• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

Bom Dia StreeTunder,

Tou a ver pelas perguntas dos users aqui alguma inocencia, é que para mim é garantido saber o basico para manutenção e saber qdo se compra um portatil de topo e altamente "configuravel" não é só mexer na +- frequencia de cpu e gpu mas tambem na limpeza regular,seja de ano para ano fazer um rapaste, seja de mudar o power options do windows para obrigar o windows a manter o cpu no seu "lugar" eu até talvez faça um cpu delid(em alguns casos chega a baixar 15ºc sem underclock,parece que a pasta termica que a intel usa nos seus CPU é do pior) daqui a algum tempo(mas antes falo com a ***** claro devido à garantia) estes laptops precisam de alguma atenção.

Por isto acho se quiseres comprar e começar a utilizar já o msi gt72vr não é mau...eu tive um (msi gt72 com gtx980m) e não tive problemas nenhuns, não gostei foi da promessa deles de trocar gpus e depois não dar em nada, o clevo P670 com a gtx1070 é parecido tb não tem a TB3.

PS:Devo responder a um questão ao user Miguel_Pereira sobre a TB3 usar o egpu tem um descrescimo maximo de 10 a 15% devido aos 40gps(depende mto da resolução em que estás a jogar qto maior a resolução maior a banda é necessaria mas se o CPU não se meter no caminho não vais sentir mto) mas a fraca performance que se vê na net é devido a estarem a usar cabos não proprios para TB3 e o monitor do proprio laptop,em vez de usarem um monitor externo directamente ligado à placa no egpu, não esquecer que o VR chegar a ter dois ecrans a 90hz cada um a 1080 por usb3/hdmi que tem 2/3 da capacidade do tb3 e não notas diferenças de performance!! Qdo o VR começar a usar TB3 a serio é que vao ser elas o problema é que certos "mercados" não vao gostar disso..lolol

Cumprimentos.

Obrigado pelas vossas opiniões, todas são bem vindas, inclusive a do @JAF2015.

Agora ando na cabeça com o gt72vr e o Clevo p775, não vai ser fácil a escolha.

Cumprimentos
 
Bom Dia Miguel,

Não duvides Miguel é a verdade..neste stress test http://www.3dmark.com/fs/11335562 com o CPU/GPU em OC e como podes ver 4.6 o maximo não chegou aos 90ºC agora imagina 4.0 e ainda com power management a +-90%(o cpu fica em 3.6) e power eficient nas options da GTX1080,acredita pq iria estar a inventar não vendo Laptops..lolol

..e ainda sem delid e se lês o NBR como eu ve o user Phoenix e iUnlock e mais nao digo.
Tem tudo a ver com a boa montagem do P775,uma boa base para ajudar no arrefecimento e saber mexer nas opções de power do CPU que o windows permite eu não preciso dos 4 cores a todo o tempo a 40 e com underclock à mistura ainda duvidas e para jogar com uma gtx1080 mto menos preciso de OC lolol...



Eu respondi ao teu comentario com uma opiniao minha sobre o TB3 ao StreeTunder.

Cumprimentos.
Tens ai uma grande maquina, mas temperaturas que não chegam a 60ºC duvido imenso. Pelo menos numa jogo pesado não acredito que o teu processador de desktop fique nessas temperaturas sem estar ao berros ou com underclocking. Tenho acompanhado o topico dos P775 no NBR e toda a gente tem que puxar pelas ventoinhas para ter os i7 a temperaturas dignas.
E não é verdade o que dizes dos BGA. Um Gt72VR ou o meu G752VS têm o processador a maioria do tempo nos 70'sºC, logo isso não é um problema. Obviamente que andam a GHz's inferiores (3.6-3.8) que o teu i7 de desktop, mas na maioria dos jogos chega bem. Não são propriamente portateis finos.

Compreendo a tua escolha e efectivamente tens um dos portateis que deixa mais portas abertas para o futuro, caso tenhas a sorte de os MXM virem a ser compativeis. Já usar as gráficas por TB3 como dizes, todos os testes que tenho visto (com clevos e outros) dão perdas muito importantes por causa da latência, logo duvido que seja por ai que se abre uma porta de upgrade em relação à tua gtx1080. O TB3 serve para quem tem um portatil mais fraco e quer ter uma gráfica boa em casa ou algo assim.

Como já disse anteriormente, comprar um portatil gaming de alta gama é um jogo de prioridades. Ou se escolhe um como o teu em que tudo é configuravel e deixa algumas portas abertas para upgrade, mas tem que se lidar com barulho mais elevado por utilizar hardware mais forte, ou então aceitam-se alguma condicionantes e vai-se para algo como o GT72VR. Ambas as escolhas são adequadas, dependo do que se procura.

E digo-te, estive com uma pré-ecomenda de um p775, mas o barulho deixou-me de pé atrás.
Tens ai uma grande maquina, mas temperaturas que não chegam a 60ºC duvido imenso. Pelo menos numa jogo pesado não acredito que o teu processador de desktop fique nessas temperaturas sem estar ao berros ou com underclocking. Tenho acompanhado o topico dos P775 no NBR e toda a gente tem que puxar pelas ventoinhas para ter os i7 a temperaturas dignas.
E não é verdade o que dizes dos BGA. Um Gt72VR ou o meu G752VS têm o processador a maioria do tempo nos 70'sºC, logo isso não é um problema. Obviamente que andam a GHz's inferiores (3.6-3.8) que o teu i7 de desktop, mas na maioria dos jogos chega bem. Não são propriamente portateis finos.

Compreendo a tua escolha e efectivamente tens um dos portateis que deixa mais portas abertas para o futuro, caso tenhas a sorte de os MXM virem a ser compativeis. Já usar as gráficas por TB3 como dizes, todos os testes que tenho visto (com clevos e outros) dão perdas muito importantes por causa da latência, logo duvido que seja por ai que se abre uma porta de upgrade em relação à tua gtx1080. O TB3 serve para quem tem um portatil mais fraco e quer ter uma gráfica boa em casa ou algo assim.

Como já disse anteriormente, comprar um portatil gaming de alta gama é um jogo de prioridades. Ou se escolhe um como o teu em que tudo é configuravel e deixa algumas portas abertas para upgrade, mas tem que se lidar com barulho mais elevado por utilizar hardware mais forte, ou então aceitam-se alguma condicionantes e vai-se para algo como o GT72VR. Ambas as escolhas são adequadas, dependo do que se procura.

E digo-te, estive com uma pré-ecomenda de um p775, mas o barulho deixou-me de pé atrás.
 
Bom Dia Miguel,

Não duvides Miguel é a verdade..neste stress test http://www.3dmark.com/fs/11335562 com o CPU/GPU em OC e como podes ver 4.6 o maximo não chegou aos 90ºC agora imagina 4.0 e ainda com power management a +-90%(o cpu fica em 3.6) e power eficient nas options da GTX1080,acredita pq iria estar a inventar não vendo Laptops..lolol

..e ainda sem delid e se lês o NBR como eu ve o user Phoenix e iUnlock e mais nao digo.
Tem tudo a ver com a boa montagem do P775,uma boa base para ajudar no arrefecimento e saber mexer nas opções de power do CPU que o windows permite eu não preciso dos 4 cores a todo o tempo a 40 e com underclock à mistura ainda duvidas e para jogar com uma gtx1080 mto menos preciso de OC lolol...



Eu respondi ao teu comentario com uma opiniao minha sobre o TB3 ao StreeTunder.

Cumprimentos.

Vamos por partes.
Eu sei que tens uma grande maquina, o que eu duvidei é de teres o CPU a 60ºC em carga. Isso não é verdade. Só cortando imenso as pernas ao CPU. E se é para cortar as pernas, não faz sentido ir para um LGA e processador de desktop e pagar o extra. Agora já falas que não chegou aos 90ºC. Isso eu já acredito. Aliás, com as ventoinhas a gritar deves andar abaixo dos 80ºC mesmo em stress.

De resto, estás a falar de coisas bem avançadas. Delids, manutenção, pastas termicas, undervoltings, alterar cargas no cores consoante o load. Isso são tudo opções avançadas que nem toda a gente tem conhecimento ou paciência para mexer.
O P775 é uma maquina bem avançada e tem que estar bem afinada para aproveitar bem a potencia. E para aproveitar bem a potencia as ventoinhas têm que estar a puxar razoavelmente. Sem falar que mesmo nas bios mais recentes o comportamento das ventoinhas continua irregular mesmo em idle.

Ambos queremos ajudar o user que colocou a questão. E a realidade é que ele tem que fazer uma escolha. O msi GT72VR é uma excelente escolha, "barato" e equilibrado, e é chegar e usar. O P775 custa mais umas boas centenas de euros e pode ter 20-30% mais de potencia em jogos (o i7 de desktop faz mais uns 20-30% de Ghz e a gtx1080 é ~20-25% mais forte), desde que bem afinado e na maioria das situações a fazer consideravelmente mais barulho. Ele tem que ver qual o caminho que quer seguir.
O que interessa é que faça uma escolha informada.
 
Bom Dia StreeTunder,

Tou a ver pelas perguntas dos users aqui alguma inocencia, é que para mim é garantido saber o basico para manutenção e saber qdo se compra um portatil de topo e altamente "configuravel" não é só mexer na +- frequencia de cpu e gpu mas tambem na limpeza regular,seja de ano para ano fazer um rapaste, seja de mudar o power options do windows para obrigar o windows a manter o cpu no seu "lugar" eu até talvez faça um cpu delid(em alguns casos chega a baixar 15ºc sem underclock,parece que a pasta termica que a intel usa nos seus CPU é do pior) daqui a algum tempo(mas antes falo com a ***** claro devido à garantia) estes laptops precisam de alguma atenção.

Por isto acho se quiseres comprar e começar a utilizar já o msi gt72vr não é mau...eu tive um (msi gt72 com gtx980m) e não tive problemas nenhuns, não gostei foi da promessa deles de trocar gpus e depois não dar em nada, o clevo P670 com a gtx1070 é parecido tb não tem a TB3.

PS:Devo responder a um questão ao user Miguel_Pereira sobre a TB3 usar o egpu tem um descrescimo maximo de 10 a 15% devido aos 40gps(depende mto da resolução em que estás a jogar qto maior a resolução maior a banda é necessaria mas se o CPU não se meter no caminho não vais sentir mto) mas a fraca performance que se vê na net é devido a estarem a usar cabos não proprios para TB3 e o monitor do proprio laptop,em vez de usarem um monitor externo directamente ligado à placa no egpu, não esquecer que o VR chegar a ter dois ecrans a 90hz cada um a 1080 por usb3/hdmi que tem 2/3 da capacidade do tb3 e não notas diferenças de performance!! Qdo o VR começar a usar TB3 a serio é que vao ser elas o problema é que certos "mercados" não vao gostar disso..lolol

Cumprimentos.

Bom Dia Miguel,

Não duvides Miguel é a verdade..neste stress test http://www.3dmark.com/fs/11335562 com o CPU/GPU em OC e como podes ver 4.6 o maximo não chegou aos 90ºC agora imagina 4.0 e ainda com power management a +-90%(o cpu fica em 3.6) e power eficient nas options da GTX1080,acredita pq iria estar a inventar não vendo Laptops..lolol

..e ainda sem delid e se lês o NBR como eu ve o user Phoenix e iUnlock e mais nao digo.
Tem tudo a ver com a boa montagem do P775,uma boa base para ajudar no arrefecimento e saber mexer nas opções de power do CPU que o windows permite eu não preciso dos 4 cores a todo o tempo a 40 e com underclock à mistura ainda duvidas e para jogar com uma gtx1080 mto menos preciso de OC lolol...



Eu respondi ao teu comentario com uma opiniao minha sobre o TB3 ao StreeTunder.

Cumprimentos.

Vamos por partes.
Eu sei que tens uma grande maquina, o que eu duvidei é de teres o CPU a 60ºC em carga. Isso não é verdade. Só cortando imenso as pernas ao CPU. E se é para cortar as pernas, não faz sentido ir para um LGA e processador de desktop e pagar o extra. Agora já falas que não chegou aos 90ºC. Isso eu já acredito. Aliás, com as ventoinhas a gritar deves andar abaixo dos 80ºC mesmo em stress.

De resto, estás a falar de coisas bem avançadas. Delids, manutenção, pastas termicas, undervoltings, alterar cargas no cores consoante o load. Isso são tudo opções avançadas que nem toda a gente tem conhecimento ou paciência para mexer.
O P775 é uma maquina bem avançada e tem que estar bem afinada para aproveitar bem a potencia. E para aproveitar bem a potencia as ventoinhas têm que estar a puxar razoavelmente. Sem falar que mesmo nas bios mais recentes o comportamento das ventoinhas continua irregular mesmo em idle.

Ambos queremos ajudar o user que colocou a questão. E a realidade é que ele tem que fazer uma escolha. O msi GT72VR é uma excelente escolha, "barato" e equilibrado, e é chegar e usar. O P775 custa mais umas boas centenas de euros e pode ter 20-30% mais de potencia em jogos (o i7 de desktop faz mais uns 20-30% de Ghz e a gtx1080 é ~20-25% mais forte), desde que bem afinado e na maioria das situações a fazer consideravelmente mais barulho. Ele tem que ver qual o caminho que quer seguir.
O que interessa é que faça uma escolha informada.

Obrigado pelas respostas.

Eu queria era a gráfica 1080gtx , mas essa só apartir dos 2.300 +/- nos Clevo e nos MSI apartir dos 2.600€ senão estou em erro, e eu não estou para dar tanto dinheiro para um portátil que desvaloriza muito depressa.

Entre o Clevo e o MSI com a 1070 gtx , é difícil a escolha, os Clevo tem o cpu K, mas em contra partida o ecrã do msi é melhor pois tem G Sync com 120hz , o design é mais bonito e claro o barulho / calor è bem melhor no MSI e fica mais barato que o P775 com build igual, ssd + 1070 + 16gb etc

Já mandei vir o msi Gt72vr 7re.

Depois reporto novidades.
 
Bela máquina!

Boa Compra,
Dá-nos depois mais info sobre o bixo!

Das poucas horas que o usei, as temps e o barulho são ainda melhores que o esperado, joguei um bocado o COD Remaster e depois fui ver as temps

Cpu 50
Discos 30
Grafica 60
Board 28

Faz bem menos barulho que o meu MSI PE70 2QE anterior, é de facto obra!

Depois o ecrã como tinha dito,

120hz, Gsync , 5MS, 3D...

O portátil nas fotos parecia horrendo mas visto pessoalmente mudei de ideias, a parte de cima do ecrã parece um capot de um Ferrari, tem umas linhas bem bonitas, e o teclado / rato estão muito bons, aqueles leds no teclado e no portátil dão um ar xpto ao portátil.

Agora nisto tudo o que faltava ao portátil, era a gtx 1080 e um ecrã 2k ou 4k para ser perfeito...

Mas o portatil ta muito bom, o ecrã então com aquilo tudo... Não ha nada igual no mercado.

Mais logo trago duvidas para vocês agora n tenho tempo.

Ate logo

edit

@Miguel_Pereira

@JAF2015

@brruno

Dúvidas:

1) Como sei que o GSync está a ser usado e como devo usa-lo ?
Devo ter o v-sync desligado ou desligado?

2) A minha memoria ram é 2400mhz ddr4, existe melhor?

3) A pasta térmica deve ser trocada de quanto em quanto tempo?

4) Como posso fazer para usfruir do 3D?
Uns oculos 3d de uma oled servem?

Depois posto umas fotos cá
 
Última edição:
Fotos do bixo:

LDbJiJo.jpg


jPNjxur.jpg
 
Dúvidas:

1) Como sei que o GSync está a ser usado e como devo usa-lo ?
Devo ter o v-sync desligado ou desligado?

2) A minha memoria ram é 2400mhz ddr4, existe melhor?

3) A pasta térmica deve ser trocada de quanto em quanto tempo?

4) Como posso fazer para usfruir do 3D?
Uns oculos 3d de uma oled servem?

Depois posto umas fotos cá

1- Tens que seleccionar a opção g-sync nas opções da nvidia. Tens lá um "check" para fazer. Experimenta a ligar a um jogo que faça muitos fps. Se ele ficar parado nos 120fps e não passar é porque deve estar ligado. Se bem que apenas notas o g-sync e os seus beneficios abaixo dos 60fps (depende do jogo e da pessoa). Na pratica o g-sync faz com que não exista screen-tearing como no video abaixo:


2- A tua memoria é boa. Existir melhor existe, mas nos inteis actuais a diferença é minima. Não vale a pena mexeres nisso.

3- Depende um pouco do teu perfil de utilização. Ideal diria que é anualmente. Na pratica vai controlando as temperaturas, se notares que começam a piorar é boa ideia fazer uma limpeza e massa frsca.

4- Não faço ideia.
 
1- Tens que seleccionar a opção g-sync nas opções da nvidia. Tens lá um "check" para fazer. Experimenta a ligar a um jogo que faça muitos fps. Se ele ficar parado nos 120fps e não passar é porque deve estar ligado. Se bem que apenas notas o g-sync e os seus beneficios abaixo dos 60fps (depende do jogo e da pessoa). Na pratica o g-sync faz com que não exista screen-tearing como no video abaixo:

2- A tua memoria é boa. Existir melhor existe, mas nos inteis actuais a diferença é minima. Não vale a pena mexeres nisso.

3- Depende um pouco do teu perfil de utilização. Ideal diria que é anualmente. Na pratica vai controlando as temperaturas, se notares que começam a piorar é boa ideia fazer uma limpeza e massa frsca.

4- Não faço ideia.

O problema é que não sei fazer isso de trocar a massa termica e tenho receio de perder a garantia, agora não sei se a msi faz isto ao abrigo da garantia... tenho de perguntar.

Não me arrisco a deixar o meu portatil numa casa de informatica qualquer...

Tu vais trocar a massa termica no teu Asus por ti mesmo?

Quanto ao G-Sync, ele funciona abaixo dos 60fps, fui ler umas paginas atrás e o @brruno menciona uma opção de fast sync que funciona acima das 60 fps.

Será portanto a melhor opção ter ligado o G Sync e o Fast Sync nas opções da Nvidia?

Quanto a essa questão do 3D perguntei á MSi, deixa ver o que dizem.

Quanto á memoria ram ddr 4 para portatil, pelo que vi, existe acima de 2400mhz:

2666mhz HyperX Impact

2800mhz G.Skill

Não sei se também terão melhores latencias estas memorias.

Ter no portatil 2x8GB ou ser 1x16Gb não faz diferenças certo?

P.S

Obrigado pela ajuda que tens me dado @Miguel_Pereira !

:beerchug:
 
Última edição:
No problem.

Eu no meu só vou mexer na pasta térmica se ele começar a aquecer muito. Já no meu anterior foi o que fiz. Dificilmente mexo antes da garantia acabar.
De qualquer forma não é difícil. Não te preocupes muito com isso. Vai só vendo as temperaturas de vez em quando em sessões de jogo prolongadas.

Nas memórias é quase irrelevante as diferenças de velocidade na maioria dos cenários . Mas teoria é melhor ter 2x8gb que 1x16gb para fazer dual channel. E mesmo assim não é particularmente importante.

No g-sync eu tenho ligado e fast-sync. Em teoria é o melhor. Tens sempre os melhores frame times sem tearing tanto acima como abaixo dos 60fps. ;)
 
No g-sync eu tenho ligado e fast-sync. Em teoria é o melhor. Tens sempre os melhores frame times sem tearing tanto acima como abaixo dos 60fps. ;)

E não mexe na performance tendo o g-sync e o fast-sync ligados certo? a performance é exactamente a mesma com essas opções desligadas?

Partilha ai umas fotos do teu portatil também para ver como se compara com o meu em termos de design.

edit

@Miguel_Pereira

Acrescento, ás perguntas acima:

Tens ai algum video para ver como se muda a massa termica/faz-se limpeza num portatil ?
Por curiosidade.

edit

Bem a MSI disse-me que na garantia que trocam a massa termica gratuitamente, portanto antes da garantia terminar vou enviar o portatil para eles.

Depois quando puderes diz algo sobre as perguntas que fiz.
 
Última edição:
Entretanto estive a ver uns testes de DDR4 com aumento mhz:

Digital Foundry:


Um user no YT:


Um user no forum overlock:

https://forum.overclock3d.net/showthread.php?t=72710

Sleeping Dogs

Memory Type - 1080p, 1440p, 4K
2400Mhz - 89.5, 55.6, 26.1
3200MHz - 89.6, 55.6, 26.2

Hitman Absolution

Memory Type - 1080p, 1440p, 4K
2400Mhz - 64.41, 4418, 22.51
3200MHz - 64.59, 44,27, 22.53

Shadow Of Mordor

Memory Type - 1080p, 1440p, 4K
2400Mhz - 101.29, 75.94, 44.08
3200MHz - 101.06, 76.25, 44.21

Sniper Elite

Memory Type - 1080p, 1440p, 4K
2400Mhz - 167.2, 121.4, 66.8
3200MHz - 167.3, 121.5, 66.4

Tomb Raider

Memory Type - 1080p, 1440p, 4K
2400Mhz - 105.4, 75.0 , 38.4
3200MHz - 105.5, 74.1, 38.6

Não sei, no teste do digital foundry nota-se qualquer coisa nos fps, mas noutros testes todos que vi não se nota nada em jogos.

A conclusão que chego é que se nota na pontuação em benchs, mas a jogar não tem impacto na performance.

Só não sei como no teste do digital foundry é mais notorio que o normal o aumento do clock na ram, talvez por ser overclock?

@Miguel_Pereira , @JAF2015 , que dizes?
 
Última edição:
Já estive a jogar mais a serio, joguei uns 90m o Mafia 3 em 1080p tudo no maximo, frame-rate 55-75 fps , dentro de predios 80 fps para cima

Temperaturas após 90m:

board 28
ssd 28
gpu 65
cpu 58

Barulho, impecável...

Muito satisfeito com a aquisição, execedeu as expectativas no que toca a barulho/temperaturas, consegue ser bem melhor que o meu PE70 com uma 960m 2GB !

Mais tarde vou fazer review na secção MSI

Relativamente a outra situação:

é uma opção no painel de controlo da nvidia .
Podes ter V-sync desligado, V-sync Ligado, ou o Fast V-sync


hfQ5.png

Está em PT no meu, mas deve ser isto "RAPIDO", certo? :

IGyQUNe.jpg



P.S

Este teclado da steelseries + os led no portátil dá um ar xpto
 
Última edição:
@Miguel_Pereira , andas desaparecido...

Pergunto a ti e a malta com 1060/1070/1080 gtx num portatil, que temperaturas atingem o vosso portatil (gpu,cpu,ram,ssd) depois de jogar umas horas ?
 
Última edição:
Sorry, não tenho aqui vindo muito.

O meu portatil, depois de algumas horas a jogar witcher 3 fica com temperaturas tipo:

CPU com OC para 3.8ghz em todos os cores e um ligeiro undervolt: 83ºC
GPU com OC +100mhz : 75ºC

Está controlado. Deixa ver se no pico do verão não tenho que baixar um bocadito o OC para não sbuir a temperatura. As minhas memorias são 2400, nunca mexi nelas. E o SSD chega aos 50-55ºC, mas é nvme, é normal ser quente quando se puxa por ele. ;)
 
Sorry, não tenho aqui vindo muito.

O meu portatil, depois de algumas horas a jogar witcher 3 fica com temperaturas tipo:

CPU com OC para 3.8ghz em todos os cores e um ligeiro undervolt: 83ºC
GPU com OC +100mhz : 75ºC

Está controlado. Deixa ver se no pico do verão não tenho que baixar um bocadito o OC para não sbuir a temperatura. As minhas memorias são 2400, nunca mexi nelas. E o SSD chega aos 50-55ºC, mas é nvme, é normal ser quente quando se puxa por ele. ;)

Obrigado pela resposta, tens de vir cá mais vezes ao topico.

Porque andas a fazer OC ao cpu e gráfica? para ter mais fps nos jogos? mas assim aquece bastante e ouves mais as ventoinhas.

Porque não fazes OC á ram?

Li que fazer OC na RAM/meter RAM acima de 2400mhz com OC no CPU, nota-se melhorias de performance, podias experimentar.
CPU com clocks normais não vale a pena RAM acima de 2400mhz, álias como os benchs que postei confirmam isso.

P.S

Fiquei curioso com o silencio do teu Asus, é melhor que os MSI?

Bom fds!

:beerchug:
 
Fçao OC porque ganho na performance e porque as temperaturas estão excelentes e tenho um cpu K, que permite OC facilmente. O Portatil é extremamente silencioso, aliás, foi esse o meu principal critério de escolha, logo a seguir era o G-sync que eu detesto screen-tearing. Como as minhas memorias já são 2400, não acho que valhe a pena andar a experimentar OC nelas, mas posso sempre tentar. OC nas memorias já me obriga a mexer nas BIOS e tal, e como o pc está excelente sem isso não sinto necessidade.

Não faço ideia se na pratica o meu será mais ou menos silencioso que o teu MSI, porque nunca experimentei nenhum. Provavelmente não será muito diferente. Sei que é muito mais silencioso que o Clevo P670 que experimentei, por uma diferença enorme. Posso dizer-te que em carga é bem mais silencioso que a minha PS4 Pro também, por exemplo.
 
Fçao OC porque ganho na performance e porque as temperaturas estão excelentes e tenho um cpu K, que permite OC facilmente. O Portatil é extremamente silencioso, aliás, foi esse o meu principal critério de escolha, logo a seguir era o G-sync que eu detesto screen-tearing. Como as minhas memorias já são 2400, não acho que valhe a pena andar a experimentar OC nelas, mas posso sempre tentar. OC nas memorias já me obriga a mexer nas BIOS e tal, e como o pc está excelente sem isso não sinto necessidade.

Não faço ideia se na pratica o meu será mais ou menos silencioso que o teu MSI, porque nunca experimentei nenhum. Provavelmente não será muito diferente. Sei que é muito mais silencioso que o Clevo P670 que experimentei, por uma diferença enorme. Posso dizer-te que em carga é bem mais silencioso que a minha PS4 Pro também, por exemplo.

Boas.

Quando fazes OC, o barulho das ventoinhas não aumenta?

Trago novidades do MSI GT72VR 7RE e duvidas:

Temperaturas:

Temperaturas a jogar depois de umas horas (c/ temperaturas baixas, 10/15 graus):

Board 28
CPU 58
GPU 66
SSD 28

Temperaturas a jogar depois de umas horas (c/ temperaturas altas, 25/30 graus):

Board 28
CPU 65
GPU 70
SSD 35

3D Mark:

3D Mark Firestrike 1.1 (settings 3DMark default, portatil tudo default, G-Sync desligado):

3DMark Score 13682
Graphics Score 17217
Physics Score 10863
Combined Score 6363
Graphics Test 1 81.46 fps
Graphics Test 2 69.25 fps
Physics Test 34.49 fps
Combined Test 29.6 fps

http://www.3dmark.com/3dm/19391750

Prémio:

TOP 10 melhores portáteis para jogar, o GT72VR 7RE encontra-se no 8º lugar com 86%.

https://www.notebookcheck.net/Notebookcheck-s-Top-10-Gaming-Notebooks.98628.0.html

Pessoalmente acho que merecia estar nos 5 primeiros lugares, obvio que não tem hipotese frente á 1080 GTX ou 1070 GTX com SLI, senão era logo o 1º lugar :D

Mas não sei como foram por o Alienware R3 com uma 1060GTX em 1º lugar, tem um ecrã Oled e boa construção, mas o portátil a jogar quase que derrete.:wow:

Para além disso, não suporta G-Sync, tem 1 ano de garantia apenas... e o preço upa upa...

Sendo que as temperaturas, barulho, g-sync, gráfica, performance geral, hz do ecrã, são muito importantes para um portátil de gaming não entendo muito estas posições no top 10, mas pronto.

Pontes fortes deste MSI sobre os que estão no top 10:

+ Temperatura / barulho
+ G-Sync , 5ms, 120hz, TN mas melhor que IPS em muitos aspectos
+ Colunas muito boas
+ Teclado RGB
+ Preço

Agora as duvidas para os "experts",
@Mav, @Miguel_Pereira, @brruno, @skandal, @SamuP, @JohnKeeL

1) O G-Sync afecta um pouco a frame-rate certo? com o G-Sync ligado tenho menos frame-rate, notei logo na pontuação do 3D Mark.

2) A ram segundo o 3DMark encontra-se em DDR4 @ 2.398 MHz, já deve estar no máximo dela?

3) Reparei que o CPU oscila entre os 3.6GHZ - 3.8GHZ constantemente, isto é normal ?

4) @Miguel_Pereira, qual é a tua pontuação do teu portatil no 3D Mark Firestrike, portatil em default e g-sync desligado?

5) Não consigo chegar á pontuação do Notebookcheck na gráfica porque será?
fDU4q56.jpg


Notebookcheck 3DMark Firestrike gráfica:

7RE 17625 vs EU 17217
6RE 17354 vs EU 17217

Fico atrás do 6RE com o cpu 6700HQ, no score final é que consigo ganhar e é igual ao 7RE do notebookcheck :

7RE 13685 vs EU 13682
6RE 13354 vs EU 13682

SSMaW1B.jpg


Parece que perco na parte da gráfica mas depois ganho na fisica e no combinado, e assim consigo aquele resultado final igual ao Notebookcheck.

Não sei porque estou a ter menos fps no teste da gráfica, está tudo em default, tanto no portatil, como no 3DMark.

Tenho o portátil, sem lixo, sem processos no background, nem instalei os apps da MSI (fora o app do Steelseries), não vejo como consigo ficar atrás no teste da gráfica.

Poderá ser os drivers da Nvidia, secalhar os novos drivers dão menos fps neste teste do 3DMark... não sei... é o meu palpite.

Se houver malta com um MSIGT72VR 7RE ou 6RE, ou portátil com i7 7700HQ + 1070 GTX, gostava de saber os vossos resultados no 3D Mark Fire Strike por curiosidade !

P.S

:arrow:Review ao MSIGT72VR 7RE aqui.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo