• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

Não sou propriamente um expert... :D

De qualquer forma, esse top de notebooks tem muito que se lhe diga. Nunca percebi muito bem os criterios de pontuação desse website, apesar de ser uma das melhores fonte de informação sobre portateis. As pontuações estão separadas por pouquissimos pontos, e ele não têm em conta o preço, acho eu. O meu está em 4º e tem apenas 1% de diferença no teu, acho que é apenas uma referencia como outra qualquer, e posso dizer que o ponto fraco do meu é o som, que não é nada de especial.
Se me perguntassem qual o melhor portátil à venda provavelmente respondia o GT73VR.

Acerca das pontuações Firestrike, há sempre alguma variação. Os valores que obtenho são semelhantes a esses. Já não me lembra exactamente, mas na gráfica era cerca de 17000-17500 e no cpu era um pouco acima de 10000 com o OC que uso no dia a dia. Existem mil e uma variações, basta os drivers não serem os mesmos. Na pratica teres mais ou menos umas centenas no firestrike traduz-se no mesmo a nível de jogos. E sim, o G-sync pode afectar os valores nos benchmarks. O G-sync é algo que serve em situações práticas e quando os jogos forem suficientemente pesados para andares abaixo dos 60fps.

As tuas memorias estão à velocidade normal delas, 2400mhz. E o CPU oscilar é normal, tem a ver com o numero de cores que está em carga. E as temperaturas são excelentes mesmo, esse portátil está muito bem construído.
 
O notebookcheck é bom par ver os valores dos testes, a pontuação é para ignorar.

Se me perguntassem qual o melhor portátil à venda provavelmente respondia o GT73VR.

Não acho, portáteis grossos e pesados (normal para ter gráfica MXM e cooling decente) e depois tem CPU soldado e que vai capar a gráfica (talvez agora, de certeza quando fizeres upgrade)?
 
Não sou propriamente um expert... :D

De qualquer forma, esse top de notebooks tem muito que se lhe diga. Nunca percebi muito bem os criterios de pontuação desse website, apesar de ser uma das melhores fonte de informação sobre portateis. As pontuações estão separadas por pouquissimos pontos, e ele não têm em conta o preço, acho eu. O meu está em 4º e tem apenas 1% de diferença no teu, acho que é apenas uma referencia como outra qualquer, e posso dizer que o ponto fraco do meu é o som, que não é nada de especial.
Se me perguntassem qual o melhor portátil à venda provavelmente respondia o GT73VR.

Acerca das pontuações Firestrike, há sempre alguma variação. Os valores que obtenho são semelhantes a esses. Já não me lembra exactamente, mas na gráfica era cerca de 17000-17500 e no cpu era um pouco acima de 10000 com o OC que uso no dia a dia. Existem mil e uma variações, basta os drivers não serem os mesmos. Na pratica teres mais ou menos umas centenas no firestrike traduz-se no mesmo a nível de jogos. E sim, o G-sync pode afectar os valores nos benchmarks. O G-sync é algo que serve em situações práticas e quando os jogos forem suficientemente pesados para andares abaixo dos 60fps.

As tuas memorias estão à velocidade normal delas, 2400mhz. E o CPU oscilar é normal, tem a ver com o numero de cores que está em carga. E as temperaturas são excelentes mesmo, esse portátil está muito bem construído.

Obrigado pela resposta, caro @Miguel_Pereira, és expert és pá. :D

Já estou mais descansado, diz-me uma coisa esses valores no 3DMark de 17.000/17.500, era sem OC?

Mas o G-Sync ligado nos jogos, "come" performance/fps ?

Sim as temps são top mesmo, estou muito contente com a compra... a escolha foi muito dificil, mas com a vossa ajuda tomei a melhor opção que ia ao encontro do que eu queria: Performance, boas temperaturas e silencio !

Também tens uma bela máquina!

O notebookcheck é bom par ver os valores dos testes, a pontuação é para ignorar.

Obrigado pela resposta @skandal,

Dizes para ignorar a pontuação estás a falar dos benchmarks ou das pontuações das reviews ?

Aproveito para perguntar,

Que outros benchmarks recomendam para além do 3D Mark?

Já ouvi falar no unigine heaven 4.0, senão estou em erro.

Existe algum benchmark para testar a capacidade do portatil em VR?

Cumprimentos!
 
As pontuações. Os benchmarks convém sempre confirmar noutros sítios, mas seja os do notebookcheck ou outro site.

Para de fazer benchmarks e aproveita o portátil.

Pois, mas existe poucas reviews e feedback a nivel de benchs deste MSI GT72VR 7RE, já pesquisei por outros foruns e não encontro ninguém com este modelo.

Portanto só tenho o site notebookcheck como referencia, tenho visto no entanto pontuações de modelos muito parecidos ao meu para ter outras referencias,

Sim sem duvida, o portátil é para desfrutar, só corri o 3DMark por curiosidade,

Corri agora o Cloud gate no 3D Mark fiquei em 2º em nivel mundial:
(3DMark default, portatil default, g-sync desligado)

3DMark Score
28295
Graphics Score
109592
Physics Score
7868
Graphics Test 1
455.71 fps
Graphics Test 2
499.25 fps
Physics Test
24.98 fps

http://www.3dmark.com/3dm/19435406

wB3noJu.jpg


O gajo que está em primeiro está a fazer OC á gráfica, eu estou com tudo em default , senão ficava eu em primeiro.

De reparar que a minha gráfica chegou aos 1.835mhz no teste, muito bom.
 
Novidades,

Coolerboost = ventoinhas no máximo

http://www.3dmark.com/3dm/19436801 - Sky Diver 1.0, Coolerboost On - 31 039 - 1º Lugar
http://www.3dmark.com/3dm/19438304 - Sky Diver 1.0, Coolerbost Off - 30 737 - 6º Lugar

http://www.3dmark.com/cg/4000075 - Cloud Gate 1.1, Coolerboost On - 28 624 - 1º Lugar
http://www.3dmark.com/cg/4000028 - Cloud Gate 1.1, Coolerboost Off - 28 295 - 3º Lugar

http://www.3dmark.com/3dm/19464494 - Fire Strike Extreme 1.1, Coolerboost On - 7531 9ºLugar

http://www.3dmark.com/3dm/19464807 - Fire Strike Ultra 1.1, Coolerboost On - 4025 - 25º Lugar

http://www.3dmark.com/3dm/19437735 - Time Spy 1.0, Coolerboost On - 5286 - 138º Lugar
http://www.3dmark.com/3dm/19463500 - Time Spy 1.0, Coolerboost Off - 5228- 193º Lugar

http://www.3dmark.com/3dm/19437514 - Fire Strike 1.1, Coolerboost On - 13 879 - 30º Lugar
http://www.3dmark.com/3dm/19391750 - Fire Strike 1.1, Coolerboost Off - 13 682 - 95º Lugar

Coolerboost não fez nada nos seguintes testes:

http://www.3dmark.com/vrpor/103664 - VR Orange Room 1.0, Coolerboost On - 8 025 5º Lugar
http://www.3dmark.com/vrm/19442645 - VR Orange Room 1.0, Coolerboost Off - 8051 3ºLugar

Unigine Valley 1.0 HD Extreme - ~ 107fps min 27fps max 233 fps , Coolerboost On 2735 pontos
Unigine Valley 1.0, HD Extreme - ~107fps min 27fps max 230 fps, Coolerboost Off 2715 pontos

Unigine Heaven 4.0 HD Extreme - ~ 84fps min 27fps max 160fps, Coolerboost On 3515 pontos
Unigine Heaven 4.0 HD Extreme - ~ 84 fps min 32fps max 157fps, Coolerboost Off 3553 pontos

Back to Dinosaur Island VR Demo - ~150fps

Gostava de partilhar medias de fps em jogos, mas é muito dificil faze-lo sem benchmarks embutidos nos mesmos, porque as fps variam muito a jogar.

Comentários finais:

Nos benchs a 1070 gtx andava na casa dos 72/76 graus, com as ventoinhas a funcionar em default, temperatura ambiente de 25 graus.
Penso que seja uma temperatura normal já que os benchs puxam pelo sistema.

No 3D Mark Time Spy curiosamente, o portatil mal aqueçe, grafica ~66 fps, Cpu ~60fps.
Diria que o Time Spy e depois o Fire Strike, são os testes que tem mais gente a fazer teste, logo é dificil ficar num lugar bom.

A maioria da malta está a fazer OC e Undervolt, senão eu ficava em melhor posição sem espinhas em alguns testes.

No teste Ice Storm, a meio do teste, quando atingiu os 1000fps o portátil reiniciou sozinho, não tentei mais nenhuma vez correr o teste, porque aconteceu isto.

E ainda estavas preocupado com os resultados... Ehehehe. Aproveita o portátil!

Sem duvidas, muito satisfeito :)

@Miguel_Pereira , algumas duvidas,

1) Porque achas que aconteceu ali aquela situação com o ice storm?

2) Fraps não funciona em DX12, que programa usas para ver as fps nos jogos?

3) Que jogos é andas a jogar por curiosidade?

E dizia o @brruno, que não era preciso mais de 3gbs de Video ram... o COD 4 Remaster em 1080p em Ultra... ocupa 5,2GB de VRam.

Tem lá uma opção nos videos settings para ocupar a video ram restante para ficar com melhor performance, ficando os 8,1Gb de Vram ocupados, mas não notei melhorias nenhumas e ainda fiquei com stuttering. Desliguei essa opção.

Shader preload/Shader preload during cinematic on, o loading demora imenso

Desliguei essa opção, passou a fazer loading em 2/3 segundos.
 
Última edição:
O ice storm é para testar telemóveis, não vale muito a pena andares a testar esse bench. Os mais pesados é que vale a pena, caso queiras testar a sério. O firestrike deve ser o mais usado.
Esse erros dos 1000fps pode ter sido algum failsafe do sistema, não te preocupes com isso.

Agora ando a jogar Witcher 3. Um jogo que puxa a sério.

Já a vram, por causa dos 3gb, só é relevante caso queiras usar tudo em ultra, se baixares um pouco as texturas não é necessário tanto. Às vezes não se nota a diferença.

Para já corro tudo no máximo sem espinhas. Eventualmente deixará de correr e ai entra o g-sync. ;)

E o coolerbooster é normal que ajude, mas faz muito barulho. É sempre um jogo de retorno e consequência. Para quem não tem problemas com o barulho um clevo p775 pode sr ainda mais potente que o gt72vr por exemplo, porque usa cpu de desktop.
 
O ice storm é para testar telemóveis, não vale muito a pena andares a testar esse bench. Os mais pesados é que vale a pena, caso queiras testar a sério. O firestrike deve ser o mais usado.
Esse erros dos 1000fps pode ter sido algum failsafe do sistema, não te preocupes com isso.

Agora ando a jogar Witcher 3. Um jogo que puxa a sério.

Já a vram, por causa dos 3gb, só é relevante caso queiras usar tudo em ultra, se baixares um pouco as texturas não é necessário tanto. Às vezes não se nota a diferença.

Para já corro tudo no máximo sem espinhas. Eventualmente deixará de correr e ai entra o g-sync. ;)

E o coolerbooster é normal que ajude, mas faz muito barulho. É sempre um jogo de retorno e consequência. Para quem não tem problemas com o barulho um clevo p775 pode sr ainda mais potente que o gt72vr por exemplo, porque usa cpu de desktop.

Boas caro @Miguel_Pereira,

Pois, mas a ideia é mesmo poder jogar tudo em Ultra dentro do possivel, o portátil tem specs para tal, por exemplo nesse COD 4 Remaster tinha quase sempre mais de 100fps com 5gb de video ram ocupados e tudo em Ultra.

Claro, o coolerboost foi só para arrefecer o sistema para fazer um melhor score nos testes do 3D Mark :D

Duvidas que surgiram entretanto:

- Vale a pena trocar o ssd por um ssd nvme?

- Para poder fazer undervolt é preciso ter suporte thundervolt 3 não é?

- Quanto ás temperaturas,

Parece que fiz uma leitura errada das temps, as temperaturas ambiente aumentaram bastante desde que comprei o portatil, por exemplo na semana que o recebi ainda estava a nevar no interior do pais, e também contribuiu para tal.

Mas andava a fazer leitura errada das temperaturas, pois assim que fechava o jogo que estava a jogar é que ia ver as temps, dando tempo para o sistema arrefecer.

Agora ando atento as temperaturas durante o jogo e com temperatura ambiente de 25 graus o CPU anda na casa dos 67/70 graus e a gráfica nos 77/80 graus, com tudo em default (clocks/fan speed).

- Achas temperaturas normais?

Á partida temperaturas máximas mas ainda tenho de jogar mais para chegar a uma conclusão.

Claro que mal ligo o coolerboost, as temps descem muito mesmo, mas o barulho é imenso lol

Depois dou um update final relativo ás temperaturas.

Aguardo tua resposta,

Cumps
 
Um Ssd nvme é consideravelmente mais rápido, mas só faz sentido em cenários muito específicos de produtividade, estilo edição pesada de vídeos 4k. No dia a dia e em gaming é irrelevante. Não faz muito sentido mudares isso.
Eu tenho um nvme e honestamente não noto diferença para o meu outro portátil com Ssd normal.

Acerca das temperaturas, parecem normais. Eu sou do Sul e da costa e onde o portátil está estão sempre pelo menos 20-25 graus no mínimo.
O meu cpu em carga chega a máximos de 85 e a gráfica chega a máximos de 77. Valores perfeitamente aceitáveis.

Desde que não vejas 90 está tudo bem. Sem stress. Idealmente abaixo de 85. Estes portáteis produzem muito calor, já que têm performances semelhantes a desktops de topo. É normal que aqueçam. (estas temperaturas são com Oc no cpu e no gpu)

O undervolt não tem nada a ver com thunderbolt. Podes fazer undervolt a qualquer cpu 4xxx para cima. O thunderbolt é um protocolo para a entrada usb-c.
 
Um Ssd nvme é consideravelmente mais rápido, mas só faz sentido em cenários muito específicos de produtividade, estilo edição pesada de vídeos 4k. No dia a dia e em gaming é irrelevante. Não faz muito sentido mudares isso.
Eu tenho um nvme e honestamente não noto diferença para o meu outro portátil com Ssd normal.

Acerca das temperaturas, parecem normais. Eu sou do Sul e da costa e onde o portátil está estão sempre pelo menos 20-25 graus no mínimo.
O meu cpu em carga chega a máximos de 85 e a gráfica chega a máximos de 77. Valores perfeitamente aceitáveis.

Desde que não vejas 90 está tudo bem. Sem stress. Idealmente abaixo de 85. Estes portáteis produzem muito calor, já que têm performances semelhantes a desktops de topo. É normal que aqueçam. (estas temperaturas são com Oc no cpu e no gpu)

O undervolt não tem nada a ver com thunderbolt. Podes fazer undervolt a qualquer cpu 4xxx para cima. O thunderbolt é um protocolo para a entrada usb-c.

Obrigado pela resposta,

Sendo assim não penso mais em trocar sdd por nvme.

Pois, parece-me então que tenho temperaturas porreiras no CPU, mas a gráfica aquece bem e mais que a tua, mas pelo que vi na net são valores bons e aceitaveis.

Vou estar atento ás temps nos proximos dias e depois reporto novidades.

Sobre o undervolt, isso não é preciso uma vbios especial ou assim? estarei pensar errado? como se faz undervolt?

Cumps
 
O undervolt é facil de fazer com um programa chamado ThrottleStop.

Olha um pequeno guia:

"Vais ao Botão FIVR e escolhas as seguintes opções:

-CPU CORE:
Unlock adjustable Voltage
Adaptive
Primeiro "slider" - tudo para a esquerda até Default aparecer
Segundo Slider - Undervolt (tenta -100mV)

- CPU Chache
Exactamente o mesmo que o CPU CORE

Escolhe a opção "Save Options to INI when ThrottleStop exits"

Botão TPL:
Speed Shift Tecnology enable
Enable Speed Shift when TS Starts

A partir daqui é uma questão de experimentares com mais ou menos undervolt. Se baixares demasiado (-150mV ou mais) o provável é ficar instável. Caso com -100mV tenhas crashs ocasionais desce para -80mV, por exemplo. Tudo o que for -50mV ou mais deve ajudar bastante nas temperaturas.
Escolhe a opção de "máxima performance" nas opções de energia.

Faz isto e depois diz aqui quais as temperaturas que o portátil te dá a jogar. Eu uso isto sempre ligado, até em utilização normal. Faz com que as ventoinhas do meu disparem menos."

Depois emte aqui um print screen do menu FIVR. Experimenta a ver que temperaturas atinges. De qualquer forma, as tuas temperaturas no cpu já são boas.
 
O undervolt é facil de fazer com um programa chamado ThrottleStop.

Olha um pequeno guia:

"Vais ao Botão FIVR e escolhas as seguintes opções:

-CPU CORE:
Unlock adjustable Voltage
Adaptive
Primeiro "slider" - tudo para a esquerda até Default aparecer
Segundo Slider - Undervolt (tenta -100mV)

- CPU Chache
Exactamente o mesmo que o CPU CORE

Escolhe a opção "Save Options to INI when ThrottleStop exits"

Botão TPL:
Speed Shift Tecnology enable
Enable Speed Shift when TS Starts

A partir daqui é uma questão de experimentares com mais ou menos undervolt. Se baixares demasiado (-150mV ou mais) o provável é ficar instável. Caso com -100mV tenhas crashs ocasionais desce para -80mV, por exemplo. Tudo o que for -50mV ou mais deve ajudar bastante nas temperaturas.
Escolhe a opção de "máxima performance" nas opções de energia.

Faz isto e depois diz aqui quais as temperaturas que o portátil te dá a jogar. Eu uso isto sempre ligado, até em utilização normal. Faz com que as ventoinhas do meu disparem menos."

Depois emte aqui um print screen do menu FIVR. Experimenta a ver que temperaturas atinges. De qualquer forma, as tuas temperaturas no cpu já são boas.

Boas,

Preciso da tua ajuda @Miguel_Pereira

Isso parece ser demasiado tecnico para mim, não me meto nisso, posso eventualmente trocar a massa termica por uma melhor que a de origem quando estiver a precisar, mas depois mando para a marca ou faço numa loja de informatica de confiança.

Ando a fazer uma análise á performance do portátil nos jogos, e do G-Sync, daqui a uns dias vou postar um largo post aqui, e á partida será update final á review deste modelo.

Estou muito desiludido com o G-Sync, depois nesse post vou explicar tudo.

Quanto ás temperaturas, afinal estava errado, as temperturas que indiquei no primeiro post confirma-se e era mesmo verdade, tudo depende do jogo/aplicação que estiver a correr, claro que em coolerboost baixa para 50/40 graus a jogar... eu estou a falar de temperaturas tudo em default, com clocks em default e as ventoinhas em default;

- se tiver a frame-rate desbloqueada puxa mais pela gráfica e aquece mais;
- se ocupar mais video ram esse jogo ou for mais puxado;
- se o jogo for mais antigo/leve: temperaturas baixas;

O Mafia 3 corria com essas temps, já experimentei outros que realmente tem temps iguais, e outros que já aqueçem mais o sistema, depende de varios factores.

Entretanto vim aqui mais cedo, por outro motivo chato e grave,

Voltei a ter o tal reboot, desta vez a jogar, o jogo bloqueou e de repente o portatil reinicia do nada...

O jogo em questão é muito leve e estava com 65 graus no gpu e CPU na casa dos 58/60,

O windows já está com performance máxima selecionada no settings,

Deu me na telha de ir ao event log ver se teria lá algo que me ajudasse a perceber que se passa,

ltEvAPB.png


@skandal

Como corrigir isto? terá haver com alguma coisa de poupança de energia do cpu?

Parece que limitou o clock de repente nos cpus todos e o PC claro encravou,

Já é a segunda vez que acontece, a correr aplicações 3D e tenho receio que estes reboots façam mal ao sistema,

Tenho de eliminar este problema urgentemente,

Aguardo resposta
 
Não foi por isso que bloqueou o sistema, isso é o portátil a "cortar" o CPU para limitar os consumos/temperatura. É "normal" e para remover isso só mesmo com uma BIOS modificada.

Estas a fazer undervolt? Acho é que pode ser isso.
 
Não sei, mas assim à partida será algo no teu firmware que está a obrigar o cpu a um p-state mais baixo para baixar a temperatura.
Tens isso em performance maxima no perfil de energia ou em balanceado? Coloca em performance máxima, se puderes.

De resto, aquele programa é super fácil de usar, basta fazeres o que te disse. Mas obviamente que não é obrigatorio. Apenas irias ganhar alguma performance, provavelmente.

Acerca do G-sync, qual o teu problema com ele? Sabes exactamente para que serve?
 
O primeiro post da minha review na seção msi, foi actualizado com benchmarks novos e feedback das temperturas, vai ser o ultimo feedback, dou por encerrada a review a este modelo.

De referir que os drivers Nvidia de 25 de Abril, dão-me 200-400 pontos a mais nos testes do 3D Mark, agora bato todos os testes do Notebookcheck sem espinhas e tudo em default, clocks e a ventoinha.

Não foi por isso que bloqueou o sistema, isso é o portátil a "cortar" o CPU para limitar os consumos/temperatura. É "normal" e para remover isso só mesmo com uma BIOS modificada.

Estas a fazer undervolt? Acho é que pode ser isso.

Não sei, mas assim à partida será algo no teu firmware que está a obrigar o cpu a um p-state mais baixo para baixar a temperatura.
Tens isso em performance maxima no perfil de energia ou em balanceado? Coloca em performance máxima, se puderes.

De resto, aquele programa é super fácil de usar, basta fazeres o que te disse. Mas obviamente que não é obrigatorio. Apenas irias ganhar alguma performance, provavelmente.

Acerca do G-sync, qual o teu problema com ele? Sabes exactamente para que serve?

O problema é mais grave do que eu pensava,

Não tem nada haver com isso do "cpu estar limitado por firmware", depois do reboot o eventlog fica cheia de registos de erros o que é normal.

Tenho o Windows em modo de desempenho máximo, isso foi logo das primeiras coisas que alterei quando comprei o portátil.

O problema do reboot, é um bixo de sete cabeças, o meu palpite é que é problema de hardware, alguma coisa terá defeito.

O estranho, é que até agora, só me fez reboot no Bulletstorm e no teste mais básico do 3d Mark, o Ice Storm.

O Bulletstorm, está limitado a 90fps nas opções de jogo desde que o começei a jogar, para poder usufruir do G-Sync tem de estar abaixo das 120fps, portanto não tem nada haver com o numero de fps debitados.

Como é obvio, só me interessa os 120fps, tendo essa hipotese nas opções dos jogos, limito logo.

De qualquer forma, o portátil tem de aguentar com a frame-rate da gráfica digo eu, não comprei um Ferrari para andar com 3a terceira velocidade metida.

Pessoalmente já pensei nas hipoteses todas, só chego á conclusão que o portatil tem alguma peça com problemas.

O tal teste do 3D Mark Ice Storm, tanto consigo termina-lo 5 vezes sem problemas, ou como hoje tentei corre-lo e nas primeiras 2 vezes reiniciou-me o portatil logo.

Factos importantes:

- Não me dá ecrã azul, nem cria relatorio memory dump (mesmo com as opções lá selecionadas no Windows)
- Não me dá erro de Software no eventlog do Windows, nada
- Se meter no Windows para não reiniciar em caso de crash, ele fica com a imagem parada até que eu carregue no botão de ligar/desligar
- Reboot Bulletstorm Remaster, jogo limitado a 90fps - super leve, mal aqueçe o portatil ou puxa pelo portatil
- Reboot no teste mais simples e básico do 3D Mark : Ice Storm
- Portanto, não é de stress do sistema: as temperaturas a correr essas aplicações 3D são na casa dos 50/60 graus, e mal puxa pela gráfica/cpu
- Tenho os ultimos drivers/vbios/bios/firmware, Windows 10 ultima versão, não está nada a correr no background de programas, não tenho virus/malawarebytes
- Tudo em default, cpu/gpu clocks, ventoinhas em default, na bios está tudo em default também...
- Nunca fiz OC/Undervolt nele, nem sei como fazer...

A conclusão que chego é que é alguma coisa de hardware, o portátil bloqueia todo por 1 segundo, a imagem para e o som fica a dar como o disco riscado, e reinicia.

wzdHuaW.jpg


Evento: Critico , Origem: Kernel-Power, ID 41 Tarefa 63

"O sistema foi reiniciado sem primeiro ter sido encerrado de forma correta. Este erro pode ter ocorrido porque o sistema parou de responder, sofreu uma falha ou ficou sem energia inesperadamente."


Outra coisa a realçar,

O tal erro do cpu estar limitado por firmware é devido ao reboot. Eu já estive de olho no eventlog e só me dá erro juntamente com outros erros, quando tenho esse reboot misterioso...

Pesquisei no google por: "Ice Storm reboot", era só malta com problemas na fonte de alimentação, por isso é que tinham o reboot...

"Spontaneous reboot (not bluescreen) is pretty much 99% surely a power supply issue.

It should be noted that Ice Storm is exceedingly harsh on the power usage of many GPUs - the framerate climbs to be so massive on modern GPUs that the GPU power draw can exceed what you'd see in games. A fully working system can happily take it, but I've also seen systems that are stable for everything else and do spontaneous shutdown on Ice Storm. And in every case trying with a better PSU gets around the issue.

So I guess the PSU in your case is kinda on the borderline - probably fine for most uses, but in extreme cases it can't quite handle the load."

-------------------------------------------------------------------
Feniks, explain how a software issue would cause a 'kernel-power' in the event log and no BSOD and no minidump. How does software bypass the operating system and force the motherboard to issue a hard shutdown to the power supply?

I just can not see how it could be a software issue. I think it must be an issue with household electrical system providing dirty power, or failing PSU, or issue with GPU voltage regulators running high FPS at low load, or issue with high CPU load and low GPU load causing a power supply cross loading issue, or something. It just has to be a hardware issue. If I were the one with the problem, I would definitely try a different PSU.


Está mesmo aqui um um bixo de sete cabeças e por este andar, o portátil vai mesmo ter de ir para a MSI,

Comprei-o dia 22 de Março, já lá vão os 30 dias para devolução de dinheiro ou troca por novo,

Como tinha reiniciado apenas no Ice Storm, não liguei muito a situação, pois já corri 3 ou 4 jogos diferentes sem problemas,

Mas agora está-me a fazer no jogo Bulletstorm Remaster,

Já é caso para dizer que aqui há gato,

Aguardo resposta vossa.

P.S

Sobre o G-Sync, vou discutir na secção de jogos @Miguel_Pereira, mais para a frente depois vou criar um tópico numa das secções apropriadas.

Agora este problema do reboot está em 1º lugar.
 
Manda para a MSI. Isso parece mesmo problemas de hardware.

Já agora, o carregador do portátil é 230w certo?

Não verifiquei, como posso ver isso?

Já pensei que será que tem alguma coisa haver com estar ligado a uma ups?

Outra coisa,

Há testes que posso correr para testar fiabilidade do portatil?
Onde comprar a tal massa termica da Kryonaut?
 
Última edição:
Duvido que seja da UPS, mas é um teste fácil de fazer. Liga directamente à tomada e corre os testes novamente.

No transformador do portátil deve estar impresso os valores da voltagem (V) e da amperagem (A), depois basta multiplicar os dois.
Alguns transformadores até trazem a info dos watts que o transformador consegue disponibilizar, fazer a conta é só uma forma de o calcular quando não indica o valor.

O nome da pasta é Kryonaut, a empresa que fabrica é a thermal-grizzly. Pesquisa nos comparadores disponíveis ou vai ao eBay.
Mas não abras o PC para trocar pasta térmica, isso parece-me problema de hardware e não vale a pena arriscar abrir o portátil, e perderes a garantia se algo correr mal, quando o problema parece claramente de hardware.

Os testes é o mesmo de sempre, um AIDA64, prime95 e 3DMark parece-me suficiente. Também podes arrancar com uma pen com Ubuntu e correr o memtest.
 
Duvido que seja da UPS, mas é um teste fácil de fazer. Liga directamente à tomada e corre os testes novamente.

No transformador do portátil deve estar impresso os valores da voltagem (V) e da amperagem (A), depois basta multiplicar os dois.
Alguns transformadores até trazem a info dos watts que o transformador consegue disponibilizar, fazer a conta é só uma forma de o calcular quando não indica o valor.

O nome da pasta é Kryonaut, a empresa que fabrica é a thermal-grizzly. Pesquisa nos comparadores disponíveis ou vai ao eBay.
Mas não abras o PC para trocar pasta térmica, isso parece-me problema de hardware e não vale a pena arriscar abrir o portátil, e perderes a garantia se algo correr mal, quando o problema parece claramente de hardware.

Os testes é o mesmo de sempre, um AIDA64, prime95 e 3DMark parece-me suficiente. Também podes arrancar com uma pen com Ubuntu e correr o memtest.

Vou ver mais logo os W do transformador,

Vou pesquisar onde comprar essa tal Kryonaut,

Não vou abrir nada, isto é para o caso de o portátil ir para a msi, vou pedir para trocarem a massa termica de origem por essa.

Ok vou ver se corro esses testes,

sVXdLI8.jpg


Outra coisa, no ICE Storm o reboot acontece sempre na mesma cena, logo no fim do primeiro teste do ice storm, mas esse teste nem chega muito alto as fps, no 2º teste é que atinge as 2000fps.

Por ex, no 2º teste com 2000fps ouço o portatil a "assobiar" baixinho, deve ser por estar a esforçar muito o portatil, não sei.

De referir que este teste não puxa nada pelo PC, nem aqueçe.

Logo vou tentar jogar umas horas do Bulletstorm Remaster a ver se acontece novamente reboot.
 
Back
Topo