Msi PE70(personalizar refrigeração)

dan50

Power Member
Boas pessoal,
Comprei esta semana um msi pe70 6QE, numa promoção que apanhei na Alemanha.
Instalei tudo o que era preciso para o pôr a funcionar como devia(modo eco, perfect colour....) e reparei que , mesmo em idle , a ventoinha esquerda ora ia para a frequência máxima, ora parava completamente, isto tudo acontecia num ciclo infinito , de 6 em 6 segundos.

Verifiquei as versões, quer da BIOS , quer do EC, e fiz o update para as mais recentes(*na descrição do site estava referido o problema que tinha).

Após isto, voltei a ligar o portátil, e de facto já não tenho mais esse problema , no entanto , agora a partir do momento em que o ligo a ventoinha da esquerda começá a girar a 3000rpm e mantém-se assim, caso não haja grande actividade por parte do CPU.

Numa tentativa de atenuar um pouco a velocidade da FAN esquerda(o barulho é um tanto incomodativo), andei à procura na BIOS de alguma coisa que me permitisse reduzi-la, mas nada encontrei e acabei por utilizar um programa desenvolvido também pela MSI(fase beta) chamado MSI silent option.(https://forum-en.msi.com/index.php?topic=255972.0).

O programa parece funcionar na sua maior parte, no entanto, a linguagem do meu está em polaco e em nenhuma das opções me deixa reduzir as 3000RPMs, mas por sua vez, deixa-me anular completamente a refrigeração do CPU até aos 50°C e a partir daí já me deixa personalizar como eu quero.


A minha questão é : serão os tais 50°C uma temperatura de trigger da refrigeração do CPU muito elevada? ALguém me sugere algo melhor?

Cumprimentos
 
É estranho, ao pesquisar mais um pouco sobre isto reparei em vários casos semelhantes com computadores da MSI, não tinha ideia que era tão frequente . O único computador que tenho cá por casa para comparar é um acer nitro, com dual fan também, no entanto este, enquanto não se exige muito dele, o som das ventoinhas é mínimo.

Enviei um mail ao suporte português da MSI a relatar o meu problema, apenas me responderam que estava tudo normal, para não me preocupar. Por acaso há aqui alguém que tenha este portátil ou outro semelhante, que após o update da BIOS/EC tenha ficado com o mesmo problema?
 
Back
Topo