MSI PX60-6QD - Score CPU Z muito baixo

Miguel1994

Power Member
Olá,

Tenho um MSI PX60-6QD já há alguns anos, tem um i7 6700HQ e uma GTX950M. Recentemente tenho tentado perceber um pouco mais de hardware, no que toca ao seu bom funcionamento e maximização da performance e como tal deu-me para testar o meu próprio portátil. Comecei por instalar o CPU Z e fiz um bench ao CPU, fiquei surpreendido com a baixa performance, de apenas 114 em single thread e 628 em multi. Tenho ideia que este CPU deveria estar a debitar scores muitíssimo melhores. Será que me podem ajudar a decifrar a origem do problema?

Obrigado
 
Voltei a repetir o teste no cinebench, mantem-se nos 400. A temperatura máxima registada foi de 72ºC num dos cores. Confesso que não faço ideia do porquê deste baixo nível de perfomance nem por onde começar a descontirnar isto.
 
Voltei a repetir o teste no cinebench, mantem-se nos 400. A temperatura máxima registada foi de 72ºC num dos cores. Confesso que não faço ideia do porquê deste baixo nível de perfomance nem por onde começar a descontirnar isto.

Os 400 é em multi? Se for em single nem é mau. A temperatura não está má, mas deve ser porque não está a fazer turbo. Se deixares o hwinfo64 ligado enquanto fazes o bench consegues ver a velocidade maxima em cada core. mete aqui um print do resultado após correres o bench.

Além disso, vê se tens as definições de energia no equilibrado ou alta performance no windows. Podes ter isso em economia.
 
Bom, acho que já percebi o que se está a passar. Tenho um carregador de 45W para ser mais leve de transportar, que efetivamente funciona para as minha necessidades de utilização e foi ligado a ele que fiz o bench, embora tenha as definições quer ligado à corrente quer sem em máximo desempenho ao fazer o bench, por algum motivo, deve ter assumido que o pc não está ligado à corrente, possivelmente por este carregador ser apenas de 45W (o original é de 120W salvo erro). O que é certo é que agora já fiz um bench com o carregador original e debitou 1700 em multi e 330 em single, penso que estes são os valores de referência do computador, e até chegou a fazer thermal throttling (atingiu 82ºC num dos cores), não daria para aumentar o limiar do thermal throttle um bocadinho para manter a perfomance mesmo se mais quentinho? Até uns 90ºC seria seguro não?

Entrei de qualquer das formas na BIOS mas não tinha nenhuma opção de alterar o turbo. Apenas hyperthreading (que estava ativo). Será que que não permite alterar isso?

Outra questão que gostaria de esclarecer era quanto às gráficas. Este computador tem uma 950M e a Intel HD620. Estão as duas a trabalhar em simultâneo? Haveria vantagem a nível de bateria em desligar (nem sei se dará) a Intel HD para poupar o mais mínimo recurso que possa estar a consumir.

Obrigado a ambos pela ajuda e peço desculpa ser tão leigo no tema, mas como referi estou agora a dar os primeiros passos e aventurar-me neste tema.
 
Está explicado. Os portáteis, especialmente os de elevada performance (tens um processador com tdp de 45W) quanto estão em modo de bateria baixam drasticamente a performance para não comerem a bateria em minutos. Um carregador tão "fraco" obviamente que não fornece a energia necessária a esse portátil em carga. Isso facilmente consome acima dos 80-100W em carga.

Sobre a forma de consumir menos e melhorar as temperaturas, basta fazer undervolting, algo que aconselho muito. Até vai melhorar o consumo de bateria. Lê este tópico recente que tens lá tudo explicado:
https://forum.zwame.pt/threads/gtx1050ti-mobile-queda-de-fps-repentina.1038906/

Sobre as gráficas, o que tu sugeres é algo que já existe. É a tecnologia optimus da nvidia:
https://www.nvidia.com/object/optimus_technology_br.html
A Intel HD não é a gráfica que consome mais, logo o que faz sentido é desliga a 950M, e é isso que o optimus faz. Nem todos os portáteis têm, depende da marca e do modelo. E em alguns casos pode ser activado e desactivado na BIOS nos modelos que têm. Terás que ver no teu modelo especifico.
 
A BIOS deste modelo é muito limitada. Não tem qualquer opção de ativação ou desativação das gráficas. Nem do trackpad por exemplo. Quanto ao undervolting já tinha pensado no tema, não tanto pelos consumos mas mais por permitir limitar o thermalthrottling.

Desconhecia a optimus, mas da breve pesquisa que fiz só está disponível para os MSI mais recentes.
 
Back
Topo