suponho q isso seja o disco onde instalas o windows q n esta bootable.. o windows é istalado la pq pode ser em qualker disco mas depois ao inicia o sistema n encontra o ntdlr do disco onde meteste o s.o pq n é bootable.. das duas uma ou tens alguma coisa mal na bios ou o disco esta marado.. mas como instala la o windows etc axo q é mesmo da bios..o disco esta num sata primary?

cumps
 
Raden disse:
(...) das duas uma ou tens alguma coisa mal na bios ou o disco esta marado.. mas como instala la o windows etc axo q é mesmo da bios..o disco esta num sata primary?

cumps
sata primary?...

na bios penas tenho referencia a:

Primary IDE master Not Install
Primary IDE Slave Not Install
Secundary IDE Master Not Install
Secundary IDE Slave Not Install

Primary mastar SATA3 Maxtor 6Y160P0
Primary Master SATA4


como é que é p+ossivel ver se o disco está marado?... (comprei o disco aki no forum... espero não ter levado barrete....)
 
Xp

Acho que não podes colocar na bios o Sata como master Boot pq ...ele ainada não tem qq sistema instalado . Até o sistema estar completamente instalado , o arranque Boot terá de ser sempre a partir do CD . Só depois de estar instalado é que vais à bios e mudas a opção para o boot a partir do Sata ,.
E tb se tens um IDE com o sistema operativo instalado podes partir dele para instalar o sistema no Sata e depois escolher como queres o Boot : sata ou Ide . Mas sempre só no fim do processo de instalação .
Sorte
 
32

Aconteçe que ele não tá a reconhecer o disco SATA

Não é preciso instalar num IDE e depois num SATA..o correcto é meter logo no SATA o Windows do zero e ele reconheçe e avança com a instalação na boa..
já fiz isso várias vezes...

Duas coisas a verificar!!

1) ao meteres f6 instalas os drivers sata raid correctamente ???
2) boot sequence está correcta ? esse disco sata não precisa de estar em master, mas no boot sequrence tem de apareçer lá, em master ou slave ou o raio que for..mas tem de apareçer na bios..
se não estriver num o windows procura noutro disco ??
3) o que devias ter feito era metido esse disco noutro pc e formata-lo todo antes de fazer a instalação
4) escolhe Fat32 em vez de ntfs.. ás vezes ntfs dá problems a instalar..
 
Kursk_crash disse:
1) ao meteres f6 instalas os drivers sata raid correctamente ???
2) boot sequence está correcta ? esse disco sata não precisa de estar em master, mas no boot sequrence tem de apareçer lá, em master ou slave ou o raio que for..mas tem de apareçer na bios..
se não estriver num o windows procura noutro disco ??
3) o que devias ter feito era metido esse disco noutro pc e formata-lo todo antes de fazer a instalação
4) escolhe Fat32 em vez de ntfs.. ás vezes ntfs dá problems a instalar..


1) penso que sim até porque depois aparece o disco para escolher a partição que queroinstalar o windows, tenho duas disquetes:
- a primeira diz: G72- PRSA060 Promise 376/378 Driver
a segunda diz: G72 - VASA020 Via SATA RAID Driver For VT6420/VT8237
eu uso a primeira... (nem tenho acerteza se alguma delas é a da board.. porque isto foi comprado em sgunda mão)
2) na bios aparece o disco, a boot sequnce só para para escolher disquetes disco (não descrimina se é sata ou ide), mas depois tenho uma opcção na bios que pergunta qual o boot disk.. depois eu ponho que é o que ele detect (o sata)
3) no pc onded vou por o sata tenho o windows num ide.. e na primeira vez que liguei o disco sata foi para sacar de lá uns ficheiros e para deepois o formatar e fazer partições.. só depois é que dedligueo o ide e tentei instalar o windows... com não funcionou assim durante umas 3 ou4 tentativas, optei quando ia escolhei a partição onde instalar o windows por desfazer-me das partições e tentar fazer umas na altura da instalação.... oque tambem não funcionou....
4) realmente ainda não experimentei o FAT32.... vou tentar mais tarde.....
 
sata

-André , tu não precisas de drivers raid pq ... NÂO VAIS INSTALAR RAID , vais só instalar um sata .
-Se precisares de algum driver é a cena do F6 - driver para SATA ( nada de raid !!!!)
-Não vais nada para Fat pq isso é uma burrice.
-Antes de instalares o sistema no sata ( ou outro qq ) , só tens de , na boot sequence , escolher CD em 1º lugar- que é o CD onde tens o XP..
-É assim :
Antes de ter o sistema instalado , qdo desliga , a instalação do XP volta sempre ao cd que o encaminha para o disco onde estás a instalar , tal como se faz com o IDE.
- Só no fim de todo o processo , qdo aparece umas palavras a dizer que a instalação foi concluida e a perguntar-te se queres dar uma volta para conheceres o novo Windows - aí , sim , reinicias , vais à bios e mudas a boot sequence para o disco sata .
 
pois é acho que estava a usar as disquetes erradas (quem me vendeu a mobo deu-me as disquetes erradas...)

ja saqui "Nvidia nForce3 SATA/RAID driver for Windows 2K/XP"
http://www.msi.com.tw/program/support/download/dld/spt_dld_detail.php?UID=649&kind=1

e passei o conteudo do zip para uma disquete... carreguei no F6 e ele carregou os ficheiros... depois vejo o disco e quando começa a copiar os ficheiros dis que não consegue carregar o ficheiro "nvatabus.sys" e que sem ele não ira conseguir lançar o windows...

o que faço.... ? já fiz umas 10 disquetes e dá sempre o mesmo problema....

alguem tem uma disquete original....?
 
Depois de carregares pela 1ª vez os drivers da disquete para o pc (logo a seguir a carregares no F6), tens que deixar a disquete dentro da drive pelo menos até ele começar a instalar o windows (a parte onde já tem um interface quase bonito :P)...
 
eu não chego a tirar a disquete... depois de carregar no F6 ele lê a disquete... e ela fica lá... depois quando começa a passar ficheiros para o disco diz que não consegue "load" o ficheiro NvAtaBus.sys .. vou tentar outro windows...

UPDATE: com outro windows dá o mesmo problema... (agora passa os ficheiros todas.. mas quando reinencia dá "error loading operating System"... tou inclinado para o disco... vou ver se arranjo outro para experimentar
 
Última edição:
Pega num CD de Knoppix, vasi ao QTParted e arrabjas os discos, em especial poes o disco SATA como activo e bootable, depois é facil
 
Back
Topo