• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

@skandal , vou mesmo enviar o portátil para a msi, acabou de me fazer novamente reboot no teste do ice storm á 2a tentativa.

Troquei a tomada, não é da UPS.

Olha no porto/gaia onde posso comprar a pasta termica da kryonaut, só encontrei um site pt a vender que não sei se pode ser mencionado aqui.

https://www.*****.pt/shop/thermal-grizzly/massa-termica-thermal-grizzly-kryonaut-1g.html

É esta pasta termica certo?
 
Eu posso emprestar-te o tubo que tenho, e sou do Porto. Se for preciso dou-te uma ajuda a desmontar o portátil.

Mas sim, é essa :)
 
Eu posso emprestar-te o tubo que tenho, e sou do Porto. Se for preciso dou-te uma ajuda a desmontar o portátil.

Mas sim, é essa :)

Obrigado, mas a ideia é aproveitar a ida do portátil para a msi para lá eles fazerem a troca da pasta térmica.

Quanto a emprestares até dava jeito e agradeço, mas vou tentar arranjar a pasta termica perto de casa (sou de santa maria da feira), só em ultimo recurso é que irei ao Porto/Gaia.

Vai-me custar imenso mandar um portátil de quase 2000€ com 40 dias e mal lhe dei uso, já para a garantia, enfim como é que isto não foi dectetado... na montagem do mesmo, digo eu?!

Agora vou ficar sem portatil um mes, mas pronto, que venha a funcionar a 100% que é o que interessa acima de tudo.

Aproveito para te questionar sobre outro assunto, há dias reparei que o portátil faz uns ruidos baixinhos em 2 situações:

8bdEBaK.jpg


- Se usar o touchpad, ouço um zumbido muito baixo ao manter o dedo lá, se lhe der um toque no touchpad e retirar o dedo, dura 2 segundos e depois cala-se
- Se mexer no volume do som, ouço um zumbido baixo identico mas mais alto que esse do touchpad, que dura 2/3 segundos e cala-se

Penso que seja normal funcionamento do portátil, ele também é silencioso, e só noto os ruidos em idle com as fans mesmo em baixa rotação

Obrigado pelas tuas respostas @skandal, agradeço imenso :beerchug:

Quando o portátil voltar depois dou feedback, daqui a um mes... :(

Cumprimentos

P.S

@Miguel_Pereira, andas desaparecido depois diz o que achas desta situação toda!
 
Vai-me custar imenso mandar um portátil de quase 2000€ com 40 dias e mal lhe dei uso, já para a garantia, enfim como é que isto não foi dectetado... na montagem do mesmo, digo eu?!

Acontece, ainda por cima é algo que acontece num benchmark/load especifico. Quanto à pasta, 1g chega perfeitamente até provavelmente para duas ou três aplicações.

Quanto ao zumbido, isso parece problemas de isolamento da corrente. Parece algo a fazer mal contacto ou assim. Mas isto é um palpite meio atirado para o ar, pode não ser nada disso.
 
Acontece, ainda por cima é algo que acontece num benchmark/load especifico.

Sem duvida que é um caso insólito e estranho.

Entretanto até vou confirmar a W do transformador quando for meter o portatil na caixa de cartão para enviar.

Senão me tivesse acontecido o reboot a jogar (ainda por cima um jogo leve), até ignorava completamente o problema, mas é caso para dizer que algo não está realmente bem.

Mais vale resolver isto já, do que deixar andar.

Daqui a uns tempos quando precisar de trocar a massa termica, sou capaz de recorrer á tua ajuda, não gosto muito da ideia de deixar o portátil numa loja qualquer de informática...

Como vai agora para a msi, vou lhes pedir para fazer isso lá, por agora já fica arrumado para algum tempo.

Obrigado pela resposta e ajuda que me tens dado,

Cumps ;)
 
@skandal,

Não encontrei na Feira Kryonaut... encontrei MX-4 apenas, acabei por ir ao Porto...

Curiosamente, mais que uma vez tentaram me vender pasta termica da Coolermaster ou diziam que a MX-4 era a melhor de todas.

Hxhhnoc.jpg


4,55€ com descontos

Depois dou feedback das temps quando o portátil vier de "férias"...

Quanto ao tal ruido que ouço, parece que está associado a coisas que aparecem no ecrã, por exemplo também ouço o tal ruido baixo quando aparece uma destas janelas:

Y2gyKAI.jpg


Cumps
 
Boas.

Já vieram buscar o portátil na quinta-feira, vamos a ver como corre.

Tentei terminar a campanha do Bulletstorm Remaster, e mais uma vez, passado hora e meia seguida a jogar, o portátil faz reboot com o kernel power.

Agora @skandal, explica me como no ice storm ele reinicia em 1 minuto e pico e no bulletstorm das duas vezes que fez reboot, demorou 1 hora e meia seguida a jogar.

É mesmo um caso insólito.

@skandal ,

Achas que vale a pena trocar a ram ddr4 2400 por mais rápida e ssd NVMe?
Gostava de saber a tua opinião por curiosidade.

Quando tiver novidades aviso, bom fds!

P.S

@Miguel_Pereira , andas desaparecido novamente lol
 
Última edição:
Não faço ideia, mas diria que o Ice Storm puxa o sistema logo ao limite e o BulletStorm demora mais tempo.

É tudo muito estranho.

Antes de meter o transformador na caixa, fui confirmar os W, e dizia ac output 230w.

A ver se esta semana a msi já me dá novidades do que se passa com o portátil.
 
Novidades.

O portátil voltou na quinta feira passada, portanto problema resolvido numa semana, atualizaram a bios da gráfica com uma bios que veio diretamente da fábrica.

Até agora, parece estar tudo a funcionar normalmente, já terminei o Bulletstorm Remaster, sem problemas, e joguei 3 horas seguidas.

Quanto á mudança da massa termica de origem para a Kryonaut, não surtiu efeito nas temperaturas em idle, mas as temperaturas em idle já são perfeitas.

Vou estar atento ás temperaturas a jogar jogos pesados a ver se fez algum efeito, de qualquer maneira, este portátil deve ser o melhor do mercado a nivel de temperaturas e silencio.

Desafio a tentarem descobrir um portátil com estes specs com temperaturas iguais.

Entretanto actualizei a review do portátil com outros pontos importantes,

- Transformador de 230w é um extra noutras marcas, por exemplo, Clevo, aqui já vem incluido

- As rams estão limitadas a 2400mhz neste portátil, confirmado pela assistencia da msi.

@skandal , @Miguel_Pereira

Valerá a pena trocar as rams de origem cl 17 por cl 14 ?

P.S

Quanto ao G-Sync,


https://www.blurbusters.com/gsync/gsync101/

- O G-Sync, só funciona abaixo das 120fps porque o ecrã é 120hz, tem de se limitar a frame-rate em 2 ou 3 fps abaixo num app, ou nos settings do jogo.
 
Concordo, não vale a pena mudar as rams.

Acerca do g-sync, o que ele tem de bom é quando o pc já não conseguir andar nos fps altos, mas sim nos 40, por exemplo, e jogares com a suavidade de 60+ fps. Se andas nos 120fps nos jogos que jogas, esquece o g-sync por enquanto.
 

Concordo, não vale a pena mudar as rams.

Pois, a minha ideia inicial era trocar as ram de origem cl 17 2400mhz por cl 16 a 3000mhz.

Não encontro á venda em lado nenhum ram ddr 4 3200mhz para portátil e mesmo 3000mhz só em 2 sites após muita pesquisa.

Mas visto que o portátil está limitado a 2400mhz, estar a trocar só pelas lantencias melhores, não justifica claramente.

Acerca do g-sync, o que ele tem de bom é quando o pc já não conseguir andar nos fps altos, mas sim nos 40, por exemplo, e jogares com a suavidade de 60+ fps. Se andas nos 120fps nos jogos que jogas, esquece o g-sync por enquanto.

Mas sentes na mesma que está abaixo dos 60fps... poderá ser mais suave, mas notas na mesma.

O bom do G-Sync é eliminar o tearing, mas para ele funcionar tem de estar abaixo do refresh rate do ecrã.

Exemplo 120hz:

120fps - V-Sync
abaixo dos 120fps- G-Sync
acima dos 120fps- Fast-Sync

Vale a pena jogar com V-Sync? Não, porque adiciona inputlag
Vale a pena jogar com Fast-Sync? Não, porque adiciona inputlag e stuttering e só funciona a 240 fps (o dobro dos fps do refresh rate do ecrã)
Vale a pena jogar com G-Sync? Vale, mas tem de se limitar a frame-rate abaixo dos 120fps para ele funcionar

Eu jogo a 120fps ou mais de 100fps geralmente, mas é instável, ás vezes tenho quedas, jogar com as definições altas faz com o que jogo fique com a frame-rate instável também.

O ideal para quem tem ecrã g-sync, é jogar com o g-sync ligado, e v-sync/fast-sync desligado, limitar a frame-rate abaixo do refresh rate do ecrã.

Assim quando há quedas, não há tearing, e as fps minimos ficam suaves.
 
É o que eu faço. Tenho o meu ecrã com oc a 100hz e tenho frame rate bloqueado a 95fps. Dá para tudo na boa. Não jogo fps competitivos, logo é ideal para tudo o que uso.
 
Vou ver mais logo os W do transformador,

Vou pesquisar onde comprar essa tal Kryonaut,

Não vou abrir nada, isto é para o caso de o portátil ir para a msi, vou pedir para trocarem a massa termica de origem por essa.

Ok vou ver se corro esses testes,

sVXdLI8.jpg


Outra coisa, no ICE Storm o reboot acontece sempre na mesma cena, logo no fim do primeiro teste do ice storm, mas esse teste nem chega muito alto as fps, no 2º teste é que atinge as 2000fps.

Por ex, no 2º teste com 2000fps ouço o portatil a "assobiar" baixinho, deve ser por estar a esforçar muito o portatil, não sei.

De referir que este teste não puxa nada pelo PC, nem aqueçe.

Logo vou tentar jogar umas horas do Bulletstorm Remaster a ver se acontece novamente reboot.

Isso do "assobiar baixinho" é coil whine, e é normal acontecer quando os FPS são altos, em que no teu caso eram extremamente altos.
Aproveita mas é o portátil e vai jogar, e deixa os benchmarks de lado xD

Cumps.
 
É o que eu faço. Tenho o meu ecrã com oc a 100hz e tenho frame rate bloqueado a 95fps. Dá para tudo na boa. Não jogo fps competitivos, logo é ideal para tudo o que uso.

Pois, assim funciona correctamente o GSync, o teu ecrã é 75hz?

Isso do "assobiar baixinho" é coil whine, e é normal acontecer quando os FPS são altos, em que no teu caso eram extremamente altos.
Aproveita mas é o portátil e vai jogar, e deixa os benchmarks de lado xD

Cumps.

Pois deve ser isso do coil whine,

Os benchmarks servem para testar os computadores, visto ter comprado um portátil novo é uma maneira de o testar,

O problema que tinha de reiniciar, acontece em jogos também,

-----------------

@skandal , @Miguel_Pereira

Update importante,

A 1070 GTX está neste momento capada a 1443mhz, foi devido á vbios que a MSI meteu para resolver os reboots que estava a ter.

Foi-me dito pela assistencia da msi, que o problema acontece noutras marcas com a 1070 GTX (se é verdade ou não, não sei), mas que irá ser resolvido (sem datas) e que estão a falar com a Nvidia também,

De qualquer forma fica a aqui a informação para futuros compradores, pois nas reviews que li online, ninguem mencionou problemas de reboot a jogar.

Se isto não for corrigido passa a ser o portátil com a 1070 GTX mais fraca do mercado.

Estou disposto a aguardar alguns meses, porque estou muito satisfeito, gosto muito do portátil e da marca, mas não vou ficar muito tempo á espera de algo que pode nunca a vir ser corrigido.

Entretanto atualizei a review, quando houver novidades volto a reportar.

Mais informação:

- Bios instalada pela msi, 86.04.5B.00.82, DEBUG vBIOS, clocks 1443/3606
- O Dragon Gaming Center / Shift mode deixa de funcionar
- Percas de 5/10 fps em jogos e em benchmarks
- Gpu boost 3.0 desligado, perca de 600mhz, a gráfica antes chegava a 1900mhz a jogar
- Afecta vários modelos da MSI Pascal, GT73VR, GT62VR, GT72VR
- O GT72VR 6RE, portatil de Agosto de 2016, também tem este problema, portanto este problema já existe há meses
- Processamento Physx gpu desligado = tenho que ligar no cpu = mais percas de fps
- Não consigo fazer OC mesmo que queira

https://forum-en.msi.com/index.php?topic=281110.0

https://forum-en.msi.com/index.php?topic=280126.100

https://forum-en.msi.com/index.php?topic=281873.0

https://forum-en.msi.com/index.php?topic=276367.0

https://forum-en.msi.com/index.php?topic=278750.0

Portanto, queria saber a vossa opinião sobre esta situação,

@Miguel_Pereira , a tua gráfica em default com boost chega a que valores?

Ia pedir para testares o teu portátil no Ice Storm (visto o problema do reiniciar acontecer com mais rapidamente ai), ou jogos leves com Unreal Engine 3,

Para saber se realmente é um problema que afecta outras 1070 de outras marcas... ou se é só na msi...
 
Última edição:
Back
Topo