Mudança na referência às lojas e feedbacks

Status
Fechado a novas mensagens.
Penso que o que o master diz na primeira frase do seu post resume tudo...
Ao que parece a decisão está tomada, é inevitável e irrevogável (ao que parece), portanto de que serve este "Brainstorming"?! De nada serve senão dar a sensação aos users que afinal até tem algum voto na matéria...

Ontem também pensei exactamente o mesmo...Afinal onde está o brainstorming se já esta mais do que visto que vocês vao avançar com essas medidas custe o que custar? Vocês do staff dizem que é essencial para o forum sobreviver, portanto parte do principio que as medidas vão avançar de qualquer maneira...parece que mais uma vez os users não vão ter voto na matéria, e vão avançar com medidas que a maioria não concorda...
Não se esqueçam é de uma coisa, que vos ajudou a subir também vos pode ajudar a cair, pois se não há liberdade para se falar e partilhar ideias neste fórum, vai-se para outro...depois com menos visitas é que bem podem esperar por publicidade...
 
Mas isso não responde à minha questão e sugestão.

Existem, por exemplo, muitos casos de novidades de hardware que ainda não foram anunciados, em que um loja, por engano ou não, coloca o produto à venda e é assim que se descobrem muitos produtos não anunciados.
No Japão é comum isso acontecer e eu não hesitaria em colocar na secção de "Hardware Novidades".

Se um produto só costuma existir nos Estados Unidos, mas há um local da Europa que também vende e até tenho uma boa experiência com a loja, não hesitaria em recomendar a loja no forum numa zona publica, mesmo que isso vá contra as regras.
Se for possível evitar os portes e alfandegas, só estou a fazer algo positivo e se receber uma infracção, não me importo de assumir a responsabilidade.

A única coisa que peço é que não fechem o assunto, da forma como está e aceitem sugestões dos utilizadores.

O exemplo que dás é de um produto que normalmente não está à venda em lado nenhum e muitas vezes é um engano de quem coloca e/ou acaba em cache. O propósito não é a venda.

bom já deu para ver pelos últimos comentários que esta medida vai avançar aconteça o que acontecer, por isso desejo-vos boa sorte a partir daí...isto é impensável!
qualquer dia este fórum (e desculpem que vos diga isto) parece uma anarquia...este fórum é criticado noutros sitios por vários aspectos, e eu sempre vos defendi, mas isto ultrapassa largamente os limites...é que não faz sentido nenhum...não podermos falar á vontade da loja X só porque a loja não pagou?? Isto é alguma comunidade? Isto de comunidade não tem nada, desculpem lá que vos diga.
Mas pronto... vocês é mandam!

Já percebi a tua posição e respeito. As comunidades grandes têm que ter outras regras. Não há volta a dar. E nós temos tido o problema de sermos sempre os primeiros a ter que tomar decisões porque temos problemas que mais ninguém tem.

Algumas pessoas ainda hoje não entendem porque é que não se manda uma PM quando se edita ou apaga um post. Já tive PMs de administradores de outros foruns que ficaram muito ofendidos. Quando explico que chegamos a ter 6500 posts por dia e pergunto como é que acha possível fazer o que sugere percebe. Há muito mais exemplos.

O principal é que ao sermos independentes e mantermos o fórum apenas com publicidade a publicidade gratuita tem um grande peso. Piora um pouco quando a ZWAME tem que ter hardware próprio que vários milhares de euros. Não são centenas de euros.

jfbbms, compreendo o facto de fazeres aí certas afirmações, pois já houve bastante feedback negativo na empresa em que tu trabalhas (para não citar nomes), mas uma coisa é haver feedback negativo falso só para falarem mal da loja em questão, e outra são aquelas que honestamente dão esse feedback negativo...tu, eu e muitos sabem/sabemos que a empresa onde tu trabalhas já agiu muito mal com os membros do vosso fórum, apagando os comentários quando alguem fazia comentários menos bons relativamente a algo que vocês estivessem a vender, só para potenciar as vendas...tu sabes que isso é verdade, eu sei que isso é verdade, e muitos também o sabem, não há que o negar!
se há falsos feedback's só tem de se investigar a situação junto desses membros, e aplicar as medidas correctas...agora cortar essa liberdade de discussão??? Eu sinceramente já não percebo isto...falam dos feedback's falsos, mas e depois se alguma loja pagar para ter um sub forum, como vai ser? garantem que já não vai haver falsos feedbacks, ou apagam os comentários sempre que haja algum? Já não percebo nada.

O jfbbms é um membro antigo da comunidade é um disparate trazer isto para aqui.
Acho engraçado o incómodo com esta questão e na primeira oportunidade trazer à baila uma loja. Eu escrevi no primeiro post que isto estava acima das lojas.

o facto de de trabalhar no sitio onde trabalho nao tem nada a haver.
se ha posts a serem removidos é dentro da regras do forum e este topico é sob a zwame.
o problema é que a meu ver, é um bolo grande todo ligado por dentro... e para tocares numa parte tens de mexer na outra inevitavelmente

Vejo que percebeste a questão. Nós não temos um rendimento que suporta o fórum sem ser a publicidade.
Aliás aproveito para trazer mais uma acha para a fogueira que penso que não é colocado aqui em perspectiva. A Zwame não é só um fórum. Eu compreendo que o fórum é o cerne da Zwame e muitas pessoas entendem a Zwame como um fórum. Mas a Zwame é um Portal, mostramos como é possível ter uma Magazine online com sucesso e temos podcasts sobre technologia, entrevistas e fotografia. E tudo isto está aqui em discussão.Nós não temos apenas um fórum.

O fórum ganha por termos tudo isto. A relação que conseguimos com algumas marcas é fruto de muito trabalho.

Não concordo muito com estas medidas, mas parece que a vossa decisão é esta mesmo.

A Zwame já tem regras muito restritas e basta meter o pé na argola e o pessoal é suspenso, ou recebe avisos, ou fica logo com posts apagados. Em certas situações, acho ridículas as medidas tomadas, mas vocês hão-de ter as vossas razões e sabem, de certeza, melhor do que eu, o que é necessário para manter um fórum de pé durante muito tempo e com a qualidade que a Zwame tem.

Sobre esta questão, estou contra. Não acho que o ganho da Zwame (em termos monetários) seja assim tão grande para que se devesse implementar esta medida. Ao fazerem isso, vão desviar muitas atenções para outros fóruns. É que não é muito difícil, alguém começar a visitar um fórum para ver serem debatidas questões que aqui não se podem debater, e que ao longo do tempo se comece a habituar a esse novo fórum e a deixar de usar a Zwame.

Se outros fóruns começarem a crescer, pelo motivo que enunciei e levar à diminuição de users na Zwame, não creio que isso seja uma grande vantagem para vocês a nível monetário. Actualmente ganham dinheiro com a publicidade.. Ora, se as pessoas se desinteressam na Zwame, depois ficam menos pessoas para carregarem nos links de publicidade e aí vocês "perdem" dinheiro com isso.

Resumindo, se vocês acham que podem ganhar dinheiro com a medida, eu também acho que podem perder. Logo, fará com que as contas se equilibrem, mas o balanço (a meu ver) será negativo, pois as receitas são praticamente as mesmas, mas os users no fórum são menos. E não é por serem menos que a qualidade aumenta. Este é um dos pontos que também me preocupa. Acho mal, a pouca importância que o Metro dá à possível perda de membros na Zwame. Sei que são muitos os membros, mas acho que não deverá nunca haver desinteresse de qualquer moderador do fórum para com os utilizadores do mesmo.

Eu vou responder a duas questões que colocas:

A parte de ganhar dinheiro. A preocupação em primeiro lugar é que percebam que há perdas para nós com a política actual. Segundo ponto e muito importante na discussão é ganhar mais dinheiro. Nós estamos à varios meses sem publicidade de qualquer loja. Qualquer uma. Ora é fácil de fazer as contas. Zero lojas é igual a zero dinheiro. Não se trata aqui de perder. Não se pode perder abaixo de zero que temos. É tão simples quanto isso.

Diminuição dos users no fórum e ganhos outros. É a vida. Nós assumimos isso quando não permitimos pirataria. A pirataria em conjunto com a pornografia trazem sempre utilizadores. Não temos nenhum desses assuntos. Colocamos a fasquia de Power member elevada eliminando mais pageviews. Abrir os classificados a toda a gente trazia mais utilizadores. Deixar escrever nos classificados traria mais posts. São apenas alguns exemplos. Não é isso que nos interessa.

Ainda sobre ganhos de outros fóruns. Quando os fóruns crescerem até ao nosso tamanho vão ter que implementar medidas iguais para sobreviver. É tão simples quanto isto. É que nós habituamo-nos a ver os filmes americanos onde tudo é possível. A realidade é um bocadinho mais difícil. Não há magia.

Compreendo perfeitamente os motivos por trás destas novas medidas e por isso sou em parte a favor delas.

Mais concretamente, acho que na secção "Guias de Compras: Lojas, preços e marcas" deveria continuar a existir um tópico de lojas nacionais onde estivessem todas listadas e com o respectivo link para as mesmas. Este seria o único espaço do forum que os users teriam para terem conhecimento das lojas existentes, e o link respectivo para terem acesso à pagina web das mesmas.

Fora este tópico, sou a favor que não seja permitida qualquer indicação ou link para qualquer loja nacional. Falo mais especificamente na secção de configurações que é onde se constata maior "abuso", mas sou a favor que não seja permitido noutros sub-fóruns.
O forum quer-se imparcial, como foi dito quer-se que seja um forum de "todas as lojas" e não só da loja A,B,C e D.

E se os users não souberem onde comprar o material indicado, vão ao tal tópico das lojas e que pesquisem e comparem material e preços por si... se vão ter mais trabalho ao fazê-lo é para seu próprio beneficio...
Assim os users não deixam de ter acesso à informação, mas têm-na de uma forma mais limitada, e sem links espalhados por tudo o quanto é tópico a fazer publicidade, que acredito, muitas vezes ser involuntária.

Em relação ao feedback das lojas... acho má politica deixar de existir.
No entanto, e mais uma vez, aceito os argumentos que utilizaram, e deixo uma ideia:
Porque não fazer uma espécie de questionário padrão do género:

Nome Loja: X / Atendimento: X / Preços: X / Politica RMAs: X / etc... Média: X
Em que o X fosse substituído por uma pontuação de 0 a 5.
Cada utilizador daria a sua pontuação no tal sub-tópico da loja a ser criado, e evitar-se-iam os tais feedbacks alucinantes ou degradantes.
Cada user poderia fazer apenas um feedback por loja, sendo que se muda-se de opinião apenas teria que editar o post já efectuado.

De qualquer modo, e mais uma vez, os users só teriam acesso a estes feedbacks nos tais sub-tópicos das lojas, dentro do sub-fórum "Guias de Compras: Lojas, preços e marcas"
Obviamente que as opiniões dadas por mim referem-se apenas a lojas e não a marcas! não confundam as duas coisas que são bem diferentes.

Um tópico com um directório de lojas é uma excelente ideia. Agradeço.
Lojas parceiras terão que ter nome, morada, NIF, política de devoluções, trocas etc.

É que todas as pessoas assumem que as lojas têm que trocar os equipamentos até X dias, que as garantias são assim e assado. Se tivermos tudo escrito é mais simples e há ganhos para as pessoas. Normalmente o preço é sempre o factor de decisão. E como sabem esse não pode ser o único critério. Eu estou plenamente convencido que haverá mais pessoas satisfeitas.

Não me lembro de termos feito alguma mudança que não houvesse pessoas descontentes.

Penso que o que o master diz na primeira frase do seu post resume tudo...
Ao que parece a decisão está tomada, é inevitável e irrevogável (ao que parece), portanto de que serve este "Brainstorming"?! De nada serve senão dar a sensação aos users que afinal até tem algum voto na matéria...
Não censuro a Zwame a tomar este tipo de decisões, afinal de contas são uma empresa e uma empresa tem de dar lucros! Sejam para superar as despesas inerentes ou para efeitos capitalistas! Portanto é mais do que lógico "censurar" certas coisas de forma a que daí advenha mais benefícios! No entanto como já foi referido, isso é um pau de dois bicos! Resta saber se a médio prazo essa decisão foi a mais acertiva!

Vamos lá ver o que é uma decisão tomada a ver se já está:

1- Ainda vejo links em todo o lado. Parece que então ainda não foi tomada.
2- Se quisessemos tomar uma acção que resolve de imediato todos os problemas é muito simples. Colocava-se o nome das lojas com asteríscos. Ficava o problema resolvido em um segundo e nem precisavamos de fazer mais nada. Citações antigas e futuras acabavam todas em *****

A médio prazo esta decisão não é a mais acertiva. Eu vou dizer o nome correcto. É a única que podemos tomar. É tão simples quanto isso.
A menos que queiramos fechar o fórum. Não deixo de gostar de ver a palavra capitalista no teu post. A sério :)

Se os subforuns forem para comparar material, mais vale ir a um site de comparação que daria menos trabalho e seria mais rapido.
Tambem ficar de animo leve quando a perca de utilizadores nao e la muito boa ideia. Nao se esqueçam que a zwame sao os utilizadores e nao o forum em si.

Como já disse antes quando vais a um comparador de preços qualquer clique para uma loja representa um custo para a loja em questão. Já expliquei isso e não tenho nada contra. Os comparadores de preços prestam um serviço e as lojas estão lá porque acham que têm ganhos. E prestam um excelente serviço às pessoas.
Nós aqui na Zwame e ai a justiça seja feita é mérito dos utilizadores é feito muito mais do que isso. Em muitas configurações o que é feito é um comparador de preços humano que não lê apenas os preços mas vê o equipamento e escolhe os melhores componentes para a pessoa que pede nas lojas que acha melhor. Os comparadores dependem de bases de dados e não têm a capacidade destas variáveis todas. Isto tudo sem qualquer retorno para manter este espaço.

Se perdermos utilizadores espero que algum tempo depois compreendam as decisões e que voltem.
O Portal, os Podcasts continuam disponíveis a toda a gente e não tem qualquer link de lojas. Não sei mais o que dizer sobre isso.
 
@Dazkarieh:
Excelente post, e boa asertividade no lançamento de dúvidas.
Numa primeira análise, sou completamente a favor do principio benefeciado(loja)/pagador(loja).
As questões que proferiste, as sugestões e disponibilidade demostrada para ajudar, levam a que este assunto deverá ser bem estudado e com um tempo de maturação razoável.
Também penso que o aumento de receitas, deverá partir precisamente por uma maior promoção dos espaços publicitários por centrais de compras de pub, enviar e-mail's com a informação do fórum para as lojas referenciadas nos posts , etc..

Por exemplo:
Sempre que uma loja é referenciada como fornecedora de um qualquer produto, seria enviado um kit informativo da Zwame, sugerindo ganhos em vendas e solicitando um retorno em pub no fórum.
Poderia existir uma base de dados de Empresas "amigas da Zwame" e outra de "empresas que não nos respondem".
A escolha do local a comprar, fica sempre ao critério do utilizador final, mas ficaria subentendido para quem preferencialmente a Zwame optaria enquanto entidade.

Este poderia ser mais um motivo para uma qualquer loja fisica ou online se sinta tentada a ficar numa lista em detrimento de outra.
O argumento de ganhos, terá sempre que ser baseado nos milhares de page views e importãncia na comunidade informática em Portugal que este forum representa.

Até poderia haver lojas que não respondam aos e-mail enviados pela Zwame (o desprezo é a pior das respostas), ou outras que agradeçam a referência mas não dispõem de verbas para pub.
Caberia á gestão da Zwame a decisão a tomar, nunca num sentido de retaliação negativa, mas sim numa prespectiva de ganhos para ambas as partes (Zwame/lojas/users)

Por mim, teria sempre preferência em optar (em termos de igualdade serviço/preço por uma loja "amiga da Zwame")
 
Metro, eu vejo-te muito convencido em como essa dos parceiros vai resultar para quereres avançar com isso e implicar uma mudança enorme na forma como o pessoal vai estar no fórum, mas eu digo-te muito sinceramente, conheço a realidade da maioria das lojas de informática (trabalho no ramo), e dúvido muito que a maioria vá alinhar nisso...a maioria das lojas têm fórum próprio, e as lojas não vão estar a pagar por ter um "espaço" próprio noutro fórum...mas pronto vocês lá sabem...acho que fazia falta a alguns estarem na realidade dessas lojas...falam como se essas lojas fossem ricas á pala da zwame...têm uma ideia completamente errada...ainda este ano prevejo que muitas e bem conhecidas fechem pois as dividas já são mais do que muitas.
 
Consigo claramente sentir o vosso problema! Ainda sou do tempo em que via-mos assinaturas com "props to nome_da_loja". Felizmente isso acabou.

Há aqui duas questões:

A primeira, e mais importante, é como rentabilizar o projecto! Essa acaba por ser a questão fulcral. E, sinceramente, já pensaram em colocar a questão a um consultor web? Conheço vários que são users activos do forum... e tenho a certeza que haverão muitos webmasters por aqui! Assim de repente, alguma vez colocaram banners (bem visíveis e chamativos) para o material de merchandising? Nas reviews, artigos, ou mesmo posts acerca de produto X, colocarem banners directos para a compra do mesmo, com links com referral? Vender publicidade ao mês e não por view?

Já o disse várias vezes. Toda a ajuda é bem-vinda. A questão que toda a gente está a ignorar é que os custos da Zwame são elevadíssimos quando comparados com a maioria dos projectos que vemos por ai. E por isso as pessoas acham que as decisões que tomamos devem ser iguais ao que os outros tomam.

Por outro lado parece que inventamos a pólvora com isto quando isto é prática corrente em muitos outros locais.

Em grande parte, esta medida inviabiliza muita da entre-ajuda que se procura num forum de informática e tecnologia. Eu quando procuro informação sobre um determinado produto, não quero só saber as características. Interessa-me também saber onde comprar, seja ao melhor preço ou melhor qualidade. Interessa-me estar a par das promoções. Interessa-me saber bundles, etc etc etc. Nada disso é possível no regime referido! Por outro lado, já pensaram bem no exercício mental que o utilizador tem de fazer num caso desses (pensar que loja pode referir ou não), ou no trabalho de moderação extra que vai gerar? E, já agora, havendo uma empresa que paga e que pode ser referenciada ou ter uma área para ela, que acontece se depois deixarem de pagar? Remove-se os posts que tinham referência a elas? Mesmo que com informação extra relevante/importante?

Não inviabiliza. Isto porque os locais onde se fala de lojas são muito poucos comparado com o computo geral.
Ninguém está e a centrar o problema. Para quem é que a publicidade na Zwame é relevante? Imagino que para as lojas. Mas se eles têm links em todo o lado que é publicidade no conteúdo para quê anunciarem? E reparem. Nós temos zero publicidade. Leram bem? Zero. E temos isso á seis meses. Vamos todos ser inocentes e achar que as lojas ganharam zero ao longo destes meses?

Eu consigo perceber o que o bseixas quer dizer... no fundo o forum precisa de marcas para ter tema de conversa. O problema é que eu acho mesmo que não precisa só das marcas globais. As mais pequenas acabam por ser essenciais também a tudo o que se discute.

No fundo, ao não falarmos de lojas, porque podemos falar de marcas de fabricantes (já que são eles quem mais ganham com a visibilidade aqui)? Porque se pode referir o nome "Intel" e não "Worten"? E pode-se falar em Apple mas não no iTunes? Epá, eu posso estar a parecer chato, mas sinceramente vejo uma ENORMEEE área cinzenta se este for o caminho a seguir, que trará muito mais custos que benefícios.

Respeitarei como sempre fiz a decisão, e até a comunidade ser algo que tem o meu interesse participarei dentro das regras. No entanto, não deixo de me preocupar pelo caminho que esta toma, e fica portanto a minha opinião.

Arranjem uma solução para manter tudo igual. Força. Não se esqueçam é que quando aumentam a pub as pessoas activa o adblock. Não se esqueçam no preço premium que é pago por haver apenas um banner por página que a adfusion ou the deck cobram.

E já agora, contem comigo se quiserem realmente promover o brainstorming sobre "como rentabilizar a Zwame"... :)

Por mim perfeito.


@Dazkarieh:
Excelente post, e boa asertividade no lançamento de dúvidas.
Numa primeira análise, sou completamente a favor do principio benefeciado(loja)/pagador(loja).
As questões que proferiste, as sugestões e disponibilidade demostrada para ajudar, levam a que este assunto deverá ser bem estudado e com um tempo de maturação razoável.
Também penso que o aumento de receitas, deverá partir precisamente por uma maior promoção dos espaços publicitários por centrais de compras de pub, enviar e-mail's com a informação do fórum para as lojas referenciadas nos posts , etc..

Por exemplo:
Sempre que uma loja é referenciada como fornecedora de um qualquer produto, seria enviado um kit informativo da Zwame, sugerindo ganhos em vendas e solicitando um retorno em pub no fórum.
Poderia existir uma base de dados de Empresas "amigas da Zwame" e outra de "empresas que não nos respondem".
A escolha do local a comprar, fica sempre ao critério do utilizador final, mas ficaria subentendido para quem preferencialmente a Zwame optaria enquanto entidade.

Este poderia ser mais um motivo para uma qualquer loja fisica ou online se sinta tentada a ficar numa lista em detrimento de outra.
O argumento de ganhos, terá sempre que ser baseado nos milhares de page views e importãncia na comunidade informática em Portugal que este forum representa.

Até poderia haver lojas que não respondam aos e-mail enviados pela Zwame (o desprezo é a pior das respostas), ou outras que agradeçam a referência mas não dispõem de verbas para pub.
Caberia á gestão da Zwame a decisão a tomar, nunca num sentido de retaliação negativa, mas sim numa prespectiva de ganhos para ambas as partes (Zwame/lojas/users)

Por mim, teria sempre preferência em optar (em termos de igualdade serviço/preço por uma loja "amiga da Zwame")

Nós temos milhares de mails enviados. Milhares. Respondi?

Metro, eu vejo-te muito convencido em como essa dos parceiros vai resultar para quereres avançar com isso e implicar uma mudança enorme na forma como o pessoal vai estar no fórum, mas eu digo-te muito sinceramente, conheço a realidade da maioria das lojas de informática (trabalho no ramo), e dúvido muito que a maioria vá alinhar nisso...a maioria das lojas têm fórum próprio, e as lojas não vão estar a pagar por ter um "espaço" próprio noutro fórum...mas pronto vocês lá sabem...acho que fazia falta a alguns estarem na realidade dessas lojas...falam como se essas lojas fossem ricas á pala da zwame...têm uma ideia completamente errada...ainda este ano prevejo que muitas e bem conhecidas fechem pois as dividas já são mais do que muitas.

Eu sei que trabalhas no ramo. Por isso até tem mais graça os comentários que já fizeste. Não me alongo mais.
Numa coisa concordamos. Vai haver muitas lojas a fechar este ano e dou mais uma novidade. Se 2011 vai ser mau vão ver 2012.
 
Boa Tarde,

Venho apenas pedir para se manterem dentro do assunto. Aqui não se está a comentar a moderação e as regras da mesma. Se quiseres fazer isso criem um tópico no Contacte o Staff.

(foram apagados uns posts por esta razão..daí o aviso)

Cumprimentos
 
A suspensão do user não teve a haver com as respostas aqui como é natural. Se fosse estariam apagas as suas respostas.
 
Não vamos entrar por este offtopic. O membro fatal foi suspenso por irregularidades com a conta dele que nada têm a ver com este assunto ou a sua opinião, se assim fosse os posts dele estariam apagados. Mais utilizadores mostraram a sua opinião contra e não estão suspenso.

Evitem teorias da perseguição
 
Não compreendeste o intuito deste tópico. O que se pretende é rentabilizar a ZWAME, prejudicando o mínimo possível os utilizadores. Se tens uma sugestão que não afecte "a liberdade de discussão", porque é que não a apresentas aqui? Mais vale ficarmos com menos "liberdade de discussão", do que ficarmos sem ZWAME.

Aqui vai a minha sugestão, que provavelmente não será bem vista e não sei se é exequível: bloquear links externos (em vez do link aparece algo do género **********). Os únicos links que não ficavam bloqueados eram os dos sites mais populares que não vendam produtos (ex: youtube) e dos sites que vos pagassem. Se isto fosse para a frente, abria-se um tópico onde os utilizadores podiam pedir para se desbloquear os links de um site qualquer que pudesse ter sido esquecido (por exemplo, inicialmente ficam só os links da google e do youtube desbloqueados, depois abrem o tal tópico e a malta vai lá pedir para desbloquearem photobucket, imageshack, etc.). Assim, o pessoal podia na mesma falar sobre lojas, mas os links que postassem ficavam censurados, excepto se a loja pagasse à ZWAME.
 
Última edição pelo moderador:
Não compreendeste o intuito deste tópico. O que se pretende é rentabilizar a ZWAME, prejudicando o mínimo possível os utilizadores. Se tens uma sugestão que não afecte "a liberdade de discussão", porque é que não a apresentas aqui? Mais vale ficarmos com menos "liberdade de discussão", do que ficarmos sem ZWAME.

Aqui vai a minha sugestão, que provavelmente não será bem vista e não sei se é exequível: bloquear links externos (em vez do link aparece algo do género **********). Os únicos links que não ficavam bloqueados eram os dos sites mais populares que não vendam produtos (ex: youtube) e dos sites que vos pagassem. Se isto fosse para a frente, abria-se um tópico onde os utilizadores podiam pedir para se desbloquear os links de um site qualquer que pudesse ter sido esquecido (por exemplo, inicialmente ficam só os links da google e do youtube desbloqueados, depois abrem o tal tópico e a malta vai lá pedir para desbloquearem photobucket, imageshack, etc.). Assim, o pessoal podia na mesma falar sobre lojas, mas os links que postassem ficavam censurados, excepto se a loja pagasse à ZWAME.

Isso é possível mas é ir mais além do que pretendemos.
 
Como já disse antes quando vais a um comparador de preços qualquer clique para uma loja representa um custo para a loja em questão. Já expliquei isso e não tenho nada contra. Os comparadores de preços prestam um serviço e as lojas estão lá porque acham que têm ganhos. E prestam um excelente serviço às pessoas.
Nós aqui na Zwame e ai a justiça seja feita é mérito dos utilizadores é feito muito mais do que isso. Em muitas configurações o que é feito é um comparador de preços humano que não lê apenas os preços mas vê o equipamento e escolhe os melhores componentes para a pessoa que pede nas lojas que acha melhor. Os comparadores dependem de bases de dados e não têm a capacidade destas variáveis todas. Isto tudo sem qualquer retorno para manter este espaço.

Isto deu-me uma ideia que não sei se já foi sugerida porque não tenho tempo para agora estar a ler isto tudo. Neste momento temos users que se disponibilizam a fazer configurações/recomendações sem nada em troca, seja para eles ou para a zwame. Porque não criar uma espécie de "equipa" voluntária, que se disponibilizasse a fazer configurações usando apenas produtos de lojas que pagassem para "aparecer" nessas mesmas configurações?
Podia-se até criar uma espécie de base de dados com os produtos dessas lojas que fizesse uma comparação automática de preços e sugeria o produto mais barato, facilitando até o trabalho dos que se disponibilizam a fazer as configurações
Caso não houvesse nenhuma loja pagante com aquele produto disponível, mantinha-se a vossa ideia inicial, recomendar apenas o produto.


Deste modo "pseudo-oficializava-se" a zona das configurações, o que acabava por dar um bocado mais de confiança às lojas que quisessem eventualmente pagar para aparecer na Zwame.
 
Última edição:
Já o disse várias vezes. Toda a ajuda é bem-vinda. A questão que toda a gente está a ignorar é que os custos da Zwame são elevadíssimos quando comparados com a maioria dos projectos que vemos por ai. E por isso as pessoas acham que as decisões que tomamos devem ser iguais ao que os outros tomam.

Por outro lado parece que inventamos a pólvora com isto quando isto é prática corrente em muitos outros locais.

De forma alguma estou a ignorar esses custos! Mais: nem sequer vou entrar pela questão do "vocês são uma empresa, querem ganhar dinheiro, blá blá blá". Conheço-te há anos, assim como a muitos daqui, sei que não se trata disso, e mais: tenho pena que muitos dos que aqui dizem coisas dessas não façam sequer a menor ideia do investimento (não só em dinheiro, mas em tempo) que está aqui empregue. Sei que o que está aqui em questão é a manutenção do forum.

Não inviabiliza. Isto porque os locais onde se fala de lojas são muito poucos comparado com o computo geral.
Ninguém está e a centrar o problema. Para quem é que a publicidade na Zwame é relevante? Imagino que para as lojas. Mas se eles têm links em todo o lado que é publicidade no conteúdo para quê anunciarem? E reparem. Nós temos zero publicidade. Leram bem? Zero. E temos isso á seis meses. Vamos todos ser inocentes e achar que as lojas ganharam zero ao longo destes meses?

É aí que discordo! E, desculpa a franqueza, mas é aí que acho que tem também havido um pouco de falta de visão. Não concordo, de forma alguma, que a publicidade aqui no forum apenas interesse a "lojas de informática"! Estamos a falar do maior forum de tecnologia do país, e num site que está classificado nos 100 primeiros mais vistos do país. Num sítio que aparece nos primeiros lugares nas vuscas por praticamente qualquer questão acerca dos temas que se fala. Partindo disto:

- Não consigo perceber porque é que a publicidade aqui não há-de interessar a empresas que vendem jogos, serviços informáticos, software, material fotográfico, televisões, ISP's etc etc etc. E é por isso que não concordo quando dizes que essa limitação devia ser apenas aplicada a "lojas de informática" (no sentido mais prático do tema).

- Por outro lado, não consigo perceber porque é que, com a grandeza que o forum tem, porque é que o alvo continua a ser a "raia pequena" (sem desvalorização), e não as grandes instituições nacionais dentro dos vários âmbitos do forum.

Sinceramente, um projecto destes merecia até uma equipa comercial por trás (paga, com certeza). Já pensaram nisso?

Arranjem uma solução para manter tudo igual. Força. Não se esqueçam é que quando aumentam a pub as pessoas activa o adblock. Não se esqueçam no preço premium que é pago por haver apenas um banner por página que a adfusion ou the deck cobram.

Falo por mim: preferia publicidade no princípio das threads (que é a mais chata que conheço) que este tipo de limitações. Acho que é mesmo a essência de independência que se perde!!!
 
Isso é possível mas é ir mais além do que pretendemos.

Fiquei com a ideia, do post inicial, de que vocês queriam que o pessoal deixasse de mencionar lojas e de colocar links para as mesmas. O que sugiro é que se continue a poder mencionar lojas, mas alguns links aparecem censurados. Admito que possa ter compreendido mal aquilo que se pretende (tenho oito sub-fóruns da ZWAME colapsados, pelo que não faço a mínima ideia do que se passa lá).
 
Nós temos milhares de mails enviados. Milhares. Respondi?

Sim, respondeste!
Não tinha ideia nenhuma da quantidade de e-mail enviados e o respectivo retorno. :(
Não achas que seria útil publicar os nomes das lojas que não respondem (positivamente ou negativamente, mas ao menos respondem), e deixar ao critérrio dos utilizadores do fórum a classificação das atitudes menos "generosas" ?
Isto independentemente das decisões que venham a ser decididas futuramente pela administração, como é evidente.
É que algumas vezes, uma publicidade negativa mas sem entrar em difamação, pode ter efeitos positivos na mudança de direcção nas politicas das empresas.
 
Isto deu-me uma ideia que não sei se já foi sugerida porque não tenho tempo para agora estar a ler isto tudo. Neste momento temos users que se disponibilizam a fazer configurações/recomendações sem nada em troca, seja para eles ou para a zwame. Porque não criar uma espécie de "equipa" voluntária, que se disponibilizasse a fazer configurações usando apenas produtos de lojas que pagassem para "aparecer" nessas mesmas configurações?
Podia-se até criar uma espécie de base de dados com os produtos dessas lojas que fizesse uma comparação automática de preços e sugeria o produto mais barato, facilitando até o trabalho dos que se disponibilizam a fazer as configurações
Caso não houvesse nenhuma loja pagante com aquele produto disponível, mantinha-se a vossa ideia inicial, recomendar apenas o produto.


Deste modo "pseudo-oficializava-se" a zona das configurações, o que acabava por dar um bocado mais de confiança às lojas que quisessem eventualmente pagar para aparecer na Zwame.

Tinha aqui escrito um post comprido mas deixa-me meditar sobre o assunto.

Sim, respondeste!
Não tinha ideia nenhuma da quantidade de e-mail enviados e o respectivo retorno. :(
Não achas que seria útil publicar os nomes das lojas que não respondem (positivamente ou negativamente, mas ao menos respondem), e deixar ao critérrio dos utilizadores do fórum a classificação das atitudes menos "generosas" ?
Isto independentemente das decisões que venham a ser decididas futuramente pela administração, como é evidente.
É que algumas vezes, uma publicidade negativa mas sem entrar em difamação, pode ter efeitos positivos na mudança de direcção nas politicas das empresas.

Isso seria uma atitude hostil da nossa parte que mais uma vez não quero de maneira nenhuma tomar.
Esta conversa está aqui a ser mantida depois de muitos meses sem publicidade das lojas. Não é algo hostil da nossa parte. Isso deve ficar muito claro.

Nós não temos preferência por lojas que nos apoiem. Queremos construir algo de positivo com as que vejam o valor que temos.
 
Última edição:
Gosto da ideia do NoNick, iria trazer concerteza mais valor acrescentado às proprias configurações, no entanto era importante delinear bem esta equipa pois concerteza iria interessar às lojas que essa equipa sugerisse certos componentes (escoar stock, mais margem de lucro do produto X que do Y, etc).
 
Gosto da ideia do NoNick, iria trazer concerteza mais valor acrescentado às proprias configurações, no entanto era importante delinear bem esta equipa pois concerteza iria interessar às lojas que essa equipa sugerisse certos componentes (escoar stock, mais margem de lucro do produto X que do Y, etc).

Isso já ficava ao critério da administração, mas acho que estarmos a servir para escoar stock e servir o interesse das lojas em vez do interesse dos users seria algo negativo na minha opinião, o que acabaria por desmotivar as pessoas que ali postassem. Eu pelo menos deixava de confiar naquelas configs, sabendo que os interesses das lojas estariam à frente dos meus.
No fundo acho que o ideal seria manter a imparcialidade relativamente à qualidade mas criar-se parcialidade relativamente ao local onde adquirir os produtos. Assim as lojas tinham a sua publicidade e o user continuava a ter a opção de procurar o mesmo produto, que supostamente seria a melhor escolha, noutras lojas, caso pretendesse.
 
Última edição:
De forma alguma estou a ignorar esses custos! Mais: nem sequer vou entrar pela questão do "vocês são uma empresa, querem ganhar dinheiro, blá blá blá". Conheço-te há anos, assim como a muitos daqui, sei que não se trata disso, e mais: tenho pena que muitos dos que aqui dizem coisas dessas não façam sequer a menor ideia do investimento (não só em dinheiro, mas em tempo) que está aqui empregue. Sei que o que está aqui em questão é a manutenção do forum.



É aí que discordo! E, desculpa a franqueza, mas é aí que acho que tem também havido um pouco de falta de visão. Não concordo, de forma alguma, que a publicidade aqui no forum apenas interesse a "lojas de informática"! Estamos a falar do maior forum de tecnologia do país, e num site que está classificado nos 100 primeiros mais vistos do país. Num sítio que aparece nos primeiros lugares nas vuscas por praticamente qualquer questão acerca dos temas que se fala. Partindo disto:

- Não consigo perceber porque é que a publicidade aqui não há-de interessar a empresas que vendem jogos, serviços informáticos, software, material fotográfico, televisões, ISP's etc etc etc. E é por isso que não concordo quando dizes que essa limitação devia ser apenas aplicada a "lojas de informática" (no sentido mais prático do tema).

- Por outro lado, não consigo perceber porque é que, com a grandeza que o forum tem, porque é que o alvo continua a ser a "raia pequena" (sem desvalorização), e não as grandes instituições nacionais dentro dos vários âmbitos do forum.

Sinceramente, um projecto destes merecia até uma equipa comercial por trás (paga, com certeza). Já pensaram nisso?



Falo por mim: preferia publicidade no princípio das threads (que é a mais chata que conheço) que este tipo de limitações. Acho que é mesmo a essência de independência que se perde!!!

Eu concordo inteiramente que os visitantes do Fórum são os certos para muito mais do que tecnologia. Mas dizes e bem e nós conhecemo-nos à muitos anos que temos muito trabalho. É verdade. Mas apesar disso não temos dinheiro para pagar a essa equipa. Eu admito que o problema esteja em nós mas as pessoas que trabalham diariamente na Zwame não conseguem dar mais do que dão.

Mais uma vez admito que a falha esteja em nós mas se alguém tiver sugestões que me envie uma PM. Elaborem um texto. Por estarem do lado de fora é possível que encontrem as palavras e os meios certos para encontrar outra solução.

Gosto da ideia do NoNick, iria trazer concerteza mais valor acrescentado às proprias configurações, no entanto era importante delinear bem esta equipa pois concerteza iria interessar às lojas que essa equipa sugerisse certos componentes (escoar stock, mais margem de lucro do produto X que do Y, etc).

Vou pensar na proposta e amadurecer um pouco. Penso que esse risco é reduzido mas claramente que existe. Há outros no entanto.

Isso já ficava ao critério da administração, mas acho que estarmos a servir para escoar stock e servir o interesse das lojas em vez do interesse dos users seria algo negativo na minha opinião, o que acabaria por desmotivar as pessoas que ali postassem. Eu pelo menos deixava de confiar naquelas configs, sabendo que os interesses das lojas estariam à frente dos meus.
No fundo acho que o ideal seria manter a imparcialidade relativamente à qualidade mas criar-se parcialidade relativamente ao local onde adquirir os produtos. Assim as lojas tinham a sua publicidade e o user continuava a ter a opção de procurar o mesmo produto, que supostamente seria a melhor escolha, noutras lojas, caso pretendesse.

Penso que este risco não existiria. A independencia nas sugestões estaria sempre assegurada.
Alguma promoção poderia fazer sentido para utilizadores que procuram algo a um preço muito baixo. Mas lá está ai a sugestão já seria a melhor para essa pessoa. Não era um "favor" á loja.
 
Última edição:
Penso que o que o master diz na primeira frase do seu post resume tudo...
Ao que parece a decisão está tomada, é inevitável e irrevogável (ao que parece), portanto de que serve este "Brainstorming"?! De nada serve senão dar a sensação aos users que afinal até tem algum voto na matéria...
Não censuro a Zwame a tomar este tipo de decisões, afinal de contas são uma empresa e uma empresa tem de dar lucros! Sejam para superar as despesas inerentes ou para efeitos capitalistas! Portanto é mais do que lógico "censurar" certas coisas de forma a que daí advenha mais benefícios! No entanto como já foi referido, isso é um pau de dois bicos! Resta saber se a médio prazo essa decisão foi a mais acertiva!

Não vás por aí. Esta situação não pode ser vista assim.

Pessoalmente, considero que se pode, e deve, ter referências a nomes de lojas com o devido retorno financeiro para a Zwame. Como o Metro escreveu no post inicial, "não há almoços grátis" e isto é uma regra básica de economia seja onde for. E os servidores não vivem do ar, claro.

Inicialmente, sugiro que, caso isto ainda não tenha sido feito, seja feita uma pesquisa aturada por empresas de webhosting como via de reduzir custos. (mas desconfio que já devam ter feito isso na altura da escolha do servidor, ainda assim fica cá a ideia).

Depois, em relação aos feedbacks, mal por mal são uma forma de saber com o que se conta. Julgo eu que cabe aos utilizadores discernir o verdadeiro do falso, e actuar em conformidade de modo a não serem burlados - em suma, bom-senso recomenda-se. Como tal, não acho, de todo, que valha a pena acabar com os feedbacks. Podia-se é aperfeiçoar a classificação dos mesmos, em nível qualitativo, com factores como "acessibilidade" (se a fala com o comprador é fácil e rápida, ou seja, se este está acessível), "tempo de entrega", "qualidade/preço" (do ponto de vista do comprador) e outros pontos adicionais que sejam relevantes para os mesmos. Julgo que entendem a minha ideia: é uma forma de discernir de forma mais clara o que é dado só por causa do +1 e o que é dado com valor intrínseco na sua avaliação, ou seja, que é dado como deveria.

Já quanto ás parcerias de loja, acho que é esse o caminho que devemos seguir: mediante um pagamento mensal por parte da loja á Zwame, haver preferência pela recomendação/publicidade/serviços/suporte de determinadas lojas em detrimento de outras, talvez até mesmo uma forma de os nossos utilizadores poderem ganhar com isso através de descontos em alguns produtos, fixos ou não, mas isso são outros fatores que teriam de ser acertados pelo fórum em si.

É esta a minha opinião, com mais tempo darei mais ideias que o tempo escasseia e só tinha 15 minutos. :P

Cumprimentos
 
boas

concordo com o que o Dazkariehdiz nomeadamente noq ue diz respeito a expandirem o vosso target de anunciantes
este é essencialmente um forum tecnologico, mas bastante abrangido
fala-se de HW, fala-se de SW seja win, linux ou mac, fala-se de fotografia, ISP's, perifericos, telefones e respectivos SO's, etc

se calhar nao era ma ideia (nao sei se ja o fizeram alguma vez ou nao) tentar contactar as grandes empresas como a PT, Optimus, Vodafone, wortens, vobis, *****, sei la, existem tantas hipoteses e ver qual a reacçao

se calhar obtiam mais feedback das grandes empresas do que das lojas de informatica

Já quanto ás parcerias de loja, acho que é esse o caminho que devemos seguir: mediante um pagamento mensal por parte da loja á Zwame, haver preferência pela recomendação/publicidade/serviços/suporte de determinadas lojas em detrimento de outras, talvez até mesmo uma forma de os nossos utilizadores poderem ganhar com isso através de descontos em alguns produtos, fixos ou não

Cumprimentos

outra boa ideia
cooperação com uma ou mais lojas em que os membros zwame, comprando algo na loja, acedendo a mesma atravez de um anuncio da loja no forum, obteriam um desconto, ou portes gratis ou algo parecido, alguma mais valia que fizesse o user zwame comprar naquela loja e nao noutra qualquer
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo