Guia Mudar a room do meu xiaomi note 9 pro da vodafone

Bem aderi a uma promocao da vodafone comprando o xiaomi redmi note 9 pro por 175 euros no clube viva.
A fidelização não é problema para mim, porem deparei-me com uma coisa que nao sabia:a miui vai na versao 12.5 e a ultima versao disponivel no meu xiaomi e a 11.0.4 nao dando para instalar as mais recentes.
Vim a descobrir que as companhias de telecomuicacoes fazem parcerias com as marcas que lhe deixam criar as proprias rooms onde as empresas conseguem limitar e incluir aplicacoes proprias como apps inuteis da vodadone sejam pre instaladas nos telemoveis. Não sei se as companhias de redes (Vodafone) costumam disponibilizar as atualizações rapidamente ou nao ou msm se deixam fazer alguma atualizacao.
Acho completamente errado isto acontecer pk primeiro ningem avisa que isto acontece segundo deixam-nos a nos utilizadores com sistemas de software que poderam ter problemas de seguranca pois por alguma razao foram incrementadas versoes mais recentes.
Alguem sabe se é possivel ou razoavel e segur mudar a room manualmente do meu telemovel para nao ficar retido na versao da vodafone?
 
Back
Topo