Mudar de carreira

Vou-te dar a minha opinião.
Eu frequentei há uns meses um curso de programação na Flag. Saí de lá a saber fazer "algumas" coisas, sei montar um site mas pouco mais. A nível de Front-End sais de lá com bons conhecimento e se estudares muito em casa até te consegues safar bem a longo prazo (mas não esperes rios de dinheiro porque sinceramente hoje em dia Front-End é o que há mais para aí).

Posto isto, a nível de back-end o curso é uma m****. Sais de lá sem sequer teres boas bases de PHP (que também não te aconselho a estudares, visto que é uma linguagem que, a cada ano que passa, mais se fala sobre o seu desuso).

Basicamente foi um curso onde gastei muito e aproveitei pouco, uma vez que voltei à minha área de trabalho (marketing digital), e sinceramente não estou arrependido, para aquilo que se ganha cá em Portugal e para a dor de cabeça que é a programação, prefiro mil vezes fazer o que gosto.
No final ainda abri uma agência juntamente com um amigo meu e estamos agora a dar os primeiros passos: www.touchdigital.pt, já agora se alguém estiver à procura de serviços dos que oferecemos, estão à vontade para divulgar , fazemos um descontinho para o pessoal do Zwame :205:

Lá está, mal aproveitado porque não gostas da área. Mesmo assim, Flag, restart, etic's e afins, ou trabalhas constantemente e estás e cima do acontecimento, ou retiras pouco de lá.

Existe cursos e cursos, e para mim os "cursos" que estão a dar, são os que estão mais caros no mercado, em menos tempo, e garantem emprego, mas lá está... É preciso aprender, e perceber se tens gosto pela área ou não.

Eu não gostava quando entrei na faculdade. Passado uns anos, decidi apostar num bootcamp já falado á 4 anos aqui pelo fórum (basta pesquisarem por Alphappl) e consegui aprender e adoro esta área!

Backend? Uma questão de aprendizagem, força de vontade e persistência. Não sou o melhor nem o maior profissional do Front-End, mas pretendo e quero melhorar todos os dias.

Cumprimentos,

Pedro Cruz
 
Posto isto, a nível de back-end o curso é uma m****. Sais de lá sem sequer teres boas bases de PHP (que também não te aconselho a estudares, visto que é uma linguagem que, a cada ano que passa, mais se fala sobre o seu desuso).
Estás-te a basear em quê? É a linguagem de programação server-side mais usada para web, até subiu de rank no github (5º lugar actualmente de todas as linguagens e não só de programação) e fala-se no desuso?

Terem aproveitado os avanços que o Facebook fez para aumentar a performance e funcionalidades no PHP7 deu uma nova vida ao PHP, tanto que o Ruby começou a perder popularidade (e tinha ganho bastante com o fail do PHP6 que nunca foi lançado).

Outra linguagem que compete com o PHP é o Python, muito parecida por ser também baseada em C, mas com um uso muito mais abrangente a todos os níveis e não só web, e daí é difícil de comparar.
 
Tive recentemente uma proposta para trabalhar remotamente para um empresa estrangeira, o que me permitiria auferir um bom salario e principalmente, sair de lisboa.
Infelizmente teria de mudar a minha carreira de dev java para dotNet.
Estou a ponderar o assunto mas tenho medo de aceitar e destruir a minha carreira.
Aceitam-se opiniões :)
 
Última edição:
Tive recentemente uma proposta para trabalhar remotamente para um empresa estrangeira, o que me permitiria auferir um bom salario e principalmente, sair de lisboa.
Infelizmente teria de mudar a minha carreira de dev java para dotNet.
Estou a ponderar o assunto mas tenho medo de aceitar e destruir a minha carreira.
Aceitam-se opiniões :)

Bom, primeiro estuda o caso de como poderá funcionar a nível de trabalho o .net e depois sim dás uma resposta. Se gostares de .NET, why not?
 
Tive recentemente uma proposta para trabalhar remotamente para um empresa estrangeira, o que me permitiria auferir um bom salario e principalmente, sair de lisboa.
Infelizmente teria de mudar a minha carreira de dev java para dotNet.
Estou a ponderar o assunto mas tenho medo de aceitar e destruir a minha carreira.
Aceitam-se opiniões :)

O trabalho remoto requer um modo de pensar e de estar totalmente diferente do trabalho dito convencional. As coisas parecem mais simples mais tens muita distracção (especialmente se trabalhares em casa). As coisas podem correr terrivelmente mal.

Não sei a que te referes como carreira. Estás estável actualmente e pensas mais tarde ou mais cedo aceder a um cargo de gestão? Então nesse caso não saias.

Mas se tens um cargo técnico e estás naquela fase em que começas a estar farto e tens aquele feeling de: "é sempre a mesma coisa" então convém sair.
 
O trabalho remoto requer um modo de pensar e de estar totalmente diferente do trabalho dito convencional. As coisas parecem mais simples mais tens muita distracção (especialmente se trabalhares em casa). As coisas podem correr terrivelmente mal.

Não sei a que te referes como carreira. Estás estável actualmente e pensas mais tarde ou mais cedo aceder a um cargo de gestão? Então nesse caso não saias.

Mas se tens um cargo técnico e estás naquela fase em que começas a estar farto e tens aquele feeling de: "é sempre a mesma coisa" então convém sair.

Nao tenho qualquer objectivo ou talento para gestão. A minha ideia é seguir uma carreira técnica o mais possível mas mudar de linguagem de programação atira-me para o fundo da tabela no ranking de devs dotNet. Para alem do maias nao estou muito seguro quanto ao futuro do C#.
Se a coisa correr mal e tiver de voltar ao java provavelmente perdi valor de mercado. Se adicionar mos a isto a minha saída da zona de lisboa o risco cresce exponencialmente dado que é muito mais difícil arranjar trabalho fora da capital.
 
Não te aconselho, e passo a explicar: Estes cursos de "Escolas" como a Flag, como a Restart, tenho notado que as pessoas saiem de lá a perceber um bocadito de tudo, mas depois no mercado de trabalho não fazem mesmo nada. Muito perdidas, não sabem grande coisa sobre o mercado de trabalho.

É preferivel (e isto já digo mais por experiência própria e porque eu tb o faço) investir 3 meses / 3 meses e meio e sabes de um componente mais focado em algo (caso da Acedmia de código: Focam-se em Front/Backend e teem uma taxa de sucesso bastante grande, e ainda tens a componente de entrevistas e dares-te a conhecer no mercado de trabalho) portanto eu aconselho-te mais esses cursos. Problema: valores bastante altos

Pode parecer publicidade, mas já agora dou a conhecer ás pessoas, que sou grou admin do freecodecamp.org . Fazemos meetups semanais, e todas as semanas ajudo pessoas. É uma comunidade open source, que se entre ajuda com base de comunidades locais (no meu caso, é o freecodecamp Lisbon)

Espero ter ajudado, alguma coisa podem enviar MP a pedir mais informações. Se fui contra alguma regra, podem também mandar MP

Cumprimentos,

Pedro Cruz
Boa tarde Pedro. Podes-me ajudar a tomar uma decisão? Obrigado
 
Back
Topo