MSI Releases EFI Bios

Chob

1st Folding then Sex
Micro-Star International (MSI) has just launched its first EFI mainboard "EFINITY", bringing a Windows-like GUI into BIOS settings.

EFI, Extensible Firmware Interface, is intended to replace the legacy BIOS firmware interface used by modern PCs. It offers a new and more flexible interface that supports colorful graphical interfaces (GUI), multiple languages and has mouse support.

EFI also supports LAN, pre-OS applications such as live update, games, instant messenger, media player and a browser. Microsoft will add EFI support to the x64 versions of Windows Vista with Service Pack 1.

The EFI specification was originally developed by Intel, and is now managed by the Unified EFI Forum and is officially known as Unified EFI (UEFI).

Source:http://www.cdr-info.com/Sections/News/Details.aspx?NewsId=22346


Ao que parece esta EFI BIOS vem substituir a old schooled bios, a MSI diz já suportar rato e N mais opções de OC :p

Screenshots conhecidos até agora:
MSI_EFI_BIOS.jpg


Chip EFI na futura P35-Neo3
efi.jpg



MSI's "P35-Neo3 EFINITY" motherboard with EFI support is scheduled to be released in February.
 
Última edição:
Interface bem catita.

O meu medo é isso começar a trazer bugs a força toda, devido a maior complexidade... As BIOS são simples e tal, mas servem e bem pro propósito e mesmo assim volta e meia tem bugs...
 
yep

foi anunciada dia 16 do mes passado

Motherboard maker Micrso-Star International (MSI) is preparing its first EFI BIOS-equipped motherboard, the P35-Neo3. To mark the occasion, it has presented a few details about EFI and its benefits over BIOS. EFI (Extensible Firmware Interface) is an upgraded BIOS specification created by Intel. EFI supports graphical menus and features, mouse-controlled interface, multiple languages, LAN activating environment and pre-boot applications. MSI's P35-Neo3 is set to be released next month.



Expreview, TechConnect Magazine




http://forums.techpowerup.com/showpost.php?p=613508&postcount=1

cumps
 
isso é q é novidade? o meu primeiro pc (estamos a falar de 1997) a sua primeira motherboard já trazia uma gui. não me lembro qual era a board pois na altura ainda era meio n00b, mas sei que a bios era da american megatrends
 
isso é q é novidade? o meu primeiro pc (estamos a falar de 1997) a sua primeira motherboard já trazia uma gui. não me lembro qual era a board pois na altura ainda era meio n00b, mas sei que a bios era da american megatrends

As funcionalidades EFI vão bem além de uma simples GUI. :)

Não quer dizer no entanto que a MSI dê uso a muitas das funcionalidades, é a primeira tentativa, tem que começar por algum lado, vamos ver o que vai sair dali :P.

Vai ser giro quando suportarem rede/net, para poder sacar as actualizações todas no momento de instalação do SO por exemplo, e não depois.

É bom ver que vão começar a sair mobos com isto, já era de esperar uma vez que o SP1 / Vista adiciona o suporte para o dito. :)
 
Última edição:
Por fim começam a mexer nessa coisa que se arrasta igual à um monte de anos.

O mais estranho é que ainda me lembro que as bios dos 386 e 486 tinham suporte para rato o que facilitava imenso as (poucas) configurações.

Pena que isso se tinha perdido, felizmente a msi recuperou-o.
 
isso é q é novidade? o meu primeiro pc (estamos a falar de 1997) a sua primeira motherboard já trazia uma gui. não me lembro qual era a board pois na altura ainda era meio n00b, mas sei que a bios era da american megatrends

Eu tive um 486DX4 aí pra 1995 cuja BIOS tinha ícones, janelas e controlo pelo rato e teclado. Acho que a BIOS tb era da American Megatrends...
Anyway, a grande desvantagem das BIOS actuais é que possuem um legado brutal de microcódigo dos 80's, o que a torna complexa e ineficiente.

TL
 
Resta dizer que suporte EFI não depende de algum chip especial.
Todos os chipsets Intel das famílias P965/965GM/965PM, P35, G35, X38 e X48 suportam flash do firmware "migrado" da BIOS tradicional para o novo standard EFI/UEFI.
Fica apenas ao critério de cada fabricante criar as novas versões do software ou não.
 
Resta dizer que suporte EFI não depende de algum chip especial.
Todos os chipsets Intel das famílias P965/965GM/965PM, P35, G35, X38 e X48 suportam flash do firmware "migrado" da BIOS tradicional para o novo standard EFI/UEFI.
Fica apenas ao critério de cada fabricante criar as novas versões do software ou não.

Pois, o que provavelmente vai tornar a tecnologia um bocado proprietária...
 
Pois, o que provavelmente vai tornar a tecnologia um bocado proprietária...

EFI não é uma tecnologia proprietária, foi desenvolvida primariamente pela Intel e pela Microsoft.

Aliás, o standard final chama-se UEFI ("Unified Extensible Firmware Interface").
Até existe uma versão Open-Source do código criado pela Intel...
 
Back
Topo