1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Mudar de Dist

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por AragTey, 8 de Janeiro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 644)

  1. AragTey

    AragTey Power Member

    Boas,

    tenho o Fecora 3 instalado num dos meus PC, que foi instalado através de CDs. Agora queria mudar de distribuicao para o Arch ou Debian. Qual é a melhor maneira de o fazer para manter o Fedora 3? e qual a melhor maneira de apagar o Fedora e por o Arch?

    Obrigado
     
  2. madskaddie

    madskaddie Power Member

    Se para experimentar, mais vale a maquina virtual...
     
  3. FOKA

    FOKA Power Member

    se tiveres espaço livre faz partiçoes ai e instala ai se nao redimensiona as do fedora com o gparted ou coisa assim... se nao precisas do fedora e instalares arch usa o auto-prepare no setup pra ele te ajudar a particionar o disco
     
  4. AragTey

    AragTey Power Member

    A minha duvida reside ai, como fazer essas particoes e instalar uma nova dist?

    Obrigado
     
  5. esquiso

    esquiso Power Member

    Tens um tutorial generico feito por um *cof*inutil*cof*, basta adaptares para o que queres. Neste caso, diminuires a tua partição do Fedora e deixares espaço para o Arch/Debian.
    Se queres eliminar o Fedora, é deixar o Arch/Debian tomarem conta do disco como donos e senhores. Podes querer que te limpam o Fedora com prazer :D
     
  6. AragTey

    AragTey Power Member

    Ok obrigado, eu ja tinha visto esse tutorial, mas ainda não tinha percebido como funcionavam a esquema de particoes, isto é, se podia usar a mesma swap , ou se tinha de altrerar alguma coisa na dir root, entre outras coisas.

    Acho que vou mesma deixar o arch tratar do fedora :)
     
  7. esquiso

    esquiso Power Member

    Sim, podes usar a mesma partição de swap ;) Basta definir o mountpoint da swap como a partição da dita que já tinhas criado com o Fedora ;)
     
  8. AragTey

    AragTey Power Member

    He he...obrigado pelas dicas ;).

    Já agora, não desfazendo o teu trabalho, existe algum bom guia online para perceber melhor como funcionam as particoes e as directorias em linux. É que comprei um livro, mas é bastante vago neste aspecto :(.

    Obrigado
     

Partilhar esta Página