MSI Working on ‘Powereless’ CPU Cooler

"normalmente"...dizes bem
...porque a maior parte deles gasta para cima de 10...e os "extreme" tipo x38 e 780i gastam para cima de 30...

Agora isto é a introdução à tecnologia...mas acho que tem futuro, principalmente com o TDP dos processadores mainstream a baixar cada vez mais ;)
 
Make.Love
Atenção que isso não é verdade, o chipset de uma motherboard dissipa em calor o equivalente a 10-40 watt (depende do chipset), e em overclock passa bem os 50w.
Estamos a falar de desktops, e nao barebones ou portateis que são arquitectados e construidos tendo em conta a eficiência energética.
Considero este cooler gigante e activo como extreme cooling destinado a power-users, por isso a minha referencia ao overclock.
 
quando falei em 1W estava-me a referir ao consumo de uma ventoinha ... :joker:

era bom que boards para desktop dissipassem esse valor ... :p

:joker::joker::joker:...como falaste no "ser aplicada"...mas querias dizer "para substituir" (o que umas simples trocas de palavras geram :D)

Pois...mas trata-se de aproveitar energia que seria desperdiçada...assim pode sempre ser aproveitada para arrefecer o sistema e dar mais alguma longevidade ao componente.

;)
 
Última edição:
MSI ECOlution chipset cooler operates on the Stirling Engine Theory

MSI has designed a new chipset cooling fan that is able to operate without electricity. MSI’s new chipset cooler, which is accordingly dubbed the “Air Power Cooler,” offers all of the benefits of a cooler with a fan without drawing any power.

Energy efficiency of fans can make a large difference, especially in enterprise environments where hundreds of PCs are running at once. Although passive cooling is always an option, it doesn’t offer the cooling capability of a fan.

The new MSI cooler isn’t a passive cooler but actually uses a fan to cool the chipset without using any electricity. Ironically, the fan gets its power from the very thing it’s trying to remove — thermal energy.

The system is based on a beta Stirling engine. As hot hair expands in the system, it applies pressure to the central piston in the heatsink pushing it up. The piston's movement upwards rotates gears which in turn spin the fan. Thermal energy generated by the chipset is converted into kinetic energy.

The fan blows through a common looking finned radiator to disperse the Northbridge’s heat production.

MSI tells DailyTech that the system is able to convert 70% of heat power to kinetic energy. It is important to note that enough heat must be supplied to spin the fan blades. If the chipset isn’t hot enough, the entire system will not run.

MSI is working on the cooler with Taiwanese company Polo-Tech. The powerless fan is expected to make its debut on MSI’s ECOlution during CeBIT 2008.
7445_msiecolution.jpg

FONTE
 
Tou a dar isto a fisica e contei esta situação do cooler ao stor, o stor diz que se a fan não for alimentada por qualquer fonte ELECTRICA que pode ser um conceito bastante interessante, porque até ao meu ver poderia se utilizar isto a um nivel bastante GRANDE, e pelos videos que vi no youtubas existem casos de que a "FAN" neste caso o eixo roda mesmo rápido, parando quando a fonte de calor trava e o conceito funciona mesmo com a fonte fria(TEMP ambiente) e fonte quente (cpu, ***** etc etc) mas mesmo assim gostava de saber se quanto mais quente tiver a fonte quente maior é a rotação do eixo, estou intrigado sobre o aumento da velocidade do eixo com o aumento da rotação/calor...

Uma coisa, se calhar devo ter sonhado, mas acho que vi em algum lado que esta fan é alimentada, se bem me lembro eram 7V...
 
Realmente este sistema alem de inteligente parace ser estremamente interessante. Certamente que os calculos para cada cooler serão deternimados em funçao da capacidade de dissipaçao do processador / a sua temperatura maixma, sendo neste ultimo factor a velocidade max/suficiente para que a temperatura nao ultrapasse e baixe para o desejável... interessante e amigo do ambiente.
 
Isto pode levantar problemas em países quentes, como se pode considerar o nosso. No verão se tivermos uma fonte fria na ordem dos 40ºC, quanto calor é necessário o cpu gerar para haver diferencial suficiente para a ventoinha rodar?
 
Vcs tao desactualizados

já há bastante tempo que existe cooler sem alimentação, quer dizer não há venda, mas até com um sistema diferente, uma bomba que trabalha atravez de energia termo-electrica, mas isto tudo acrescentado de arrefecimento a METAL-LIQUIDO


"The liquid metal has significant advantages over other single phase liquid solutions. The thermal and physical properties of the material give it the ability to cool extremely high heat fluxes. With its very low vapor pressure, the boiling point of the material is in excess of 2000°C. This provides the capability to cool extremely high power densities without the liquid-metal changing phase, removing power density as the limiting factor in cooling performance. The liquid metal is non-flammable, non-toxic and environmentally friendly. As a metal, the liquid is both highly thermally conductive and highly electrically conductive. The thermal conductivity makes it ideal for heat removal and dissipation. The electrical conductivity enables the use of electromagnetic pumps to propel the liquid."



p1_small.jpg
p3_small.jpg


p5_small.jpg
p10_small.jpg



p15_small.jpg
p8_small.jpg



fika aqui um link para saberem mais:

http://www.nanocoolers.com/


:wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow:
 
Última edição:
Errado, esse cooler funciona a electricidade, apenas tem um método mais hardcore de espalhar o calor no dissipador e tirá-lo rapidamente do cpu(provavelmente, mercúrio).
 
é uma ideia inovadora sim mas acho que aplicada numa área que torna a ideia completamente obsoleta, poupar energia retirando apenas a alimentação eléctrica de uma FAN num PC? uma FAN não consome praticamente energia nenhuma e é muito mais eficiente claro que este sistema auto alimentado.

o que é o consumo de uma FAN comparando que agora quem compra um PC novo uma fonte de alimentação para o mesmo rondo os 500W?

desculpem, é só a minha opinião mas isto é mesmo só para inglês ver... que é bonito de se ver e perceber como funciona? sim concordo, que tem termos práticos rentáveis e eficientes? claro que não!
 
é uma ideia inovadora sim mas acho que aplicada numa área que torna a ideia completamente obsoleta, poupar energia retirando apenas a alimentação eléctrica de uma FAN num PC? uma FAN não consome praticamente energia nenhuma e é muito mais eficiente claro que este sistema auto alimentado.

o que é o consumo de uma FAN comparando que agora quem compra um PC novo uma fonte de alimentação para o mesmo rondo os 500W?

desculpem, é só a minha opinião mas isto é mesmo só para inglês ver... que é bonito de se ver e perceber como funciona? sim concordo, que tem termos práticos rentáveis e eficientes? claro que não!


Sabes que a eficiencia aqui não importa muito, o "fixe" é a diferença das temps em IDLE e FULL, como ja disse um user aqui, quanto mais quente mais frio :D
 
Back
Topo