• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

MSI PE70 2QE valor? Aquisição pascal. [bd prochot / g-sync pisca]

Mandares PMs e repetidamente fazeres mention não é uma boa maneira de obter ajuda.
"Chorar" quando não obtens ajuda e fazeres um post azedo a dizer que estas desiludido, ainda ajuda menos.
Ninguém aqui é obrigado a ajudar-te (ok, a marca um bocadinho) por isso criticares quem te ajudou mas agora não o está a fazer é o primeiro passo para eu te por na minha ignore list.
Antes de escrever, pensa um bocadinho. E contra mim falo, há umas quantas infracções que podiam ser evitadas se tivesse esperado 5/10 minutos antes de escrever o que me vem à cabeça.

Quanto aos problemas que tens, já te deram umas sugestões e o problema esta a ser seguido pela MSI. Eu não posso ajudar muito mais, não tenho o portátil em questão, nem sequer tenho um com uma 1070. Nem conheço ninguém com portáteis com 1070. O máximo que podia fazer era andar a pesquisar no Google por alguém com problema semelhante mas isso tu também podes fazer. E ao que parece já fizeste, logo não posso ajudar muito mais.
 
Novidades.

O portátil voltou na quinta feira passada, portanto problema resolvido numa semana, atualizaram a bios da gráfica com uma bios que veio diretamente da fábrica.

Até agora, parece estar tudo a funcionar normalmente, já terminei o Bulletstorm Remaster, sem problemas, e joguei 3 horas seguidas.

Quanto á mudança da massa termica de origem para a Kryonaut, não surtiu efeito nas temperaturas em idle, mas as temperaturas em idle já são perfeitas.

Vou estar atento ás temperaturas a jogar jogos pesados a ver se fez algum efeito, de qualquer maneira, este portátil deve ser o melhor do mercado a nivel de temperaturas e silencio.

Desafio a tentarem descobrir um portátil com estes specs com temperaturas iguais.

Entretanto actualizei a review do portátil com outros pontos importantes,

- Transformador de 230w é um extra noutras marcas, por exemplo, Clevo, aqui já vem incluido

- As rams estão limitadas a 2400mhz neste portátil, confirmado pela assistencia da msi.

@skandal , @Miguel_Pereira

Valerá a pena trocar as rams de origem cl 17 por cl 14 ?

P.S

Quanto ao G-Sync,


https://www.blurbusters.com/gsync/gsync101/

- O G-Sync, só funciona abaixo das 120fps porque o ecrã é 120hz, tem de se limitar a frame-rate em 2 ou 3 fps abaixo num app, ou nos settings do jogo.

Nos Clevo (P670 por exemplo com a GTX1070) o transformador de origem é 230w, onde foste buscar que é um extra? As temperaturas também são excelentes e não conheço ninguém que se tenha queixado de crashes em jogos ou benchmarks...
 
Tens que ter um bocado de calma. Não te ocorre que pode não existir nada de novo que te possam/saibam dizer? Era o que faltava não podermos colocar posts noutros tópicos.

Respondendo da minha parte, ainda não usei o portatil para poder experimentar um ice storm nos ultimos dias, infelizmente o trabalho tem-me ocupado o tempo e o pouco que tenho para jogar ando a jogar zelda na Switch. A realidade é que é um benchmark "parvo" para uma gtx1070. Aquilo foi feito para gráficas de telemovel, uma gtx1070 é matar um mosquito com um canhão no Ice storm. Deveria ser irrelevante para ti. Mas efectivamente nunca tive o portatil a reiniciar do nada, excepto quando exagerei no undervolting. Pode ser algum detalhes nos drivers ou na Bios, decerto que a MSI te ajuda nisso.

O que é factual é que tens um portatil que se porta super-bem em todos os cenários, mas continuas preocupado em jogar benchmarks. Obviamente que cada um faz o que quer com o que é seu, mas sugiro que te preocupes menos com isso e o uses para aquilo que ele é excelente, que é jogar jogos propriamente ditos. 2% de diferenças no clocks e/ou resultados aqui e ali na prática não alteram nada de experiência de jogo se não olhares para os numeros. ;)
 
@Miguel_Pereira , @skandal,

Compreendo.

Primeiro quero agradeçer principalmente o @Miguel_Pereira, porque tem vindo ao topico desde que o abri e ajudou-me bastante na escolha.

Ele e o @brruno , que é pena estar suspenso, porque ele se pudesse ele já tinha comentado de certeza absoluta.

Eu sei que é chato ás vezes estar a perder um bocado de tempo para responder, nem sempre há tempo.

Por exemplo, eu até podia nem dar feedback de nada, nem perder tempo a comentar aqui e noutras secções, porque de facto não é aqui que vou resolver os problemas.

Mas faço-o não só com o objectivo de pedir ajuda, mas de ajudar outros.

Quem estiver para comprar portatil novo, vem ler o feedback.

Mas vejo que as pessoas não são assim, infelizmente, por exemplo recebi msgs privadas sobre duvidas do portátil, eu respondi e ajudei.

Já enviei mensagem a essas pessoas, e elas já não responderam.

Nos Clevo (P670 por exemplo com a GTX1070) o transformador de origem é 230w, onde foste buscar que é um extra? As temperaturas também são excelentes e não conheço ninguém que se tenha queixado de crashes em jogos ou benchmarks...

YTvfNWZ.jpg


É um site que vende clevos em portugal... penso que não se pode falar do nome aqui.

Já pedi feedback na secção da *****.

Tens que ter um bocado de calma. Não te ocorre que pode não existir nada de novo que te possam/saibam dizer? Era o que faltava não podermos colocar posts noutros tópicos.

Respondendo da minha parte, ainda não usei o portatil para poder experimentar um ice storm nos ultimos dias, infelizmente o trabalho tem-me ocupado o tempo e o pouco que tenho para jogar ando a jogar zelda na Switch. A realidade é que é um benchmark "parvo" para uma gtx1070. Aquilo foi feito para gráficas de telemovel, uma gtx1070 é matar um mosquito com um canhão no Ice storm. Deveria ser irrelevante para ti. Mas efectivamente nunca tive o portatil a reiniciar do nada, excepto quando exagerei no undervolting. Pode ser algum detalhes nos drivers ou na Bios, decerto que a MSI te ajuda nisso.

O que é factual é que tens um portatil que se porta super-bem em todos os cenários, mas continuas preocupado em jogar benchmarks. Obviamente que cada um faz o que quer com o que é seu, mas sugiro que te preocupes menos com isso e o uses para aquilo que ele é excelente, que é jogar jogos propriamente ditos. 2% de diferenças no clocks e/ou resultados aqui e ali na prática não alteram nada de experiência de jogo se não olhares para os numeros. ;)

Olha eu falei-te do Ice Storm novamente, por uma unica razão, é grátis, podes descarregar facilmente, e o problema é facil de reproduzir aí.

Se te falar para testar um certo jogo, tens de paga-lo, vai demorar mais a descarrega-lo, ou seja dá mais trabalho e gastas dinheiro.

Quando o portátil me reiniciou pela primeira vez no teste do Ice Storm, eu ignorei, pois é como dizes: é um simples teste de telemovel, certo.

O problema é que a situação acontece a jogar, e tu dizes assim: " mas foi só num jogo ".

E quantos jogos é joguei neste portatil? Poucos.

- COD Remaster (6HR) , COD Ghosts (6HR), What Remains of Edith Fincher (2HR).

Joguei 3 jogos lineares e curtos, isto não é suficiente para dizer que o portátil está a 100%.

Portanto no quarto jogo, Bulletstorm Remaster, á primeira vez, reiniciou-me, tentei segunda vez, voltou a reinciar.

Juntas o problema do Bench + Jogo = são iguais, chegas á conclusão que algo que não está bem.

Se o problema fosse só o benchmark do ice storm, estava-me nas tintas, mas o problema acontece a jogar.

Queres apostar que se experimentar outros jogos, vou ter exactamente o mesmo problema? Não duvides.

Fui pesquisar nos foruns da msi, e como podes ver nos links que partilhei, não falta gente a discutir este problema, e a propria MSI já admitiu que há de facto problema mas ainda não há solução.

Agora tu dizes assim, só se olhares para numeros é que notas,

Pois, mas eu notei a jogar normalmente, porque ninguem me disse que a gráfica veio capada da msi, eu descobri a jogar,

A jogar um jogo pesado, 5/10fps são bastante importantes,

- O Dragon Gaming Center / Shift mode deixa de funcionar
- Percas de 5/10 fps em jogos e em benchmarks
- Gpu boost 3.0 desligado, perca de 600mhz, a gráfica antes chegava a 1900mhz a jogar
- Processamento Physx gpu desligado , tenho que activar no CPU = mais percas de fps
- Não consigo fazer OC mesmo que quisesse

Comprei um portátil de 1878€, é para funcionar corretamente, é tira-lo da caixa e funcionar, sem artimanhas.

Mandares PMs e repetidamente fazeres mention não é uma boa maneira de obter ajuda.
"Chorar" quando não obtens ajuda e fazeres um post azedo a dizer que estas desiludido, ainda ajuda menos.
Ninguém aqui é obrigado a ajudar-te (ok, a marca um bocadinho) por isso criticares quem te ajudou mas agora não o está a fazer é o primeiro passo para eu te por na minha ignore list.
Antes de escrever, pensa um bocadinho. E contra mim falo, há umas quantas infracções que podiam ser evitadas se tivesse esperado 5/10 minutos antes de escrever o que me vem à cabeça.

Quanto aos problemas que tens, já te deram umas sugestões e o problema esta a ser seguido pela MSI. Eu não posso ajudar muito mais, não tenho o portátil em questão, nem sequer tenho um com uma 1070. Nem conheço ninguém com portáteis com 1070. O máximo que podia fazer era andar a pesquisar no Google por alguém com problema semelhante mas isso tu também podes fazer. E ao que parece já fizeste, logo não posso ajudar muito mais.

Obrigado na mesma, se te lembrares de algo apita.

"Nem conheço ninguém com portáteis com 1070." - pois esse é extactamente o meu problema e ao que parece na Zwame, apenas o @Miguel_Pereira, tem um portatil com 1070...

Tenho andado a falar em foruns estrangeiros de portáteis, até agora o feedback é:

- Uma pequena de percentagem de gráficas pascal, 1060, 1070, 1080, tem algum problema, mas o caso acontece mais nas 1070.
- O portátil crasha a jogar
- Não existe solução, apenas um remedeio, vbios para limitar em 1443mhz e desliga certas funções da gráfica também
- Causa do problema será o gpu boost que mete a gráfica em clocks demasiados altos, cria instabilidade, os crashes acontecem a 95W, estranho, pois a gráfica nunca crasha acima de 100W e ela chega a esses valores muitas vezes.

Tenho de levar o meu portátil a Fátima, para ser benzido.

P.S

BOM FDS !
 
Última edição:
Bom posso dizer-te que o meu corre o Ice Storm, e que o meu portatil acima dos 1500fps faz um bocadinho de coil whine. No test 2 chegou aos 2200fps e fazia um bocadito de barulho, ehehe.
A nivel de GPU fez 304006 pontos e no cpu fez 53445. A pontuação global é de 148964.

A gtx1070 chegou aos 1911mhz a correr benchs. Não te sei dizer se foi neste ou no timespy. Tenho os ultimos drivers oficiais e nunca mexi na bios do meu portatil.

PS: O Ice Storm crashou uma vez antes de dar o resultado. Mas o programa em si, e não o Portatil.
 
Isso é para comprares um carregador extra, ficas com dois carregadores. Quando compras o portátil já vem com um carregador de 230w.

Tens razão, não li a legenda.

Bom posso dizer-te que o meu corre o Ice Storm, e que o meu portatil acima dos 1500fps faz um bocadinho de coil whine. No test 2 chegou aos 2200fps e fazia um bocadito de barulho, ehehe.
A nivel de GPU fez 304006 pontos e no cpu fez 53445. A pontuação global é de 148964.

A gtx1070 chegou aos 1911mhz a correr benchs. Não te sei dizer se foi neste ou no timespy. Tenho os ultimos drivers oficiais e nunca mexi na bios do meu portatil.

PS: O Ice Storm crashou uma vez antes de dar o resultado. Mas o programa em si, e não o Portatil.

Obrigado pelo feedback, fizeste os testes sem overclock?

Pelo que apurei nos ultimos dias, os portáteis de fabrico de 2016 da MSI crasham e precisam da bios que limita a gráfica, e os portáteis de fabrico de 2017 não.

Agora a pergunta: porque?
 
Se bem percebi o teu portátil só crasha se passar das 2000fps certo?

Que tal voltares à bios anterior e bloquear os fps nos drivers a 120, por exemplo? Ou 115 para teres g-sync?
 
Se bem percebi o teu portátil só crasha se passar das 2000fps certo?

Que tal voltares à bios anterior e bloquear os fps nos drivers a 120, por exemplo? Ou 115 para teres g-sync?

Não...

Inicialmente,

Quando não sabia o que se passava, pensava que estaria relacionado com a frame-rate, mas não tem nada haver com os fps.

Por exemplo, no Ice Storm, das ultimas vezes que corri antes de enviar para a MSI, tanto crashava com 1000fps, ou com 2000fps, ou com 1200fps, etc.

O jogo bulletstorm remaster, jogo limitado a 100fps, e ele crashava na mesma.

Como expliquei anteriormente,

O portátil crasha em aplicações 3D: jogos, benchmarks, etc, pelo que reparei são que puxam pouco pelo sistema, ai a gráfica vai fazer boost para 1900mhz, 2000mhz.

Será esses boosts para 1900-2000mhz que faz com que o portátil reinicie.

E tu dizes assim, faz downclock, pois mas há malta que diz que mesmo a baixar clocks num programa, ele reinicia na mesma com a VBIOS de origem.

Nisto tudo o que torna a situação ainda mais insólita,

É que os portáteis fabricados em 2017, não reiniciam com a vbios original.

Porque? Não faço ideia.
 
Última edição:
Pois, assim não sei mesmo, terá que ser algo corrigido pelos engenheiros da MSI. Nos foruns do NBR há mais malta com o mesmo problema? Não arranjaram nenhuma solução por lá? A malta mais entendida destes assuntos anda toda por lá. Como falas nisso de 2016/107 presumo que tenhas visto essa informação em algum sitio.
 
tive um problema semelhante com uma gráfica de desktop à uns anos atrás , muito parecido ao que descreves, o problema na altura foi atribuído ao fabricante das memorias (hinix se não estou em erro) que dava um erro de paridade que fazia a o computador desligar-se ou bluescreen . o mais insólito é que nem era com a gráfica a puxar que sucedia , muitas das vezes era quando o Windows iniciava. 2,3 vezes dps arrancava. A resolução na altura foi substituição da placa gráfica por outra com as memorias de outra marca( Samsung).Mas a gráfica não é MXM? A Msi não troca só a gráfica?
 
Pois, assim não sei mesmo, terá que ser algo corrigido pelos engenheiros da MSI. Nos foruns do NBR há mais malta com o mesmo problema? Não arranjaram nenhuma solução por lá? A malta mais entendida destes assuntos anda toda por lá. Como falas nisso de 2016/107 presumo que tenhas visto essa informação em algum sitio.

NBR? O que é isso?

Notebookreview ? Tenho andado nesse forum se for esse.

A solução é instalar uma vbios que limite o clock da gráfica, mas ninguém arranja outra solução, tem de ser a MSI a fazer alguma coisa.

A malta manda para a msi os portáteis e eles instalam essa vbios e mandam para trás, de facto corrige o problema mas o sistema fica limitado, foi o que fizeram comigo também.

Disseram-me da MSI que vão lançar uma vbios que vai meter a gráfica a 100% e para aguardar, mas o problema já vem desde o lançamento dos portateis pascal,

10 meses +/-

Agora diz-me que fazias na minha situação?

tive um problema semelhante com uma gráfica de desktop à uns anos atrás , muito parecido ao que descreves, o problema na altura foi atribuído ao fabricante das memorias (hinix se não estou em erro) que dava um erro de paridade que fazia a o computador desligar-se ou bluescreen . o mais insólito é que nem era com a gráfica a puxar que sucedia , muitas das vezes era quando o Windows iniciava. 2,3 vezes dps arrancava. A resolução na altura foi substituição da placa gráfica por outra com as memorias de outra marca( Samsung).Mas a gráfica não é MXM? A Msi não troca só a gráfica?

Obrigado pela partilha do teu caso,

Aqui não há bluescreen, simplesmente reincia sem erros nenhuns a jogar, como se fosse uma falha eletrica,

A gráfica é MXM, mas a MSI não me trocou nada ou reparou, porque a MSI diz que vai sair uma vbios que corrige este problema.

Esta gráfica tem memoria Samsung já agora.
 
Tecnicamente o teu portatil não está avariado, já que a gráfica cumpre os mhz minimos que estão definidos para um gtx1070 mobile. O problema é que não faz o boost que sabemos que tem headroom para fazer. Isto para dizer que é normal que a MSI não tenha mudado ou reparado nada.

Infelizmente parece que tens que esperar pela VBIOS actualizada. E sim, estava a referir-me a esses foruns.
 
Tecnicamente o teu portatil não está avariado, já que a gráfica cumpre os mhz minimos que estão definidos para um gtx1070 mobile. O problema é que não faz o boost que sabemos que tem headroom para fazer. Isto para dizer que é normal que a MSI não tenha mudado ou reparado nada.

Pois, era ai que queria chegar, de certa forma até compreendo.

Mas existe portáteis 1070 GTX sem precisar de uma vbios a limitar o clock, por exemplo no teu Asus não tens esse problema.

De certa forma, estou a ser prejudicado com a compra que fiz e não tenho culpa que a gráfica não esteja a 100%.

Se me dizerem assim : "todas as 1070 gtx em portátil em todas as marcas tem este problema" , mas não.

Vou esperar pela VBIOS atualizada, sim, mas uns meses, pois a paciencia tem limites.

Senão sair a tal vbios, peço para me trocarem a gráfica ou um portátil que esteja a funcionar a 100%.

Não vou ficar com um portátil inferior, sim pouca coisa, mas tem estas desvantagens de perca de performance e nem o Gaming Center consigo usar.

O problema explicado:


"Brand new msi GT72VR-6RE with a Nvidia gtx1070 is crashing on me when I try to play games or during them randomly. On this video I just use project cars because it is by luck very fast to show the error.

The pattern I'm seeing seams to be related to temperature. I'm presuming because the gpu is colder Nvidia boost 3.0 manages to boost the core clock high enough to present the defect on the GPU.

If I let the GPU warm up the problem almost goes away, again presuming Nvidia boost 3.0 does not boost core clock so high, hiding the problem. If I cool down the gpu the crash returns.

I have tried several Nvidia drivers, BIOS/VBIOS is up-to-date and several windows clean installs. The test I'm showing here I just had windows, chipset and Nvidia(from msi) drivers installed.

Event viewer shows problem with nvlddmkm (4101).

I'm trying to exchange the laptop but I'm being refused."
 
Última edição:
Tecnicamente o teu portatil não está avariado, já que a gráfica cumpre os mhz minimos que estão definidos para um gtx1070 mobile. O problema é que não faz o boost que sabemos que tem headroom para fazer. Isto para dizer que é normal que a MSI não tenha mudado ou reparado nada.

Infelizmente parece que tens que esperar pela VBIOS actualizada. E sim, estava a referir-me a esses foruns.
O meu problema foi mais fácil de resolver , troca de gráfica por outra marca e dura até hoje. Na altura atribuíram o problema aos timings da memória que faziam os tais erros de paridade. No teu caso acho que terá a ver com a implementação do chipset gráfico que quando entra em boost qq coisa cede ( vdrop?) . Espero que se resolva pelo melhor . Pode ser que façam um recall dos Portáteis ...
 
O meu problema foi mais fácil de resolver , troca de gráfica por outra marca e dura até hoje. Na altura atribuíram o problema aos timings da memória que faziam os tais erros de paridade. No teu caso acho que terá a ver com a implementação do chipset gráfico que quando entra em boost qq coisa cede ( vdrop?) . Espero que se resolva pelo melhor . Pode ser que façam um recall dos Portáteis ...

Obrigado pela resposta @Peles75 , pouca gente vem aqui comentar, por isso agradeço a tua participação.

Pois, mas o que tenho discutido com outras pessoas, é que não estão a trocar os portáteis nem a reparar nada.

Limitam-se a instalar a tal vbios que limita o clock e mandam para trás, isto também porque a maioria das pessoas, não se dão ao trabalho de reclamar e não se importam de ficar com o portátil assim.

Penso para mim, que essas pessoas, talvez sejam ricas, porque estamos a falar de portáteis que andam na casa de 1900-2000€: ou seja isto não devia de ser assim, os portáteis deviam de vir a funcionar a 100%

De facto o problema de reinciar a jogar fica resolvido com essa tal vbios, mas limita o clock da gráfica e certas funcões ficam desactivadas.

E depois é assim, se todos os portáteis msi com 1070 GTX tivessem com este problema, eu compreendia, mas há muita gente sem problemas nenhuns.

Portanto de facto há alguma percentagem de gráficas 1070 que estão a sair da fábrica com algum problema, e já estou a ver que a tal vbios que eles dizem que vão lançar, vai acabar por limitar a gráfica de alguma maneira.

Não estou a ver como eles vão resolver isto, sem trocarem a gráfica ou repararem, só mesmo a limitar o clock para não crashar.

Por isso é que não me agrada muito ter que esperar por uma vbios, que provalvelmente irá fazer o mesmo que esta está a fazer agora.

Há outro user daqui com um portátil igual ao meu, mas o rapaz nunca mais apareceu cá, já lhe enviei varias mensagens privadas para confirmar a data de fábrico dele e se está a ter problemas.

É que assim era mais uma confirmação que os portáteis de fábrico de 2017, estão a funcionar a 100%.

Tecnicamente o teu portatil não está avariado, já que a gráfica cumpre os mhz minimos que estão definidos para um gtx1070 mobile. O problema é que não faz o boost que sabemos que tem headroom para fazer. Isto para dizer que é normal que a MSI não tenha mudado ou reparado nada.

Infelizmente parece que tens que esperar pela VBIOS actualizada. E sim, estava a referir-me a esses foruns.

@skandal

Enquanto isto não se resolve, estou a pensar em fazer OC ou Downclock á gráfica, como faço com o MSI afterburner?

 
Downclock acho que não consegues fazer. OC é o normal, é aumentar os sliders. E já colocaste a última BIOS que a MSI te disponibilizou?
 
Downclock acho que não consegues fazer. OC é o normal, é aumentar os sliders. E já colocaste a última BIOS que a MSI te disponibilizou?

Já, limita o clock em 1650mhz, ao fazer OC no Dragon Gaming Center, tenho os tais reboots na mesma...

Também há especie de stuttering com esta vbios, vindo de um forum chines também não esperava grande coisa.

A minha ideia agora é voltar para a vbios de origem e limitar o gpu boost 3.0 no MSI Afterburner, pelo que li é possivel fazer isso.

Entretanto já sugeri á MSI troca da gráfica (1070 revision 1.2) ou do portátil (fabrico de 2017, nenhum tem problemas, nem uma pessoa sequer).
 
Tecnicamente o teu portatil não está avariado

Tecnicamente até está, o portátil não devia de reinciar, é obvio que a gráfica tem alguma coisa.

já que a gráfica cumpre os mhz minimos que estão definidos para um gtx1070 mobile.

Com a vbios da MSI debug, cumpre os minimo 1443mhz mas não passa disso, mas a gráfica tem que fazer no minimo 1443mhz-1645mhz, é esse o normal funcionamento imposto pela Nvidia, tenho também funções desligadas na gráfica.

O problema é que não faz o boost que sabemos que tem headroom para fazer.

Exacto, e o teu faz sem espinhas, e noutras marcas idem.

Portateis de fabrico de 2017 da msi, estão a funcionar lindamente.

--------------------------

@MSI Expert ,

Entretanto, disseram-me que os portáteis data de fabrico 2017 trazem "segunda remessa de GTX1070 revisão 1.2", os de fabrico 2016 trazem as primeiras remessas com 1070GTX revisão 1.0.

E com este quote, trago "novidades".

A tal vbios 8A pelo que me dizem é de um forum chines, e feito por um rapaz qualquer, ou seja nem se sabe ao certo de onde apareceu esta vbios:

- vbios 8A , limita o GPU a 1645mhz e o Dragon Gaming Center volta a funcionar
- Pareceu-me dar algum tipo de stuttering com esta vbios e em modo Turbo reincia o portátil na mesma
- Já descobri mais uns jogos que crasham o portátil: Ghost Recon Wildlands e Dota 2

Agora o que me resta fazer?

- Uso a vbios 8A (1645mhz) e faço overclock, mas pouca coisa porque senão crasha - desvantagens: mais barulho, mais quente, usar programa á parte para fazer o overclock, algum stuttering em jogos
- Uso a vbios de origem e faço downclock - desvantagens: usar um programa á parte para fazer o downclock, menos potencia
- Uso a vbios debug da MSI (1443mhz) e faço overclock - desvantagens: mais barulho, mais quente, usar programa á parte para fazer overclock

Não vejo nada que me agrade nestas opções,

Comprei o portátil com o objectivo deste funcionar normalmente sem ter que recorrer a uso de programas para o meter a funcionar sem reinciar ou com a potencia normal.

Não me sinto á vontade com overclock, downclock, undervolt, queria usar normalmente o portátil, sem preocupações, deixar a propria gráfica e cpu fazerem o serviço automaticamente.

O meu portátil anterior msi, com a 960M, fazia boost sozinho sem problemas, e pelo que apurei, outras marcas como a Clevo, Asus, Dell, tem portáteis com a 1070 GTX a fazer boost/overclock até 1900mhz ou mais, sem problemas.

Portanto a conclusão que consigo chegar dentro dos meus limites, pois eu não sou engenheiro informatico/trabalho na msi:

- Portáteis fabrico de 2017 não tem problemas, nova revisão de 1070 GTX
- Portáteis fabrico de 2016 alguns tem problemas (crash/reboot/ecrã preto/driver nvidia não responde), revisão 1.0 da 1070 GTX
- Problema resolvido de raiz só com substituação da gráfica ou por portátil igual de fábrico de 2017
- As soluções para remediar o problema sem recorrer ás opções acima, são as tais vbios, mas isso traz desvantagens para o cliente e limita a maquina.

Compreendo de certa forma que a MSI não tem culpa que uma gráfica produzida pela Nvidia traga estes problemas, de facto é a Nvidia que produz as gráficas.

Mas é assim, o serviço de controlo de qualidade da MSI devia detectar estes problemas na montagem dos portáteis.

Por exemplo, eu posso comprar um carro Ford, e este trazer radio Sony, e se o radio Sony tiver problemas, é a marca do carro (Ford) que tem que dar a cara.

Onde a MSI não está a agir bem:

- o facto da MSI, não ter atualizado as paginas oficiais destes modelos, com informação nas FAQ, faz me um pouco de confusão, ou o problema é uma minoria?!
- ainda não lançou uma vbios oficial para este problema, já lá vão quase 11 meses, mas quando vier provavelmente irá limitar a gráfica
- não trocam a gráfica/portátil ao cliente, limitam-se a instalar a tal vbios debug que limita a 1443mhz e desliga funções na gráfica

E é isto, já nem sei o que dizer mais.

A situação está toda explicada e resumida,

Aguardo por resposta da marca, mas aquilo que disse confirma-se, não vi uma pessoa com este tipo de problemas em portáteis de fabrico 2017.
 
Última edição:
Sendo a gráfica MXM, podes sempre tentar comprar uma gráfica com fabrico de 2017 para ver se resolve o problema. Mas vais gastar um balúrdio.
 
Back
Topo