Mudanca de morada.

Skk1p

Membro
Boa tarde,
Eu tenho um contracto em vigor com a Vodafone por mais 1ano e pouco, mas vou ter de mudar de casa até ao final do mês.
Utilizei a info abaixo: https://www.vodafone.pt/pacotes/mudar-de-casa.html

Já conseguir confirmar que a nova morada tem fibra e o problema está quando dizem que não me dão as mesmas condições do contrato que tenho em vigor, tenho de fazer um novo contrato a pagar mais.(e claro, caso queira cancelar também tenho de pagar)


Eles podem fazer isto? Sou Vodafone há anos, e não consigo perceber o ridículo desta situação quando tenho um contracto ativo com as condições que tenho, gosto e quero.

Obrigsdo
 
Boa tarde,
Eu tenho um contracto em vigor com a Vodafone por mais 1ano e pouco, mas vou ter de mudar de casa até ao final do mês.
Utilizei a info abaixo: https://www.vodafone.pt/pacotes/mudar-de-casa.html

Já conseguir confirmar que a nova morada tem fibra e o problema está quando dizem que não me dão as mesmas condições do contrato que tenho em vigor, tenho de fazer um novo contrato a pagar mais.(e claro, caso queira cancelar também tenho de pagar)


Eles podem fazer isto? Sou Vodafone há anos, e não consigo perceber o ridículo desta situação quando tenho um contracto ativo com as condições que tenho, gosto e quero.

Obrigsdo
O contrato que tens, gostas e queres foi feito para prestação de um determinado serviço, durante um determinado período de tempo e numa determinada morada. Estás a alterar unilateralmente essas condições.

O que a Vodafone faz é fazer-te um novo contrato tendo em conta as condições comerciais em vigor no momento anulando o anterior sem penalização.
 
O contrato que tens, gostas e queres foi feito para prestação de um determinado serviço, durante um determinado período de tempo e numa determinada morada. Estás a alterar unilateralmente essas condições.

O que a Vodafone faz é fazer-te um novo contrato tendo em conta as condições comerciais em vigor no momento anulando o anterior sem penalização.
Mas se eu sou a mesma pessoa, com o mesmo uso e com um contrato ativo. Já existe fibra no prédio, até pagava a mudança em si visto que , sem ser isso, não têm qualquer outro custo.

Não tenho qualquer problema em voltar a ficar fidelizado por mais dois anos, acho ridículo é este "poder" que basicamente se traduz em extorsão. Algo que sempre vi da Nos e Meo quando tinham o completo monopólio e não estava à espera de algo semelhante da Vodafone. Se calhar fui inocente, não sei. Queria apenas perceber isso e se de facto é uma prática que não tem outra forma de resolução.

Obrigado
 
Infelizmente passei pelo mesmo, não ha nada a fazer...

tinha acabado de renegonciar o contracto e refidelizar, passando de 200 para 500mbps + vbox de borla + ~2€ por mes.
Tive que mudar de casa 3 meses depois, entao o contrato ficou com 100mbps + 5€ mes... (+5 em cima do renegociados anteriormente), Portanto pagar mais por menos...

Ate se pode argumentar que ha custos na instalcao, nomeu caso a instalacao demorou 20min, tinha tudo pronto do meu lado, o tecnico chegou, viu que tinha toda a rede preparada e inclusive router e box no sitio, foi passar apenas a fibra por tudo ja existente, ligar ao router e configurar...
 
tb estou na mesma situação, no meu caso tinha feito a refidelização no black friday, vou mudar de casa no proximo mes.

quando liguei disseram que so me conseguia fazer oferta c/ mensalidade de 40€, que é quase o dobro do que pago actualmente.
 
tb estou na mesma situação, no meu caso tinha feito a refidelização no black friday, vou mudar de casa no proximo mes.

quando liguei disseram que so me conseguia fazer oferta c/ mensalidade de 40€, que é quase o dobro do que pago actualmente.
E o que é que decidiste? É que vai ser mesmo comer e calar. Porque o contrato acaba, mas não me dão liberdade para ir para outro fornecedor, embora eles tenham liberdade de aumentar o valor
 
E o que é que decidiste? É que vai ser mesmo comer e calar. Porque o contrato acaba, mas não me dão liberdade para ir para outro fornecedor, embora eles tenham liberdade de aumentar o valor
O contrato acaba por tua iniciativa. Se não queres continuar com o serviço da Vodafone ninguém te obriga, é só assumir a penalização que conheces desde que contrataste o serviço.
 
@Warlord @Skk1p @rjSampaio @hribeir0

A Vodafone é o pior operador nisto em Portugal, uma autêntica cambada de caloteiros. Não há que ter medo das palavras. O que é... é o que é, e a realidade é esta

O melhor que podem fazer é fazer reclamação no livro dizendo que vão para tribunal arbitral (ou julgado de paz, se houver). Eu poria isso num tribunal arbitral (o da vossa zona). As garantias de sucesso nunca sabem, porque basicamente cada cabeça de um juiz... sua sentença. Mas os custos são baixos e se estiverem dispostos a perder algum tempo.

Há primeiro a questão do código civil da alteração de circunstâncias e depois esta situação, que é muito relevante:
https://forum.zwame.pt/threads/nova-casa-sem-cobertura-de-fibra-vodafone.1063516/post-17085505

Ou seja, basicamente como a legislatura acabou não foi aprovada uma lei que vos protegeria desses casos... E basicamente vos dava o direito a rescindirem sem pagar nada. A lei foi apresentada por um ministro PS e esse ministro continua no novo governo. Além disso o PS agora tem maioria absoluta, portanto tudo leva a crer que a lei no futuro seja aprovada...

É uma lei futura não podem alegar no tribunal arbitral, mas podem alegar na reclamação à Vodafone.
 
no meu caso existe cobertura e todas as condições para prestar o serviço. pretendia manter o equipamento, era só mesmo ligarem a fibra na nova casa. até estaria disposto a pagar a instalação mantendo o contrato nos mesmos termos...
 
no meu caso existe cobertura e todas as condições para prestar o serviço. pretendia manter o equipamento, era só mesmo ligarem a fibra na nova casa. até estaria disposto a pagar a instalação mantendo o contrato nos mesmos termos...
Certo mas por exemplo a proposta de lei que o Governo anterior apresentou foi a seguinte:
"não lhe pode exigir o pagamento de quaisquer encargos relacionados com o incumprimento do período de fidelização caso não possa assegurar a prestação do serviço contratado ou
de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço, na nova morada"

O que já te beneficiava se por acaso tivesse sido aprovada...
 
O contrato acaba por tua iniciativa. Se não queres continuar com o serviço da Vodafone ninguém te obriga, é só assumir a penalização que conheces desde que contrataste o serviço.
O contrato acaba porque a Vodafone decidiu que era para acabar. Na realidade ele poderia mudar pq - havendo fibra no novo local - mantém-se tudo igual menos a morada.
Eu não queria acabar o contrato. Pelo contrário, queria que continuasse tudo igual.
 
Vodafone decidiu que era para acabar
Claramente não é o caso...

IMHO no minimo deviam permitir o pagamento da instalação/deslocação por parte do cliente ou refidelizar por periudo igual ao contratado inicialmente e o resto ficava igual, já que o equipamento "já estava pago".

Apesar disto, continuo a preferir e confiar na vodafone, e agora que tenho casa propria a partida nao devo ter este problema tão cedo :P
 
O contrato acaba porque a Vodafone decidiu que era para acabar. Na realidade ele poderia mudar pq - havendo fibra no novo local - mantém-se tudo igual menos a morada.
Eu não queria acabar o contrato. Pelo contrário, queria que continuasse tudo igual.
O contrato é feito para uma morada específica, está claro desde o início do contrato nas condições do mesmo.

Eu percebo que a situação possa ser desagradável, até concebo que há situações em que esta mudança não seja motivada pelo cliente e portanto possa haver um mecanismo para terminar o contrato sem penalização. Mas a situação contratual é clara uma mudança de morada é contrária às condições contratuais acordadas.
 
Mas a situação contratual é clara uma mudança de morada é contrária às condições contratuais acordadas.
Num Estado de Direito Democrático como o Português a situação legal sobrepõe-se à situação contratual. As pessoas não assinam só contratos, os contratos estão dependentes da lei e só têm validade perante a lei...

Há determinado tipo de contratos que tu nem podes assinar. Se assinares um contrato num negócio de droga por exemplo... cometes um crime. Num caso como esse ao cumprireis a situação contratual estás a violar a situação legal. Portanto a situação legal é sempre mais importante.

No site da ANACOM diz claramente que este tipo de litígios de moradas não é claro e pode ser submetido a tribunal arbitral com custos baixos. Só não sabes se desfecho te vai ser favorável a ti ou à outra parte dos operadores, mas isso é como tudo na vida
 
Num Estado de Direito Democrático como o Português a situação legal sobrepõe-se à situação contratual. As pessoas não assinam só contratos, os contratos estão dependentes da lei e só têm validade perante a lei...

Há determinado tipo de contratos que tu nem podes assinar. Se assinares um contrato num negócio de droga por exemplo... cometes um crime. Num caso como esse ao cumprireis a situação contratual estás a violar a situação legal. Portanto a situação legal é sempre mais importante.

No site da ANACOM diz claramente que este tipo de litígios de moradas não é claro e pode ser submetido a tribunal arbitral com custos baixos. Só não sabes se desfecho te vai ser favorável a ti ou à outra parte dos operadores, mas isso é como tudo na vida
todos os contratos são potencialmente litigáveis isso é um facto. A minha concordância contigo neste tema termina aí. Os cidadãos devem ser mais atentos ao que acordam e não só se lembrarem de santa bárbara quando troveja.
 
O contrato é feito para uma morada específica, está claro desde o início do contrato nas condições do mesmo.

Eu percebo que a situação possa ser desagradável, até concebo que há situações em que esta mudança não seja motivada pelo cliente e portanto possa haver um mecanismo para terminar o contrato sem penalização. Mas a situação contratual é clara uma mudança de morada é contrária às condições contratuais acordadas.
compreendo isso, mas para a operadora, é igual prestar o serviço no 4º ESQ ou 4º DIR, no entanto querem impor um novo valor de contrato escolhido por eles, sendo que a unica alternativa é pagar a indeminização devida.

existe obviamente um custo associado à mudança da residencia, mas esse custo não é mensal, como eles querem impor por mais 2 anos. acho que as pessoas nesta situação não se importariam de pagar a deslocação do tecnico para a reinstalação, ou mesmo uma nova refidelização caso fosse do interesse deles, desde que a as condições contratadas fossem as mesmas.
 
compreendo isso, mas para a operadora, é igual prestar o serviço no 4º ESQ ou 4º DIR, no entanto querem impor um novo valor de contrato escolhido por eles, sendo que a unica alternativa é pagar a indeminização devida.

existe obviamente um custo associado à mudança da residencia, mas esse custo não é mensal, como eles querem impor por mais 2 anos. acho que as pessoas nesta situação não se importariam de pagar a deslocação do tecnico para a reinstalação, ou mesmo uma nova refidelização caso fosse do interesse deles, desde que a as condições contratadas fossem as mesmas.
não tenho a certeza que haja assim tanta gente disposto a assumir os custos de instalção/activação que se aproximam de 300€. Mas quem está nessa disposição é uma questão de atirar o barro à parede e ver se aceitam.
 
Back
Topo