Mudança na referência às lojas e feedbacks

Status
Fechado a novas mensagens.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Como sabem temos desde sempre permitido falar das lojas. Entendemos isso sempre como informação para os utilizadores e ganhos para todos. O problema que começou em particular no hardware novidades foi um abuso por parte de alguns (e aqui não quero entrar em pormenores nem falar da loja A, B ou C. Esta discussão está acima das lojas e queria que a discussão partisse daqui). O que acontecia era sempre que um produto novo era lançado começava a aparecer links para lojas que referiam que havia o produto e depois muitas vezes isso não é verdade. Ou então tinham um stock muito limitado e quem queria comprar acabava por não conseguir.

Este problema continua a existir com equipamentos novos como é exemplo o iPad 2 como todos bem sabem mas extensível a muitos outros produtos.

A situação tem continuado a evoluir num mau sentido. Os links para lojas são mais do que muitos e nenhuma loja faz publicidade connosco. Como sabem nós sobrevivemos com a publicidade. E por mais que se queira não há almoços grátis. E é isso que tem acontecido. Nós damos visibilidade e ajudamos muitas lojas em Portugal sem qualquer retorno.

Como tal iremos pensar em formas de poder colaborar mas não faz sentido mantermos as coisas como estão. Todos conhecem os sites das lojas e quando o desejarem devem ir lá. Nós é que não podemos fazer esse trabalho. E o exemplo dos comparadores de preços também não serve. Porque como sabem as lojas pagam para estarem presentes e pagam por cada clique que os utilizadores fazem. Na ZWAME nenhuma loja paga nada.

Por tudo isto começamos por pedir que deixem de colocar links e mencionem lojas. O staff tratará de ir removendo links e esperando que todos colaborem. Compreendam que esta mudança não foi tomada de ânimo leva mas não nos resta outra opção. Estamos a pensar em formas de ter parcerias mas serão reveladas a seu tempo e terão um custo para as lojas.

Feedbacks por parte dos utilizadores

Temos revisto a secção e sinceramente há muitas coisas erradas que temos estudado.
Há feedbacks falsos e feedbacks comprovadamente feitos a pedido dos interessados. Estas duas situações só por si fazem com que todo o sistema de feedbacks não funcione. Não há nenhuma forma de resolver este problema e como tal mais vale terminar com os feedbacks.

Sei que há bons exemplos que se podem retirar e lembro-me de alguns, nomeadamente de lojas que faliram e deixaram os clientes mal. Mas isso não invalida que seja uma minoria e o que referi acima é grave.

A nossa ideia mais uma vez é melhorar. Temos sempre que necessário validado com as marcas algumas questões que se têm levantado com trocas de equipamento ou mau funcionamento de alguns equipamentos de modo a dar suporte. As lojas que entederem fazer publicidade na ZWAME poderão resolver os problemas dos utilizadores se assim o entenderem. E é isso que pretendemos fazer a partir de agora. Centrarmo-nos no que podemos melhorar e não resolver todos os problemas de toda a gente. Nós não somos a DECO, não somos nenhuma entidade reguladora.

Estamos cientes que as alterações não podem ser feitas num dia mas podemos todos trabalhar em conjunto para melhorar.

Fica aberta a discussão mas fundamentem as opiniões. Flames serão apagados.
 
Discordo um pouco com o facto das referências ás lojas deixarem de se poder fazer, mas pronto, se tem em vista melhorar, teremos de seguir as regras.
 
Compreendo a situação descrita mas no entanto com tanto texto fiquei um pouco confuso sobre o que realmente vai mudar...

1- A secção Guia de compras: Preços, Lojas e Marcas vai continuar?

2- Vai deixar de se poder dar opinião de lojas/preços na secção Configurações, Upgrades e Periféricos?

3- O que vai mudar noutras secções como as do Android e afins?
 
Concordo perfeitamente!
Quem quer publicidade, paga ou contribui com algum material para reviews. Que acaba por ser publicidade, mas com um beneficio para ambas as partes.
Já agora, Metro:
Existe por parte da Zwame alguma política de promoção do espaço para publicidade?, ou seja;
Promovem contactos com lojas online e outras informando sobre a dimensão do fórum, o numero de utilizadores, os milhares de page views diários, etc..?
 
muddymind: o que vai mudar não está ainda definido, sendo que obviamente impacta a secção Guia de compras: Preços, Lojas e Marcas.

quanto à secção Configurações, Upgrades e Periféricos, tal como a secção Portáteis, entre outras onde é comum para além de recomendar o que comprar, recomendar onde comprar, tal como está implícito na explicação do Metro, deixaria de se reencaminhar para qualquer tipo de loja/promoção, fazendo-se apenas o aconselhamento relativamente a produto.

mas é uma discussão em aberto :)
 
Boas

Muddymind, mencionaste 2 situações interessantes (ponto 1 e 2).

Na situação 1 o próprio fórum teria que ser revisto. Provavelmente não findado (não nos podemos esquecer da existencia de lojas estrangeiras) mas terá que ser reestruturado.
Na situação 2 é a situação se agrava. A fazer mudança no CuP a mesma passará por uma mudança de mentalidade dos users que deixarão de recomendar lojas especificas. Mas isto é muito complicado e por isso é que resolvemos tornar esta discussão publica ao membros do forum

henrique2

Em relação ao material para review. A zwame na maioria dos casos nem ganha muito porque o material é entregue para review com prazo para ser devolvido. Ou seja, acabamos a ter uma review, habitualnmente com boa nota mas com o que a zwame fica no final em termos financeiros: nada

Cumps
 
Compreendo esta posição. Há algumas lojas que inegavelmente ganharam bastante com a Zwame, a troco de nada.
É certo que o pessoal quando ajuda é de boa vontade, mas há quem ganhe com as referências a lojas e a Zwame para se manter livre e a custo zero para todos nós tem que arranjar formas de cobrir as suas despesas - que cada vez são mais e, nesta altura de crise, cada vez é mais difícil gerar receitas para manter tudo a funcionar..

Quanto ao Feedback não tenho muito a dizer, não acompanhava muito a secção e acredito que houvesse várias tentativas de aproveitamento para haver propaganda gratuita por parte das lojas..
 
Duvido que a Zwame venha a conseguir muito mais proveitos (€) com estas medida e parece-me óbvio que desta forma deixa de haver feedback de lojas o que é péssimo e uma pena tendo em conta que é uma mais das mais valias do fórum actualmente.

É que assim como certamente existem os que se aproveitam para ter publicidade gratuita (que nem é assim tão difícil de perceber quem são), mas também existe a publicidade real e verdadeira e essa nem sempre é positiva para a loja em questão.

Isto também se aplica a promoções de jogos em lojas do UK ou promoções no Steam por exemplo e a fechar então os tópicos em questão? (esses também não fazem publicidade paga por aqui) E que caso seja afirmativo, é menos um ponto positivo para o fórum.


EDIT:


E links para reviews de jogos/hardware/software ou notícias? É que se seguirmos este critério de que "não faz cá publicidade, não é permitido colocar links", cada vez fará menos sentido então colocar um link de uma review a uma placa gráfica, uma notícia sobre um jogo ou uma nova consola, é que afinal de contas, a AMD/Nvidia, EA/Ubisoft/Activision e Microsoft/Sony/Nintendo (só para citar alguns exemplos, mas tudo sobre o que se fala neste fórum podia servir) que eu saiba também não pagam publicidade e também a têm gratuitamente (mais até do que qualquer loja).
 
Última edição:
Compreende-se o facto de vocês Zwame quererem ganhar mais com isto, até porque as despesas inerentes a este projecto ainda devem ser avultadas, mas acho que vocês (e agora desculpem a maneira como vou dizer isto) estão a arranjar lenha para se queimarem...e porque?
Se forem para a frente com estas medidas, bem podem encerrar a secção das configurações, pois sempre que alguém pede conselhos para configs, é essencial que se indique as lojas e os seus preços...o que farão vocês mods e admins se no formulário que os users preenchem a quando das configs, escrever que tem preferência pela loja X? vão censurar o nome da loja? então e depois como é que os outros membros sabem que esse user só quer comprar nessa loja? Este é só um dos muitos exemplos em como é impossível pelo menos nesta secção deixar de se falar das lojas de infomática. Das duas uma, ou avançam com essas medidas e o fórum fica mais "pobre" a nível de discussão, ou então cheira-me que o fluxo de pm's vai aumentar consideravelmente pois assim torna-se impossível um user ficar totalmente esclarecido...noutros fóruns que optaram por medidas similares o que aconteceu é que o fórum passou a ficar mais ás moscas, e o pessoal passou a falar muito mais por pm's...acho que não é isso que querem pois não?
Acho que este fórum está direccionado para uma área em que é importante e indispensável falar-se de nomes de empresas, e não cabe na cabeça de ninguém passar a proibir-se isso...já vi muitos fóruns andarem para trás com este tipo de medidas...
Mas já disse e volto a dizer, compreendo perfeitamente o facto de vocês sentirem que estão a "perder" dinheiro e a encher os bolsos a outros, mas para um fórum deste tipo não se pode avançar com esse tipo de medidas a não ser que queiram matar isto...a publicidade é importante para manter um projecto deste tipo, mas estamos numa altura económica muito má, e a esmagadora maioria das lojas de informática do nosso país (mesmo as melhores) não estão em condições de investir em publicidade ou disponibilização de produtos para review's etc. Cabe ao staff da zwame arranjar outras maneiras de rentabilizar este projecto...com um fórum desta dimensão e com a quantidade de membros e visitas que tem, certamente que há outras maneiras de ganhar dinheiro sem ser com a publicidade.
 
Uma pergunta com um caso concreto.
Por exemplo, eu conheço uma loja alemã que vende um certo produto na Europa, que grande parte das pessoas que conhecem o produto, pensam que só há numa loja americana, onde o produto sai bem mais caro devido a portes e impostos na alfandega.
Posso aconselhar essa loja, visto que até tenho feedback positivo pessoalmente?

Outro ponto, porque não fazer como o feedback nas vendas?
Uma secção especial, em que só o dono da loja pode abrir uma thread e em que tem que colocar o NIF da empresa, além de outros detalhes que possam ser interessantes.

Os feedbacks "falsificados" normalmente notam-se a milhas. Já aqui vi bastantes e até acho que seja bom eles existirem, pois logo à partida sei que nunca comprarei nada nessa loja.

EDIT: Fatal. Pelo menos usa um paragrafo. Só peço mesmo um. É impossível de ler mais de 3 linhas do teu post.
 
Última edição:
Boas,
Concordo com o que foi dito pelo Fatal. O que podiam fazer para não viver só da publicidade era implementar um sistema de donativos, para quem quisesse ajudar, tal como alguns fóruns e empresas de programa freeware (spybot por exemplo) fazem.
 
Boas,
Concordo com o que foi dito pelo Fatal. O que podiam fazer para não viver só da publicidade era implementar um sistema de donativos, para quem quisesse ajudar, tal como alguns fóruns e empresas de programa freeware (spybot por exemplo) fazem.

nem estava a falar propriamente em donativos...há tantas maneiras...venda de merchandising, venda de algum tipo de serviços aos membros etc...tantas e tantas maneiras de ganhar dinheiro.
não se pode é ficar á espera sentadinho que as empresas queiram pagar por ter publicidade no site...tem de meter a cabeça a trabalhar para arranjar alternativas.
 
Outro ponto, porque não fazer como o feedback nas vendas?
Uma secção especial, em que só o dono da loja pode abrir uma thread e em que tem que colocar o NIF da empresa, além de outros detalhes que possam ser interessantes.
Eu já vi essa ideia em prática num fórum português de Hi-Fi e funciona bastante bem. Continua a haver referência às lojas noutros tópicos, isso é inevitável, até porque algumas lojas são as únicas distribuidoras de determinados produtos mas existe uma cooperação entre o fórum e as lojas em si. Não sei até que ponto é que essa cooperação envolve trocas monetárias pelo espaço, mas sei que elas disponibilizam, por exemplo, material para reviews. Sempre era uma forma de enriquecer a Zwame em conteúdos.
 
Boas,
Concordo com o que foi dito pelo Fatal. O que podiam fazer para não viver só da publicidade era implementar um sistema de donativos, para quem quisesse ajudar, tal como alguns fóruns e empresas de programa freeware (spybot por exemplo) fazem.

E depois crias a classe dos que doam e os que não doam. E nem todas as pessoas podem doar.
Acho isso completamente errado.

E o que é que isso ia mudar??

Só tinhas feedback de lojas que estivessem interessadas. Se eu tivesse uma loja, nesta area de tecnologia, e se soubesse que o meu serviço é bom, eu colocaria logo aqui uma thread.
Os que não colocarem, cada um tira as suas conclusões.
Isto para lojas portuguesas. Para fora de Portugal, acho que não devia haver restrições.

Com o NIF, consegues que só entrem empresas e não particulares, o que até acontece bastante.

Já agora, eu percebo as perguntas com apenas um "?", não são precisos dois. Isto não é a feira.
 
1)Aqui ninguem está sentadinho à espera das coisas. Se tivessemos, o fórum já teria fechado à muito tempo. Os custos envolvidos na manutenção e melhoramento da zwame ainda são avultados. Aliás a ideia deste tópico contraria exactamente o que dizes. A ideia é fazer um brainstorm da situação com a ajuda dos membros do fórum

2)Venda de merchandising já o fazemos, com t-shirts e polos mas infelizmente as coisas não correm da melhor maneira

3)Que serviço podemos oferecer se acreditamos num fórum gratuito para todos os membros. Forum onde as pessoas possam comentar/tirar as suas dúvidas sem qualquer custo à distância de um simples registo? Começamos a cobrar por acesso a determinadas secções? Começamos a cobrar para tirar dúvidas?

4)Basicamente tantas e tantas maneiras que falas seriam à custa dos users. Sim, poderiamos pedir donativos mas não o fazemos, preferimos que ao darem dinheiro, recebam algo em troca como uma t-shirt ou um polo. Poderiamos começar a cobrar pelos classificados mas continuamos a manter uma secção daquelas gratuita que diga-se de passagem é bastante boa e fiável.

Penso que aqui a ideia é clara. As lojas estão sentadinhas a lucrar com a publicidade indirecta que recebem e não estão minimamente interessadas em publicitar connosco porque sabem que têm essa publicidade gratuita. A partir do momento em que toda a plataforma zwame sobrevive à base da publicidade isto não me parece bom :)

Apenas queremos ter esta discussão com quem todos os dias ajuda a tornar a zwame numa referencia nacional na área das tecnologias
 
E depois crias a classe dos que doam e os que não doam. E nem todas as pessoas podem doar.
Acho isso completamente errado.



Só tinhas feedback de lojas que estivessem interessadas. Se eu tivesse uma loja, nesta area de tecnologia, e se soubesse que o meu serviço é bom, eu colocaria logo aqui uma thread.
Os que não colocarem, cada um tira as suas conclusões.
Isto para lojas portuguesas. Para fora de Portugal, acho que não devia haver restrições.

Com o NIF, consegues que só entrem empresas e não particulares, o que até acontece bastante.

Já agora, eu percebo as perguntas com apenas um "?", não são precisos dois. Isto não é a feira.
Ter donativos não implica necessariamente haver um estatuto para quem doa e para quem não doa. Mantinham-se os estatutos, mas apenas se implementava um sistema desses com o paypal, por exemplo. De qualquer maneira o Madcaddie teve razão no que disse no ponto 3. O que escrevi acima foi só para esclarecer o meu post anterior, embora agora tenha passado a concordar com o Madcaddie.
 
Discordo um pouco com o facto das referências ás lojas deixarem de se poder fazer, mas pronto, se tem em vista melhorar, teremos de seguir as regras.

Nós apenas pedimos que percebam qual é o nosso problema. São livres de perante a questão que coloco colocarem como é que resolveriam a situação.

Compreendo a situação descrita mas no entanto com tanto texto fiquei um pouco confuso sobre o que realmente vai mudar...

1- A secção Guia de compras: Preços, Lojas e Marcas vai continuar?

2- Vai deixar de se poder dar opinião de lojas/preços na secção Configurações, Upgrades e Periféricos?

3- O que vai mudar noutras secções como as do Android e afins?

Este é o primeiro passo para que as pessoas compreendam o que está aqui em jogo. Eu acredito que genuinamente haja muitas pessoas a fazer referência e a colocar links para as lojas com as melhores das intenções. Não é isso que está em causa. A questão é que essa situação não é perfeita e temos que a melhorar.

Penso que está toda a gente de acordo que as lojas ganham por terem a visibilidade que têm aqui. Mas algumas delas nem um mail de agradecimento alguma vez mandaram.
Não temos um plano definitivo apesar de ter algumas ideias na cabeça. Mas gostava de ver se há alguma opinião aqui que possa complementar a discussão que estamos a ter internamente já á algum tempo.

Levantas a questão que acaba nos feedbacks. Porque em termos de preços podemos levantar outra questão que é possível que passe despercebido a algumas pessoas. Há lojas que só praticam os preços que praticam porque falham na hora de pagar impostos e que fecham pouco tempo depois. Já pensaram nisto? É que nem tudo gira á volta dos preços. As boas lojas são uma mão cheia delas e penso que não é necessário fazer referência a elas constantemente.

Concordo perfeitamente!
Quem quer publicidade, paga ou contribui com algum material para reviews. Que acaba por ser publicidade, mas com um beneficio para ambas as partes.
Já agora, Metro:
Existe por parte da Zwame alguma política de promoção do espaço para publicidade?, ou seja;
Promovem contactos com lojas online e outras informando sobre a dimensão do fórum, o numero de utilizadores, os milhares de page views diários, etc..?

Deixa-me responder frontalmente às questões que colocas.

O material para reviews é reduzido e não temos todo o material para fazer análises. Processadores da Intel tivemos que comprar cada um deles. Discos rígidos nunca recebemos. E muito material (em particular em 2011) é devolvido. Componentes caros mesmo nos anos anteriores são devolvidos. Temos dois sistemas completos com alguns componentes que ficaram a pedido para que quem faz as análises não fique sem computador quando faz a análise.

Eu pelo já agora que ouçam se tiverem paciência o Podcast Número 100 que lançamos hoje para verem o trabalho que está por detrás dos podcasts e podem extender isso ao Fórum e Portal.

Quanto á segunda questão temos o Media Kit online. Visível a toda a gente. Como podem ver rodeios por cada mil pageviews pedimos 2€.
Eu tenho dificuldade em entender o que fazemos de errado para não termos mais publicidade. Se puderem ajudar podem sempre falar comigo por PM.

Compreendo esta posição. Há algumas lojas que inegavelmente ganharam bastante com a Zwame, a troco de nada.
É certo que o pessoal quando ajuda é de boa vontade, mas há quem ganhe com as referências a lojas e a Zwame para se manter livre e a custo zero para todos nós tem que arranjar formas de cobrir as suas despesas - que cada vez são mais e, nesta altura de crise, cada vez é mais difícil gerar receitas para manter tudo a funcionar..

Quanto ao Feedback não tenho muito a dizer, não acompanhava muito a secção e acredito que houvesse várias tentativas de aproveitamento para haver propaganda gratuita por parte das lojas..

Agradeço a compreensão.


Duvido que a Zwame venha a conseguir muito mais proveitos (€) com estas medida e parece-me óbvio que desta forma deixa de haver feedback de lojas o que é péssimo e uma pena tendo em conta que é uma mais das mais valias do fórum actualmente.

É que assim como certamente existem os que se aproveitam para ter publicidade gratuita (que nem é assim tão difícil de perceber quem são), mas também existe a publicidade real e verdadeira e essa nem sempre é positiva para a loja em questão.

Isto também se aplica a promoções de jogos em lojas do UK ou promoções no Steam por exemplo e a fechar então os tópicos em questão? (esses também não fazem publicidade paga por aqui) E que caso seja afirmativo, é menos um ponto positivo para o fórum.


EDIT:


E links para reviews de jogos/hardware/software ou notícias? É que se seguirmos este critério de que "não faz cá publicidade, não é permitido colocar links", cada vez fará menos sentido então colocar um link de uma review a uma placa gráfica, uma notícia sobre um jogo ou uma nova consola, é que afinal de contas, a AMD/Nvidia, EA/Ubisoft/Activision e Microsoft/Sony/Nintendo (só para citar alguns exemplos, mas tudo sobre o que se fala neste fórum podia servir) que eu saiba também não pagam publicidade e também a têm gratuitamente (mais até do que qualquer loja).

A segunda parte do post não faz sentido. Se quisermos implicar naturalmente que é fácil. Mas eu coloco-te a questão. Como é que resolves o problema. Penso que esse exercício é perfeito e podes efectivamente ajudar.

Sobre lojas estrangeiras se quiseres podes ajudar a ZWAME já hoje. Se comprares na Amazon pedia-te que entres pelo banner da amazon que está na lateral do Portal. Para ti não tem qualquer diferença e para nós é uma ajuda. Uma das coisas que temos já hoje também é uma selecção de artigos da amazon feita com a ajuda de várias pessoas aqui do fórum: Amazon.co.uk. Sim tem um referal e é uma ajuda. Se puderem ajudem. Portanto não é verdade que não é possível nas lojas estrangeiras não termos ajuda.

Como utilizador de foruns no exterior tenho visto por exemplo marcas censuradas. Na marca X se lá colocares a marca Y ficas com asteriscos.
Nos fóruns das lojas não tens lá links para outras lojas, mesmo que o preço seja menor na loja concorrente. O que aqui é pedido é muito simples e apela á vossa compreensão. Nós podiamos ter adoptado a atitude de colocar o nome da loja A, B ou C com asteríscos. Isso não foi feito. Por isso é que estamos aqui a conversar.

Compreende-se o facto de vocês Zwame quererem ganhar mais com isto, até porque as despesas inerentes a este projecto ainda devem ser avultadas, mas acho que vocês (e agora desculpem a maneira como vou dizer isto) estão a arranjar lenha para se queimarem...e porque?
Se forem para a frente com estas medidas, bem podem encerrar a secção das configurações, pois sempre que alguém pede conselhos para configs, é essencial que se indique as lojas e os seus preços...o que farão vocês mods e admins se no formulário que os users preenchem a quando das configs, escrever que tem preferência pela loja X? vão censurar o nome da loja? então e depois como é que os outros membros sabem que esse user só quer comprar nessa loja? Este é só um dos muitos exemplos em como é impossível pelo menos nesta secção deixar de se falar das lojas de infomática. Das duas uma, ou avançam com essas medidas e o fórum fica mais "pobre" a nível de discussão, ou então cheira-me que o fluxo de pm's vai aumentar consideravelmente pois assim torna-se impossível um user ficar totalmente esclarecido...noutros fóruns que optaram por medidas similares o que aconteceu é que o fórum passou a ficar mais ás moscas, e o pessoal passou a falar muito mais por pm's...acho que não é isso que querem pois não?
Acho que este fórum está direccionado para uma área em que é importante e indispensável falar-se de nomes de empresas, e não cabe na cabeça de ninguém passar a proibir-se isso...já vi muitos fóruns andarem para trás com este tipo de medidas...
Mas já disse e volto a dizer, compreendo perfeitamente o facto de vocês sentirem que estão a "perder" dinheiro e a encher os bolsos a outros, mas para um fórum deste tipo não se pode avançar com esse tipo de medidas a não ser que queiram matar isto...a publicidade é importante para manter um projecto deste tipo, mas estamos numa altura económica muito má, e a esmagadora maioria das lojas de informática do nosso país (mesmo as melhores) não estão em condições de investir em publicidade ou disponibilização de produtos para review's etc. Cabe ao staff da zwame arranjar outras maneiras de rentabilizar este projecto...com um fórum desta dimensão e com a quantidade de membros e visitas que tem, certamente que há outras maneiras de ganhar dinheiro sem ser com a publicidade.

Trata-se de uma questão de levar o projecto para a frente.
A nossa preocupação não são os números. Se quisermos aumentar os números de visitantes e de posts isso é muito fácil mesmo. Queremos antes qualidade. Se os numeros diminuirem não há problema.
Estou disponível para encontrar outras formas de ganhar dinheiro desde que seja legal. Podes-me mandar uma PM. Nós não queremos aumentar os espaços de publicidade e também não queremos passar a ser o forum da marca A ou B. Queremos ser o espaço de todas as marcas.

Uma pergunta com um caso concreto.
Por exemplo, eu conheço uma loja alemã que vende um certo produto na Europa, que grande parte das pessoas que conhecem o produto, pensam que só há numa loja americana, onde o produto sai bem mais caro devido a portes e impostos na alfandega.
Posso aconselhar essa loja, visto que até tenho feedback positivo pessoalmente?

Outro ponto, porque não fazer como o feedback nas vendas?
Uma secção especial, em que só o dono da loja pode abrir uma thread e em que tem que colocar o NIF da empresa, além de outros detalhes que possam ser interessantes.

Os feedbacks "falsificados" normalmente notam-se a milhas. Já aqui vi bastantes e até acho que seja bom eles existirem, pois logo à partida sei que nunca comprarei nada nessa loja.

EDIT: Fatal. Pelo menos usa um paragrafo. Só peço mesmo um. É impossível de ler mais de 3 linhas do teu post.

Uma das soluções pode passar por haver um sub-forum da loja A, B ou C onde pode colocar os seus produtos e dar suporte aos utilizadores. Mas isso será um local específico do fórum e não links em todos os fóruns que temos.

Boas,
Concordo com o que foi dito pelo Fatal. O que podiam fazer para não viver só da publicidade era implementar um sistema de donativos, para quem quisesse ajudar, tal como alguns fóruns e empresas de programa freeware (spybot por exemplo) fazem.

Todos os que desejarem fazer um donativo não tenham qualquer problema. Posso dar o NIB da ZWAME e passamos factura do donativo sem qualquer problema.
O problema é o mesmo das T-shirts. Temos oferecido nos desafios que se fazem aqui na ZWAME.

nem estava a falar propriamente em donativos...há tantas maneiras...venda de merchandising, venda de algum tipo de serviços aos membros etc...tantas e tantas maneiras de ganhar dinheiro.
não se pode é ficar á espera sentadinho que as empresas queiram pagar por ter publicidade no site...tem de meter a cabeça a trabalhar para arranjar alternativas.

Não tens noção do trabalho que há para manter a ZWAME a funcionar e eu compreendo isso. Colocar os utilizadores a pagar algo não está no nosso DNA. Lamento.

Eu já vi essa ideia em prática num fórum português de Hi-Fi e funciona bastante bem. Continua a haver referência às lojas noutros tópicos, isso é inevitável, até porque algumas lojas são as únicas distribuidoras de determinados produtos mas existe uma cooperação entre o fórum e as lojas em si. Não sei até que ponto é que essa cooperação envolve trocas monetárias pelo espaço, mas sei que elas disponibilizam, por exemplo, material para reviews. Sempre era uma forma de enriquecer a Zwame em conteúdos.

As análises de hardware não são a solução. Se fossem não tinhamos qualquer problema. Devemos ter mais de 200 análises de hardware em dois anos.


Continuarei a responder aqui com alguns intervalos. Respondo a várias questões de uma vez.
 
1)Aqui ninguem está sentadinho à espera das coisas. Se tivessemos, o fórum já teria fechado à muito tempo. Os custos envolvidos na manutenção e melhoramento da zwame ainda são avultados. Aliás a ideia deste tópico contraria exactamente o que dizes. A ideia é fazer um brainstorm da situação com a ajuda dos membros do fórum

2)Venda de merchandising já o fazemos, com t-shirts e polos mas infelizmente as coisas não correm da melhor maneira

3)Que serviço podemos oferecer se acreditamos num fórum gratuito para todos os membros. Forum onde as pessoas possam comentar/tirar as suas dúvidas sem qualquer custo à distância de um simples registo? Começamos a cobrar por acesso a determinadas secções? Começamos a cobrar para tirar dúvidas?

4)Basicamente tantas e tantas maneiras que falas seriam à custa dos users. Sim, poderiamos pedir donativos mas não o fazemos, preferimos que ao darem dinheiro, recebam algo em troca como uma t-shirt ou um polo. Poderiamos começar a cobrar pelos classificados mas continuamos a manter uma secção daquelas gratuita que diga-se de passagem é bastante boa e fiável.

Penso que aqui a ideia é clara. As lojas estão sentadinhas a lucrar com a publicidade indirecta que recebem e não estão minimamente interessadas em publicitar connosco porque sabem que têm essa publicidade gratuita. A partir do momento em que toda a plataforma zwame sobrevive à base da publicidade isto não me parece bom :)

Apenas queremos ter esta discussão com quem todos os dias ajuda a tornar a zwame numa referencia nacional na área das tecnologias

A venda de merchandising pode ser muito mais expandida...em vez de fazerem só t shirts e polos, porque não mandar fazeres outras coisas com baixos custos á mesma? Pens, canetas, chapeus...ui, há tanta coisa que podem fazer personalizado com design da zwame...esta estratégia resulta muito bem noutros fóruns, não sei porque não se debruçam sobre isso...

Eu não disse para se cobrar qualquer tipo de acesso ao fórum ou para tirar dúvidas, quando falei em venda de serviços foi fazer o que muitas comunidades fazem, que é aproveitarem o facto de terem servidores, e assim vendem contas de alojamento aos seus membros a preços muito competitivos...

Se dizes que as maneiras de que eu falo é a conta dos users, então a vossa é exclusivamente á conta das lojas, certo?
Sabes certamente o período que vivemos, e deves saber também que a esmagadora maioria das lojas de informática têm imensas dificuldades em manter as lojas abertas, quanto mais pagaram para publicidade...

Eu acho que na altura que vocês criaram a zona do feedback, já deveriam de saber que o que fosse lá dito iria ajudar ou não á loja lucrar com isso, não sei o porque de agora virem com esta questão.
Se querem avançar com essas medidas, então força, mas depois sendo assim vão ver que muitas secções e muitos tópicos vão ficar ás moscas porque não há liberdade para os users poderem ajudar os outros...nesta área é inevitável e importantíssimo falar-se em nome de lojas, se impedirem isso, o fórum perde...
E depois vem a tal questão, se já há pouca publicidade e o fórum tem o movimento que tem, então e depois será que haverá publicidade com o fórum mais parado? ;)

Não tens noção do trabalho que há para manter a ZWAME a funcionar e eu compreendo isso. Colocar os utilizadores a pagar algo não está no nosso DNA. Lamento.
Deve haver aí um mal entendido...nao disse que os utilizadores teriam de pagar por algo...apenas comprar serviços se eles quizessem! Ninguem era obrigado a comprar nada.
E sei o trabalho que dá sei...eu tambem faço parte de uma comunidade bem grande que me ocupa muitas horas diariamente.
Faz falta á zwame o espirito dos fóruns dos clubes de marcas automóveis...nesses clubes a publicidade paga é quase nula, e consegue-se pagar as despesas com outras formas...tem é de se meter a cabeça a trabalhar e ser criativo...
 
Última edição pelo moderador:
Dá uma vista de olhos no custo de servidores e alojamento. Não estamos a falar da mesma coisa.

Nós precisavamos era de mais servidores :)

Isso é outra questão. A nossa preocupação é melhorar e dar mais serviços á comunidade o que hoje é impossível.

Alguns devem-se lembrar que chegamos a ter servidor de jogos mas infelizmente tivemos que deixar de ter porque as nossas necessidades aumentaram.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo