Mudança pra linux!!

ok. mas só uma pergunta. eu estou ligado a net com outro pc. se eu fizer o download dos drivers, como é k meto isso dentro do linux se eu nem sou capaz de entrar dentro do linux???
 
uma pergunta.. no setup deve ter sido perguntado k resoluçoes ias kerer usar... lembras te se as k escolheste eram compativeis com a tua placa?

por ex. 800x600, 1024x768, 1280x1024 sao compativeis.

entra na consola atraves do ctrl+alt+backspace;

faz ifconfig e ve se tens a interface eth0 . se n tiveres n tens net e isso é mau;

guia de como instalar ubuntu em brasileiro : http://breezy.ubuntuguidebrasil.org/

segue as instruçoes de instalaçao da placa grafica;

cumprimentos.
 
Eldor disse:
ok. mas só uma pergunta. eu estou ligado a net com outro pc. se eu fizer o download dos drivers, como é k meto isso dentro do linux se eu nem sou capaz de entrar dentro do linux???

hm.. n percebi bem a tua pergunta mas.. kuando tas na consola de texto ja tas em linux. so k nao tens o ambiente grafico carregado.

ah ja percebi. n tens net no pc em k tas a instalar o linux?
 
experimenta isto: ctrl+alt+F2 (isto muda-te para a consola), depois usa uma disquete, cd, pen (ou ***** outra treta dessas portateis) para passares para o outro pc.

abraços, HecKel
 
É assim há duas formas de instalares os drivers, uma é usando os repositórios, outra é fazendo download como eu expliquei.
Usar os repositórios era mais facil, mas era preciso teres net no linux, por isso acho melhor fazeres assim:
1-Sacas os drivers noutro PC com net.
2-Gravas pra uma pen ou leitor de mp3 ou qq coisa k sirva de usbdisk e ligas ao PC do Linux
3-Fazes "mkdir /media/usbdisk" para criares uma pasta onde montar a pen
4-Fazes mount /dev/sda /media/usbdisk (se tiveres um disco SATA então esse disco deve ser o sda e a pen sdb, logo invês de fazeres o k que eu disse trocas "sda" por "sdb")
5-"cd /media/usbdisk" e segues as intruções que dei há bocado.
 
mas para experimentar o linux existem mesmo os liveCDs né?
eu nunca aconselharia a instalar o linux sem antes deitar as maos a um live :P
 
axo k experimentar o linux atraves dum livecd n é uma experiencia fidedigna. sao bons ms n sao tanto. alem disso sao lentos.
serve pra desenrascar..

n ha nd como instalar o sistema e experimenta lo.

cumps.
 
souto disse:
axo k experimentar o linux atraves dum livecd n é uma experiencia fidedigna. sao bons ms n sao tanto. alem disso sao lentos.
serve pra desenrascar..

n ha nd como instalar o sistema e experimenta lo.

cumps.

Disseste tudo (mas devia ser experimentá-lo ;)).
Mas sim, os live cd são lentos e não mostram o que é verdadeiramente usar o linux. Uma partição faz-se bem e há mtas distros faceis de instalar.
 
LiveCDs são excelentes para quando há acidentes.
Quando o XP do meu portátil morreu sem explicação (deve ter adivinhado que ia ser substituído por Linux, e então suicidou-se :lol:) , foi graças a um LiveCD que consegui copiar os dados do portátil pro desktop, antes de formatá-lo :D.
Mas para ter uma noção real do que é o Linux não há nada como instalar no disco.
 
Parabens por quereres mudar, mas começemos então por chamar às coisas os seus devidos nomes, para que possas realmente entender o que são as coisas e como são as coisas.


trabalho com este OS desde o velhinho windows 3.1

O 3.1 não é um SO, é só um GUI para o DOS.


e nunca mas nunka vi/mexi com o OS linux...

Nem tu, nem ninguém, porque o Linux não é um SO, é apenas um kernel (nucleo), de um OS chamado GNU/Linux.



Tenho um amd64 3400 e estou a sacar logo o primeiro uma x que é pra o meu processador ( penso eu de k).... mas será a melhor opção!? volto a lembrar que não pesco nada de linux... a instalação será fácil?!?

As respostas são: sim e sim.




Ou devia de instalar outra versão do linux!??!
Outro caso de nome desadequado, versões de Linux são 1, 2.0, 2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5, 2.6, etc... O nome que deverias ter utilizado seria distribuição, pois são coisas diferentes.




e mais... lol! se eu ñ gostar disto, a unistall é fácil??

Tão fácil quanto a de qualquer outro sistema, é só desfazer as partições.



edit: só mais um coisa: uma x que eu tenho 2 discos 1 com 2 repartiçoes e o outro com 3 repartiçoes, isto ñ se vai perder nada, correcto?? tx

Depende. Para criares novas partições podes ter que apagar alguma dessas, ou redimensionar (não é 100% seguro), por isso aconselho-te a fazeres um backup antes. Também depende do metodo de particionamento do disco que utilizares.



o k é o "swap" e o "root"??

SWAP é a partição utilizada para memória virtual root (ou /), é a raiz do sistema (equivalente ao C:\)



Epá a cena é a mesma. o linux acaba de fazer o boot ao sistema, aparece a barra a carregar os files e quando essa barra acaba..... o linux morre! eu ñ encontro nenhuma explicação lógica para isso.... poderá ser esta versão do unbutu que está marada!?

Ok, parece que a instalação não termina. quando isso acontecer faz: ctrl+alt+F2 e um comando como por exemplo o "ps ax", isto para vermos se crachou, depois faz também ctrl+alt+F3 (ou F4), não me lembro de cor, com isso deves ir para a uma consola que mostra tudo o que se está a passar nos "bastidores".





n desistes nd.. o k dá pica no linux sao os problemas.

Isso dizes tu que usas por desporto, se só usasses GNU/Linux para tudo inclusivé para trabalhar, já não dizias isso.



Os live cds são uma experiência de GNU/Linux verdadeira ao contrário do que disseram, é diferente de ter instalado, mas não deixa de ser usar GNU/Linux na mesma.
 
falco disse:
Os live cds são uma experiência de GNU/Linux verdadeira ao contrário do que disseram, é diferente de ter instalado, mas não deixa de ser usar GNU/Linux na mesma.

True. Fora a velocidade rasca e o kernel "one size fits all" vai dar no mesmo. Se bem que falco, os Live parecem mais um Windows bloatware que um GNU/Linux ,) Mesmo o Slax parece que tentaram empacotar todo o junk que conseguiram lá meter, e suportar de tudo.

Eldor:

P/ acaso não tens um TFT? É que muita distro que por ai anda, incluindo muito Live, assume erradamente que tens um CRT 1/2 decente e manda-sa ao monitor como tal. E nos TFT's, salvo raras (e boas) excepções, o bixo manda-te pastar. O X tá lá, e podes usá-lo, o problema é que não podes vê-lo...

xorgsetup ou xorgconfig pra "reescrever" a config do X e prontos... Quanto aos drivers, não te dês ao trabalho ainda. Enquanto o monitor não estiver conf, os drivers pouco ou nada podem fazer.
 
falco disse:
Não parecem nada...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
(Apesar disto ser puro spam simplesmente não resisti)

EDIT: Isto tinha bastantes mais :lol:'s mas pro bem do forum decidi retirar alguns :)

Quanto ao trabalhar ou não, um Linux bem configuradinho por quem tem unhas não dá trabalho durante MUITO tempo...
 
Última edição:
eu instalei o meu 'ubuntuzinho' dia 14 de outubro. depois de uma semana a instalar o k preciso e a configurar algumas coisas, nunca mais foi preciso nada. nenhum crash desde então. sempre fino! até me estou a começar a fartar desta pasmaceira :p nunca há nada de novo, nenhum bloqueio, nenhum reset... nada :005:
nao tenho dual-boot porque para jogar há a PS2, por isso faço tudo com o ubuntu

continuo a pensar k os primeiros contactos com o sistema se devem fazer através de um live cd. é menos penoso, axo eu... aos meus amigos e conhecidos tenho oferecido copias do ubuntu-live só pa 'sniffarem' um bocado desta maravilha da côr da m3rda :D

o livecd do ubuntu nao se parece rigorosamente nada com o windows, e é tipo WYSIWYG, ou seja depois da instalação eh aquilo que se obtém

cumprimentos!
 
Back
Topo