1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mudança de Distro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por S88, 22 de Junho de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 640)

1. S88

S88 Power Member

Viva,
    Tenho instalado Mandriva 2009 a primeira versão num computador de secretaria que ate agora tenho usado.
    A distro esta bastante boa, no entanto tenho vindo a reparar que come muitos recursos do meu computador, a maquina em questão é um Pentium 4 3000mhz a 512RAM. Noto que muitas vezes a ventoinha dispara a alta velocidade, provavlemente porque nesse momento o computado resta a funcionar ao maximo, quando muitas vezes nem estou a realizar operçaões complicadas, muitas vezes a mexer em Amarok ou em outros programas mas nada de complexos....Gosto muito do ambiente grafico e a destro esta muito boa, entretanto exprimentei a nova versao Spring e nao gostei nada
    Queria por uma destro mais levezinha, veio me a cabeça Linux Mint 7, parece me muito boa esta nova versão. Mas gostava que me indicassem uma que na vossa opiniao fosse leve mas ao mesmo tempo completa e simples de utilizar dada a preferencia a KDE....Sera possivel isso? Sei que KDE come mais recursos...Ja agora queria instalar mas nao queria perder os meus documentos e ficheiros, e possivel fazer isso?E que não tenho disco externo para colocar as coisas.....
    Agradeço todas as opinioes são bem vindas

Última edição pelo moderador: 24 de Junho de 2009
  2. volcanlx

volcanlx Power Member

Boas,
    Antes de mais Mint tem uma versão comunitária com KDE mas a principal é gnome, é a que uso e sempre estive habituado ao gnome pelo que me parece sempre muito bem.
    Quanto a desempenho, tenho um P4 2.0 512 ram, grafica geforce mx440 64 MB pelo que é semelhante... também já brinquei com o mandriva e notei logo no livecd que é mais pesada eu com este pc corro sem problemas o sistema com o compiz e bastante fluido, sem compiz fica mais rápido ainda e não deixa de ser bonito... (digamos que decidi trocar o desempenho pelo compiz por um tempo).
    Antes de mais o mint é uma boa distro mas é diferente de mandriva uma baseada em pacotes rpm e o mint em deb. do ubuntu o que é diferente do que estás habituado mas igualmente facil de mexer.
    Experimenta a versão main pelo live cd a ver se gostas de gnome, se não vai para a kde mas ai tens de ir para mint 6.

Quanto a manter os documentos... a não ser que tenhas uma partição /home separada seria dificil, usa dvds ou cds... é sempre bom ter backups para o que possa acontecer ou ser preciso.

3. S88

S88 Power Member

Ja tive contacto com Mint mas era a versao anterior, mas optei por mandriva porque o design e mto agradavel esticamente , mas desempenho puxa mto mesmo pelo pc...
    Nao ha nenhuma maneira de instalar o livecd e manter a partiçao home ? A nova versao pareceu me excelente, alem disso traz aquela barra tarefas bem ao estilo mac gostei...Vou exprimentar , ja agora e mais leve que a que tenho certo?

4. volcanlx

volcanlx Power Member

A não ser que a tua /home seja uma partição independente do sistema, vai ao ar quando substituires o mandriva pelo mint ou outro qualquer. podes é usar o Gparted para criar uma partição separada e metas para lá os dados assim ficas com uma partição de backup que é o que tenho no portatil.

5. S88

S88 Power Member

Tentei instalar o Gparted mas nao abre diz que precisa de previlegios admnistrador que por sinal sou eu.....
    Vou ver se arranjo um disco externo mas é....

6. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

sudo gparted ...
    o teu utilizador concerteza não tem previlegios de administrador,tens que usar o sudo para conseguir tal,ou entao o "su" para efeito semelhante

7. S88

S88 Power Member

Acho que me vou mesmo aventurar em Mint de novo, Mandriva ta me a dar cabo da cabeça encrava me o pc vezes sem conta por tudo e por nada obrigado a reiniciar, dispara a ventoinha ao maximo n vezes enfim! Sinto que o PC esta a ser sufucado por esta distro preciso mesmo de alguma coisa mais levezinha....

Partilhar esta Página