MSI P6N-Series: nForce 680i and up to four PCI-E slots

mascarilha

I folded Myself
MSI P6N-Series: nForce 680i and up to four PCI-E slots


Usually I would have presented the Press Release right here. Instead I will write about it with my own words because at the moment you won't find the English Press Release only the German one which horribly translates using Google or something similar.
So now to the facts: MSI today presented it's P6N-Series for Socket 775 Intel CPUs based on the nForce 600i chipsets. The flagship is the P6N Diamond featuring four PCI-Express slots (2x PCIe x16 and 2x PCIe x8), two Gigabit-Ethernet ports, 5x SATA II connectors (Raid 0,1,5,JBOD) and Creative Soundblaster X-Fi Xtreme 7.1 Kanal Audio implemented onboard. It comes together with a rather hefty price tag which reads around 300 Euros.



Source: MSI Germany


cumps
 
FDX!!! 4 PCI´s??? X-FI onboard???

Qualquer dia deixa-se de comprar placas de som, e outros periféricos, um PC passa a ser só Board, Processador, Memórias e Gráfica; esqueçam lá placas de som, placas pci com usb, firewire, RJ 45 ou wlan,.... pelos vistos as boards já trazem isso tudo!
 
FDX!!! 4 PCI´s??? X-FI onboard???

Qualquer dia deixa-se de comprar placas de som, e outros periféricos, um PC passa a ser só Board, Processador, Memórias e Gráfica; esqueçam lá placas de som, placas pci com usb, firewire, RJ 45 ou wlan,.... pelos vistos as boards já trazem isso tudo!

Desde as NF2 que não compro placas de som e o meu sistema é este que falaste, Board, Processador, Memórias e Gráfica

As placas de som onboard estão bem jeitosas, melhor que isso só placas de som high-end que custam de 150 a 300 €
 
FDX!!! 4 PCI´s??? X-FI onboard???

Qualquer dia deixa-se de comprar placas de som, e outros periféricos, um PC passa a ser só Board, Processador, Memórias e Gráfica; esqueçam lá placas de som, placas pci com usb, firewire, RJ 45 ou wlan,.... pelos vistos as boards já trazem isso tudo!

Daqui a 2 anitos tb ja vão estar as graficas nos CPU´s e a Intel ja mostrou um CPU com funçoes de North/south-brige, por isso é uma questao de tempo ate teres tudo num só chip.
 
As placas de som onboard estão bem jeitosas, melhor que isso só placas de som high-end que custam de 150 a 300 €

Não é bem assim, nforce2 tinhas o belo do soundstorm, mas muitas placas tem som onboard muito manhoso pior que a minha antiga SB 24bits live!, e se eu notei a passar desta para a Audigy 2 ZS que tenho agora....

OT: Bem board da cena :P, falta saber..... é boa em OC? ^_^
 
Penso que esta notícia só veio confirmar o (talvez) inevitável, que é o contínuo progresso da tecnologia...
E vai continuar ate...
DJ_PAPA disse:
Daqui a 2 anitos tb ja vão estar as graficas nos CPU´s e a Intel ja mostrou um CPU com funçoes de North/south-brige, por isso é uma questao de tempo ate teres tudo num só chip.



cumpzZz
 
Última edição pelo moderador:
Primeiras fotos da placa mãe P6N Diamond da MSI

A MSI divulgou hoje as primeiras imagens da sua placa mãe P6N Diamond, anunciada em novembro do ano passado.

Baseada no chipset nForce 680i SLI da NVIDIA, a P6N Diamond difere das placas mães baseadas no design de referência da NVIDIA. Ela dispõe de quatro portas PCI-Express 16x configuradas em 8x-8x-16x-8x para as futuras tecnologias multi-GPU SLI da NVIDIA. Além disso, um switch digital que permite configurar três das quatro portas PCI-Express 16 X em 16x-16x-8x.

A P6N Diamond também é uma das raras placas mães integradas por um verdadeiro processador de áudio, o Creative X-Fi Xtreme. Além disso, ela possui sete portas SATA das quais uma porta eSATA. A MSI, ainda não divulgou a data da disponibilidade e o preço desta placa.

00432318el6.jpg

Gostava de ver o preço disto cà em PT, as reviews k tenho visto das MSI 680i têm sido positivas.. c uma placa de som de geito já integrada era mm interessante.. só pena as cores dos slots dimm e outros.

Os condensadores sólidos demonstram uma qualidade superior...
 
Última edição:
Penso que esta notícia só veio confirmar o (talvez) inevitável, que é o contínuo progresso da tecnologia...
E vai continuar ate...




cumpzZz


como se esta fosse a primeira board da MSI a incluir um chip da creative on-board...
esta board não vem confirmar nada, a não ser a tradição da MSI de disponibilizar das boards com mais equipamento que se podem encontrar.

Se a tendencia evolutiva das soluções integradas tende para a menor ocupação de espaço espaço (mais funcionalidades num unico chip), a historia recente diz-nos que as soluções high end, tendem a ocupar cada vez mais espaço.
 
como se esta fosse a primeira board da MSI a incluir um chip da creative on-board...
esta board não vem confirmar nada, a não ser a tradição da MSI de disponibilizar das boards com mais equipamento que se podem encontrar.

Se a tendencia evolutiva das soluções integradas tende para a menor ocupação de espaço espaço (mais funcionalidades num unico chip), a historia recente diz-nos que as soluções high end, tendem a ocupar cada vez mais espaço.

Não necessariamente.

O P965 não é High-End, e precisa de mais espaço.
Ao retirar suporte para IDE, os fabricantes precisaram de incluir um controlador externo, por exemplo.
O caso do nearly-dead RD600 é outro exemplo de um chipset que depende de controladores externos.
O futuro G35 da Intel é outro caso, que vai acabar com coisas como as portas PS/2, série, paralela, etc.

Por outro lado, o MCP68 é um chipset single-chip + IGP, e eu acredito que é essa a tendência a seguir mesmo no high-end num futuro próximo.
Se é verdade que a performance do chipset interessa cada vez menos para influenciar directamente a CPU e a GPU, também não é menos verdade que é muito mais flexível no que toca a adoptar rapidamente novas soluções de I/O, novas funcionalidades, etc.
Uma família de CPU's com parte das funções do chipset já embutidas (como os A64) nunca terá um ciclo de desenvolvimento tão rápido.

Não me admirava se um dia aparecesse um chipset com uma mini-distro de Linux especializada embutida directamente em memória ROM bem próxima da northbridge.
 
Última edição:
blastarr, custa-me crer que algum dia possamos ver soluções integradas com desempenhos que possam equivaler ao que hoje representa um core 2 quad + um G80, por ex.
é certo que os nºs de uma solução integrada, um dia, serão iguais aos da combinação de que falei, mas entretanto passou-se uma porrada de tempo, quanto maior é o nivel de integração de componentes num unico chip, mais lento tenderá a ser o seu desenvolvimento.

as soluções integradas representam uma fatia muito importante do mercado, e é aí que as empresas estão a apostar (sobretudo porque o mercado dos portateis quase que precisa de soluções deste tipo, e porque parece ser um mercado em expansão), mas daí a substituirem completamente as soluções dedicadas, acho que ainda vai uma distancia muito significativa, porque estas plataformas têm muito mais facilidade na sua evolução, e o mercado high end tende a ser mais conservador e naturalmente mais exigente (ou mais exigente e consequentemente mais conservador, whatever).

mas isto veio a proposito da integração de um chip de som da creative numa board...
uma placa de som é mais que um simples chip, lembrem-se dos conversores digital/analogico, que para as colunas que costumamos ter nos desktops, é um elemento importante na qualidade de som. e neste caso, esses conversores devem ter ficado ao cargo da MSI.
é certo que o X-Fi porvavelmente vai viver mais tempo que esta board, sem se tornar obsoleto, mas mesmo assim, é mais uma coisa que vai ficar para sempre na board, enquanto que se fosse uma placa de som, uma pessoa vendia aquilo, facturava uns cobres, e comprava o novo "ultimo grito"...
mas eu sempre tive algumas reservas em relação a isto dos controladores de som on-board...
 
blastarr, custa-me crer que algum dia possamos ver soluções integradas com desempenhos que possam equivaler ao que hoje representa um core 2 quad + um G80, por ex.
é certo que os nºs de uma solução integrada, um dia, serão iguais aos da combinação de que falei, mas entretanto passou-se uma porrada de tempo, quanto maior é o nivel de integração de componentes num unico chip, mais lento tenderá a ser o seu desenvolvimento.

as soluções integradas representam uma fatia muito importante do mercado, e é aí que as empresas estão a apostar (sobretudo porque o mercado dos portateis quase que precisa de soluções deste tipo, e porque parece ser um mercado em expansão), mas daí a substituirem completamente as soluções dedicadas, acho que ainda vai uma distancia muito significativa, porque estas plataformas têm muito mais facilidade na sua evolução, e o mercado high end tende a ser mais conservador e naturalmente mais exigente (ou mais exigente e consequentemente mais conservador, whatever).

Nos EUA, mais de 90% dos computadores vendidos são low-end, normalmente com IGP's e integração exaustiva dos componentes.
A AMD comprou a ATI, não porque precisasse de chips gráficos (as margens de lucro são pequenas, comparadas com as CPU's), mas porque precisava da "plataforma", ou seja, do conjunto CPU + chipset (ou "MCP/SPP", como lhe chama a Nvidia desde os tempos da Xbox 1).

Assim, o mercado high-end é importante, sem dúvida, mas o volume é demasiado pequeno para ser relevante no bottom-line das empresas.
A AMD não se está a preocupar minimamente com o high-end nesta guerra de preços. Porquê ?
Porque quer a todo o custo atingir 30% de quota de mercado.
Mais mercado = mais volume.
E se se conseguir mais volume, a plataforma de upgrades futuros pode tender a assentar sobre o mesmo cliente.
Éo assegurar de clientela futura, sobretudo entre os corporate buyers.
Lembram-se dos anos 90, onde as empresas só confiavam na "santa trindade" ? (Chipset/CPU Intel; MS Windows; MS Office).



mas isto veio a proposito da integração de um chip de som da creative numa board...
uma placa de som é mais que um simples chip, lembrem-se dos conversores digital/analogico, que para as colunas que costumamos ter nos desktops, é um elemento importante na qualidade de som. e neste caso, esses conversores devem ter ficado ao cargo da MSI.
é certo que o X-Fi porvavelmente vai viver mais tempo que esta board, sem se tornar obsoleto, mas mesmo assim, é mais uma coisa que vai ficar para sempre na board, enquanto que se fosse uma placa de som, uma pessoa vendia aquilo, facturava uns cobres, e comprava o novo "ultimo grito"...
mas eu sempre tive algumas reservas em relação a isto dos controladores de som on-board...

Eu continuo a ter sérias reservas sobre este chip "X-Fi" da MSI.
A avaliar pelas aventuras passadas de integração de chips Soundblaster em motherboards da marca (marcar um chip como sendo uma Audigy, quando não passa de uma Soundblaster Live 24bit low end), o chip não é de facto um X-Fi tal como o conhecemos, mas sim um "parente pobre", mais próximo disto:
http://www.soundblaster.com/products/product.asp?category=1&subcategory=208&product=15853

Esta placa não é mais do que uma "X-Fi" despida de qualquer aceleração por hardware, ou seja, é muito próxima de um qualquer codec integrado.
E nesse capítulo, continua a não haver rival para o Analog Devices ADI 1988B, presente em muitas motherboards de topo da Asus (inclusivé é o chip que está nas novas placas de som discrete da mesma marca).
 
Última edição:
eu tambem acho que lá por ter uma placa de som integrada que dizem ser uma x-fi nao me convence, a minha p5w dh dlx tem um chip realtek hd audio,e quando comprei a minha x-fi a diferença de som foi do dia para a noite(para melhor),mas talvez seja melhor que outras placas com som integrado é esperar para ver:)
 
Koncaman disse:
as soluções integradas representam uma fatia muito importante do mercado, e é aí que as empresas estão a apostar (sobretudo porque o mercado dos portateis quase que precisa de soluções deste tipo, e porque parece ser um mercado em expansão), mas daí a substituirem completamente as soluções dedicadas, acho que ainda vai uma distancia muito significativa, porque estas plataformas têm muito mais facilidade na sua evolução, e o mercado high end tende a ser mais conservador e naturalmente mais exigente (ou mais exigente e consequentemente mais conservador, whatever).

Aí está... eu falei no contínuo progresso da tecnologia, daí achar que os fabricantes como a AMD/ATI estarem a apostar nas soluções integradas por estar a "render" muito mais do que as soluções CPU+*****+Gráfica high-end, que é só pa quem não tem a carteira leve...
Mas nada indica que não passemos a ter soluções integradas com capacidade para responder a utilizadores mais exigentes que as "meras" empresas.

blastarr disse:
Assim, o mercado high-end é importante, sem dúvida, mas o volume é demasiado pequeno para ser relevante no bottom-line das empresas.
A AMD não se está a preocupar minimamente com o high-end nesta guerra de preços. Porquê ?
Porque quer a todo o custo atingir 30% de quota de mercado.
Mais mercado = mais volume.
E se se conseguir mais volume, a plataforma de upgrades futuros pode tender a assentar sobre o mesmo cliente.
Éo assegurar de clientela futura, sobretudo entre os corporate buyers.
Lembram-se dos anos 90, onde as empresas só confiavam na "santa trindade" ? (Chipset/CPU Intel; MS Windows; MS Office).

É mesmo isso...;)





cumpzZz
 
Back
Topo