Mudar de especialização já com algum percurso profissional

Crushy

Membro
Alguém tem alguma experiência nisto? Sou licenciado em Engenharia Informática mas tive a infeliz ideia de me especializar em desenvolvimento de jogos.

Toda a gente me diz que será fácil achar trabalho, e de facto é bastante fácil lá fora mas em Portugal não tenho tido grande sorte. Estou no centro de emprego/linkedin e noutros quantos há mais de um ano por cá e raras são as oportunidades que tenho de entrevista. Penso que será por estar há mais de 5 anos a trabalhar nesta área muito específica.

Já alguém esteve numa situação semelhante e tentou dar a volta? Já pensei em tirar algum curso ou workshop ou algum projecto nos tempos livres mas não tenho certeza se valerá a pena.

Como questão secundária, alguém sabe porque raios o Centro de emprego só tem 15 empregos na área de TI, 5 dos quais não aceitam candidaturas?
 
honestamente estás numa área saturada, e depois jogos em Portugal pior ainda, dizes bem ou pensas seriamente em procurar dentro do que tens fora de Portugal que é a melhor opção, ou vais perder mais tempo a fazer outra variante e acabar novamente a bater com o nariz na porta no que toca a emprego...
 
O problema nao é a área, é a localizacao.
Eu de momento nao consigo dizer nenhuma empresa de jogos com sede e desenvolvimento em Portugal (Se há genuinamente gostava de saber).
Mas a menos de 3 horas de Portugal tens Blizzard, EA, Criteron, Rovio....

Tenho um amigo meu que teve de sair de Portugal para cumprir o sonho dele que era trabalhar na Blizzard, e conseguiu.
 
O problema nao é a área, é a localizacao.
Eu de momento nao consigo dizer nenhuma empresa de jogos com sede e desenvolvimento em Portugal

Há algumas mas são muito pequenas de facto, cheguei inclusive a criar uma delas :) Mas a minha questão não é encontrar emprego na área de jogos, é encontrar emprego em Portugal.

Trabalhas com que linguagens?
Já trabalhei com muita coisa mas acima de tudo C# e .NET. Também já usei C++, Java, Python em vários projetos. Web development já mexi em PHP e Javascript mas só coisas pontuais como ajustar ligeiramente plugins de wordpress.

Também já fiz "Sysop" mas coisas muito limitadas para uma empresa minúscula.
 
Eu de momento nao consigo dizer nenhuma empresa de jogos com sede e desenvolvimento em Portugal (Se há genuinamente gostava de saber).

Miniclip, Nerd Monkeys, Tio Atum, Faxime Game Studios, Insignio Labs, Titan Forged Games. Assim de cabeça lembrei-me dessas, depois tens também um estúdio grande, que tem sede na startup Lisboa e que já lançou pelo menos dois títulos de bastante sucesso, do qual não me recordo do nome.

No entanto, de todos os nomes que indiquei, apenas 3 têm mais que 10 pessoas e, para além disso, a Miniclip gera largamente mais dinheiro que todas as outras juntas.

Tens outras empresas que não se dedicam ao desenvolvimento de jogos mas também o fazem pontualmente, como por exemplo a Science4you, a kamae rt, ou, mais recentemente, a wit software.

Já agora aproveito para dizer que acho que estás a simplificar demais, a área dos jogos é complicadíssima de se entrar seja em que País for (não quer dizer que Portugal não seja dos piores, porque é) devido à quantidade absurda de oferta para a pouca procura que há.

Os salários então são ridículos. Ou se é do top 1%, ou se ganha pouco...

Agora com os cursos de desenvolvimento de jogos que têm surgido em Portugal, imagino que ou criem novas empresas entre colegas, ou ficará quase tudo desempregado...

Edit: A tal empresa de que falei e que não me recordava o nome é a Bica Studios, uma breve pesquisa no google e fiquei logo a saber :p

Há algumas mas são muito pequenas de facto, cheguei inclusive a criar uma delas :) Mas a minha questão não é encontrar emprego na área de jogos, é encontrar emprego em Portugal.


Já trabalhei com muita coisa mas acima de tudo C# e .NET. Também já usei C++, Java, Python em vários projetos. Web development já mexi em PHP e Javascript mas só coisas pontuais como ajustar ligeiramente plugins de wordpress.

Também já fiz "Sysop" mas coisas muito limitadas para uma empresa minúscula.

Define "Portugal". Se tens experiência nisso tudo, parece-me que o problema é estares a procurar apenas numa zona muito pequena. Já procuraste em Lisboa/Porto?

Todas as pessoas que conheci com licenciatura em Eng. Informática e que estavam à procura de emprego à mais de um ano, eram pessoas que apenas queriam encontrar emprego na aldeia/vila/pequena cidade onde moravam. Isso pode ser (quase) impossível.

Em Lisboa, no Porto, ou noutras cidades minimamente grandes, diria que arranjas emprego com relativa facilidade.
 
Última edição:
Já agora aproveito para dizer que acho que estás a simplificar demais, a área dos jogos é complicadíssima de se entrar seja em que País for (não quer dizer que Portugal não seja dos piores, porque é) devido à quantidade absurda de oferta para a pouca procura que há.

Os salários então são ridículos. Ou se é do top 1%, ou se ganha pouco...

Apesar de não ser muito relevante (estou só à procura em Portugal). No estrangeiro não tenho tido grandes problemas. Na Alemanha mais que dupliquei o meu salário em 2 meses (já bastante alto para os padrões portugueses, recebia ~1700€ líquidos) e ontem recusei uma oferta de 4,000€ por mês na Inglaterra. Isto sem estar sequer a procurar ativamente.

Claro que nada disto foi para as empresas "AAA" como a Ubisoft e a Blizzard, essas de facto pagam pouco e são incrivelmente exigentes. O simples facto de não morares na mesma cidade que eles tira-te logo qualquer hipótese de seres considerado.

Por aqui... Em jogos ou outras coisas em que tenho alguma experiência até concorro para posições Júnior e nem para entrevista vou. É incrivelmente frustrante.

De vez em quando tenho recrutadores Portugueses a contactar-me a pedir currículo e nunca passa daí. (Edit: Até já me calhou a Remax a procurar vendedores!)

Há uns meses concorri para um estágio e não me surpreende terem escolhido outra pessoa (era em outsystems). Mesmo a receber o mesmo salário certamente preferem um puto de 21 com mais ou menos a mesma experiência e menos responsabilidades.

Daí a minha vontade de mudar de "carreira".


</rant> Não queria entrar aqui num desabafo mas se calhar explicar melhor a situação ajuda :) O que me interessava mesmo é saber de pessoal que se conseguiu re-especializar em coisas mais mainstream.

Define "Portugal" (...) Em Lisboa, no Porto, ou noutras cidades minimamente grandes, diria que arranjas emprego com relativa facilidade.

Estou primariamente a concorrer para Lisboa mas nunca meti de parte o Porto.
 
Apesar de não ser muito relevante (estou só à procura em Portugal). No estrangeiro não tenho tido grandes problemas. Na Alemanha mais que dupliquei o meu salário em 2 meses (já bastante alto para os padrões portugueses, recebia ~1700€ líquidos) e ontem recusei uma oferta de 4,000€ por mês na Inglaterra. Isto sem estar sequer a procurar ativamente.

Claro que nada disto foi para as empresas "AAA" como a Ubisoft e a Blizzard, essas de facto pagam pouco e são incrivelmente exigentes. O simples facto de não morares na mesma cidade que eles tira-te logo qualquer hipótese de seres considerado.

Era a empresas com títulos AAA que me referia. A nível de pequenas empresas de jogos, apenas estou familiarizado com a realidade Portuguesa, não tenho qualquer noção de como é em outros Países.

Por aqui... Em jogos ou outras coisas em que tenho alguma experiência até concorro para posições Júnior e nem para entrevista vou. É incrivelmente frustrante.

Acho isto demasiado estranho. Será a tua postura? Será o teu CV que está mal feito? Será que pedes valores demasiado altos? Eu continuo a ver pessoas a saírem da faculdade e a encontrar emprego sem qualquer problema, ou isso ou o facebook/linkedin tem-me andado a enganar.

Custa-me a crer, especialmente em Lisboa, que seja assim um problema tão grande ser contratado como Junior. Eu próprio, quando estava prestes a terminar o curso e comecei a enviar CV's, tive imensa facilidade. De 8 empresas para as quais enviei CV, tive entrevistas em 5 ou 6 e tive 2 propostas de emprego. Tudo isto (enviar CV, entrevista e proposta) num prazo de 7 dias.
 
Já pensei que pode ser idade (27) ou jogos não serem bem vistos em Portugal. Quando técnicos me entrevistam costuma correr bem mas é bastante raro chegar a isso o que me faz pensar que não será problema de postura (pelo menos de raíz).

Em relação a salário costumo pedir coisas por volta de 700-800€ mas digo que estou disposto a negociar.

Quanto a CV tentei já duas variantes: tenho um para a minha área que é feito em personalizado e feito em HTML e um genérico (para informática geral) em formato Eurostar. Mas é como disse, lá fora resulta, cá nem por isso....

Também reparei que é muito fácil arranjar emprego mal se sai da faculdade mas do que entendi a partir daí é downhill.

Um colega meu tem a teoria que o meu problema em não arranjar emprego na minha área em Portugal é porque atingi o pico da carreira (ninguém quer senior devs por cá) e o pessoal que está a contratar para outras coisas já tem muitos licenciados a sair das faculdades que vão sempre competir com as coisas mais junior.
 
Estou a falar para as tipicas consultoras, que não é o ideal, mas que é bom para ganahr alguma exp.

Faz parte das coisas que ando a concorrer. Não costumo ter mais sorte que o normal :/ O melhor que me acontece é pedirem o CV em formato word e pedirem para responder umas perguntas noutro documento que até dizem correr bem. Depois, nada.
 
Back
Topo