Mudar a fan do NF4 na A8N-E.

x0cHiPiLLi

Power Member
Tenho uma Asus A8N-E e comprei o CoolerMaster Blue Ice SLC-S41-U1 para substituir a fan do NForce 4 (que por acaso não é assim tao barulhenta quanto isso).

Como é a minha primeira board com cooler para o NorthBridge e não estou a ver bem como se tira a fan de stock, precisava de ajuda.
Alguém sabe como tirar a fan?
 
Boas,

1- tiras a board para fora

2- na parte de trás existem 2 "pernes" que seguram a fan, só tens que com uma unha ou uma chave à medida empurrares para dentros os dois, ou seja, um género de um prego que está no meio do encaixe, depois vês logo, de forma a soltar os dois (cuidado para não riscares a board)

3- Depois na parte da frente podes puxa-los mais um pouco

4- voltas atrás e empurras um de cada vez até se soltarem na parte da frente.

Foi assim que eu fiz.
 
x0cHiPiLLi disse:
Tenho uma Asus A8N-E e comprei o CoolerMaster Blue Ice SLC-S41-U1 para substituir a fan do NForce 4 (que por acaso não é assim tao barulhenta quanto isso).

Não era mt barulhenta por agora :) Daqui a um mesito ou outro já vias pq é k o pessoal recomenda trocar a fan...
 
eu tenho uma, e se a que ele tem é destas novas revisões, a ventoínha já não é a mesma das antigas, as tais que davam problemas.
quanto ao cooler, vê sem massa térmica adesiva, se tiver não o puxes para fora, roda-o gentilmente num sentido qq para descolar facilmente.
 
Mesmo as novas fazem barulho, uma semana depois de comprar a minha já notava um zumbido na fan (nada demais, mas a verdade é que se ouvia) por isso foi logo trocada.
 
Obrigado

Obrigado pelas respostas.

A fan que veio de stock, é das ultimas revisões, mas como disseram ja noto uma vibração em algumas RPMs.

Como tenho de tirar a board da ATX vai ter de ficar para o fim de semana a troca.
Obrigado.
 
Mais uma pergunta, como instalo o novo cooler? É que não estou a ver sitio para os encaixes da board no cooler novo (CoolerMaster Blue Ice SLC-S41-U1).
 
é, o blue ice tem massa térmica adesiva. coloca-o, e mantém-no premido durante um pare de minutos com o pc ligado que fica seguro que nem uma pedra!
 
Obrigado.

JCmendes disse:
2- na parte de trás existem 2 "pernes" que seguram a fan, só tens que com uma unha ou uma chave à medida empurrares para dentros os dois, ou seja, um género de um prego que está no meio do encaixe, depois vês logo, de forma a soltar os dois (cuidado para não riscares a board)

Não consigo tirar os pinos de plastico por traz da board, eles estao em forma de V e não consigo empurra-los para dentro. A única solução será partir?
 
não!! usa um alicate e puxa-os para fora. funcionam como um arpão, só tens que meter os dentes de lado encostados ao do meio, que com um alicate de pontas finas se faz facilmente! nunca partas esses pinos!!!!
 
Cabalo disse:
não!! usa um alicate e puxa-os para fora. funcionam como um arpão, só tens que meter os dentes de lado encostados ao do meio, que com um alicate de pontas finas se faz facilmente! nunca partas esses pinos!!!!

eu fiz o mesmo k o cabalo disse e funcionou..não há nada mais simples...tem é cuidado para não estragares os circuitos da board (podes riscá-los sem intenção e depois qualquer coisa pode deixar de funcionar)
...
cump's:lol:
 
POR FAVOR AJUDEM-ME. Estou sem computador!!!


Eu também comprei o Blue Ice para mudar e ele não me colou. Reparei que o chip está ligeiramente mais alto do que o resto da superficie do dissipador blue ice. Terá sido por isso que não colou?

Segui o vosso tutorial de forma exacta, e reparei numa coisa. Ao tirar o dissipador de origem do NF4 da A8N-E saiu tb uma camada de borracha cortada em quadrado à medida do dissipador e apenas tira um buraco para o processador. Será que isso era preciso?

O QUE FAÇO AGORA? Ajudem-me, por favor. O Blue Ice já não tem uso??? Não há cola que possa comprar? O que faço, quero a soluçao mais barata porque não tenho dinheiro nenhum.
 
A parte que arrancaste é o shim do chipset. Em principio não será necessário. Também vinha colado à pastilha do stock cooler da minha board quando tirei para por o waterblock.

Quanto ao blue ice, procura no tópico do produto no fórum da *****. Havia muita gente com esse problema (a cola é muito fraca) e alguns arranjaram uma solução.
 
Boas pessoal, decidi usar este tópico para colocar a minha dúvida.

Tenho um colega que tem uma motherboard A8N-SLI cujo cooler do chipset deixou de funcionar. Tive a pesquisar na net e descobri que foi um problema de série. Agora convém como óbvio arranjar solução.

Tive a pesquisar e encontrei um cooler da Coolermaster, cujo modelo é: BLUE ICE SLC-S41-U1. Será que dará para o modelo da ASUS dele?

Em alternativa recomendam outro cooler, ou outra solução?
 
Boas pessoal, decidi usar este tópico para colocar a minha dúvida.

Tenho um colega que tem uma motherboard A8N-SLI cujo cooler do chipset deixou de funcionar. Tive a pesquisar na net e descobri que foi um problema de série. Agora convém como óbvio arranjar solução.

Tive a pesquisar e encontrei um cooler da Coolermaster, cujo modelo é: BLUE ICE SLC-S41-U1. Será que dará para o modelo da ASUS dele?

Em alternativa recomendam outro cooler, ou outra solução?

Presumo que já tenhas resolvido isso mas sim podes. Mesmo que vá atrasado para ti a resposta pode dar jeito a alguem.

Pois é, a ventoinha do Blue Ice SLC-S41-U1 já tem 4 anos e já está a fazer um barulho insuportavel e até nem arranca com temperaturas baixas, parece estar presa em si propria, só quando o nforce aquece muito é que ela arranca, ou seja só quando a board lhe da mais potencia..

Como este computador ainda me dá muito jeito quero continuar a usá-lo, até pq comprei um portatil e estou a pensar comprar o Xtreamer Eztrayz..

Mas estou a pensar manter o dissipador do Blue Ice e apenas mudar a ventoinha.
Pergunta: é possivel comprar uma ventoinha de 40mm e aparafusa-la em cima do dissipador do blue ice? Parece-me que sim. Dessa forma iria manter o dissipador do blue ice e apenas gastaria dinheiro numa ventoinha.
A ser assim, que ventoinha de 40mm aconcelham? Uma silenciosa...


Outra dúvida: Um amigo meu ha uns anos comprou em 2a mao a a8ne tb e aquilo vinha com um blue ice tb, mas quem meteu o blue ice não tirou os pinos do cooler original, deixaram ficar o metal que estava preso com os pinos à board em cima do nforce 4 e meteram o blue ice em cima desse metal, mas parece que funciona bem pq as temperaturas quase nunca passam dos 35º.
Mas agora o dissipador do blue ice descolou dessa placa do cooler original e ele tem de ter o computador na horizontal para o cooler nao cair.
A Pergunta é: Dá para colar o dissipador do blue ice ao metal do cooler original com super cola 3? Tipo colar de lado apenas? Em baixo ele mete massa termica mas de lado meteria umas gotas de super cola 3. Nao há problema?

Obrigado, por favor ajudem.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo