1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mudança router netcabo: possível?

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por __Miguel_, 1 de Março de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1570)

1. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Boas, pessoal.

Já fiz uma pesquisa aqui no fórum e não consegui encontrar resposta a uma dúvida que tenho, queria pedir a vossa ajuda.

O que se passa é o seguinte: quando instalei Zon cá em casa há pouco mais de um mês, meterem-me o router VoIP wireless da Netgear. Todo catita, e tal, disseram-me que teria um alcance "fenomenal", que na loja da empresa responsável alcançava 50 metros (com paredes), etc., etc., e que se porta muito bem em termos de transferências.

Ora, não só o segmento wireless é uma porcaria (nem 15 metros como deve ser aguenta), como desde a instalação que a minha capacidade de gerir torrents passou a ser basicamente nula.

Pensei que fosse do "famoso" TS, mas testes noutro utilizador Netcabo da mesma área (rua abaixo, servido pelo mesmo backbone) mostram que é perfeitamente possível ter bons resultados com torrents, e a única diferença é o modem (o outro é um Alcatel VoIP). Vim a descobrir hoje que este router é um dos "bad routers" da lista do Azureus. Já alterei as configurações, e a coisa melhorou um pedaço, mas continua extremamente instável (embora de facto já tenha taxas de transferência média acima dos 15KBps, triplicou no espaço de meia hora... lol).

O que significa que o que tenho a fazer é trocar o raio do router, por outra coisa decente. A questão é: posso simplesmente arranjar um modem novo (tipo o kit com fios, já que tem de ser uma coisa com VoIP, se não perco a linha telefónica), e instalar em vez deste? Ou o acesso está limitado ao endereço de MAC do router?

Se está limitado ao MAC do router, o kit com fios permite modo bridge? É que se permite, é relativamente fácil de alterar o MAC da placa de rede interna por software, e a Netcabo nem dá conta da mudança...

Ou será melhor ligar para lá, e dizer que o router tem muitas quebras de ligação, e que prefiro que mo troquem pelo com fios? De qualquer das formas, mesmo que seja melhor pedir a troca, gostava de saber se posso contar com o modo bridge... O meu "router" de serviço tem muito mais poder de processamento do que qualquer modem/router que os fornecedores de acesso "emprestadão"...

Obrigado desde já.

Cumps.

Miguel

2. userN

userN Power Member

está bloqueado/limitado ao mac adress.

3. asturmas

asturmas Power Member

Se mudares de router tens de lhes telefonar para alterarem o mac para o novo

4. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Thanks!

Tinha essa sensação, sobretudo porque tive de fornecer esse dado quando fui configurar o meu painel de controlo no site da Netcabo (e porque me pareceu que os técnicos que cá vieram tiraram esses dados).

Agora resta saber se ainda assim o modem com fios pode contornar isso se ligado a um router com capacidade de MAC spoofing... E se ao fazer isso não perco o acesso VoIP (que, estranhamente, parece ser independente da ligação à Net, não obstante estar ligado ao mesmo cabo...)

Cumps.

Miguel

5. userN

userN Power Member

pessoalmente faria outra coisa.

ligava para o apoio a cliente e pedia se me podiam trocar esse modem/router por um simples modem, explicando os motivos. a zon utiliza por exemplo thomson thg540 que era a solução ideal.

pronto depois ligavas ao modem via rj45 um router à tua escolha.

6. mrosendo

mrosendo Power Member

podes mudar o router à vontade, mas tem que ser um router que possas mudar tambem o macadress, Smc ou outros é questão de ver as caracteristicas.
    cumps

7. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Pois, a minha ideia era mesmo essa, mas para evitar a situação de "double NAT" seria bom se o modem VoIP da Netcabo (como disse, tenho de ter a versão VoIP, já que a Netcabo faz o favor de ter uma implementação SIP tão proprietária que nem que queiramos conseguimos ter telefone sem um router deles) ligado ao meu router dedicado (baseado num Pentium D 805...:004: Nunca tive problemas de excesso de ligações simultâneas... :lol:)

Por isso é que precisava de saber se tem modo bridge, para ter a certeza que posso fazer MAC spoof se for preciso.

O problema é que já estou careca de telefonar para a ZON... Em pouco mais de um mês de contrato já passei quase duas horas ao telefone com a assistência, apresentei umas quatro reclamações, e sinceramente já estou farto deles... Sim, tem corrido assim TÃO bem... Desde instalação mal feita até marcações de deslocações de técnicos para dias em que a Netcabo sabe que não posso estar em casa (incluindo marcarem-me para uma data indisponível imediatamente a seguir de eu dizer que não podia)...

Eles têm de vir cá mais uma vez esta semana (desta vez é por causa da instalação telefónica, que teoricamente seria apenas ligar o router a uma tomada e cortar os cabos da PT, mas não), vou aproveitar e quando chegarem peço que me troquem o router, para ver se não dou em louco e não envelheço mais 20 anos em 15 minutos de ligação (sim, menos do que isso é milagre, só quase 2 são para "navegar" o sistema de menus e conseguir que me atenda um operador...), com um ou vários operadores que não percebem Português básico nem dão conta do que estamos a pedir.

Ok, /VENT. Sorry. Netcabo está a transformar-se depressa num "pet peeve", tenho de aprender a controlar-me...

Obrigado pelo input.

Cumps.

Miguel

8. userN

userN Power Member

está-me a falhar algo.

basicamente pela minha solução (que é a que eu tenho lol) mandavam o netgear com os porcos e basicamente ligavam lá um modem+voip (o modelo que indiquei por exemplo) e depois ligavas por rj45 um router wireless e pronto, não havia problemas da tua parte com mac adress.

9. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Exacto, a ideia é essa, estava a concordar contigo

Só que em vez de ligar o modem a um router wireless (que não tenho, só tenho um AP), posso ligá-lo ao meu router dedicado/máquina de sacanços/servidor WSUS/servidor de ficheiros, etc.. O Windows até é um excelente router. É apenas uma solução mais "radical" :004:

A questão é que não posso apenas mandar o Netgear "com os porcos", a Netcabo bloqueia o acesso ao endereço de MAC (endereço físico único de qualquer dispositivo com acesso à rede) do router que compramos, é preciso sempre passar por eles a mudança de router (coisa que eu sinceramente dispensava, como disse estou farto do atendimento do suporte técnico).

A não ser que o próprio router VoIP com fios que referiste (o segundo modelo que a Netcabo comercializa hoje em dia) possa alterar por software o seu endereço MAC (MAC spoofing), e assim bastava ir a uma loja e pegar num novo.

Confesso sinceramente que não sei como é que o dito modem trabalha, mas parece-me que é um "semi-bridge", para o teres ligado ao router wireless sem problemas de acesso exterior. Se tivesse firewall e NAT integrados, o eMule e o uTorrent, por exemplo, seriam extremamente difíceis de configurar. Só vendo o manual oficial da Alcatel, para ter a certeza.

Anyway, isto torna-se um bocado complicado demais, o mais simples vai mesmo ser eu engolir em seco, puxar da minha bengala e ligar mesmo para lá a dizer "Olhem, já que estão com a mão na massa, aproveitem e troquem-me o router quando vierem fazer a instalação do telefone, que isto não dá com nada..." :P

Cumps.

Miguel

10. userN

userN Power Member

epá o técnico trata do mac adress com a netcabo por sms ou telefone, não tens de te preocupar com tal.
    a questão é mesmo que provavelmente não tens um router wireless, e isso sim será um investimento a fazer, o router que depois ligas ao modem voip já a netcabo nada tem a ver com isso e não precisas de nada deles.

11. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Sim, eu sei. Não queria era ter de ligar para lá a dizer que quero mudar de modem :P

Não tenho, nem quero ter. Invariavelmente, os routers que se compram têm IMENSAS limitações, de um modo ou de outro. Por isso o meu router sempre foi (até ter mudado para ZON) um PC dedicado, que trata de quase tudo, e envia o sinal para um switch/AP para a parte wireless e distribuição do sinal de rede pela casa (tecnicamente, o switch/AP é um router wireless da USR, mas nunca dei uso à parte de router, por causa das limitações que falei; se deixo o PC dos downloads ligado 24/7, também pode gerir a rede, né?).

Queria voltar a ter o modelo antigo, agora está uma confusão. Não tenho switches, o PC/router passou a ser só PC, e não dá jeito usar o switch do router wireless da Netcabo, o que significa que tenho duas redes sem fios, e um "salto" extra no acesso à Net em quase todos os PCs, o que mete mais uns ms nos pings... :mad:

Cumps.

Miguel

12. userN

userN Power Member

eles não se devem importar muito de te trocar um router netgear por um modem voip tradicional, digo eu...

13. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Let's hope so.

O meu problema maior é mesmo ter de voltar a ligar para lá. Mas paciência, um bocado de mentalização prévia e pronto, lá terá de ser :P

Cumps.

Miguel

Partilhar esta Página