Mudança para Ubuntu 7.10: Preciso de ser convencido

Archie

Power Member
Ora bem, eu tenho um Toshiba Satellite A100-215 com o Windows XP e estava a ponderar migrar para o Ubuntu 7.10 (escusam de recomendar outras versões de Linux :P). Estou a precisar de formatar o menino (demora uma eternidade a encerrar) e vou a tempo de optar por não instalar o Windows XP.

No portátil, o que eu costumo usar é:
  • Office (que sei que posso usar na mesma com o Wine)
  • Photoshop (posso habituar-me ao Gimp)
  • Deluge (também há para linux)
  • Autocad 2008 (dá para usar com o Wine? Ou só uma versão mais antiga? Alguém com Linux que use o Autocad? É importante que dê já que preciso disto para a faculdade!)
  • Football Manager 2008 (não conseguindo jogar isto em Linux é o suficiente para não o instalar...ou então ponderar uma partição para Windows...mas ter uma partição só para jogar o FM2008 é meio roto e preferia não ter partição com Windows...) <-- Vá, pode custar-me um bocado, mas até posso sacrificar o FM2008...
  • iTunes (mas qualquer programa audio me serve)
  • Feedreader (posso usar o Liferea)
  • Firewall/Antivirus/Antispyware (é necessário com o Linux?)
  • Steam (corre com o Wine? Tenho o Day of Defeat: Source e dá jeito poder joga-lo, já que o paguei :P)
Vá, aficionados do Linux, convençam-me...é que eu quero poder usar aquela mariquice das janelas a "ondular" e a ceninha do cubo :'(

De acordo com este vídeo, aquilo foi feito num portátil com uma ATI Mobility x1300. Sendo a minha uma ATI Mobility x1400 penso que correrá bem com todas aquelas "mariquices".


Até estou disposto a arranjar uma versão mais antiga do Autocad que funcione.


PS: Quando eu digo "mariquices" não é em tom depreciativo...é mesmo isso que me faz querer mudar para Ubuntu. Já são muitos anos de Windows e estou a precisar de variar um bocado ;)
 
Tudo o que indicas tens alternativas ou modos de correr em Linux, agora o AutoCAD ....
tás como eu, ou usas dualboot, ou entao virtualização (usando o vmware ou virtualbox, por ex) criando um windows virtual. Porque, desde o Autocad 2000, não conseguirás correr em linux, seja de que forma for.
E a maquina aguenta bem ;)
 
Nunca percebi muito bem como era isso do VMWare. E quanto ao dual boot, como achas que deveria dividir o meu disco (tem 115 gigas) tendo em conta que, em principio, apenas usaria o Windows para o Autocad e um ou outro programa que não desse mesmo em Linux.

E já agora, teria acesso à partição Linux, estando em Windows? E vice versa?

PS: Se a 'virtualização' não fosse pesada e simples de usar podia ser uma boa solução. Teria sempre o Windows "instalado"?
 
Última edição:
É possível ter acesso de escrita/leitura no Linux, e vice versa (se partição Linux for ext3, reiserfs).

A virtualização é usar uma instalação virtual (nao tem nada a ver com dual boot e instalação fisica de win), digamos, instalas o win dentro do linux.
 
O Photoshop já corre em Linux (CS2 mais especificamente) via Wine.

O FM2008 também corre sem problemas de mais.

O VirtualBox permite-te virtualizar instalações e trocar ficheiros entre estas muito facilmente
 
Ou seja, posso instalar apenas o Ubuntu no portátil, depois através do Virtual Box ou VMWare "instalar" o Windows e de seguida o Autocad 2008?
 
Podes :) É claro que vais ter algum hit na performance (estas a emular um SO, não te esqueças), mas os resultados devem ser satisfatórios.
E já agora, o Steam + DoD:S funciona perfeitamente :) Ver aqui.
 
Última edição:
Podes :) É claro que vais ter algum hit na performance (estas a emular um SO, não te esqueças), mas os resultados devem ser satisfatórios.
E já agora, o Steam + DoD:S funciona perfeitamente :) Ver aqui.


Archie, você não tem permissão para aceder a esta página por uma das seguintes razões:
  1. A sua conta não tem previlégios suficientes. Informe-se junto da Administração do Forum
  2. Esta página está desactivada pelos responsáveis do forum.
:P


Alguém que tenha corrido Autocad em VMWare?
 
me :p
Mas a nao ser que precises mesmo, não uses o 2008 :S
Demasiado pesado, agrava um pouco mais a virtualização...
Eu uso o 2007 (civil no meu caso), ou entao ve tb o briscad.
 
Última edição:
Estão aqui ao lado a dizer que devido ao facto de ter apenas 1 giga de ram se calhar o melhor era mesmo criar uma partição de 20 gigas para windows para ter o Autocad e até porque, segundo dizem, irei sempre instalar mais programas que só dão em Windows. Que dizem sobre isto.

PS: Desculpem as perguntas constantes é que isto de fazer mudanças tem muito que se lhe diga :P
 
eu aconselho um dual boot. pode dar trabalho estar a mudar mas tens uma performance melhor. quanto á instalação e configuração não tive problema nenhum. configurou tudo á primeira sozinho incluindo wireless. encontras clones ou programas que fazem a mesma coisa ou melhor do que os programas em windows mas apenas com o problema do autocad (até em macintosh não conseguem)
 
Também tenho um Toshiba Satellite A100-215 :D

Football Manager funciona na perfeição no Ubuntu.

Já agora, o Bluetooth também funciona, e bem melhor que no Windows. :P

Quanto à X1400, sim, vais conseguir ter todas as "mariquices".
 
aluminium23,também eu tenho esse toshiba a100-215! :D mas faltam me configurações...:( tipo nao consigo usar as teclas de função (Fn), e o bluetooth apesar de funcionar, n consigo enviar ficheiros...podes me ajudar?
 
Eu tenho um pequeno problema e acho que vou acabar por tentar o OpenSuse, com pena minha...

O Ubuntu ao iniciar, aparece o Grub, escolho o Ubuntu 7.10 mas depois fica o ecrã do portátil todo preto e não passa disso.


EDIT:
Ninguém pode ajudar? Os que têm Ubuntu e um Toshiba A100...com a ATI Mobility x1400/1300, não tiveram o problema do ecrã preto?


Agora estou sem portátil e não me apetecia desistir já e voltar ao Windows... :(
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo