1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Mudar de ip e dns através do cmd?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por macabrix, 2 de Dezembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 32647)

1. macabrix

macabrix Power Member

Boas,

Uma pequena dúvida, como é possível mudar de ip e dns através, por exemplo, de um batch, do meu adaptador wireless? Keria criar dois bat's, um para configurar quando estou em casa (ip fixo e dns específicos) e outro quando acedo á rede da faculdade (eduroam, atribuição de ip e dns automatico). Alguém me pode ajudar?

Obrigado

2. macabrix

macabrix Power Member

N há nenhum guru do prompt do windows k me possa ajudar? :D

3. Ralf23

Ralf23 Power Member

Pode ser que isto ajude

4. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

O que podes fazer é mudar o IP, mas sem escolher qual.

ipconfig /renew

E para o DNS penso que só podes "limpa-lo".

ipconfig /flushdns

5. macabrix

macabrix Power Member

Ajudou por acaso, só me falta agora é lidar com os ficheiros bat... não sei pk ele n me reconheçe os caracteres ' " ' e ' ç ' nem nada com tils (para poder fazer address name=”Ligação de rede sem fios”)

Já tentei salvar em todos os encodings possíveis os ficheiros e mm assim continua a confundir esses caracteres... alguma dica?

6. PanterA

PanterA Power Member

O ISP não devia mudar de IP automaticamente, de x em x tempo?

7. Ralf23

Ralf23 Power Member

E se fizeres como está no exemplo, em inglês? Não funca?

8. macabrix

macabrix Power Member

Sim, muda, mas o meu objectivo com isto era ter um ip interno estático na rede para abrir as portas do router para torrent's e emule e dps na faculdade tirar todos os settings para a atribuição de ip ser automática, alternando entre estas duas configurações sem ter de mudar manualmente os valores... isso que tás a falar já é o ip externo atribuido pelo ISP

Diz que não me reconhece a interface "Wireless Network Connection" :(

As minhas config's:

[pirategrave.bat] (casa)
    netsh interface ip set address name=”Ligação de rede sem fios” static 192.168.1.2 255.255.255.0 192.168.1.1
    netsh interface ip set dns “Ligação de rede sem fios” static 194.79.69.222 primary
    netsh interface ip set dns “Ligação de rede sem fios” static 195.23.126.129 secondary

[eduroam.bat] (faculdade)
    netsh interface ip set address name=”Ligação de rede sem fios” dhcp
    netsh interface ip set dns “Ligação de rede sem fios” static dhcp

-EDIT- Já percebi que não precisa das aspas... mas mesmo assim continua a atrofiar com o "çã", dá-lhe um encoding estranho... já tentei em ANSI, Unicode e nada... :(

Última edição: 12 de Dezembro de 2008
  9. macabrix

macabrix Power Member

Já consegui, para os que querem saber a solução escrevam no cmd:

netsh interface ip show interfaces

Isto lista todos os interfaces disponíveis, com id's e nome's... dps nos seguintes comandos basta em vez de meter o nome, meter o index :)

//Definir um ip estático para a interface com o id 11
    netsh interface ip set address name=11 static 192.168.1.2 255.255.255.0 192.168.1.1

//Definir um dns primario
    netsh interface ip set dns 11 static 194.79.69.222

//Definir um dns secundário
    netsh interface ip add dns 11 195.23.126.129 index=2

//Definir atribuiçao de ip automática
    netsh interface ip set address name=11 dhcp

//Definir busca de endereços dns automática
    netsh interface ip set dns 11 dhcp

10. PanterA

PanterA Power Member

Sim era isso. Desde que tenho net. Já tenho o mesmo IP aos anos.

Partilhar esta Página