Mudança para a Telepac... Help!!!!!

Acho que com 3 Mbits dava para um servidor de jogos não? Bastava reservar 256 para a página e mais outros tantos para o fórum... depois o resto epá nem que fosse um server para 6 jogadores ja dava para fazer teams de 3 e bombar UT2003.

Eu acho que se for viável tecnicamente (sim porque isso tem de ser bem estudado) apoio a questão do servidor de jogos. Aliás até me voluntario para tratar/manter/implementar isso. Não sei mas aprendo depressa e não deve ser mt complicado... Depois os Torneios seriam mais uns excelente bónus aqui do incomparável fórum "Jogos" da Unreal :D

Quanto a sinergias com a Fraglider é uma boa opção mas se a Unreal puder usar a prata da casa tanto melhor ;)
 
Korben, não penses nisso. Estar a limitar banda e condições do core business da Unreal é um desperdício. Reservar, por exemplo, apenas 256k para a página é um suícidio! A banda é sempre necessária. Btw, os problemas sucedem-se actualmente (e são muitos) precisamente porque a banda está limitada a 256k. O Poiuy conhece bem os relatórios das visitas e sabe onde faz falta.

Ter servidores de jogos a correr na mesma máquina que serve de front-end para uma solução de B2C é muito pouco seguro e não é nada recomendável, já que também os recursos se vão todos.

Btw, já viste as specs exigidas por um servidor de UT2k3?
 
Originally posted by SUp3rFM
Korben, não penses nisso. Estar a limitar banda e condições do core business da Unreal é um desperdício. Reservar, por exemplo, apenas 256k para a página é um suícidio! A banda é sempre necessária. Btw, os problemas sucedem-se actualmente (e são muitos) precisamente porque a banda está limitada a 256k. O Poiuy conhece bem os relatórios das visitas e sabe onde faz falta.

Ter servidores de jogos a correr na mesma máquina que serve de front-end para uma solução de B2C é muito pouco seguro e não é nada recomendável, já que também os recursos se vão todos.

Btw, já viste as specs exigidas por um servidor de UT2k3?

Quem disse que era na mesma maquina? Por acaso nao vi os specs nao :D

Quanto aos 256k (up e down) para a pagina parece-me razoavel... com quanto e que isto esta agora? :rolleyes:
 
Digamos que as specs são ESTUPIDAMENTE exigentes (péssimo código).

Neste momento está com 256k (daí as quebras constantes).
 
Pois, deixem-se de ideias ! Um P4 daqueles que tem andado lento so com o forum e a pagina (ta bem que a pouca bandwith tb tem culpa, mas eu ja vi o forum a correr fx a 64kbs em rdis qd tava la na loja !) e voces ainda queriam um servidor para jogos ! Sao mm inconsequentes ! :rolleyes:
 
Segundo os sr's da Telepac, a proposta deles é para nos ligar directamente ao Backbone da Telepac através de uma porta de 5 MB sem restrições....

"O Data Center Telepac encontra-se directamente ligado ao maior e melhor BackBone Internet nacional.
Ao alojar o seu servidor Web no nosso Data Center irá usufruir de todas as vantagens do BackBone da Telepac tais como:

Capacidade da largura de banda nacional e internacional;
Periódico upgrade da largura de banda;
Segurança por via da Redundância;
Capacidade de peering com outros operadores de Telecomunicações;
Inexistência de constrangimentos na rede (bottleneck);"

Dizem eles... :)

Será que é mesmo assim??? :p :p :p :p

Assim parece-me bem!!!
 
Originally posted by Tecnoboy
e voces ainda queriam um servidor para jogos ! Sao mm inconsequentes ! :rolleyes:

Mas acham que a minha sugestao era por tudo na mesma maquina???!?? Querem meter mais o q? Um servidor FTP?

Epa eu simplesmente acho que 3Mbits e largura de banda exagerada para uma pagina e um forum...

E todos se queixam que o forum esta mau mas eu nao vejo lentidao nenhuma!!! As vezes e necessario fazer refresh mas fora isso querem + de 256k para q? Para meter mais attachments? >(

E SIM O SERVIDOR DE JOGOS E ALGO QUE ESTA EM 2º PLANO (OBVIAMENTE) em relaçao ao resto dos serviços essenciais ao funcionamento da loja...

E ja agora alguem disse que tinha mesmo de ser de UT2k3? Eu por mim ate preferia um de CS ou Mohaa ou ate mesmo de Warcraft 3 ou assim...

Tanta queixa do forum... nao percebo.

Pois, deixem-se de ideias !

Se bem me lembro foste tu que tiveste a fundamentada ideia de upgradar o servidor qd ja ha maquina que chegue... se calhar mais RAM e uns discos SCSI em Raid 5 nao faziam mal mas porra ja la teem maquina pa 10 forums!
 
Originally posted by Korben_Dallas
Mas acham que a minha sugestao era por tudo na mesma maquina???!?? Querem meter mais o q? Um servidor FTP?

Epa eu simplesmente acho que 3Mbits e largura de banda exagerada para uma pagina e um forum...

E todos se queixam que o forum esta mau mas eu nao vejo lentidao nenhuma!!! As vezes e necessario fazer refresh mas fora isso querem + de 256k para q? Para meter mais attachments? >(

E SIM O SERVIDOR DE JOGOS E ALGO QUE ESTA EM 2º PLANO (OBVIAMENTE) em relaçao ao resto dos serviços essenciais ao funcionamento da loja...

E ja agora alguem disse que tinha mesmo de ser de UT2k3? Eu por mim ate preferia um de CS ou Mohaa ou ate mesmo de Warcraft 3 ou assim...

Tanta queixa do forum... nao percebo.



Se bem me lembro foste tu que tiveste a fundamentada ideia de upgradar o servidor qd ja ha maquina que chegue... se calhar mais RAM e uns discos SCSI em Raid 5 nao faziam mal mas porra ja la teem maquina pa 10 forums!

1º - Se a tua sugestao nao era meter tudo na mesma maquina entao era o que ? Meter la uma 2ª maquina e obrigar a Unreal a gastar mais dinheiro so pra fazer host a uma 2ª maquina para jogos ? Mais vale upgradarem o servidor com o dinheiro extra !

2º - Concordo que 3Mbit seja uma largura de banda exagerada para forum e pagina, mas e melhor mais que menos e assim ao menos a largura de banda nao ia ser o bottleneck ! E se e o que a Telepac oferece...

3º - Se existe muito pessoal a queixar-se que isto anda lento e tu es o unico apologista da ideia que isto nao esta lento, nao axas que e porque estas com um pouco de sorte ? Eu pessoalmente nao gosto da ideia de andar a fazer refresh sempre que quero ver uma thread nova !

4º - Como disses-te e bem a minha ideia de upgradar o servidor foi fundamentada.
Quem diz aqui que ja temos maquina para 10 foruns (lol) es tu, gostava de saber em que te baseias... :rolleyes:
Secalhar ate temos maquina pra 10 foruns, 10 foruns com 5 utilizadores por forum. ;p
Nao e por nada que qualquer forum minimamente decente hoje em dia e a sua respectiva pagina esta a funcionar num sistema com multiplos processadores e as paginas de internet com forums com um crescimento exponencial e relativamente grande como o nosso forum esta a ter e que ainda nao tem um servidor com dual processsador, ja estao a pensar nisso e a fazer upgrades ! E temos varios exemplos caso queiras que tos de e so pedires !!!
Sinceramente um P4 (a menos que seja Xeon com Hyperthreading), nao e uma maquina adequada para fazer de servidor para um forum que como o nosso esta a crescer razoavelmente bem e que muitas vezes tem quase uma centena de utilizadores a usa-lo ao mesmo tempo, fora os guest's e fora os que estao a ver a pagina ou a usar a loja on-line da Unreal.
Lembrem-se que os P4 Northwood sao bem conhecidos pla sua capacidade de overclock, e nao plo seu processamento bruto de dados, muito do pessoal que pensa que temos um P4 NW 1.8GHz para servidor e diz: "UAU" esquece-se que isto nao e nada por ir alem e aqui no forum quando alguem elogio os P4 NW e so e meramente porque overclockam bem e mais nada. E nao e so isso, e que num servidor convem ter memoria boa tambem, nao e so dizer que temos rdram e pronto, convem ter memoria com correcçao de erros (ECC) e registada.

Para acabar quero dizer que a minha mensao ao servidor de jogos nao era um ataque pessoal a tua ideia ou a ti, mas sim uma xamada de atençao para todos quantos tiveram essa ideia ou partilhavam dela, para descerem a terra e verem que o que interresa em primeiro lugar a Unreal e sua comunidade adjacente, e ter a pagina, loja e forum a funcionarem sem problemas e rapidos !

P.S: Desculpem la o tamanho do reply, a seca de o terem que ler (:D), mas tinha que esclarecer os meus pontos, e isto nao ter acentos, mas o meu teclado anda meio marado... :(
 
Última edição:
Originally posted by Tecnoboy
uma xamada de atençao para todos quantos tiveram essa ideia ou partilhavam dela, para descerem a terra e verem que o que interresa em primeiro lugar a Unreal e sua comunidade adjacente, e ter a pagina, loja e forum a funcionarem sem problemas e rapidos !

O que interessa em primeiro lugar à Unreal e à sua comunidade não me cabe a mim decidir... eu postei a IDEIA (que até começou como uma brincadeira) porque sou um mero mortal que se dá ao direito de atirar uma ideia ao ar.

Edited By KorbaX
 
Última edição pelo moderador:
Bem esta é a minha proposta:

Eu penso que o bottleneck principal neste momento não é o servidor. Aquilo é computador mais que suficiente para aguentar o k está a aguentar no momento. Mas já que estamos com a mão na massa vamos racionalizar isto. O que precisamos é de mais largura de banda e de uma melhor gestão da mesma, porque 256Kb não são suficientes para fornecer informação de forma rápida para 70 users numa página e mais 50 users num fórum, em que o fluxo de pedidos é mt grande ( em menos de 10 segundos clicam-se umas 5 vezes em links no fórum ), logo em contas simples ( mt por alto ), 120X5 serão cerca de 600 hits em 10 segundos. Á velocidade actual o servidor não consegue responder a tempo, e logo aparecem timeouts.

Por isso o que eu sugiro ao poiuy é, e alargando o tipo de serviços:

- 4 ou mais IPs distribuídos da seguinte forma:

3 ***** reservados para página e fórum ( hits publicos )
1 ***** reservado para administração ( hits privados que contemplam acessos por FTP, area de administracao, acesso desktop remoto )

Opcional:

1Mbit reservado para fins lúdicos, que podem ser repartidos em 512Kb para um FTP público e 512Kb para alojar um servidor de jogos ( poucos, e recicláveis )


A divisão da largura de banda poderá ser definida em cada serviço ou máquina e assim propunha:

Máquina 1 (pública) - servidor de MySQL, Apache v1 e Apache v2
Máquina 2 (privada) - servidor de Apache v1 e v2 e servidor de FTP privado, servidor de mail, servidor de desktop remoto, ssh ( administração apenas )

Opcional:

Máquina 3 - servidor de FTP público e servidor de jogos ( largura de banda dividida )

Assim sendo:

Máquina1 - teor público

aliases: unreal.pt

SO: Linux RedHat 7.1


Mysql server
Apache 1.3.x (2 processos independentes)
Chilisoft ASP - componente de ASP (apache1)
PHP 4.0.23 - componente de PHP (apache2)
Firewall


Máquina2 - teor privado

aliases:

admin.unreal.pt
mail.unreal.pt
ftp.unreal.pt

Windows XP/2000
Apache 2.0.40
Apache 1.3
Chilisoft ASP ( apache 2x)
PHP (apache 1.3.x)
Mailserver ( mails [email protected]
PCAnywhere XP
FTP server

Máquina3

aliases:
jogos.unreal.pt

Windows XP/2000
Servidor de FTP público
Servidor de Jogos

Bem, pode ser um bocado confuso mas tenho isto bem estruturado na minha cabeça, o fundamental é a divisão de serviços para não carregar a largura de banda, ou seja toda largura de banda relativa a efeitos de administração e mails internos da empresa eram separados para outra máquina, e a bandwith dividida entre as máquinas de forma efectiva ( mas sempre ajustável). A terceira máquina é meramente opcional e lúdica.

Axo que compreenderam :)
 
chight parece-me bem... acho que fizeste bem as divisões aplicando-lhes uma boa ordem de prioridades. Agora é apenas uma questão da pessoa com o poder decidir o que pode ou não ser feito.

Não percebo porquê houve quem achasse q é tão impossível ter um server de jogos. :rolleyes:
Seria um server para pouca gente e podia levar jogos leves... por exemplo um server de Worms World Party rulava!!! :D :D

Acho que nesse aspecto a Unreal seria pioneira (como loja de informática) :)
 
o ke se ker e bandwith pro forum e pagina

segundo as contas do chight "600 hits em 10 segundos" .. este numero vai aumentar bastante com o desenvolvimento do forum pagina (estou confiante ke sim .. até porke este e o melhor forum de informatica de Portugal ;) ).

A divisão da largura de banda poderá ser definida em cada serviço ou máquina e assim propunha:

Máquina 1 (pública) - servidor de MySQL, Apache v1 e Apache v2
Máquina 2 (privada) - servidor de Apache v1 e v2 e servidor de FTP privado, servidor de mail, servidor de desktop remoto, ssh ( administração apenas )

Opcional:

Máquina 3 - servidor de FTP público e servidor de jogos ( largura de banda dividida )

na minha opinião, a makina 3 n está ai a fazer nada. a Unreal e uma loja de informatica e não um servidor de jogos. Creio que não é uma questão de se ser o 1º a fazer isso, mas sim uma questão de logica e ter em mente que e uma empresa de informatica.

como tal, os recursos que estariam a ser consumidos pela tal makina 3, deveriam ser disponibilizados para a makina 1 (forum e pagina) , de forma a que exista bandwith mais do que suficiente para poder fazer frente as necesseciades encontradas.

(600 hits em 10 segundos so no forum -mesmo na teoria- e puxado -okok .. isto n e um icrontic forums .. mas pra la caminhamos- , isto sem contar com a pagina que tambem deve ter N numero de views).

mais vale ter largura de banda n utilizada (mas está lá disponivel para ser usada quando necessario), do que a ter toda "contadinha" e depoix existir uma carencia de "velocidade" como a que se faz sentir agora.

(alem disso axo muito mais importante os users poderem por exemplo, poderem voltar a colocar sigz de imagem -mediante regras e obvio-, do que ter um servidor de jogos).

vamos melhorar os serviços que temos (melhorar a qualidade) e não criar mais ainda "coisas" e "ideias" , para que depoix não apareça ainda mais problemas.( ja basta os ke temos).

por isso deixem la as ideias de servidores de jogos de parte :) e vamos e todos brinkar pros novos servidores da sapo (ja por la encontrey o K_Dallas e o MadCoto, entre outros).

Kx Out

edit: 42 segundos para abrir esta pagina, e 36 segundos pra submeter o reply ... :rolleyes:

edit 2 : apaguey os meus reply's anteriores, poix n se encontravam em conformidade com o objectivo desta thread.
 
Última edição:
Originally posted by KorbaX
(alem disso axo muito mais importante os users poderem por exemplo, poderem voltar a colocar sigz de imagem -mediante regras e obvio-, do que ter um servidor de jogos)

Eu discordo completamente. Acho que as assinaturas com imagens são sim algo de completamente desnecessário.

Eu acho que devia-se acabar com os attachments (o Strakata já deve ter desistido de insistir com isto por isso agora é a minha vez) e manter as sigs com pics e o HTML desactivados!
 
Última edição:
Bem apesar de eu ser um simples member vou partir do principio que estando isto num post num forum publico qq pessoas pode mandar a sua opiniao por mais ou menos ridicula que seja.
Ora eu nao acho a ideia do servidor de jogos tao ridicula como isso. Pelo menos sendo a base disso dizer que isto e um forum duma loja de informatica. Uma loja de informatica tb nao precisa de um forum para nada. Talvez um email para dar apoio tecnico agora um forum acho que nao. Claro que nao quero dizer que o forum e dispensavel porque de facto e um autentico farol no pantano dos Willies, SDRAM e tnt m64.
Nao percebo muito de redes (destas) mas parece-me que se se passa de 256k para 3 M ou seja se tem doze vezes a largura de banda durante algum tempo o forum vai funcionar bastante bem mesmo. Talvez no futuro 3 M nao seja suficiente mas por agora acho que tem margem de manobra para a tal experiencia do server. Talvez se podesse fazer umas polls aqui no forum acerca do jogo/mod para um mes por exemplo. Podia ser distribuida uma password no forum para garantir que os jogadores eram algo mais que paraquedistas.
Epa olhem e a minha opiniao se for estupida ignorem. Eu faria o mesmo :)
 
Originally posted by timber
Nao percebo muito de redes (destas) mas parece-me que se se passa de 256k para 3 M ou seja se tem doze vezes a largura de banda durante algum tempo o forum vai funcionar bastante bem mesmo. Talvez no futuro 3 M nao seja suficiente mas por agora acho que tem margem de manobra para a tal experiencia do server.

....exactamente.
 
Esqueçam o servidor de jogos. IMHO, é uma péssima ideia.

Analiticamente, um servidor de jogos é um "nice to have", não acrescenta valor. (Está provado que o negócio dos jogos online é um poço sem fundo).

Esforçem-se por garantir uma qualidade exemplar do site e do fórum (já que este assume uma importância muito significativa).

Aqui vai uma ideia, coloquem banners com promoções e afins nas páginas das threads, embora isso me *incomode*, para vós é negócio.
 
Originally posted by SUp3rFM
Esqueçam o servidor de jogos. IMHO, é uma péssima ideia.

Analiticamente, um servidor de jogos é um "nice to have", não acrescenta valor. (Está provado que o negócio dos jogos online é um poço sem fundo).

Quanto ao "nice to have" tens toda a razao... alias e isso que tenho tentado explicar. Um servidor so seria implementado se para tal houvesse condiçoes.

Agora quanto ao negocio eu nao o propus exactamente como isso mas sim como um bonus (ja que ninguem se interessou pela votaçao mensal) para os utilizadores mais frequentes do forum.
E fiz a sugestao porque acho que por exemplo o Poiuy e uma pessoa que gosta dinamizar o forum e tenta sempre recompensar de um algum modo as pessoas que o frequentam.
 
Back
Topo