1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mudar de carreira

Discussão em 'Programação' iniciada por Ivo_R, 22 de Setembro de 2016. (Respostas: 35; Visualizações: 2999)

  1. Mais uma vez, muito obrigado, já estou a trabalhar na 1º App para o portefólio (1º step de muitos), espero poder mostrar a app assim que estiver pronta para poder ter algumas opiniões sobre o que fazer e não fazer.

    A sugestão do github foi fantástica encontrei logo o que procurava!
    Esse livecoding.tv parece ser bom, vou dar uma boa vista de olhos!
     
  2. diogovans

    diogovans To fold or to FOLD?

    Boas,

    Vou desenterrar este post pois ando também a ponderar mudar de área de trabalho. Atualmente estou a investigar vários cursos/bootcamps de programação em Portugal e já tenho uma lista considerável:
    • Academia de código
    • Acertar o Rumo
    • Galileu
    • Le Wagon
    • Flag
    Também considerei inscrever-me em engenharia informática mas já tenho uma licenciatura em Economia e não me apetecia estar mais 3 anos à espera para começar a trabalhar. Prefiro começar o mais cedo possível e ir aprendendo o máximo possível "on-the-job" e no meu tempo livre.

    Pela pesquisa que já fiz aqui pelo forum, há sempre aquele debate se ir para estes cursos não universitários compensa ou não. Neste momento estou mais virado para um curso de Java da Galileu (é do mesmo grupo da Flag): https://www.galileu.pt/oferta/programador-de-aplicacoes-java-lisboa-pos-laboral-e-sabados-20180522/. Java é a linguagem mais popular do mundo, gostei do que vi do programa do curso e o preço parece-me razoável.

    Alguém quer dar a sua opinião? Sabem de mais cursos do género?

    Obrigado
     
  3. anjo2

    anjo2 Power Member

    O que é para ti a mais popular? A linguagem mais discutida no stackoverflow e a que tem mais repositórios activos no Github é Javascript e não Java.

    A diferença entre um curso ténico e um curso de engenharia é que num curso técnico aprendes algo especifico, como por exemplo, uma linguagem de programação, numa universidade aprendes as bases da programação para teres capacidade de programar em qualquer linguagem, são coisas muito diferentes.

    Se queres aprender uma linguagem, convém escolheres uma linguagem de acordo com o que queres fazer e não por ser popular.
     
  4. Um amigo meu foi para um desses bootcamps (Le Wagon) gastar balúrdios para fazer tutoriais que podia fazer grátis online naquela de "mudar as perspectivas de carreira". Acabou e voltou à carreira anterior (numa área totalmente diferente). Isso não significa nada, mas cheira-me que é muito complicado desenvolveres a capacidade de abstracção necessária para programar o mínimo tão rápido. Para isso creio que mais vale comprar um bom livro de iniciação à programação e ires lendo e brincando com o código. Há também alguns tutoriais que te ensinam o básico e depois complementas isso com um bom livro de algoritmia. Assim até testas se, de facto, é esse o caminho que queres seguir (podes nem gostar da cena).
    Visto teres um background virado para as ciências económicas, já pensaste em experimentar a área de Business Intelligence? Acaba por ser uma espécie de meio-termo, não é exigente a nível de algoritmia e muitas empresas dão formação.
     
  5. diogovans

    diogovans To fold or to FOLD?

    Para afirmar sobre a popularidade baseei-me neste ranking: https://www.tiobe.com/tiobe-index/

    Mas concordo contigo, devo escolher uma linguagem com base no que quero fazer e não porque é popular. Eu próprio ainda não sei bem o que quero fazer, daí a confusão.
     
  6. pedropcruz

    pedropcruz Power Member

    Não te aconselho, e passo a explicar: Estes cursos de "Escolas" como a Flag, como a Restart, tenho notado que as pessoas saiem de lá a perceber um bocadito de tudo, mas depois no mercado de trabalho não fazem mesmo nada. Muito perdidas, não sabem grande coisa sobre o mercado de trabalho.

    É preferivel (e isto já digo mais por experiência própria e porque eu tb o faço) investir 3 meses / 3 meses e meio e sabes de um componente mais focado em algo (caso da Acedmia de código: Focam-se em Front/Backend e teem uma taxa de sucesso bastante grande, e ainda tens a componente de entrevistas e dares-te a conhecer no mercado de trabalho) portanto eu aconselho-te mais esses cursos. Problema: valores bastante altos

    Pode parecer publicidade, mas já agora dou a conhecer ás pessoas, que sou grou admin do freecodecamp.org . Fazemos meetups semanais, e todas as semanas ajudo pessoas. É uma comunidade open source, que se entre ajuda com base de comunidades locais (no meu caso, é o freecodecamp Lisbon)

    Espero ter ajudado, alguma coisa podem enviar MP a pedir mais informações. Se fui contra alguma regra, podem também mandar MP

    Cumprimentos,

    Pedro Cruz
     
  7. lpa

    lpa

    @diogovans
    Para já parabéns por teres a ideia de querer mudar de carreira. Não é fácil mas as vezes é necessário.

    Quanto ao curso, se já tens uma licenciatura então presumo que tenhas a capacidade de ler/investigar e de carregar com o fardo que daí advém e isso conta muito para fazeres um curso superior (a maior parte do pessoal desiste porque não tem nem adquire essas qualidades). Se queres Eng. Informática então a motivação já a tens e penso que fazes o curso em menos de 3 anos (provavelmente 2 e meio).

    Fala com a instituição de ensino superior que estas interessado (não com a secretaria mas com o próprio director do curso) e esclareces a tuas dúvidas de forma real e não institucionalizada.

    Recomendo vivamente um curso superior em Engenharia (mal ou bem ainda vai compensando).

    Quanto aos outros cursos não recomendo. São um sorvedouro de dinheiro e estarás sempre em desvantagem.
     
  8. lpa

    lpa

    Além do mais a fazeres o curso de Engenharia é mais fácil entrares no mercado de trabalho (logo ou no fim do primeiro ano).
     
  9. lpa

    lpa

    Outra coisa, não tens que fazer a licenciatura. Podes ir para um mestrado Ex este no IST:
    Mestrado Bolonha em Informação e Sistemas Empresariais

    Por mudares de carreira não tens que deitar fora todo o teu conhecimento passado. E acredita um economista que perceba de conceitos de Eng. Softawre ou sistemas de informação é uma raridade. Com a tua experiência tens mais proveito em sistemasd de informação como consultor.

    Boa Sorte e qualquer dúvida diz. O pessoal ajuda sempre.
     
  10. cconst

    cconst Power Member

    Verdade que não tens que fazer uma licenciatura. Podes até fazer unidades curriculares isoladas. Pesquisa sobre este assunto e vê se vale a pena. Basicamente, podes candidatar-te a fazer algumas cadeiras que complementem as tuas necessidades. É um processo sujeito a candidatura e aprovação... Os custos, são por cadeira (tanto quanto sei).
     
  11. cerbero

    cerbero Power Member

    diogovans eu passei por um processo semelhante. Tinha licenciatura em Gestão mas tinha sempre trabalhado em informatica (suporte, redes). Depois de varios anos a "arranjar computadores" decidi dar o passo em frente. Na altura as hiporteses eram FLAG/RUMOS e Acertar o Rumo. Acabei por me inscrever na Licenciatura em Eng Informatica, tive equivalencias as matematicas e fiz aquilo relativamente bem (15v). Logo no 2º ano comecei a trabalhar em desenvolvimento (numa linguagem diferente das usadas na licenciatura) e ainda cá estou :-) Foi chato aqueles 2 anos e tal só a estudar, mas valeu a pena
     
  12. diogovans

    diogovans To fold or to FOLD?

    Obrigado pelas respostas. Conseguiram aliciar-me a investigar melhor a hipótese de tirar a licenciatura em engenharia informática.

    Pois, eu acho que no meu caso, assim que fosse viável gostava de voltar a trabalhar. Depois teria era de ver como conciliar o resto da licenciatura com um trabalho.

    Dei uma vista de olhos nessa hipótese mas acho que eu quero mesmo é ser um "técnico". Esse Mestrado tem o pró de ser uma continuação da minha atual educação, mas acho que o meu interesse e objetivos de longo prazo se alinham mais com outra situação.

    Também vou registar essa alternativa. Se calhar não é o que quero fazer a curto prazo mas quem sabe depois de já ter feito parte do curso de engenharia informática, queira abandonar o percurso normal e ir fazendo o curso de forma mais gradual.
     
  13. Mr Correia

    Mr Correia Power Member

    Eu no teu lugar tentaria primeiro um mestrado numa área mais relacionada com informática, mas que tivesse alguma ligação com a tua licenciatura (basicamente, que aceitem no mestrado pessoas da tua área). Repara que o facto de quereres algo mais técnico não significa que isto seja uma má opção, a parte técnica podes ir ganhando em casa, já a parte de teres como te vender no futuro para um empregador não.

    Outra opção (que é similar a uma que tomei) é tentares as academias de empresas como Novabase e Altran. Às vezes há pessoas de fora das engenharias que conseguem lugar, desde que saibam algo de programação, algo que tu podes ir aprendendo até chegar a altura das candidaturas.

    Para dizer a verdade, no teu lugar até tentaria ambas ao mesmo tempo.
     
  14. Acho difícil tentar-se a transição BI/Data analytics (que é o único mestrado relacionado com informática que poderia aceitar alguém de gestão/economia) para web development (que deduzo ser o interesse do diogovans).
     
  15. pedropcruz

    pedropcruz Power Member

    Nada é impossível, se ele quiser consegue exatamente o que quer, basta querer. Como tudo na vida.
     
  16. "acho difícil" =/= "acho impossível"
     

Partilhar esta Página