• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

Não quero ser desmancha prazeres, mas a Acer também tem queixas com o BD Prochot até em portáteis com 1050Ti e intel de 8a geração (8750).
https://community.acer.com/en/discu...cpu-throttling-to-803-mhz-helios-300-i7-8750h


Uma coisa te posso garantir, o MSI GT75 com o 8750H e GTX1080 não sofre qualquer tipo problema em relação ao BD-Prochot...referes-te ao Helios 300, temos é de ver reviews do Helios 500 ;)

E como o utilizador refere, um transformador de 135W :facepalm::facepalm::facepalm:, no modelo com o i9 vem um transformador de 330W que chega perfeitamente.

Dá uma olhadela na segunda review que eu postei, foi a mais completa que encontrei com o i9.
 
Última edição:
OK, obrigado.
O MSI GT75 8RG 238XPT será a minha mais provável escolha caso a MSI me reembolse.
O Ideal era que nem houvesse reembolso e a MSI aceitasse a troca directa por este modelo, uma vez que está dentro do mesmo valor comercial do nosso, ainda que fique a perder na RAM.

A meu ver, seria a troca justa.
 
ASUS ROG G703GI-E5005R 17.3-Inch FHD 144 Hz with 3 ms Screen Gaming Laptop (Black) (Intel i7-8750H, 32 GB RAM, 512 GB PCI-E SSD + 1 TB SSHD, NVidia GTX 1080 8 GB, Windows 10 Pro)

3199 libras... AUTCH

E numa loja de retalho muito conhecida francesa:
PC Portable Asus ROG Griffin G703GI-E5083T 17.3"

Em campanha: 2977,60€

Mete "proibitivo" nisso. :004:
Mas sonhar não faz mal, obviamente :berlusca:
 
Última edição pelo moderador:
Uma coisa te posso garantir, o MSI GT75 com o 8750H e GTX1080 não sofre qualquer tipo problema em relação ao BD-Prochot...referes-te ao Helios 300, temos é de ver reviews do Helios 500 ;)

E como o utilizador refere, um transformador de 135W :facepalm::facepalm::facepalm:, no modelo com o i9 vem um transformador de 330W que chega perfeitamente.

Dá uma olhadela na segunda review que eu postei, foi a mais completa que encontrei com o i9.

Só partilhei do 300 justamente por ser um i7 8750h com uma 1050ti. Achei sureal.
Se isto acontece com este setup mais modesto, não sei se quero tentar "imaginar" como será com uma 1070 ou uma 1080.
E pela review os materiais de construção continuam fracos, na minha humilde opinião.

Já agora, por curiosidade, no caso dos nossos (GT72VR), para quem tem BIOS desbloqueada, qual é o TCC Active offset default e optimal? 15? Tens ideia?

Abraço obrigado mais uma vez
 
Bem na segunda review foi detetado throttling mas não devido a temperatura:

“First things first. This CPU maintained 39C when idle. After we pumped it to full load with the Prime95 software, we noticed a weird tendency. First of all, the system didn’t even bother Turbo boosting the clock speeds, as usual. Actually, the contrary happened, as the frequencies of all cores were 2.9 GHz (the base clock speed) and after around 20 seconds we saw some sort of throttling. However, we are positive it wasn’t thermal because the temps went as high as 68C which is a strong 10C lower than what we saw even during some updates. We want to note that we are reviewing a sample unit, so there might be some precaution that may not be present on a retail device.

And when we say throttle we are talking about 500 MHz drops for all cores, while the temperature sustained at 58C with fans not even breaking a sweat and being pretty low as far as noise levels go.

At the last phase of our CPU stress test weird things continued as, except for some “peaks” to 63C, the overall temperature dropped down to 57C at the end. Frequencies were fluctuating between 2.4 and 2.5 GHz while at the end they also sustained a 2.4 GHz value. However, at 45W TDP and 6 physical cores, we can’t say we are not happy with the performance of this CPU so we think future BIOS updates or even the first retail units are not going to have this issue at unusually high load.”
 
Apesar de ser apenas informação de fábrica, tenta está combo para ver se te desbloqueia os menus:

"Editado por mim"

Tens de pressionar em simultâneo, quando estiveres nos menus da bios, é uma combo secreta para evitar desbloquear a Bios.

No nosso modelo o TCC está a zero, sendo assim será 99/100 °C o limite...marcas como a asus usam entre 10/15 para poder activar a proteção mais cedo.
 
Última edição:
Sendo o TCC = 0, então o problema que o nosso portátil tem é claramente um problema de arquitectura.
Vamos ver o que a msi vai fazer contigo e comigo. Mas eu não vou querer ficar com um PC que tenha que lhe andar a desactivar o que quer que seja para funcionar bem.
Tem de ser "out of the box"
 
Sendo o TCC = 0, então o problema que o nosso portátil tem é claramente um problema de arquitectura.
Vamos ver o que a msi vai fazer contigo e comigo. Mas eu não vou querer ficar com um PC que tenha que lhe andar a desactivar o que quer que seja para funcionar bem.
Tem de ser "out of the box"

Como te referi, aquela utilizadora com o mesmo problema que nós, deram-lhe um MSI GT75 8RG e ela garante que não tem qualquer tipo de throttling com o 8750H e GTX1080 e ela sabe muito bem detetar esse tipo de problema quando aparece...é como te digo, tivemos azar no modelo porque eu ainda não vi um unico GT73VR com o problema do BD-Prochot falando em valores stock.

O que me prende ainda é o TVB,

https://forum.zwame.pt/threads/intel-core-coffee-lake-h-hk.1012625/page-3#post-15258163

Eu peguei numa bios e reparo que a opção está lá mas será que dá para desativar?

Estou mesmo tentado caso a resolução seja a devolução do dinheiro, adquirir o Acer nem que seja para fazer uns testes nos primeiros dias xD
 
Última edição:
Já agora, aproveito para pedir desculpa à moderação, porque num dos meus posts anteriores esqueci-me de reduzir o tamanho da letra dos modelos do portátil da asus, violando as regras.

As minhas desculpas igualmente aos demais.
 
Acabei de testar o truque da BIOS. Funcionou à primeira tentativa. Não alterei nada, foi meramente por razões de consulta.

TCC Activation offset = 1
Bi-directional prochot = true

Está praticamente confirmado que é problema de arquitectura.
 
Acabei de testar o truque da BIOS. Funcionou à primeira tentativa. Não alterei nada, foi meramente por razões de consulta.

TCC Activation offset = 1
Bi-directional prochot = true

Está praticamente confirmado que é problema de arquitectura.


Ia jurar que o meu estava a 0 mas como mencionei, fica entre 99/100°C, portanto o problema não é do TCC offset.

Tens também a opção do undervolt, fica na secção Advanced, depois overclocking, tens de ativar a opção de overclocking e depois processor

9bfwad.jpg


Tens de colocar o caracter em “-“ em vez do “+” e depois o valor do undervolt onde diz “cpu core voltage offset”.

Não me responsabilizo por qualquer dano causado ao alterares valores na Bios...
 
OK, obrigado pela dica.
Eu não vou mexer em nada. Como já activei a MSI por causa do problema do BD Prochot, vamos ver como é que isto se desenrola.

Mesmo que ainda não tivesse activado, não acho que faça sentido, como já aqui foi dito, ter de desactivar o BD Prochot, quando é um mecanismo de protecção, e está lá por algum motivo. Ao desactivar, estamos a aumentar as probabilidades do portátil ter uma falha catastrófica permatura.

2600€ é muito dinheiro para se andar a "brincar" assim.
Vamos esperar pelo melhor da MSI.
 
OK, obrigado pela dica.
Eu não vou mexer em nada. Como já activei a MSI por causa do problema do BD Prochot, vamos ver como é que isto se desenrola.

Mesmo que ainda não tivesse activado, não acho que faça sentido, como já aqui foi dito, ter de desactivar o BD Prochot, quando é um mecanismo de protecção, e está lá por algum motivo. Ao desactivar, estamos a aumentar as probabilidades do portátil ter uma falha catastrófica permatura.

2600€ é muito dinheiro para se andar a "brincar" assim.
Vamos esperar pelo melhor da MSI.

O bem de fazer isto na Bios é não ter de usar programas externos com o TS.
 
Back
Topo